Buscar

Aula+05+ +Reserva+de+Lei+Complementar+direito+tibutario

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Tributário
Reserva de lei complementar
1
@professorpalomares
Reserva de Lei Complementar
2
@professorpalomares
Denomina-se reserva de lei complementar o conjunto de temas do Direito Tributário brasileiro que a CF exige sejam disciplinados somente por meio de lei complementar federal.
As hipóteses de utilização da lei complementar para versar sobre matéria tributária reduzem-se a quórum mais rigoroso de maioria absoluta (art. 69, CF).
Além do quórum diferente para aprovação, ao contrário daqueles reservados à lei complementar, é vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria reservada à lei complementar.
Reserva de Lei Complementar
3
@professorpalomares
As leis ordinárias emanadas pelo Congresso Nacional, como regra, veiculam normas federais, isto é, comando aplicáveis somente ao âmbito da União. Ao passo que as leis complementares originárias do legislativo federal, via de regra, são veículos introdutores de normas materialmente nacionais, vale dizer, obrigatórias simultaneamente para todas as entidades federativas. 
Reserva de Lei Complementar
4
@professorpalomares
QUADRO COMPARATIVO ENTRE LEIS ORDINÁRIAS E LEIS COMPLEMENTARES
LEI ORDINÁRIA
LEI COMPLEMENTAR
Regra geral
Exceções
Maioria Simples
Maioria Absoluta
Admitem MP
Não Admitem MP
Normas federais
Normas nacionais
Casos Residuais
Rol Taxativo na CF
Reserva de Lei Complementar
5
@professorpalomares
As matérias mais importantes no Direito Tributário brasileiro sob reserva de lei complementar foram organizadas na Constituição de 1988 no rol do art. 146.
Art. 146. Cabe à lei complementar:
I - dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
II - regular as limitações constitucionais ao poder de tributar;
III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre:
a) definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos discriminados nesta Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes;
b) obrigação, lançamento, crédito, prescrição e decadência tributários;
c) adequado tratamento tributário ao ato cooperativo praticado pelas sociedades cooperativas.
d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuições previstas no art. 195, I e §§ 12 e 13, e da contribuição a que se refere o art. 239. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
Reserva de Lei Complementar
6
@professorpalomares
Conflitos de competência em matéria tributária: O primeiro tema reservado à lei complementar é o atinente aos conflitos de competência em matéria tributária, ou seja, dúvidas a respeito de qual tributo deve incidir sobre determinado fato gerador ou base de cálculo.
Limitações constitucionais ao Poder de Tributar: A Constituição Federal prevê duas formas de limitação ao Poder de Tributar: a) os princípios tributários; b) as imunidades.
Assim, havendo necessidade de ser promulgada lei para regulamentar o conteúdo de um princípio ou de uma imunidade, exige-se que seja uma lei complementar.
Reserva de Lei Complementar
7
@professorpalomares
Normas gerais em matéria tributária: São normas gerais em matéria tributária, sujeitas à reserva de lei complementar, as que disciplinam:
1. Princípios; 2. imunidades; 3. competência; 4. conceito de tributo; 5. obrigação tributária; 6. crédito tributário; 7. espécies tributárias; 8. prescrição; 9. decadência; 10. lançamento; 11. definição dos fatos geradores, das bases de cálculo e dos contribuintes relacionados com os impostos descritos na constituição.
Não são normas gerais as que disciplinem determinado assunto de modo a esgotá-lo, sem deixar margem para a ação detalhadora da legislação futura.
Reserva de Lei Complementar
8
@professorpalomares
Regime Único de Arrecadação (Super Simples): O parágrafo único do art. 146, CF, com redação dada pela Emenda 42/2003, sujeita à reserva de lei complementar a instituição de regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, Estados, Municípios e Distrito Federal (Simples nacional), observadas as seguintes características:
Reserva de Lei Complementar
9
@professorpalomares
I - será opcional para o contribuinte; 
II - poderão ser estabelecidas condições de enquadramento diferenciadas por Estado; 
III - o recolhimento será unificado e centralizado e a distribuição da parcela de recursos pertencentes aos respectivos entes federados será imediata, vedada qualquer retenção ou condicionamento; 
IV - a arrecadação, a fiscalização e a cobrança poderão ser compartilhadas pelos entes federados, adotado cadastro nacional único de contribuintes. 
Atualmente, o regime do Super Simples (Simples Nacional) é disciplinado pela Lei Complementar nº. 123/2006 (com alterações da Lei Complementar nº. 155/2016, beneficiando microempresas e EPPs).
Reserva de Lei Complementar
10
@professorpalomares
O primeiro sistema unificado de arrecadação sob a vigência da CF/88, instituído pela Lei nº. 9.317/96, incluía somente impostos e contribuições da União, razão pela qual era denominado Simples Federal.
Com a promulgação da Lei Complementar 123/06, foram incluídos no recolhimento unificado o ICMS e o ISS, transformando o nome do sistema para Simples Nacional.
Reserva de Lei Complementar
11
@professorpalomares
Estão atualmente incluídos no Simples Nacional os seguintes impostos e contribuições:
I - Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica - IRPJ;
II - Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, observado o disposto no inciso XII do § 1o deste artigo;
III - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL;
IV - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS, observado o disposto no inciso XII do § 1o deste artigo;
V - Contribuição para o PIS/Pasep, observado o disposto no inciso XII do § 1o deste artigo;
VI - Contribuição Patronal Previdenciária - CPP para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica, exceto no caso da microempresa e da empresa de pequeno porte que se dedique às atividades de prestação de serviços referidas no § 5º-C do art. 18 desta Lei Complementar; 
VII - Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS;
VIII - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS.
Reserva de Lei Complementar
12
@professorpalomares
Prevenção de desequilíbrios da competitividade no mercado: O artigo 146-A, CF, faculta à lei complementar fixar mecanismos tributários extrafiscais especificamente voltados para a prevenção de desequilíbrios na concorrência.
Empréstimos Compulsórios: A instituição, majoração, disciplina normativa e extinção de empréstimos compulsórios, sujeita-se à reserva de lei complementar federal (art. 148, CF).
Reserva de Lei Complementar
13
@professorpalomares
Novas Fontes de Custeio da Seguridade Social: A criação de novas contribuições sociais para custeio da Seguridade Social (contribuições sociais residuais) depende de lei complementar, conforme disposto no art. 195 §4º, da Constituição Federal.
Além disso, as novas contribuições devem ser não cumulativas e não podem ter fato gerador ou base de cálculo próprios de tributos previstos na Constituição Federal.
Reserva de Lei Complementar
14
@professorpalomares
Competência impositiva residual: De acordo com a norma do art. 154, I, CF, o exercício da competência impositiva residual pela União é, a criação de novos impostos não previstos no texto maior, dependente de lei complementar.
Reserva de Lei Complementar em matéria de ISS: Segundo disposto no art. 156, III, e §3º, CF, compete à lei complementar federal determinar quais serviços se sujeitam à incidência do ISS, vale dizer, é o legislador complementar da União
que define o fato gerador do ISS.
Reserva de Lei Complementar
15
@professorpalomares
Reserva de Lei Complementar no ICMS: O art. 155, §2º, XII, CF, reservou, em matéria de ICMS, grande quantidade de temas à legislação complementar federal, a saber:
a) definir seus contribuintes;
b) dispor sobre substituição tributária;
c) disciplinar o regime de compensação do imposto;
d) fixar, para efeito de sua cobrança e definição do estabelecimento responsável, o local das operações relativas à circulação de mercadorias e das prestações de serviços;
e) excluir da incidência do imposto, nas exportações para o exterior, serviços e outros produtos além dos mencionados no inciso X, "a";
f) prever casos de manutenção de crédito, relativamente à remessa para outro Estado e exportação para o exterior, de serviços e de mercadorias;
g) regular a forma como, mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal, isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados.
h) definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o imposto incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará o disposto no inciso X, b; 
i) fixar a base de cálculo, de modo que o montante do imposto a integre, também na importação do exterior de bem, mercadoria ou serviço. 
Reserva de Lei Complementar
16
@professorpalomares
Reserva de Lei Complementar no ITCMD: Nos termos do art. 155, §1º, III, CF, o Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e sobre Doações – ITCMD terá a competência para sua instituição regulada por lei complementar federal em dois casos:
a) Se o doador tiver domicilio ou residência no exterior;
b) Se o de cujus possuía bens, era residente ou domiciliado ou teve seu inventário processado no exterior. 
Reserva de Lei Complementar
17
@professorpalomares
Reserva de Lei Complementar na repartição de receitas tributárias:
Em matéria de repartição de receitas tributárias, o art. 161, CF, atribui à lei complementar diversas incumbências, entre as quais se destacam: 
a) Definir o valor adicionado para fins de calcular o IR recolhido, na fonte, de servidores municipais;
b) estabelecer normas sobe entrega, pela União, de recursos para os fundos de participação dos Estados e dos Municípios;
c) dispor sobre o acompanhamento, pelos beneficiários, dos repasses federais para os fundos de participação dos Estados e municípios.
Reserva de Lei Complementar
18
@professorpalomares
Reserva de Lei Complementar nas isenções e anistias de contribuições sociais: Por fim, o § 11 do art. 195, CF, determina competir a lei complementar a fixação do montante máximo de débitos, a partir do qual será vedada a concessão de remissão ou anistia das contribuições sociais do empregador e do trabalhador.
Bibliografia		
19
Manual de Direito Tributário, 2017, Alexandre Mazza, 3ª ed.
Harada, Kiyoshi, Direito financeiro e tributário / Kiyoshi Harada. – 26. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2017.
Manual de Direito Tributário, 2017, Eduardo Sabag, 9ª Edição. 
@professorpalomares

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais