Buscar

Boi de Marketing

Prévia do material em texto

1) Diferença Publicidade e propaganda
Propaganda: Qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoal de ideias, bens ou serviços, por um patrocinador identificado. Além disso, a empresa tem o controle da propaganda, podendo escolher falar bem ou mal de determinado produto.
Publicidade: Significa tornar algo público. É a divulgação de informações sobre as atividades da empresa e seus produtos por intermédio da imprensa, para o público-alvo, sem custo adicional. Além disso, empresa a publicidade é espontânea, a empresa não tem controle ela.
2) Preço, Praça e Produto
O Produto é o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que proporciona benefícios reais ou percebidos com a finalidade de satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor. Ele possui 5 níveis: Benefício central(Serviço que o cliente está realmente comprando); produto básico (O que satisfaz suas necessidades básicas); Produto esperado( O que se espera ao comprar o produto); produto ampliado (O que excede as expectativas do cliente; produto potencial (Abrange todos os possíveis incrementos);
O Preço é o elemento de marketing que produz receitas: os demais produzem custos. É um dos elementos mais flexíveis (Pode ser alterado com facilidade). A coerência de preço é o maior problema que as empresas deparam. Os fatores que influenciam a determinação do preço são: competição, custo, tributos, demanda, crédito e objetivos da administração de preços, entre outros.
A Praça diz respeito à seleção a ao uso de especialistas em marketing – Intermediários e agências de transportes e armazenagem – para oferecer aos fregueses-alvo as utilidades de tempo, lugar e posse. Os fabricantes, intermediários e fregueses da Praça são membros de um canal de distribuição.
3) Quais fatores ajudam a fazer uma segmentação de mercado efetiva
Para que ocorra uma segmentação efetiva os dados devem ser mensuráveis (O tamanho, o poder de compra e as características podem ser mensuráveis), substanciais (Deve ser grande e rentável o suficiente para ser atendido), acessíveis (Deve ser possível alcança-lo) , diferenciáveis (Deve ser distintos e responder de maneiras diferentes) e acionáveis (Deve ser possível desenvolver programas efetivos para atrair e atender aos segmentos).
4) Pirâmide Brand Equity
Para criar um Brand Equity significativo, é preciso atingir o topo ou o pico da pirâmide de marca, o que ocorrerá apenas se os alicerces corretos forem estabelecidos. Existem 4 níveis:
A base representa a identidade da marca, que seria a proeminência da marca, que está relacionada à frequência e à facilidade com que ela é evocada em diversas situações de compra ou consumo. Há uma conscientização profunda e ampla da marca.
Os dois níveis acima constituem significado e resposta da marca e são divididos em dois lados, racional e emocional:
O Lado racional é constituído pelo desempenho da marca, que é o modo como o produto ou serviço atende às necessidades funcionais do cliente e também pelo julgamento da marca, que concentram-se nas opiniões e avaliações pessoais do cliente.
O Lado emocional é constituído pela imagem da marca, que lida com as propriedades extrínsecas do produto ou serviço, incluindo as formas pelas quais a marca tenta atender as necessidades psicológicas ou sociais do cliente e também pelas sensações da marca, que são repostas e reações emocionais do cliente à marca. 
O último nível corresponde ao relacionamento que a marca tem com o cliente, é formado pela ressonância da marca, que se refere à natureza do relacionamento que os clientes possuem com a marca e mede até que ponto eles se sentem em sincronia com ela. A ressonância se caracteriza em termos de intensidade a profundidade do vínculo psicológico dos clientes com a marca, bem como do nível de atividade gerado por essa fidelidade.
5) Pontos de diferenciação e paridade no posicionamento da marca.
Os pontos de diferenciação são os atributos ou benefícios que os consumidores associam fortemente a uma marca e acreditam que não poderiam ser equiparados pela concorrência, são os aspectos que trazem vantagem competitiva para a empresa. 
Os pontos de paridade são associações de atributos ou benefício que não são necessariamente exclusivas à marca, são os aspectos considerados básicos pelo consumidor, ou seja, o mínimo que um produto deve ter para ser considerado na escolha do consumidor, mas não suficiente para ele optar por essa marca entre todas as outras.

Continue navegando