Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS AVS

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AVS_201703026764 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201703026764 - MICHELLE CRISTINE GOMIDES FERNANDES
	Professor:
	MAURO LEAO GOMES
	Turma: 9012/AE
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 07/12/2017 16:29:40
	
	 1a Questão (Ref.: 201703600547)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda o universo sociocultural do homem, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais?
		
	
	Psicologia.
	
	Antropologia.
	 
	Sociologia.
	
	Filosofia.
	
	Ciência Política.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703884727)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As ciências sociais são compostas por três ciências, dentre as quais temos a antropologia. Assinale abaixo a alternativa que contém o conceito que melhor define a antropologia.
		
	
	ciência que estuda, por método dedutivo, objetos abstratos (números, figuras, funções) e as relações existentes entre eles.
	
	Disciplina que tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
	
	Tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
	 
	Disciplina que estuda as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, bem como a origem e a evolução da cultura. Ocupa-se ainda da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.
	
	Trata da distribuição de poder na sociedade e as diversas formas de governo. Estuda os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703264839)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O primeiro papel que o índio representa é no descobrimento do Brasil; no segundo momento na catequese sendo colocado com uma criança e no terceiro momento, o corajoso, altivo, cheio de amor à liberdade. Assim essas sutilezas, violências, persistências são situações que podem ser tratadas com alguma hostilidade ou estranheza por quem não pertence àquelas culturas.Neste caso, identificamos como sendo exemplo de:
		
	
	socialização
	
	revitalização
	 
	etnocentrismo
	 
	culturalismo
	
	preconceito
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703037771)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, (...) numa palavra, opressores e oprimidos têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta." Karl Marx Segundo Marx, a atual luta de classes, típica da sociedade capitalista se configura entre:
		
	 
	Nobreza e Clero
	 
	Burguesia e Proletariado
	
	Proletariado e Nobreza
	
	Burguesia e Nobreza
	
	Nobreza e Plebe
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703696203)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que consiste o darwinismo social?
		
	
	O desenvolvimento dos centros urbanos após a Revolução Industrial.
	
	A crença no poder da ciência de traduzir a realidade sob a forma de leis.
	
	A divisão da sociedade em três estados evolutivos.
	 
	A aplicação das ideias evolucionistas de Darwin às Sociedades.
	
	À evolução das espécies biológicas das mais simples para as mais complexas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703657245)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Muitos antropólogos se envolvem emocionalmente com seus objetos de estudo. Se envolvem nos cultos e religiões e acabam por acreditar nos elementos sobrenaturais, se apaixonam pelos seus informantes, etc. Segundo Durkheim,
		
	 
	Esta postura não interfere nos resultados da pesquisa, contanto que o pesquisador não se deixe levar pela ideologia daqueles a quem estuda.
	
	Esta postura não interfere nos resultados da pesquisa, contanto que o pesquisador leve em conta os valores daqueles a quem estuda.
	
	Esta postura não interfere nos resultados da pesquisa, contanto que o cientista aborde corretamente os conceitos no decorrer de sua análise.
	
	Esta postura inviabiliza a pesquisa, pois equivale àquela dos cientistas naturais.
	 
	Esta postura inviabiliza a pesquisa, pois desta forma o cientista não consegue manter a neutralidade necessária.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703615413)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a teoria do conhecimento weberiana assinale a única alternativa correta:
		
	
	A construção teórica de tipos ideais se aproxima da teoria positivista.
	
	Weber procurou negar qualquer tipo de subjetividade nas Ciências Sociais.
	
	Weber defendia que a sociologia deveria ter o mesmo grau de objetividade das ciências naturais.
	
	Weber afirma a possibilidade de um conhecimento absoluto, livre de quaisquer pressupostos, capaz de definir de modo completamente neutro qual a verdade absoluta.
	 
	O modelo teórico weberiano procura valorizar a interpretação do sociólogo na análise das ações sociais, por isso seu método é identificado como método compreensivo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703614443)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Darwinismo Social e Materialismo Histórico são definições ligadas, respectivamente, a quais movimentos sociológicos?
		
	
	Marxismo e Positivismo.
	
	Positivismo e Organicismo.
	 
	Positivismo e Marxismo.
	 
	Organicismo e Materialismo.
	
	Materialismo e Marxismo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703733975)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENEM 2013) TEXTO I Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outra na sua aula de francês ou de dança. (Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos em 1839, apud SILVA, T. V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotesi - Revista dos Estudos Literários, Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998). TEXTO II As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grande gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas. (MACEDO, J.M. Memória da Rua do Ouvidor [1878]. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado). A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)
		
	
	proteção da honra, medida pela disputa masculina em relação às damas da corte.
	
	ampliação do espaço de entretenimento, voltado às distintas classes sociais.
	 
	submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família.
	
	acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos.
	
	valorização do casamento cristão, respaldado pelos interesses vinculados à herança.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703671710)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A expressão ¿famílias monoparentais¿, termo originariamente da França, desde a metade dos anos setenta, designa as unidades domésticas em que as pessoas vivem sem cônjuge, com um ou vários filhos. Portanto, qualquer pai ou mãe que conviva com um ou vários filhos, sem o cônjuge serão consideradas família monoparental. (VITALE, M. Família monoparentais: indagações. Revista Serviço Social e Sociedade. n. 71, São Paulo: Cortez , 2002.).As famílias monoparentais fazem parte de um conjunto de modelos contemporâneos de família que se diferem do modelo constituído por pai, mãe e filhos dos mesmospais. Este tipo tradicional de família é denominado:
		
	 
	Família nuclear
	
	Família poliafetiva
	 
	Família consanguínea
	
	Família afetiva
	
	Família verdadeira

Continue navegando