Buscar

Bruna e a Galinha da Angola

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Escola Rural Municipal Francisco Quirino Machado 
e
Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima
Nome: Aparecida do Carmo Dias da Cruz
Elen Michele da Cruz Machado
Katia Elisabeth Mafra Palhano
Turma: 2º ano
Função: Professoras
Orientador: Andrea Haas
Meu nome é Aparecida do Carmo Dias da Cruz, sou formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO – Trabalho no Município de Fazenda Rio Grande há 11 anos.
	Iniciei a minha trajetória de trabalho em 2002, nesta caminhada de 11 anos trabalhei com PETI, Educação Física, 2ª série e 2º ano.
	Com o passar dos anos gosto mais do que faço, ser professora era um sonho de infância que consegui realizar.
	
	Meu nome é Elen Michele da Cruz Machado, sou formada em Letras pela Faculdade Santa Cruz, Pedagogia pela Universidade do Centro-Oeste e tenho Pós – Graduação em Metodologia da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Estou no município de Fazenda Rio Grande desde 2005 e atuo a 3 anos com o 2º ano na Escola Rural Municipal Francisco Quirino Machado. É gratificante trabalhar com os alunos dessa faixa etária, pois temos um excelente retorno do processo de aprendizagem.
	Meu nome é Katia Elisabeth Mafra Palhano, sou formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO – Trabalhei 3 anos na Educação Infantil, atuando como estagiária. Em janeiro de 2008 assumi o concurso para professor no município de Fazenda Rio Grande e desde então atuo na Escola Municipal Nossa Senhora De Fátima.
	Trabalhei cinco anos como professora de linguagens (Arte e Educação Física), porém este ano aceitei um novo desafio em minha caminhada profissional, trabalhar com uma turma de 2° ano, estou vivenciando uma experiência nova e maravilhosa, com alunos curiosos e ávidos por conhecimentos, pois além de ensinar aprendo muito com a eles todos os dias. 
A participação dos professores de alfabetização neste curso, proporcionou a cada um, o pleno desenvolvimento de uma prática coerente e significativa para nossos alunos. Foi um ano bastante produtivo e com muitas trocas de experiências. Através deste curso conseguimos também, refletir sobre nossa prática e perceber se realmente estávamos atingindo nosso objetivo.
ESCOLA R. MUN. FRANCISCO QUIRINO MACHADO
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO – 2º ANO B
	INTERPRETAÇÃO DA CAPA;
	CONTAÇÃO DA HISTÓRIA ATÉ O MOMENTO EM QUE A AVÓ ABRE O BAÚ;
	PRODUÇÃO DA LISTA COM AS SUGESTÕES DE OBJETOS QUE PODEM ESTAR DENTRO DO BAÚ, SEGUIDO DA ILUSTRAÇÃO;
	ACRÓSTICO COM AS QUALIDADES DA BRUNA;
	CONSTRUÇÃO DA GALINHA D'ANGOLA COM ARGILA;
	PRODUÇÃO DO CONVITE PARA A PERSONAGEM BRUNA;
	PESQUISA REALIZADA NA AULA DE MATEMÁTICA SOBRE O QUE MAIS GOSTAM EM FESTA DE ANIVERSÁRIO;
	PRODUÇÃO SOBRE AS CARACTERÍTICAS DA PERSONAGEM BRUNA;
	CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DA ALDEIA ONDE A PERSONAGEM BRUNA VIVIA;
	PRODUÇÃO DA HISTORINHA SOBRE O SURGIMENTO DO MUNDO, SEGUNDO A RELIGIÃO DOS ALUNOS;
	JOGO DA BATALHA NAVAL COM A INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA;
ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
1º Momento:
Os alunos serão convidados a apreciar a leitura do livro Bruna e a Galinha D'angola, após a leitura deste, conversar com os educandos sobre os principais acontecimentos do livro e o animal que aparece, utilizando palavras chaves do livro fazer varias atividades dentre as quais: separação de sílabas, encontre as rimas, palavras dentro de palavras e formação de frases.
2º Momento:
Utilizando-se ainda do livro Bruna e a galinha D'angola propor aos alunos a pintura em tecido usando estampas africanas, assim como as meninas do livro pintavam.
3º Momento: 
Retomar a aula anterior onde falamos um pouco sobre a África. Explicar como negros escravos vieram parar no Brasil, pra isso será utilizado às obras de Debret para ilustrar o período de escravidão do Brasil.
3º Momento: 
Retomar a aula anterior onde falamos um pouco sobre a África. Explicar como negros escravos vieram parar no Brasil, pra isso será utilizado às obras de Debret para ilustrar o período de escravidão do Brasil.
Em seguida apresentar para a turma um globo terrestre, um mapa Mundi e localizar junto com eles os continentes, africano e brasileiro, na sequência da aula os alunos realizarão a dobradura dos barcos que trouxeram os negros escravos. Usando estes os alunos confeccionaram um painel coletivo representando a viagem da África ao Brasil.
Em seguida apresentar para a turma um globo terrestre, um mapa Mundi e localizar junto com eles os continentes, africano e brasileiro, na sequência da aula os alunos realizarão a dobradura dos barcos que trouxeram os negros escravos. Usando estes os alunos confeccionaram um painel coletivo representando a viagem da África ao Brasil.
4º Momento:
Utilizando-se de conversa e da aula passada relembraremos o percurso dos escravos para o Brasil, contaremos a historia das bonecas africanas confeccionada em pano e formada por nó, feito pelas mães escravas nos Navios Negreiros, e cada educando confeccionará uma boneca.
5º Momento:
Realizar a leitura do livro Cabelos de Lelê para dialogar com os educandos sobre as influencias culturais trazidas pelos negros. Convidar os educando para confeccionar um mapa utilizando-se de recorte de revistas de pessoas representando o nosso país e nossa miscigenação.
6º Momento:
Na sequência fazer uma análise e montar o gráfico com as informações trazidas pelos alunos sobre suas famílias e as misturas de raça, mostrando assim as diferentes descendências étnicas presente na turma e no nosso país. 
7º Momento:
Para finalizar trabalho sobre a cultura africana organizar a turma de modo confortável , para assistirem ao o filme Kiriku e a Feiticeira, um conto africano. Mostrando assim um pouco mais sobre essa cultura, pois é uma história que faz parte do folclore africano e fala da determinação na luta pela liberdade, segundo o diretor e roteirista, Michel Ocelto, foi também uma grande oportunidade para mostrar o povo africano e alguns de seus valores. 
Referência: 
ALMEIDA. Gercilga, Bruna e a galinha de D'Angola. São Paulo. Ed. Pallas. 
BELÉM, Valéria. O cabelo de Lelê. São Paulo: Companhia Editora Nacional 
Fazenda Rio Grande. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de. Proposta Curricular -Ensino Fundamental de 9 anos, Educação Infantil e Educação Especial,1ed Fazenda rio grande,2008. 
GOTTFRIED, Alissa. Oficina de bonecas Abayomi. Disponível em: http://ateliercafe.blogspot.com.br. Acesso em 09/08/12. 
OCELOT, Michel. Kiriku e a Feiticeira. [Filme-vídeo]. Produção e direção de Michel Ocelot. França 1998, 71 min. son. Color. 
Considerações Finais 
O curso do PNAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), oferecido aos professores neste ano de 2013, proporcionou a cada um de nós uma formação diferenciada, de qualidade e principalmente que refletiu diretamente em nossa prática docente. Todas as atividades realizadas no decorrer do ano foram voltadas para o pleno desenvolvimento do educando, tornado a Alfabetização e o Letramento realmente significativos para cada um deles.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais