Buscar

Processo de fabricação de violão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo de fabricação de violão
Empresa: Clave sonora
Pequeno porte: 20 funcionários
Especialidade: Fabricação de violões para o mercado instrumental
Produto: violão em madeira de mogno, jacarandá e maple com cordas de nylon ou aço, tarraxas de aço inoxidável.
O processo começa como a engenharia do produto e do processo passando as informações das especificações do projeto para o Pcp. O pcp traça o tipo de produção mais viável e recomenda a fabricação.
A meta da empresa e 900 violões mensais sendo 400 de jacarandá 350 mogno e 150 maple. Sua fabricação e feita na oficina de carpintaria da empresa com mão de obra humana e operação de maquinas. As atividades executadas na oficina são corte, laminação, montagem, torneamento, modelagem, pintura, acabamento, colocação das tarraxas e cordas.
A produção faz a requisição de materiais para fabricação dos violões, matéria prima (madeira) e de peças compradas (tarraxas e cordas). Para o Pcp fazer a ordem de compra de materiais necessários para a produção.
O setor de compra entra em contato com o fornecedor direto da empresa para a compra da matéria prima.
A matéria prima e peças compradas passam pelo setor de controle de qualidade para ser feita a inspeção se esta conforme solicitado o projeto. Com a aprovação da matéria prima pelo CQ o material passa para o almoxarifado de MP e comunicando a seção de fabricação que a MP já esta disponível no almoxarifado de MP.
E comunica linha de montagem que as peças compradas já estão disponíveis no almoxarifado.
O almoxarifado repassa a MP para transformação da MP para a seção de fabricação. Assim que terminada a peça fabricada a próxima etapa é a linha de montagem, colocação de tarraxas, cordas acabamentos e ajustes finais.
Dentro da linha de montagem o CQ faz a inspeção final com as especificações técnicas, características e a classificação do produto acabado.
No estoque é feito o controle do produto acabado, esse método auxilia na organização do produto depois de produzido, assim sendo feito o registro do produto que é feito dentro do armazém através de etiquetas de identificação para expedição.
Assim temos inúmeros benefícios como: controle, rastreabilidade, planejamento, atualização de informação e mais eficiência na expedição.
Na expedição é feita embalagem, empacotamento da mercadoria e preparação de documentos para remessa.
O alinhamento com a transportadora terceirizada sobre o valor do frete, prazo e garantia de entrega e conservação da carga.
O consumidor solicitou 100 violões de Maple e 150 de mogno. Através da troca de negociação é feita a venda e transporte acertado e a liberação da carga do estoque para a transportadora.
A engenharia do produto e processo recebe a informação do setor de vendas de como esta sendo aceito produto no mercado, se houve alguma falha, divergência no tramite de todo o processo.
A PCP recebe a quantia que foi vendida para ter o controle da produção e corrigir e estudar outros métodos em caso de algum erro do produto que a engenharia repassa para o setor.

Continue navegando