Buscar

Portfólio Biologia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
bacharelado
	Disciplina: Biologia Humana
	Tarefa: Atividade do Ciclo 2
	Nome: 
	RA: 
	Turma: 
	Parecer do Tutor: 
Considerando o estudo da Unidade 2 da obra Biologia Humana, identifique uma situação na sua prática profissional em que você aplica o conhecimento acerca das biomoléculas.
A atividade física como também as funções vitais do nosso corpo necessitam de energia para acontecer. Essa energia é produzida através de um processo metabólico das biomoléculas que funcionam como unidades construtoras e reguladoras das células animais. Conhecer suas propriedades químicas, suas características e sua importância para os processos metabólicos celulares e para a sobrevivência do organismo é essencial e fundamental para o exercício da profissão de educador físico. 
Podemos citar uma situação em que esse conhecimento é fundamental para o profissional no momento em que o educador físico precisa montar um treinamento para uma determinada atividade física. Seja ela qual for o objetivo, conhecer como o metabolismo celular das proteínas, dos carboidratos, das gorduras, etc., atua no organismo, o ajuda a criar um treino bem elaborado e coerente com os objetivos determinados, e lhe dá condições de orientar melhor seus alunos sobre a ação desses nutrientes como combustível para os músculos e como cada um deve ser consumido para que o objetivo daquela determinada atividade física possa ser atingido. Um exemplo disso é poder esclarecer ao aluno que, ao contrário de que muitos leigos no assunto pensam, nem sempre é necessário o uso de suplementos alimentares para obter ganho de massa muscular. É comum alunos se matricularem em academias com o desejo de aumentar rapidamente a massa muscular e acharem que, para isso, precisam de “energia extra” além dos obtidos com a alimentação e logo quererem consumir suplementos alimentares, e sem a orientação de um nutricionista. Nessa hora o educador físico precisa estar preparado para esclarecer que o excesso desses nutrientes, como a proteína, seja ele através do consumo de suplementos alimentares ou mesmo de alimentos, é prejudicial à saúde, uma vez que esse excesso se transformará em gorduras extras que resultarão em aumento de peso, que poderá acarretar doenças como colesterol alto, diabetes, hipertensão, entre outras, além claro, do descontentamento pelo não atingimento da meta do treino.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, C. T. V. da. Biologia Humana. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 2
KLEINER, S. M.; ROBINSON, M.G. Nutrição para treinamento de força. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2009.

Continue navegando