Buscar

Estudo dirigido 2 destaqueCito completo 2u00BA 2014

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Citologia – 2º Semestre / 2014
Estudo dirigido 2 
O que é PKA, detalhes?
Controle da atividade de enzimas. Altera as atividades de proteínas-alvo, fosforilando grupos específicos de serina e treonina. É ativada por concentrações de AMP cíclico. É formada po duas subunidades: Uma reguladora(R) com afinidade pelo AMPc e uma catalitica. 
Função dos Lisossomos e como são formados.
Funcionam como um sistema digestivo da célula, servindo tanto para degradar material captado do exterior da célula como para digerir componentes obsoletos da própria célula. A formação dos lisossomos é pela fusão de vesículas de brotadas da rede trans do Golgi com os endossomos que contêm moléculas captadas por endocitose na membrana plasmática
Procedimento sem gasto de energia da membrana plasmática
Difusão facilitada – transporte passivo
Envolve proteínas transportadoras
 glicose, aminoácidos.
 sem gasto de energia
mais rápido que a difusão simples a favor de um gradiente de concentração - só ocorre enquanto houver gradiente
Difusão facilitada é uma modalidade de difusão em que não ocorre gasto de energia, o transporte ocorre a favor do gradiente de concentração (do meio mais concentrado para o meio menos concentrado), em que as substâncias atravessam a membrana com a assistência de uma proteína transportadora específica localizada na superfície da membrana - a perméase.
1- Quais organelas estão envolvidas no processamento de proteínas e na conexão através do transporte vesicular.
As organelas envolvidas no processamento de proteínas são Reticulo endoplasmático rugoso (principalmente) e complexo de golgi, vesículas secretoras até chegar ao exterior da célula.
2- Descreva sobre a estrutura e função do retículo endoplasmático.
O RE é uma rede de túbulos envolvidos por membranas e sacos (cisternas) que se estendem da membrana nuclear por todo o citoplasma - Delimitam um espaço (cisterna do retículo); é também a maior organela da maioria das células eucarióticas
Esta dividido em RE rugoso – coberto por ribossomos na superfície externa, envolvido com a síntese proteica; e em RE liso – envolvido com o metabolismo de lipídeos.
3- Descreva sobre o experimento utilizado para decifrar a via utilizada pelas proteínas secretadas.
Foi estudado o destino de proteínas sintetizadas em células especializadas do pâncreas, que secretam enzimas digestivas para o intestino delgado. A marcação de proteínas recentemente sintetizadas com aminoácidos radioativos. Estes experimentos definiram uma via utilizada pelas proteínas secretadas, a via secretora.
4- Para onde são inicialmente direcionadas as proteínas destinadas para secreção ou incorporação no RE, no complexo de Golgi, nos lisossomos ou na membrana plasmática? E as proteínas destinadas ao citosol, núcleo, mitocôndrias, cloroplastos ou peroxissomos?
Tanto proteínas destinadas para secreção como incorporação no RE, no complexo de Golgi, nos lisossomos ou na membrana plasmática são inicialmente direcionadas para o Retículo Endoplasmático. Já as proteínas destinadas ao citosol, núcleo, mitocôndrias, cloroplastos ou peroxissomos são sintetizadas em ribossomos livres e liberadas para o citosol quando sua tradução está completa.
 
5- Descreva como acontece o transporte de proteínas, simultâneo à tradução, para o retículo endoplasmático. 
Na via simultânea à tradução os ribossomos são direcionados para o RE através de uma sequência sinal no amino terminal da cadeia polipeptídica crescente. Essas sequências sinal são em geral clivadas da cadeia polipeptídica durante sua transferência para o lúmen do RE 
6- Descreva como acontece o transporte de proteínas, posterior à tradução, para o retículo endoplasmático.
No transporte posterior a tradução a sequência sinal desligada do mRNA e ligase a cadeia polipeptídica pra posteriormente ser direcionada para o lúmen do retículo endoplasmático.
7- Quais são os eventos que acontecem após as proteínas serem transportadas ao retículo endoplasmático?
Ocorrem o dobramento e processamento de proteínas no RE através de mecanismos como: clivagem proteolítica do peptídeo sinal; dobramento de proteínas – chaperonas moleculares; estágio iniciais de gucosidilação – digossacaril transferase; adição de âncoras lipídicas em algumas proteínas do membrana plasmática; formação e ligação dissufeto-dissufeto isomerase. 
8- Descreva sobre o processo de dobramento de glicoproteínas pela calnexina.
A calnexina liga-se a glicoproteína formando um complexo com a GRp57, um homólogo da proteína dissulfeto isomerase, que cataliza o intercambio das pontes de dissufeto, facilitando o dobramento apropriado. (ocorre após a hidrolização).
9- Os glicerofosfolipídeos são sintetizados na membrana do retículo a partir de precursores citosólicos. Quais são?
Os diacilglicerois são as principais precursores dos glicerofosfolipídeos – fosfolipídeos, glicolipídeoas e colesterol.
10- Qual é a função das flipases presentes na membrana do retículo?
As flipases são proteínas de membrana que catalizam a transferência dos fosfolipídeos para outra porção de bicamada do RE.
12- Descreva sobre face cis e face trans do complexo de Golgi. 
A face trans é a face côncava que libera vesículas para a membrana plasmática enquanto que a face cis é convexa, recebendo vesículas transportadoras provenientes de outras organelas intracelulares.
13- Qual é o papel do complexo de Golgi na síntese e processamento de macromoléculas?
O complexo de golgi irá fazer parte da modelação, classificação e empacotamento dessas macromoléculas para que possam ser devidamente secretadas, num processo conhecido como exocitose. 
14- Descreva sobre secreção constitutiva e secreção regulada.
Secreção Construtiva : Processo comum a todas as células utilizado para libertar componentes da matriz extracelular ou para transportar proteínas membranares recém sintetizadas que são incorporadas na membrana plasmática por fusão com as vesículas de transporte.
Secreção Regular: fusão induzida, por estímulos específicos (como o aumento da concentração de íons cálcio no interior da célula), de organelas especializadas de secreção com a membrana plasmática é fundamental para células secretoras especializadas como neurônios, e células endócrinas e exócrinas.
16- Qual a função dos lisossomos na célula? Como são formados?
Funcionam como um sistema digestivo da célula, servindo tanto para degradar material captado do exterior da célula como para reagir componentes obsoletos da própria célula são de rede trans do golgi como os endossomos que contem moléculas captadas por endocitose na membrana plasmática. 
17- Defina fagocitose e autofagia.
Fagocitose: células como macrófago captam e degradam partículas grandes incluindo bactérias, restos celulares e células velhas que devem ser eliminadas do corpo, dando origem aos fagossomos.
Autofagia: renovação gradual dos componentes próprios da célula.
18- Descreva sobre as mitocôndrias com relação à sua quantidade e localização no interior das células. 
A quantidade da mitocôndria depende do tipo celular.
Localização: dispersas pelo citoplasma ou próximo a locais com grande consumo de energia.
19- Descreva sobre os principais componentes mitocondriais e suas funções.
Seus componentes são: membrana externa, espaço intermembranar, membrana interna, matriz mitocondrial. Sua principal função é produzir energia (cadeia transportadora de elétrons e ciclo Krebes)
20- “As mitocôndrias possuem um genoma próprio, embora incompleto”. Explique.
O genoma é haploide, por isso apenas de origem materna, não havendo recombinação, pois se acredita que as mitocôndrias dos espermatozoides são destruídas pelo gameta feminino.
21- Descreva sobre algumas evidências da origem endossimbiótica das mitocôndrias.
A teoria da endossimbiótica que as mitocôndrias tenham vindo das bactérias simbióticas. Essa teoriaé assegurada por possuírem DNA próprio, cm poucos genes que são diferentes dos genes da célula hospedeira; a membrana interna das mitocôndrias é quimicamente mais parecida com as membranas das bactérias que com membrana das células eucarióticas; As mitocôndrias, como as bactérias, se reproduzem por divisão celular independente da célula hospedeira; possuem membrana dupla.
22- De onde vem a energia necessária para as atividades celulares? Como essa energia é utilizada pela célula?
A maior parte da energia do corpo é produzida na cadeia transportadora de elétrons presente na mitocôndria, essa energia é encaminhada a várias atividades como: multiplicação, movimentação, síntese de biomoléculas, condução de impulso, secreção. Essa energia vem dos compostos orgânicas (carboidratos,lipídeos e proteínas).
23- Descreva, de uma maneira geral, sobre os estágios do catabolismo de nutrientes nos seres humanos.
Esquema: 
Polissacarídeos (seta) – monossacarídeo		as 3 reações liberam 
Triglicerídeos (seta) – ácido graxo + glicerol	(CO2 + H2O) e Energia 
Proteínas (seta) – aminoácidos
Contração muscular, síntese de bio = +(ADP + Pi (seta) – ATP), moléculas, secreção de hormônio, diversões celular. 
24- Descreva resumidamente sobre as características e local de ocorrência dos seguintes processos:
	- Glicólise
	- Ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs)
	- Cadeia de transporte de elétrons
A Glicólise ocorre no hialoplasma da célula, enquanto que o ciclo de krebes e a cadeia transportadora de elétrons ocorrem na mitocôndria. 
A glicose trata-se da degradação de glicose para fins energéticos e respiração celular, o ciclo de Krebes ira liberar 1GTP e a cadeia transportadora de elétrons 9ATP.
 
25-Quais as principais funções das membranas celulares?
Separar o meio intra do extracelular, define compartimentos intracelulares, controla a entrada e saída de substâncias, possui receptores que transmitem sinais para o citosol, através das membranas, celulares podem aderir umas as outras.
26-Quais são as moléculas que compõem as membranas celulares?
 
Lipídeos – fosfolipídeos / glicolilipídeos / esteróis) 
proteínas e carboidratos (glicolipídeos e glicoproteínas)
27- Como é formada a bicamada lipídica?
A bicamada lipídica é formada por lipídeos, sendo colina a parte polar e ionizável e ácidos graxos a parte apolar.
28- Descreva sobre os tipos e características dos lipídeos de membrana.
Os lipídeos de membrana podem ser os fosfolipídeos,o colesterol e os glicolipídeos. Os fosfolipídeos dão a propriedade de bicamada, o colesterol aumenta as propriedades as propriedades de permeabilidade e torna a bicamada menos sujeita a deformações, já as glicolipídeos auxiliam na proteção da membrana plasmática em condições adversas, com o pH baixo. Sua presença altera o campo elétrico através da membrana e das concentrações de íons na superfície, participam também do reconhecimento celular.
29-Descreva sobre os tipos e características das proteínas de membrana.
São divididas em dois grupos: 
Proteínas integrais: incorporadas na estrutura de membrana (extraídas após destruição da membrana).
Proteínas Periféricas: fracamente associada a membrana (podem ser facilmente retiradas).
30- Descreva sobre a fluidez da membrana. Quais os fatores influenciam para que a membrana seja mais ou menos fluida.
A fluidez da membrana está associada ao colesterol e a temperatura, pois quanto maior a temperatura e maior a quantidade de colesterol, menos fluida se torna a membrana.
31- Defina glicocálice.
Glicocálise – formado por oligossacarídeos de glicolipídeos e de glicoproteínas transmembrana.
Servem de proteção e lubrificação , reconhecimento e adesão celular.
32- Quais tipos de moléculas são ou não capazes de atravessar a membrana por difusão simples.
A água, o gás oxigênio, dióxido de carbono. Já as macromoléculas como glicose, proteínas não são capazes de efetuar esse mecanismo como glicose, proteínas não são capazes de efetuar esse mecanismo, tendo outros meios de transporte.
33- Discuta sobre o movimento da água por difusão simples (osmose) quando uma célula está imersa em uma solução isotônica, hipotônica e hipertônica.
A osmose ocorre da seguinte forma, vai sempre do maior concentração para o de menor concentração, sendo classificada como:
solução isotônica: a água se movimenta para dentro de fora da célula (equilíbrio); hipotônica há maior movimentação para dentro da célula do que para fora; hipertônica: maior movimentação para fora da célula do que para dentro. 
34- Descreva sobre o transporte passivo com proteína carreadora e proteína canal. 
Proteína Carreadora: liga-se especificamente a molécula a ser transportadora tornando o transporte de quase todas as moléculas orgânicas pequenas através das membranas celulares – ex: carreador Na+/H+ - abrem-se os canais de Na+ bombeando H+ para fora da célula e assim controla o pH do citosol. 
Proteína canal: discrimina a molécula a ser transportada principalmente com base na caga elétrica e no tamanho, o transporte é feito através de canais iônicos seletivos correspondente a diferentes estímulos – ex: acetilcolina. 
35- Discuta sobre as características dos canais iônicos e como se dá a abertura desses canais?
Os canais iônicos possuem três propriedades fundamentais para o desempenho de suas funções:
Transporte extremamente rápido
São altamente seletivas: só passam íons com tamanho e cargas apropriados.
Não estão permanentemente abertas: se abrem em respostas a estímulos específicos.
Abertura dos canais iônicos se da por:
Canais controlados por ligantes: abrem-se em resposta as moléculas sinalizadoras.
Canais controladas por voltagem: abrem em respostas alteração no potencial elétrico das membranas plasmáticas.
36- Descreva sobre o transporte ativo, especificamente a bomba de sódio e potássio.
O transporte ativo é realizado por ATPases. A bomba de sódio e potássio mantém o potencial elétrico térmico das células, esse transporte é feito com gasto de energia – ATP (seta) – ADP + Pi e vai contra o gradiente de concentração. 
37- Descreva como acontece o co-transporte de sódio e glicose para o
interior das células epiteliais do intestino e em seguida para o sangue.
Existe a superfície apical (lúmem intestinal) e a superfície basal (sangue), nas microvilosidades de lúmem estão aderidas as co-transportadores de Na+ e glicose (direcionado pela alta [Na+] extracelular) por onde ambos iriam passar, dentro da célula epitelial o sódio é direcionado junto ao potássio para a ATPase Na+ K+ que os transportará para o sangue, já a glicose é encaminhada para o transportador único da glicose Glute (facilita o fluxo a favor do gradiente) para juntar-se ao sangue. 
38- Descreva sobre os transportes em quantidade: fagocitose, pinocitose e exocitose. 
Transplante de macromoléculas: Na fagocitose ocorre o englobamento de partículas, são pseudópodes (citoesqueleto), receptores de membrana, alimentação em protozoários, defesa (células fagocíticas).
Pinocitose: é o englobamento de líquidos/ macromoléculas, onde ocorre a invaginação da membrana plasmática,partcipa do citoesqueleto. Existe ainda a pinocitose seletiva: receptores de membrana – receptores de membrana – processos específicos: transporte e nutrição.
Exocitose: Fusão de vesículas citoplasmáticas com MP e expulsão do conteúdo de vesículas para fora da célula – sem ruptura da superfície celular(vesículas e células secretoras).
39-40- De uma maneira geral, como acontece a comunicação entre células nos seres vivos? Discuta sobre as formas de comunicação celular.
A comunicação celular pode ser feita das seguintes maneira:
Endócrina (hormônio): transportados na corrente sanguínea da célula produtora até uma célula alvo distante.
Parácrina: as moléculas sinalizadoras atuam nas células vizinhas.
Neuronal: sinais transmitidos ao longo dos axônios dos neurônios para células distantes.
Dependentes de contato:contato direto através de moléculas sinalizadoras localizadas em suas membranas plasmáticas.
41- O que você entende por “amplificação do sinal”?
A ampliação de sinal ocorre através das cascatas de sinalização, que ocorre da seguinte forma:
A molécula de sinal liga-se ao receptor (tradução primária), que por sua vez liga-se a outra proteína e assim sucessivamente (transmissão, amplificação) e depois divergência para alvas múltiplas. 
42- Quando é que os sinais extracelulares agem lenta ou rapidamente?
Os sinais extracelulares agirão rapidamente quando forem direcionadas a síntese proteica e serão lentas quando forem direcionadas a formação de genes (expressão gênica alternada).
43- Descreva sobre mensageiros hidrofílicos e hidrofóbicos.
Mensageiros hidrofóbicos: receptor é uma proteína citoplasmática ou nuclear. Atravessam a membrana para se ligarem a receptores intramoleculares localizados no citoplasma ou no núcleo, sofrendo uma mudança conformacional que leva a um aumento da afinidade do receptor pelo DNA regulando a transcrição de genes específicos.
Mensageiros hidrofílicos: receptor é uma proteína transmembrana. Estes receptores se ligam a moléculas sinalizadoras com grande afinidade e traduzem o sinal em sinais intracelulars ou afetam o desenvolvimento celular. Receptores de membrana não regulam a expressão gênica diariamente. 
44-45 Quais são as classes de receptores de membrana. Descreva-as.
Descreva sobre a proteína G.
São eles: 
Receptores ligados a canais iônicos; Receptores ligados a proteína G, receptores ligados a enzimas.
Receptores ligados a canais iônicos: nestes existem os receptores (ex: acetil colina), que irão abrir e fechar os canais de acordo com as concentrações mudando assim a permeabilidade da membrana.
Receptores ligados a enzimas: A maior classe são as receptoras com atividade tiroquinase que ativam o RAS (proteína inativa – GTP) causando a cascata de fosforilação. MAP quinases: regulam varias atividades celulares, como expressão gênica, mitose, diferenciação, sobrevivência celular e apoptose.
Receptores ligados a proteína G: a proteína G (normalmente o GTP) encontra-se em sua forma inativa, quando a molécula selecionada se liga ao receptor este ativa a proteína G que inicia a cascata de eventos químicos dentro da célula alvo,ativa também a adenilato ciclase que produz AMPc (2° mensageiro) que ativa a fosforilaze C e girando IP3 e diacilglicerol (2° mensageiro). 
46- O que são 2° mensageiros? Porque são considerados moléculas de vida curta? Dê exemplos.
O 2º mensageiro faz a resposta biológica para a ligação da molécula sinalizadora em seu receptor. 
São eles: AMP cíclica (AMPc), GMP cíclico (GMPc), Ca2+, inositol trifosfato (IP3) e diacilglicerol são moléculas de vida curta.
47- Descreva a via de ativação da proteína quinase A (PKA).
Ocorre através da AMPc, a proteína quinase A (PKA) está em sua inativa dentro da célula, sendo ativada pela AMPc que irá ligar-se aos sítios de regulação. O AMPc designada controlando assim a atividade de PKA.
48- Como acontece a ativação dos receptores tirosinoquinases?
As moléculas sinalizadoras ligam-se aos sítios de ativação estimulando a atividade da quinase, inicia-se a tirosina fosforilada, logo após isso as proteínas se ligam a tirosina fosforilada iniciando a cascata.

Continue navegando

Outros materiais