Buscar

AD3 CIÊNCIA POLÍTICA -UFF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – POLO DE PARACAMBI
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Nome: Daiane de Jesus de Paula Matrícula: 17113110085 
Atividade: Atividade Avaliativa III 
Disciplina: Ciência Política Coordenador: Cristiano Monteiro 
Referência Bibliográfica:
Marx, K.; Engels, F. Manifesto do Partido Comunista. 6ª Ed. Petrópolis:Vozes. 1996
“Por burguesia compreende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social, que empregam o trabalho assalariado. Por proletariado compreende-se a classe dos trabalhadores assalariados modernos que, privados de meios de produção próprios, se vêem obrigados a vender sua força de trabalho para poder existir.” (Nota de F. Engels à edição inglesa de 1888)
A sociedade busca desenvolver-se desde sempre, embora de forma lenta como nos tempos feudais o processo de produção e permuta passou por várias etapas evolutivas, sendo a burguesia um produto desse desenvolvimento. Seja o regime da submissão, no feudalismo, da manufatura do pequeno burguês, nas épocas absolutistas, do operário moderno, nas indústrias poluidoras criadas, sempre ouve uma classe dominada em confronto com as necessidades de domínio de outra classe, dita, dominante.
 Esse caráter revolucionário da burguesia deu-lhe status de nova classe dominante da sociedade detento assim do poder ideológico e financeiro . Com a continuidade da revolução industrial a burguesia passou então a promover o meio de produção artesanal para o meio de produção industrial, sendo assim , com o surgimento dessa classe dominante , surge uma nova classe a dos proletariados (trabalhadores).
Tal produção da classe dominada sofria da “mais valia” que Segundo Karl Marx todo trabalhador recebe sempre um salário defasado com relação do que deveria receber. Os burgueses aumentavam a jornada de trabalho dos seus funcionários e não aumentavam seus salários , ou aumentavam seus lucros através da mecanização e em contrapartida diminuíam a quantidade de empregados (mais- valia relativa) . Outro ponto é a questão da jornada de trabalho extensa , ocasionando o esgotamento físico , diminuindo assim a possibilidade de organização contra esse sistema dominante.
Neste meio de produção desenfreada , vão surgindo inimigos nessa guerra por lucros incessantes, deste modo para se manter intacta a burguesia vê se obrigada a abrir mão da sua força e influência para impelir o proletariado ao movimento político , ensinando então sobre o movimento onde há um embate , na qual ela se imagina vencedora. No entanto este mesmo proletariado se utilizará desta arma política para se voltar contra ela.
Com isso os operários se organizaram em sindicatos para lutar por seus próprios interesses, combatendo as explorações reivindicando direitos salarias , jornadas de trabalho entre outros. Contudo os detentores do capital não aceitaram tais reivindicações(não aceitam até os dias atuais) , formando o Marx chama de “A Luta de classes’ que segundo ele levaria a um conflito direto , ao qual levaria a seguinte consequência :“A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis", ameaçando assim a a existência da sociedade burguesia.
Esse proletariado passa por diversas fases , de início começa sua luta contra a burguesia não se limitando a atacar somente as relações de produção , atacam também os instrumentos de produção, destroem mercadorias , máquinas , queimam as fábricas tentando assim reconquistar a posição de artesão da Idade Média .
De todas as classes que enfrentam a burguesia somente o proletariado é uma classe revolucionária, as demais degeneram , o proletariado e seu produto mais autêntico.

Outros materiais

Outros materiais