Buscar

Estudo dirigido 2 bim fisio do exercicio

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
*Aula 10
O que acontece com a ventilação se o exercício for realizado por tempo prolongado e sob condições ambientais de calor/umidade? Por quê? 
A ventilação se eleva em virtude da influência da elevação da temperatura corporal sobre o centro de controle respiratório. Para deixar o corpo em um estado normal.
Liste e identifique as funções dos quimioceptores que contribuem para o controle da respiração. 
•Motoneurônios somáticos na medula espinhal controlam os músculos respiratórios. 
•A atividade neuronal motora é comandada pelo centro de controle respiratório no bulbo. 
•Recebem estímulos dos quimioceptores humorais centrais e periféricos. 
*Aula 11
- Como o organismo produz íons H+ durante o exercício? 
-Quebra de ATP durante a contração muscular libera íons hidrogênio. 
O exercício de alta intensidade resulta em acentuada diminuição do pH muscular por fatores:
Produção de ácido láctico e lactato. 
Produção de dióxido de carbono e ácido carbônico pelos pulmões. 
3- Qual a importância da regulação acidobásica durante o exercício? 
É importante por que podem exercer um efeito poderoso em outras moléculas; 
Exercem sua influência se fixando nas moléculas e assim, alterando seu tamanho e conformação originais, que pode alterar a função normal da célula/enzima e, portanto, influenciar o metabolismo comprometendo o desempenho por diminuir a de produção de ATP bloqueando as enzimas do metabolismo aeróbio e anaeróbio, e a contração muscular, por competirem com os íons cálcio pelos sítios de ligação na troponina. 
4- Descreva os principais tampões intra e extracelulares. 
-Intracelulares: proteínas, os grupos fosfato e o bicarbonato. 
-Extracelulares: bicarbonato, hemoglobina e proteínas do sangue. 
-Um tampão resiste a alteração do pH;
Remove íons hidrogênio quando tem queda do pH e libera íons hidrogênio quando o pH aumenta.
*Aula 12
Defina o termo homeotermo. 
Ser que mantém uma temperatura corporal central constante. (ser humano, mamíferos, aves..)
Como a temperatura corporal é mensurada durante o exercício? 
Através de termômetros de mercúrio, termopares ou termistores. Podem ser mensuradas através do reto, orelha (tímpano) e o esôfago.
A temperatura cutânea pode ser medida colocando os sensores de temperatura (termistores) em vários sítios da pele. 
Resuma o papel do hipotálamo na regulação da temperatura. 
O termostato corporal está localizado no hipotálamo. 
-Hipotálamo anterior é encarregado de reagir às elevações da temperatura central; (Quando aumenta à temperatura externa, o hipotálamo é responsável por aumentar a perda de calor corporal – suor e a intenção do fluxo sanguíneo na pele).
-Hipotálamo posterior governa as respostas do corpo as quedas de temperatura. (Quando diminui a temperatura externa, o hipotálamo é responsável por aumentar o aumento da produção de calor corporal – tremores)
Discuta as adaptações fisiológicas que ocorrem na aclimatação pelo calor. 
A aclimatação ao calor resulta em: 
-Aumento do volume plasmático; 
-Aparecimento antecipado da sudorese durante o exercício; 
-Taxa de sudorese maior; 
-Diminuição da quantidade de eletrólitos perdidos no suor; 
-Diminuição do fluxo sanguíneo cutâneo; 
-Níveis aumentados de proteína do choque térmico nos tecidos. 
Discuta as alterações fisiológicas que ocorrem em resposta a exposição prolongada ao frio. 
A aclimatação ao frio resulta em: 
-Melhor capacidade de dormir em ambientes frios; 
-Maior termogênese não associada ao tremor; 
-Maior fluxo sanguíneo intermitente aos pés e mãos. 
*Aula 13
Explique os princípios básicos do treinamento
-Sobrecarga: para que um treinamento produza efeito, um sistema ou tecido deve ser desafiado com uma intensidade, duração ou frequência de exercícios as quais não esteja acostumado. 
-Reversibilidade: o contrário da sobrecarga. Interromper ou reduzir de maneira significativa o nível da intensidade criada na sobrecarga, leva uma perda parcial ou completa destas adaptações, comprometendo a capacidade de desempenho anterior mostrada. 
-Especificidade: baseia-se nas particularidades, nas características específicas de cada atividade. Para que um exercício seja realmente, “específico” ele deve ser o mais semelhante possível àquela ação que se pretende melhorar. (adaptações mitocondriais e capilares ao treinamento de resistência, e adaptações proteicas contráteis ao treinamento de força com carga.)
Discuta como o treinamento aumenta o VO2máx. 
VO2max = DCmax X Vs max/O2
Não da para aumentar o DC, pois tende a diminuir conforme envelhece. Então para aumentar o vo2 max tem que aumentar o Volume sistólico. É necessário que o coração sofra um estresse, algum treino em que o coração ejete mais sangue. Conforme esse estresse/treino se torne constante, vai aumentando a ejeção de sangue, aumentando assim o Volume sistólico máximo, fazendo com que aumente o VO2max. 
Esta relacionado ao aumento do volume sistólico máximo.
O coração tem que aumentar o VSmax
O aumento do volume sistólico máximo induzido pelo treinamento se deve tanto a um aumento da pré-carga como a uma diminuição da pós-carga: 
Pré-carga: aumento do volume ventricular diastólico final associado ao volume plasmático. 
Pós-carga: diminuição da constrição arteriolar nos músculos treinados, aumentando o fluxo sanguíneo sem alterar a PAM 
São decorrentes do aumento do débito cardíaco e de um aumento da diferença arterio-alveolar de oxigênio, Isso é decorrente de um aumento da densidade de capilares nos músculos treinados, necessária para aceitar um maior fluxo sanguíneo; gerando tempo suficiente lento de trânsito das hemácias para o músculo, facilitando a difusão do O2, facilitada pelo número aumento de mitocôndrias. 
Descreva as alterações envolvendo as estruturas musculares que são responsáveis pelo aumento da diferença (a-V)O2 máxima associada ao treinamento de resistência. 
-O treinamento de resistência melhora a capacidade das fibras musculares para manter a homeostasia durante o exercício prolongado. 
-Séries regulares de treinamento de resistência resultam na troca de fibras musculares de contração rápida por fibras de contração lenta, e aumenta o número de capilares que estão em volta das fibras musculares treinadas.
O exercício de resistência também aumenta o número de mitocôndrias subsarcolêmicas e intermiofibrilares nos músculos exercitados. 
A combinação do aumento de capilares com o aumento de mitocôndrias por fibra muscular resulta no aumento da capacidade de transporte de AGL no sentido plasma para o citoplasma para a mitocôndria. 
O treinamento de resistência não aumenta a capacidade de tamponamento(não aumenta a capacidade de resistir a alteração de Ph) do músculo. 
O treinamento de resistência regular resulta em menos perturbação do pH sanguíneo durante o trabalho submáximo, pois os músculos submetidos a essa modalidade de treinamento produzem menos lactato e íons H+. 
Liste e defina a função dos mensageiros secundários importantes encontrados no músculo esquelético
O sinais primários (alongamento do musculo, elevações da concentração intracelular de cálcio livre; níveis altos de radicais livres; e redução dos níveis musculares de fosfato/energia) ativam vias de sinalização secundárias para ter a expressão genética. 
As sete moléculas de sinalização secundária que contribuem para a adaptação muscular induzida pelo exercício incluem: 
AMPK; 
PGC-1α; 
Calmodulina/calcineurina; 
IGF-1/Akt/mTOR; (mais importantes )
P38; 
NFkB. 
Essas moléculas sinalizadoras são ativadas através de uma das quatro vias de sinalização primárias e atuam aumentando a expressão de genes codificadores de proteínas musculares específicas
Descreva as causas subjacentes da diminuição de VO2máx que ocorrem com a cessação do treinamento de resistência.
-A diminuição do VO2máx que ocorre quando para o treinamento, se deve a uma diminuição tanto do volume sistólico máximo como da extração de oxigênio – o inverso do que ocorrecom o treinamento.
-Após a interrupção do treinamento, o VO2máx começa a declinar rapidamente, podendo cair em cerca de 8% em um período de 12 dias após a parada dos treinamentos. E 20% em 84dias.
- Exercício submáximo também diminui rapidamente após o destreinamento, por conta principalmente de um declínio do número de mitocôndrias nas fibras musculares. 
Destaque os eventos de sinalização que levam aos aumentos de crescimento muscular induzidos pelo treinamento de força.
Os aumentos de síntese proteica induzidos pelo treinamento de força ocorrem por aumento da tradução, que por sua vez, é controlada pela via de sinalização do IGF- 1/Akt/Mtor. 
Discuta como o destreinamento subsequente ao treinamento de força influencia a força e o tamanho da fibra muscular.
A interrupção do treinamento de força resulta em perda de força e atrofia musculares. A velocidade de destreinamento a partir do exercício de força é consideravelmente mais lenta, do que o exercício de resistência.

Continue navegando

Outros materiais