Buscar

Modelo de relatório de estágio

Prévia do material em texto

Universidade paulista
autor do trabalho
Ra: B7113I5
relatório de estágio supervisionado do curso de engenharia de produção mecânica
Araraquara
1
Ano de 2017
lista de figura
Figura 1: Exemplo de figura.	5
Figura 2: Exemplo de Figura......................................................................................................5
Figura 3: Exemplo de Figura......................................................................................................5
Figura 4: Exemplo de Firura.......................................................................................................5
Figura 5: Exemplo de Firura.......................................................................................................5
sumário
1	introdução	5
2	empresa	6
2.1	histórico	6
2.2	cadeia de suprimentos	6
2.3	sistema de produção	6
3	segmento e produtos	7
4	atividades desenvolvidas	8
5	conclusão	9
REFERÊNCIAS	10
1
introdução
Relatório de estagio por equivalência com informações das atividades exercida na empresa citada abaixo para conclusão do curso de engenharia de produção mecânica.
Este relatório traz um breve overview da história da Embraer fundada em 1969 uma empresa estatal associada ao ministério da aeronáutica brasileira situada no município de São Jose Dos Campos deu início as suas atividades com a fabricação da aeronave Bandeirante a primeira aeronave a levantar voo construída totalmente por brasileiros algo jamais visto e jamais alcançado até então.
Desde então a empresa alçou voo com crescimento extraordinário mostrando para o mundo que é capaz de fabricar aeronaves de altíssima tecnologia e de altíssima qualidade se tornando a terceira maior montadora de aviações do mundo e vem ocupando um espaço considerável no mercado internacional e se solidificando como a maior empresa na fabricação de aeronaves comercial de porte médio no seguimento EJ 170 ,EJ 190 e EJ 195.
Com o crescimento extraordinário de pedidos em carteira, a Embraer viu a necessidade de expandir sua fábrica no território nacional e interacional para que assim possa atender aos seus clientes com rapidez e qualidade. 
A Embraer deu início as suas atividades no município de Gavião Peixoto por volta do ano 2001 desde então vem ampliando sua área fabril e gerando empregos para população de Gavião Peixoto e região aquecendo o mercado local.
A empresa definiu como estratégia de mercado fazer a unidade de Gavião Peixoto como site de defesa, fabricando aeronaves militares como A29 Super. Tucano e mais recente a aeronave cargueiro militar KC 390 que vem se destacando na pesquisa de mercado nacional e internacional como a melhor aeronave em sua categoria, a empresa contempla em suas atividades a modernização das aeronaves A1MX-MX e da aeronave F5BR ambas são jatos caças da forca aérea brasileira. 
A unidade de Gavião Peixoto possui em sua aera fabril instalada a fábrica de moveis responsável pela fabricação de todos os móveis que compõem o interior das aeronaves executiva e regional a aeronaves como Legacy 650 ,500, 450 e aeronave Phenon 100 e 500 que tem seu interior configurado conforme o estilo de cada cliente na qual define no ato da compra da aeronave,
Figura 1
Início da construção da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto.
Fonte https://www.google.com.br/search?q=embraer+gavi%C3%A3o+peixoto&tbm=isch&source=iu&pf=m&ictx=1&fir=96GBH8Mj0C1ksM%253A%252CI5GZb9hm-Gab_M%252C_&usg=__eib3l0QRRWw68EiDCvR9p5s5234%3D&sa=X&ved=0ahUKEwjp99ud1MbXAhXIUJAKHZJzDwsQ9QEIUDAI#imgrc=Z8ya0jnUSMONCM:
Figura 2.
Ampliação da unidade de Gavião Peixoto
Fonte https://www.facebook.com/Embraer/photos/
A mais nova parceria da Embrae no seguimento militar a conteceu no ano 2016 com a fabricante SAB e inalguro o centro de desing e desenvolvimento do Gripen (Gripen Desing Development Netwrk- GDDN). 
O GDDN sera o hub de desenvolvimento tecnologico do Gripen NG no Brasil para a Saab ea Embraer,junto as empresas e instituicao brasileiras parceiras no programa.como a AEL Sistema. Atech AKaer e Forca Aerea Brasileira . Esta ultima vai participar atraves do Departamento de ciencia e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). 
Figura 3
Fonte
Fonte
http://www.defesaaereanaval.com.br/saab-e-embraer-inauguram-o-centro-de-design-e-desenvolvimento-do-gripen-ng/
empresa
A empresa Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, é uma das maiores montadoras de aeronaves do mundo, e vem se consolidando cada vez mais em seus setores de atuação devido a seus processos em constante desenvolvimento.
A área da Qualidade, possui uma grande interface técnica direta ou indiretamente com diversas áreas da empresa, desde as Engenharias de Manufatura, Projeto, Produto, Engenharia Aerodinâmica e Engenharia de Voo, que tem como característica a montagem estrutural, pré- equipagem, montagem final e preparação para voo bem como interface administrativa, relacionada aos processos burocráticos de certificação de fabricação da aeronave, documentos de exportação quando aplicável, documentos para inspeção e liberação para voo, etc, atuando arduamente em todas as fases do processo produtivo, o que torna á área estratégica para a empresa.
histórico
A fundação da Embraer se deu em 1969, com o desenvolvimento do primeiro avião chamado de Bandeirante, pelo engenheiro Ozires Silva (formado pelo ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, do núcleo de estudos do CTA Centro Técnico Aeroespacial). No ano de 1980, a Embraer conquistou grande relevância no cenário internacional graças aos projetos dos aviões Brasília, Xingu e Bandeirantes.
A sede da Embraer está localizada em São José dos Campos, e possui outras joint-ventures (OGMA em Portugal e Harbin Embraer na China). Todos os testes são realizados em uma pista construída exclusivamente para esta finalidade, com cerca de 4.960 metros de extensão, o que a torna a maior do mundo.
Os aviões fabricados pela empresa são do tipo Monomotores a Pistão, como os modelos EMB-200 Ipanema, Piper Arrow, EMB-800 Sêneca, os Turbos hélices modelos EMB-110 Bandeirante, EMB-120 Brasília, EMB-121 Xingu e CBA-123 Vector, os aviões Comerciais a Jato, modelos da linha ERJ (Embraer Regional Jetliners) que são os Jatos Regionais Embraer, ERJ-135, ERJ-140 e ERJ-145, além dos modelos de Aviões Executivos, Legacy 450, 500, 600, 650 e Shuttle. Os modelos de Aviões Militares são os AMX, EMB-312 Tucano, EMV-314 Super. Tucano, EMB-326 Xavante, EMB-145 RS/AGS, EMB-145 MP/ASW entre outros.
Na década de 1990, mais especificamente no ano de 1994, no governo do Itamar Franco, a economia do Brasil vivia a sua pior fase, o que forçou a empresa a iniciar o processo de privatização, que foi conduzido pelo então presidente Ozires Silva, que liderou seu leilão e  reestruturou toda administração da empresa, após a finalização de toda parte burocrática, a empresa se tornou a mais importante companhia negociada na Bovespa, denominada blue chips, é a que mais rende a acionistas e funcionários. Atualmente é avaliada como um patrimônio de mais de R$ 17 bilhões em valor de mercado e possui 46% de suas ações, também sendo negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), e 54% negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA)
cadeia de suprimentos
A cadeia de fornecedores da Embraer se divide em dois blocos: nacionais e internacionais. Os primeiros, atualmente cerca de 70, trabalham em regime de subcontrato processando matéria-prima disponibilizada pela Empresa. Já os fornecedores internacionais – grande parte deles proveniente dos Estados Unidos, do Canadá e da União Europeia – fornecem à Embraer matérias-primas e componentes de sistemas empregados nos aviões. Para selecioná-los, são feitas análises, que levam em consideração, além da competitividade de custos, qualidade, confiabilidade,capacidade técnica e produtiva, responsabilidade socioambiental, saúde financeira, logística, riscos, certificações e experiência.
Todos eles também assinam um termo de responsabilidade socioambiental. Além disso, os fornecedores considerados críticos (prestadores de serviços ambientais e de serviços ocupacionais) são submetidos a avaliações específicas e, quando necessário, a auditorias in loco. No ano, 26% dos fornecedores analisados foram alvo de planos de ação da Embraer ou deixaram de fornecer para a Empresa. Houve redução de 9% no número de fornecedores críticos considerados de alto risco em comparação com 2011. A redução se deve à conclusão dos planos de ação de melhoria e à substituição dos parceiros.
Os modelos de contratos de suprimentos firmados pela Embraer possuem cláusulas que estabelecem a obrigação do fornecedor em cumprir a legislação aplicável à sua atividade e incluem normas de cunho socioambiental e de proibição de emprego de mão de obra infantil e de trabalho forçado. Os modelos de contratos de prestação de serviços e de aquisição de suprimentos indiretos (não diretamente relacionados à atividade-fim da Embraer) contam também com um anexo que prevê a coibição de castigo corporal/emocional/físico e de assédio moral ou sexual e estabelece o direito à livre associação profissional ou sindical, entre outros pontos. 
Para impulsionar a evolução da cadeia da indústria aeronáutica no Brasil, a Empresa expandiu os conceitos do Programa de Excelência Empresarial Embraer (P3E) a seus fornecedores locais. O apoio se dá por meio do Plano de Desenvolvimento de Fornecedores Nacionais (PDF) e dos projetos kaizens. O PDF é um programa de treinamento e capacitação que trabalha diversos temas como planejamento, gestão de estoque e ferramentas de gestão. Já os kaizens são melhorias de processo realizadas com o auxílio de ferramentas disponibilizadas pelo P3E. As iniciativas são acompanhadas de perto pelos responsáveis da área de suprimentos.
Há, ainda, programas que buscam aumentar a inserção de conteúdo brasileiro nos processos de compras da Companhia a fim de incentivar a escolha de fornecedores nacionais. Quando não são encontrados fornecedores nacionais aptos a fornecer certos tipos de equipamentos, a área de suprimentos da Embraer estabelece práticas para desenvolver esses potenciais parceiros.
Fonte: 
RELATÓRIO ANUAL 2012
 http://www.relatoweb.com.br/embraer/12/pt-br/buscamos-excelencia-empresarial/cadeia-de-suprimentos#.WgzPaVWnHIU
sistema de produção
A empresa possui um diferencial nos seus processos, destacando a montagem da aeronave A-29 Super. Tucano. A atuação preventiva e corretiva andam juntas, ou seja, ao encontrar uma não conformidade é regra na empresa a elaboração de RCCA, um formulário com sistemática para análise e busca de causa raiz, visando evitar que a mesma não conformidade ocorra novamente, buscando desenvolver e otimizar o processo de produção como corretivamente, com uma sistemática de tratativa da não conformidade que envolve diversas áreas de apoio, garantindo que a aeronave permaneça dentro das condições de projeto independente da não conformidade encontrada.
Além da fabricação e montagem da aeronave A-29 Super. Tucano a empresa aposta fortemente no seu novo produto KC390 uma aeronave de altíssima tecnologia com grandes inovações e qualidade superior à sua concorrente aeronave Hércules C-130, a aeronave KC390 vem demostrando uma aeronave competitiva no mercado nacional e internacional na área militar.
Durante a campanha de ensaios para certificação da aeronave e notável claramente que suas expectativas referentes ao desempenho do gigante e robusto avião KC 390 vem deixando o mundo de olhos voltado para sua performance pois jamais houve uma ousadia de fabricar uma aeronave com tanta tecnologia para as forças armadas.
A aeronave KC390 tem uma autonomia inigualável com relação ao seu concorrente e capaz de realizar pousos e decolagem em pequena pista seja pavimentada ou não possui uma aérea interna capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h) podendo transportar até 80 soldados equipados,66 paraquedistas equipados e com seu imenso interior a aeronave possibilita o transporte de veículos militares como por exemplo tanques de jipes até mesmo helicópteros, esta aeronave veio para revolucionar o mercado de aviões cargueiros no Brasil e no mundo.
 
Primeiro voo da aeronave KC390 com decolagem da pista localisada na unidade da Embraer de, Gaviao Peixoto.
Figura 5
 
 
Fonte: http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2016/04/conheca-a-aeronave-cargueiro-kc-390-1
segmento e produtos
A empresa atua em três segmentos distintos, chamados de Unidades de Negócio, são elas: Aviação Comercial, Aviação Executiva e por fim e não menos importante, a Aviação Militar.
A aviação comercial consiste em aeronaves destinadas a transporte em âmbito nacional e internacional de passageiros, vive hoje seu auge com a inserção dos E-Jets E-2 (evolução da família de E-Jets E-1), com uma carteira de vendas crescente a cada passo de certificação dos protótipos.
A aviação executiva, atualmente enfrenta uma certa turbulência devido ao breake do mercado em relação a essas aeronaves, porém a cartilha de protótipos Embraer no setor é destaque de design e eficiência do segmento, com aeronaves consideradas campeãs de venda no exterior.
Já a aviação militar, hoje no seu melhor momento é o destaque da Embraer em relação a vendas, com projetos em desenvolvimento desde as fases de estudo, como o cargueiro militar KC-390, que hoje tem uma carteira de pedidos firmados com a Força Aérea Brasileira que ultrapassa 20 unidades, consolidando ainda mais a empresa no segmento, também com a aeronave A29- Super Tucano, avião de treinamento tático de forças aéreas e ataque leve, que hoje se encontra com pedidos firmes de vários países, como também aviões caça que estão sendo modernizados e revitalizados, buscando a atualização de equipamentos e sistemas para otimizar seu desempenho em voo. Ainda na aviação caça, a transferência de tecnologia SAAB - Embraer com o projeto da aeronave F-39 Gripen, está com bons ventos em relação a vendas, previsto para início em 2019
	
atividades desenvolvidas
No que cerne as atividades desempenhadas durante a jornada de trabalho, o aspecto técnico cada dia mais vem se desenvolvendo com os desafios encontrados na linha de produção. Os monitoramentos da qualidade dos processos produtivos oferecem uma constante necessidade de atualização e inovação de conhecimento, incentivando a melhoria continua do processo produtivo devido a curva de aprendizado da linha de produção, Qualidade, Engenharias, etc.
O processo de verificação da qualidade consiste em inspeções segregadas por montagens, iniciando desde a montagem de subconjuntos, na qual a inspeção é feita em peças que ainda não estão montadas na estrutura da aeronave, inspeções intermediárias que visam conformizar os processos de junção das estruturas segregadas da aeronave, como junção traseira, central e dianteira até a estrutura final da mesma, que contempla toda a montagem estrutural e complementação do avião.
A qualidade e responsável pela certificação de que todos requisitos e normas de engenharia foram comprido durante o processo produtivo, de todos componentes que compõe uma aeronave desde estruturais, elétricas, hidráulicas e mecânicas e através de inspeções que a qualidade garante que todos os requisitos e normas foram comprido em cada etapa dos processos produtivos.
 A Verificação de qualidade é uma área de suporte da linha de produção que tem como objetivo conformizar as montagens aeronáuticas desde que a mesma atenda as normas de engenharia estabelecidas e previstas em projeto. Quando não é atendida, as normas de engenharia e abertos um documento denominado “Comunicado de discrepância”. Sua finalidade é comunicar e reportar o ocorrido durante o processo produtivo outras áreasde apoio, como Engenharia de Manufatura, Engenharia Aerodinâmica, Engenharia de Produto, Engenharia da Qualidade sobre a não conformidade encontrada para que em consenso, dentro do escopo de papéis e responsabilidades a não conformidade mapeada pela área da Qualidade seja resolvida da melhor maneira possível, considerando criteriosamente as normas e procedimentos da empresa, legislação, normas internacionais dos órgãos homologa dores, etc.
A qualidade tem um papel muito importante na linha produtiva que após identificar a não conformidade tem o papel de fazer a rastreabilidade e chegar na causa raiz da não conformidade, para isto utiliza de uma ferramenta chamada RCCA (Analise de causa raiz) através do RCCA utilizando o diagrama de Ishikawa ou mais conhecido como espinha de peixe por este método usando os seis M e possível eliminar as prováveis causas que contribuíram para a ocorrência da não conformidade. 
Figura 5
Diagrama de Ishikawa.
Fonte 
A qualidade juntamente com a engenharia da qualidade utiliza da ferramenta PDCA (planejamento, Execução, Chek verificação, ACT Ação)
PLAN: Panejar e traçar metas para que os objetivos sejam alcançados com êxito.
DO: Execução do planejamento e mapeamento do processo produtivo para que o analise de verificação possa ser executado posteriormente.
CHEC: Verificação e analise dos resultado alcançado e observação se houve ou não diferencias nos resultados se houve alguma avaria ou desvio da qualidade.
ACT: Ação neste momento e analisado se os desvios de qualidade ou resultados negativos são detectados e a ação corretiva são tomadas reiniciando um novo ciclo.
conclusão
A área da Qualidade, possui uma grande interface técnica direta ou indiretamente com diversas áreas da empresa, desde as Engenharias de Manufatura, Projeto, Produto, Engenharia Aerodinâmica e Engenharia de Voo, que tem como característica a montagem estrutural, pré equipagem, montagem final e preparação para voo bem como interface administrativa, relacionada aos processos burocráticos de certificação de fabricação da aeronave, documentos de exportação quando aplicável, documentos para inspeção e liberação para voo, etc, atuando arduamente em todas as fases do processo produtivo, o que torna á área estratégica para a empresa.
A qualidade sem dúvida alguma e os olhos da empresa pois e pela qualidade que passa todos os processos de fabricação antes de seguirem para próxima montagem, ou montagem final e até a entrega ao cliente seja ele interno ou externo a qualidade sempre está presente
 A qualidade e responsável pela integridade física das aeronaves como produto final e não menos importantes as aeronaves de papel, que nada mais e do que os documentos de fabricação pois neles consiste em todas as informações inerente ao processo de fabricação contendo um dossiê completo de toda trajetória de cada componente da aeronave fabrica.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradeço a Deus pela oportunidade de desenvolver este trabalho. Gostaria também de agradecer aos meus coordenadores Cesar Santarela que me acompanhou em minha jornada até o terceiro ano deste curso e a professora Andreza Dias que, ao dedicarem seu tempo, me concederam os conhecimentos necessários para desenvolver esse projeto. Por fim, deixar aqui meus sinceros votos de gratidão à minha família pelo incentivo e apoio, e a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram na elaboração desse trabalho.
Referencias
https://www.google.com.br/search?q=embraer+gavi%C3%A3o+peixoto&tbm=isch&source=iu&pf=m&ictx=1&fir=96GBH8Mj0C1ksM%253A%252CI5GZb9hm-Gab_M%252C_&usg=__eib3l0QRRWw68EiDCvR9p5s5234%3D&sa=X&ved=0ahUKEwjp99ud1MbXAhXIUJAKHZJzDwsQ9QEIUDAI#imgrc=Z8ya0jnUSMONCM:
 https://www.facebook.com/Embraer/photos/
http://www.defesaaereanaval.com.br/saab-e-embraer-inauguram-o-centro-de-design-e-desenvolvimento-do-gripen-ng/
http://www.relatoweb.com.br/embraer/12/pt-br/buscamos-excelencia-empresarial/cadeia-de-suprimentos#.WgzPaVWnHIU
http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2016/04/conheca-a-aeronave-cargueiro-kc-390-1

Continue navegando