Buscar

Sistema Circulatório e Locomotor Prova

Prévia do material em texto

Relacione a rota de um potencial de ação ao longo do complexo estimulante do coração com as etapas do ciclo cardíaco.
Algumas células geradoras de potencial de ação (1% das fibras musculares presentes no coração) funcionam como um marcapasso, estabelecendo ritmo ao coração e estabelecendo o complexo estimulante do coração, a rota dos potenciais de ação por todo o músculo cardíaco. O complexo estimulante do coração, por sua vez, garante que as câmaras cardíacas sejam estimuladas a contrair-se coordenadamente, fazendo do coração uma bomba eficiente, e realizando todas as etapas do ciclo cardíaco.
(complrtar)
Responda:
valva entre o átrio e o ventrículo esquerdo: valva bicúspide (mitral)
valva entre o átrio e o ventrículo direito: Valva tricúspide ( valva atrioventricular direita)
câmara que bombeia o sangue para os pulmões: Ventrículo direito
câmara que bombeia o sangue para a aorta: ventrículo esquerdo (bombeia sangue para todo o corpo, circulação sistêmica ou grande circulação)
câmara que recebe sangue arterial(oxigenado): Átrio esquerdo (recebe o sangue arterial e bombeia p/ o ventrículo direito)
câmara que recebe sangue venoso(desoxigenado) do corpo: Átrio direito (bombeia também para o ventrículo direito)
valva entre o ventrículo esquerdo e a aorta: valva aórtica. (semilunar esquerda);
valva entre o ventrículo direito e o tronco pulmonar: valva do tronco pulmonar (semilunar direita)
Diga quais são os mecanismos envolvidos nas trocas capilares e explique o processo de fluxo de massa.
Os dois métodos principais de trocas capilares são: Difusão e Fluxo de massa. O mecanismo do fluxo de massa é um processo passivo onde grande número de íons,moléculas ou partículas movem-se juntas na mesma direção. Esse fluxo de massa ocorre sempre de uma área de maior pressão para uma área de menor pressão e não para enquanto houver essa diferença de pressão. A pressão osmótica coloidal (move os fluidos para o interior-filtração) e a pressão sanguínea capilar (movem o fluido para fora dos vasos capilares-reabsorção) orientam o fluxo de massa em direções opostas através das paredes dos vasos capilares. 
Explique a regulação autonômica e hormonal do sistema circulatório numa situação de queda de pressão sanguínea.
Em uma situação de queda da pressão sanguínea, os Barorreceptores no arco da aorta e no seio carótico são menos distendidos, ocasionando uma freqüência de impulsos nervosos menor. Essa reposta do receptor chega ao centro de controle que faz com que o estimulo simpático aumente e o parassimpático diminua e a secreção de adrenalina e noradrenalina aumente pela glândula supra-renal. A conseqüência disso é o aumento da freqüência cardíaca e a maior constrição dos vasos sanguíneos (aumento da resistência vascular), ocasionando um aumento da pressão sanguínea.
Qual o papel do Ca na contração muscular?
A contração muscular é engatilhada pela liberação de Ca2+ pelo reticulo sarcoplasmático ao sarcolema. As fibras musculares possuem grande quantidade de protéinas entre as quais a actina e a miosina que estão diretamente relacionadas a contração muscular. Na presença do íon cálcio as móleculas de miosina se ligam às moléculas de actina e fazem com que essa se desloque (a actina se desloca sobre a miosina), resultando na contração muscular. Na ausência do íon cálcio a miosina se separa da actina provocando o relaxamento muscular..
O que é uma unidade motora?
Consiste em um motoneurônio e as fibras musculares no qual este inerva.
Qual são as principais funções das articulações? Quais são?
Unir os ossos e permitir movimentos. As articulações são classificadas estruturalmente como :
- Articulação fibrosa: Ossos unidos por tecido conjuntivo fibroso, rico em fibras de colágeno e sem cavidade articular.
-Articulação cartilaginosa: Ossos são unidos por cartilagem e não apresentam cavidade articular.
-Articulação sinovial: Articulação formada apresenta cavidade articular e une os ossos por tecido conjuntivo denso não-modelado.
Percebe-se que há uma relação entre a classificação estrutural e funcional.
As articulações do tipo sinartrose são formadas por articulação fibrosa e não permitem movimentos. As articulações do tipo anfiartrose são formadas por articulação cartilaginosa e permitem certo grau de movimento. Por ultimo, a articulação diatrose é totalmente móvel e permite movimentos livres e é formada por articulação sinovial.
Descreva os tipos celulares no tecido ósseo e suas funções.
Osteoblastos: responsáveis por sintetizar os componentes da matriz óssea. Formam o osso.
Osteócitos: Células ósseas maduras, mantenedoras da matriz óssea.
Osteoclastos: Células responsáveis pela degradação da Mariz óssea, através de ácidos e enzimas (reabsorção). 
Quais são as principais funções do sistema esquelético?
Sustentação: O esqueleto sustenta os tecidos moles e proporciona pontos de fixação dos músculos esqueléticos.
Proteção: O esqueleto protege vários órgãos internos tais como coração (caixa torácica), encéfalo (ossos do crânio) e medula espinal (coluna vertebral).
Homeostase mineral: Os ossos são as maiores fontes de minerais do organismo, entre eles o calcio. Quando a concentração de Ca é baixa no sangue, a ação dos osteoclastos é estimulada a fim de liberar cálcio para o sangue. Quando a concentração de cálcio no sangue é alta, os ossos armazenam para necessidade futura (ação dos osteoblastos aumentada).
Produção de células do sangue: Alguns ossos são preenchidos no seu interior pela medula óssea, responsável por originar células do tecido sanguíneo (hematopoiese).
 Quais são as diferentes fibras musculares? Explique cada uma.
Fibra oxidativa lenta (fibra vermelha) : contração lenta, muito resistente á fadiga, gera ATP principalmente pela respiração aeróbica. 
Fibra oxidativo-glicolitico rápida: Contração mais rápida do que na oxidativa lenta, resistência á fadiga é moderada e gera ATP pelos dois tipos de respiração
Fibra glicolítica rápida (fibra branca): contração rápida e forte, pouco resistente a fadiga, gera ATP principalmente pela respiração anaeróbica (fermentação lática).
Diferencie circulação sistêmica (grande circulação) de circulação pulmonar (pequena circulação).
A circulação sistêmica esta relacionada com as artérias e arteríolas que transportam sangue arterial do ventrículo esquerdo para todo o corpo (exceto dos pulmões) e as veias e vênulas que transportam o sangue venoso para o átrio direito. O sangue circula para aorta e dela se distribui abastecendo com oxigênio e nutrientes os órgãos. Conforme o sangue segue o percurso ele vai perdendo O2 e ganhando Co2 e retorna para o coração pelas veias sistêmicas como sangue venoso.
A circulação pulmonar começa quando o sangue venoso que retorna ao coração pelas veias sistêmicas é bombeado pelo ventrículo direito para o pulmão, onde perde Co2 e ganha O2. Retornando, agora oxigenado, para o coração segue até o ventrículo esquerdo onde se inicia a circulação sistêmica.
 Descreva todo o caminho que o sangue percorre no sistema circulatório.
O sangue arterial é bombeado pelo ventrículo esquerdo e é distribuído para todo o corpo para as trocas de nutrientes e gases através da aorta e suas ramificações . O sangue, durante o caminho em direção aos órgãos vai perdendo Oxigênio e retorna ao coração como sangue venoso pelas veias sistêmicas (grande circulação). Esse sangue venoso é bombeado pelo átrio direito para os pulmões, iniciando-se a pequena circulação. Ao chegar no pulmão, o sangue perde Co2 e capta O2, retornando ao coração como sangue arterial novamente. O sangue chega ao ventrículo esquerdo e então inicia-se a circulação sistêmica novamente.
O que e quais são os elementos figurados do sangue?
Os elementos figurados estão relacionados as células e fragmentos celulares do sangue. Dentre ás células temos os glóbulos brancos, responsáveis basicamente pela imunidade e os glóbulos vermelhossão responsáveis principalmente pelo transporte de gases pelo sangue.
Como se formam as vênulas?
União de vários vasos capilares.
15) Por que o suprimento sanguineo e nervoso é tão importante para a contração muscular esquelético?
Os músculos esqueléticos são bem supridos de nervos e vasos sanguíneos e isso não é por acaso. A contração muscular exige uma grande quantidade de ATP para ocorrer e graças a isso de grandes quantidades de nutrientes e oxigênio. Além disso, para eliminar os resíduos das reações, também é necessário um gasto de energia que também é fornecida somente com o suprimento de nutrientes e oxigênio.
Explique o ciclo da contração muscular
Decomposição do ATP: As cabeças da miosina decompõem o ATP e tornam-se ativadas e reorientadas.
Formação das pontes cruzadas: A cabeça da miosina liga-se a actina.
Pico de força: As cabeça da miosina giram em direção ao centro arrastando o filamento delgado composto por actina, fazendo-o deslizar (encurtamento do sarcômero, ocorrendo contração muscular
Ligação ao ATP e separação: Ao fim do pico de força, a molécula de miosina e actina continuam ligadas até que a cabeça da miosina se liga novamente ao ATP e se separa da actina.
 O que é o tônus muscular? Qual sua importância?
É a contração involuntária de algumas unidades motoras quando o músculo não está inteiro em contração. A manuntenção do tônus muscular é importante para manter postura ereta, sentada ou para funcionar como um preparo para contrações mais fortes e rápidas. 
Quais as funções básicas do sangue?
Transporte: O sangue faz o transporte de gases, nutrientes, células de imunidade, etc.
Regulação: O sangue também transporta hormônios que desempenham a função de regular atividades no organismo.
Proteção: O glóbulos brancos são capazes de sintetizar anticorpos ou até mesmo de fagocitar invasores, fornecendo portanto proteção.

Continue navegando