Buscar

O meio ambiente na Constituição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
�
Professor Geraldo Andrade
� HYPERLINK "http://www.youtube.com/direitoconstitucional" �www.youtube.com/direitoconstitucional�
� HYPERLINK "http://www.profgeraldoandrade.com.br" �www.profgeraldoandrade.com.br�
�
O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO
Prof. Geraldo Andrade�
Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
E se plantar não nasce, se nascer não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar.
Luiz Gonzaga
A evolução do conceito de Direito Ambiental Constitucional acompanha a crescente preocupação humana com o ambiente a sua volta e transpõe fronteiras que vão de seu habitat, ao espaço, dividindo ainda uma preocupação genética das mutações na produção de alimentos.
O Direito Ambiental Constitucional, pautando nos princípios preventivos e protetores, é uma ciência nova, porém, autônoma e metaindividual. Essa autonomia é garantida porque o Direito Ambiental possui seus próprios princípios que estão presentes no art. 225 da Constituição da República Federativa do Brasil.
A Constituição tem em seu núcleo a sistematização de todo o restante do texto. Desta forma, os arts. 1º ao 4º, irradiam os princípios que dão sentido harmônico aos diversos temas dissecados pela Constituição. “A Constituição brasileira de 1988, ao basear-se em experiências e aprendizagens, trouxe pela primeira vez em seus princípios constitucionais a preocupação com o meio ambiente brasileiro. Os fatores que contribuíram para esse novo princípio, com certeza, foram em primeiro momento, todo o histórico de ocorrências e transformações negativas no meio ambiente natural.”� 
O direito ao meio ambiente ecologicamente saudável não está expresso apenas no art. 225, mas em todo o corpo da Constituição. O Direito Ambiental Constitucional encontra-se inserido no princípio da cidadania, na dignidade da pessoa humana, nos valores do trabalho e da livre iniciativa, na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, na garantia do desenvolvimento nacional, na erradicação da pobreza e na redução das desigualdades sociais. Logo, não se pode enxergar o art. 225 sem levar em consideração este núcleo informador dos princípios que fundamentam o Estado Democrático de Direito. 
� Geraldo Andrade é mestre em Direito, Planejamento e Desenvolvimento Sustentável. É advogado, professor universitário e autor de livros jurídicos como Curso de Direito Constitucional. Contato: livro3@yahoo.com.br
� COSTA, Beatriz Souza. Meio Ambiente como direito à vida. BH: Ed. O Lutador, 2010, p. 53.

Outros materiais