Buscar

Ensinar a Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Ensinar a Geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental significa a possibilidade de construirmos um outro mundo [...] que não seja centrado na mercadoria e no dinheiro”.De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, na escola, sobretudo no ensino fundamental, a geografia tem um objetivo geral. Assinale a alternativa que responde corretamente à seguinte questão: qual é esse objetivo?
Alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico.
“Esses conceitos – lugar, paisagem, região, natureza, sociedade, território – são considerados como conceitos fundamentais para o raciocínio espacial [...] pelo seu caráter de generalidade”.A metodologia descritiva seria a mais adequada para os estudos geográficos. Caberia estudar exaustivamente a região e paisagem descrevendo-as detalhadamente, delimitando-as e comparando-as. A esse respeito, três Iaspectos devem ser observados. De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre os três aspectos a serem observados, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. (V) O método descritivo fez da geografia uma ciência para levantar dados e catalogá-los.II. (V) A região, como unidade de estudo, tornou-se um conceito de grande utilidade política.III. (F) A região delimitada torna-se coadjuvante em relação ao método.IV. (V) A busca da singularidade dos lugares criava a “região-personalidade”.
“A história da Geografia está implicitamente associada à história da humanidade, às suas relações com a natureza, à sua evolução”De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o conhecimento geográfico pode ser dividido, arbitrariamente, em três períodos distintos. Quais são esses períodos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (V) Período de consolidação e de difusão do conhecimento geográfico, que chamamos de período clássico.II. (V) Após a Segunda Guerra Mundial, teríamos o período moderno.III. (V) Período em que pontificaram os institucionalizadores dessa ciência.IV. (F) Período pós-moderno em que houve vantajosas trocas comerciais entre as metrópoles e suas colônias.
 “Nesse que e por que ensinar deve-se pensar no aluno, em sua vida, nos desafios que enfrenta, nas relações que estabelece e, para tudo isso, do que realmente necessita para, com base nesses referenciais, e nessas necessidades, chegar-se à eleição dos temas a serem trabalhados”.A compreensão da representação do espaço é resultado de um processo longo e deve estar ligada à construção de algumas noções espaciais. Considerando o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre as noções espaciais:
I. (F) Posterioridade, altura e lateralização.II. (F) Noções de desenvolver competências que os instrumentalizem a refletir sobre si mesmos, a se inserir e a participar ativa e criticamente no mundo social.III. (V) Lateralização, anterioridade e profundidade (perspectivas).IV. (V) Noções topológicas, euclidianas e projetivas.
O objetivo da geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza e como ocorre a apropriação desta por aquela”.As primeiras teorias da geografia capazes de influenciar o pensamento geográfico do ocidente foram desenvolvidas em dois países e os discursos geográficos coincidiram com os interesses dos respectivos Estados. Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, quais foram esses dois países?
Alemanha e França.
“Em geral, até o século XIX, a história da geografia estava mais próxima de uma catalogação de fatos, de lugares e protagonistas de descobertas geográficas, o que propriamente de uma História do Pensamento Geográfico, constituída a partir das considerações acerca de teorias, conceitos e temas da geografia”.A renovação do pensamento geográfico continua até hoje. Essa renovação está relacionada às mudanças políticas, econômicas e tecnológicas que alteraram as relações socioespaciais em todas as escalas. Em que momento se iniciou a renovação do pensamento geográfico?
Após a Segunda Guerra Mundial.
“Não podemos mais ensinar a Geografia como se o espaço fosse um amontoado de pedacinhos. Se negamos o ensino fragmentário, resta-nos encontrar categorias capazes de não fragmentar a totalidade”.Ler o espaço geográfico é compreender a sociedade e a realidade através do estudo de sua fisicidade. Para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia. Para isso, faz-se necessário algumas ações. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente às ações citadas pelo autor:
I. (V) Organizar o pensamento pedagógico a partir do objetivo geral do ensino da geografia.II. (F) Elencar objetivos gerais, para a metodologia do ensino.III. (V) Elencar objetivos específicos, que orientarão a escolha dos conteúdos e da metodologia do ensino.IV. (F) Organizar o pensamento pedagógico a partir do objetivo específico do ensino da geografia.
“Como ciência social, humana, a Geografia tem a responsabilidade de analisar a própria sociedade, as relações que influem no tipo de espaço produzido e explicar a razão de ser da ação da sociedade sobre esse espaço”.O pensamento da geografia clássica, cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito importante. Que papel foi esse?De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. (V) Enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro.II. (V) Contribuir com a construção do nacionalismo patriótico.III. (F) Diminuir as paisagens de alguns lugares do território brasileiro.IV. (F) Contribuir com a construção do colonialismo.
“A geografia clássica [...] teve grande importância porque atendeu aos desafios que a burguesia, como classe dominante, encontrou na sua luta pela exploração dos recursos e dos homens na superfície da Terra”.Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, houve um período que delimitou a geografia clássica baseado em vantajosas trocas comerciais entre a metrópole e suas colônias, leia as afirmativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: qual período é esse?
 Imperialismo.
“Atividades de ensino que envolvam relações entre corpo e espaço são necessárias em todas as idades”.Paralelo ao trabalho com as atividades de esquema corporal, o profissional da educação deve trabalhar com a noção de representação do espaço geográfico por meio de diferentes instrumentos. Quais seriam esses instrumentos segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (V) Globo e mapas oficiais.II. (F) Realização da representação de espaços, como, por exemplo, a distância entre os continentes.III. (V) Realização da representação de espaços vividos pela criança, como, por exemplo, o trajeto/caminho que a criança faz da sua casa até a escola.IV. (V) Maquetes e plantas da sala de aula
“A lógica que dominou o mundo do século XX foi aquela dita por dois processos: a expansão geográfica do socialismo e a formação dos monopólios capitalistas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. p. 242. A tendência expansionista do capitalismo, no início do século XX, já havia desvendado quase todo o globo terrestre. A geografia desempenhava, naquela época, uma função essencial, estratégica e política. Assinale corretamente qual era essa função?
B Inventariar e catalogar
“Mesmo no período atual da ciência geográfica, a região continua uma das pautas maisimportantes nas discussões geográficas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GODOY, P. R. T. de (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 67. Nos currículos, nos livros didáticos e na sala de aula, o conceito de região marcou o ensino da geografia por muitas décadas, por meio de uma abordagem descritiva e compartimentada. Analise as alternativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: como era entendida essa região?
D Organismo autônomo
“As transformações econômicas, políticas e sociais, a expansão da indústria e da lógica capitalista, as crises e guerras mundiais que se desenrolaram no cenário global fizeram com que o modelo de geografia adotado até então passasse a ser questionado, devido a sua incampacidade de explicar as transformações que fomentavam o espaço”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. A educação tecnológica na formação de professores de geografia. Florianópolis, Bookess Editora, 2012. p. 21.De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o aparente enfraquecimento do Estado diante dos interesses de mercado do capital internacional mais o surgimento de “Estados Supranacionais” foram fatores que alteraram a função social da geografia e desencadearam uma crise na escola e na geografia. Essa crise levou a três caminhos diferenciados. Quais foram os três caminhos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.I. ( ) A geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria. A saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos.II. ( ) A geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática.III. ( ) A especialização extrema que surgia aprofundou a compartimentação de tal forma que acabou enaltecendo a geografia.IV. ( ) A geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais.
d V – V – F – V
“Para cumprir os objetivos do ensino da Geografia, sintetizados na ideia de desenvolvimento do raciocínio geográfico, é preciso que se selecionem e se organizem os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.] p. 25.Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:I) Compreensão dos conceitos.II) A formação de conceitos.III) Alfabetização cartográfica.IV) Problematização da realidade.
A II e III apenas
“A prática pedagógica não é transformada a partir de propostas bem escritas; necessariamente, a transformação exige condições concretas de trabalho e salário e modos objetivos que operacionalizem a ampla participação na produção proposta”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 60, dez. 1997 apud FANTIN, M. E. Metodologia do ensino de geografia. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 70.De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:I. ( ) Os contextos político e cultural permeiam toda e qualquer ação humana.II. ( ) É a teoria crítica da cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural.III. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, tornam-se contribuintes na prática do professor, pois auxiliam na contextualização do meio.IV. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, fazem com que qualquer iniciativa torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor.
V – V – F – V
“Não podemos mais ensinar a Geografia como se o espaço fosse um amontoado de pedacinhos. Se negamos o ensino fragmentário, resta -nos encontrar categorias capazes de não fragmentar a totalidade”. Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralmente, ele está disponível e m: STRAFORINI, R. Ensina r geografia: o desaf io da tot alidade-mundo nas sér ies iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. p. 22-23Ler o espaço geográfico é compreender a so ciedade e a realidade através do estudo de sua fisicidade. Para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia. Para isso, faz-se necessário algumas ações. Descreva quais são as ações
Resposta: É preciso que o aluno entenda a geografia não é só os relevos e planícies, mais é tudo que esta a sua volta, como sua casa, prédios, lugares, rodovias, também são fatores históricos sociais e culturais e políticos	 para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia. Para isso, faz-se necessário organizar o pensamento pedagógico a partir do objetivo geral do ensino da geografia e elencando objetivos específicos, que orientarão a escolha dos conteúdos e da met odologia do ensino. (p. 24
“Como ciência social, humana, a Geografia tem a responsabilidade de analisar a próp ria sociedade, as relações que influem no tipo d e espaço produzido e explicar a razão de ser da ação da sociedade sobre esse espaço”. Após esta ava liação, caso queira ler o texto int egralmente, e le está disponível e m: ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência d a so ciedade. Rec ife: Ed itora Universitária da UFPE, 2008. p. 104. O pensamento da geografia clássica cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito importante. Descreva esse papel
Resposta:O brasil era coberto por uma área vegetal, mais com os passar dos anos se modernizou criou-se prédios, houve se então o capitalismo e o socialismo pelos que t inham poder. E hoje existe pouca vegetação, a comercialização ganhou espaço e teve exploração da matéria prima e exportação das nossas riquezas naturais, ganho-se por um lado com os avanços científicos e tecnológicos, mais se perdeu por outro lado, porque existe muitas fábricas que lançam diariamente fumaças que poluem a cidade, e sem falar no desmatamento das árvores para dar espaço geográfico nas áreas urbanas e rurais	o pensamento da geografia clássica cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito importante que foi o de enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro e contribuir com a construção do nacionalismo patriótico. (p. 44
Pressupõe-se que a aprendizagem do solo seria mais atrativa aos alunos se houvesse mais experimentos que lhes permitissem absorver com mais clareza o conteúdo teórico do livro didático ou o exposto pelo professor em sala de aula...... Considerando os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre o perfil de solo, responda, de forma sucinta, à seguinte questão: Qual a importância da construção de perfil de solo nas aulas de Geografia
Para a resposta ser considerada correta, basta oaluno argumentar em torno do seguinte: Segundo olivro-base, em “algumas séries da educação básica, a temática solos configura-se comoum conteúdo programático. Nessa perspectiva, é trabalhado o processo de formação, os horizontes, os tipos de solo e a degradação desse recurso, através da erosão, da salinização, da desertificação ou ainda pela arenização. No entanto, embora, em muitoscasos a ilustração presente nos materiais didáticos de apoio, tais como os livros didáticos, seja bastanterica, entendemos que o tema possa não ser muito bem compreendido pelos alunos, principalmente quando tratamos dos horizontes e tipos existentes, pois essas características são pouco visualizadas em seus cotidianos, em especial nas áreas urbanas mais densificadas. Raramente um aluno de uma grande cidade tem acesso a cortes no terreno emque seja possível visualizar os horizontes, suas cores e características. Podemos considerar também que o solo, independente do lugar, por estar debaixo de nossas construções, jardins, ruas etc., é pouco visualizado, dificultando a relação dos conteúdos rabalhados na escola com o observado no cotidiano.É nesse sentido que propomos a construção de perfis de solos para a utilização em sala de aula.Esse tipo de material didático permite aos alunos verificarem as características do solo, bem como, na existência de perfis de vários tipos de solos, constatarem as diferenças entre os diversos grupos”(livro-base, p. 173-174)
 “O ensino da Geografia tem muito a contribuir, uma vez que este campo do conhecimento estuda o espaço geográfico e, portanto, possui informações relevantes sobre os recursos naturais e a dinâmica sócio-histórica”.A geografia estuda o espaço geográfico, em qualquer escala (local, regional, nacional, global) e numa perspectiva relacional. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, esse espaço geográfico é composto de alguns elementos. Analise as alternativas a seguir e assinale a que aponta corretamente esses elementos.
B - Materialidade, relações sociais, políticas, econômicas e culturais
“A aula de campo em Geografia tem sido um instrumento metodológico que envolve e motiva, agregando teoria e prática e ainda é possível avaliar se as atividades desenvolvidas em sala proporcionaram mudanças nos que participam desse processo, pois é por meio desse contato rea lno campo, que se estabelecem relações no que é observado. Onde é possível utilizar as situações externas observando um fato isolado e poder contextualizá-lo no tempo e no espaço”Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre as aulas de campo, analise as afirmativas a seguir: I. A aula de campo é uma atividade que propicia a abordagem de vários conteúdos de Geografia,possibilitando a articulação entre teoria e prática. II. As localidades que os alunos já conhecem não são recomendadas para as aulas de campo. III. A aula de campo deve ser considerada pelo professor como um passeio ou uma atividade recreativa. IV. As aulas de campo cumprem um papel essencial para o aprimoramento do estudo do meio, pois, entre outros aspectos, podem propiciar que novos elementos sejam descobertos pelos alunos no que lhes parecia já totalmente comum. São corretas apenas as afirmativas
	A I e IV
“A utilização de material tátil enquadra-se na conceitualização de maquetes e objetos que, além de poderem ser vistos, também podem ser tocados e manipulados. Estes materiais referem-se a equipamentos que estabelecem interfaces táteis e/ou tátil visual entre o conteúdo a ser informado e o receptor da informação Conforme os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológics para o ensino de Geografia sobre materiais táteis, analise os materiais a seguir e identifique quais deles são considerados táteis:I. Globos com isopor e barbante para trabalhar paralelos e meridianos.
II. Caixas de tamanhos diferentes para tratar de escala.III. Amostras de solos.IV. Carta topográfica.
	C I, II e III
As metodologias de ensino de Geografia como de outras áreas do conhecimento constituem-se a atualidade como um desafio para os educadores. Diante de um mundo com forte avanço tecnológico e em constantes transformações, é inegável que o ensino de Geografia também deva fazer parte deste contexto de redefinições mundiais, tornando-se necessário acompanhar o ritmo em que ocorrem essas mudanças. Para isso, adequar o ensino de Geografia a esse contexto de mudanças, proporcionando aos alunos um ensino voltado para o seu cotidiano, descrevendo a realidade vivenciada no seu dia a dia, torna-se imprescindível”Considerando os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a utilização de música nas aulas de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:( ) A utilização da música nas aulas de Geografia possibilita um trabalho interdisciplinar devido às suas potencialidades e possibilidades.( ) A formação de conceitos relativos à Geografia pode ser potencializada pela linguagem musical utilizada em sala de aula.( ) Devido à sua relevância para o ensino, as letras de músicas passaram a compor os livros didáticos como meio de exemplificar certos conteúdos da Geografia. ( ) Para utilizar a música como um recurso didático no ensino da Geografia, é importante sempre utilizar o mesmo intérprete para que os alunos possam identificar com clareza o tema retratado na canção. Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta
C VVVF 
Um mapa não é simplesmente uma imagem colorida. É a representação de um lugar com dados codificados para passar informações sobre ele. Isso tem de ser trabalhado com os alunos desde a
alfabetização cartográfica. Com o avançar do tempo, para que eles adquiram proficiência no que diz respeito ao conteúdo, é preciso enfocar o estudo dos elementos cartográficos, como a legenda, por exemplo Considerando os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a alfabetização cartográfica no que se refere ao uso escolar dos mapas, relacione cada uma das legendas listadas a seguir ao seu respectivo elemento representado: 1. Linha azul 2. Linha vermelha 3. Polígonos verdes 4. Estrelas 5. Círculos ( ) Cidades ( ) Rio ( ) Países ( ) Rodovia( ) Vegetação Agora, selecione a sequência correta
A 5 – 1 – 4 – 2 – 3
A Geografia é a ciência cuja primazia de estudo está direcionada ao espaço geográfico, pois trata- se do seu objeto de estudo. O espaço geográfico compreende a totalidade da superfície terrestre, considerando o seu substrato físico de objetos naturais e objetos sociais, e também a ações que animam a sua dinâmica e o seu processo histórico de produção. Para leitura e compreensão do
espaço, o geógrafo dispõe de um conjunto de categorias analíticas, que estão contidas no espaço geográfico” Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre as categorias de análise, levando-se em consideração todos os paradigmas da Geografia (tradicional, escolar, quantitativa (sistêmica ou teorética), humanística e crítica), responda à questão: Quais são as categorias de análise da Geografia?
As categorias de análise da Geografia, levando-se em consideração todos os paradigmas da Geografia (tradicional, escolar, quantitativa (sistêmica ou teorética), humanística e crítica),são: lugar,paisagem, espaço geográfico, território e região (livro-base, p. 27
“São vários os elementos de um mapa, isto é, aqueles itens e símbolos necessários para que uma mera figura possa ser diferenciada de um verdadeiro mapa ou cartograma, que é feito com
rigor científico para representar uma determinada área da superfície terrestre”. Conforme os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre alfabetização cartográfica, cite e descreva ao menos quatro dos elementos que fazem parte de um mapa 
Para a resposta ser correta, basta o aluno citar e descrever ao menos quatro dos seguintes elementos de um mapa. Os elementos de um mapa e suas respectivas indicações são: Título: indica o tema retratado. Fonte: Indica de que local foram retiradas as informações do mapa. Escala: indica a relação matemática entre o espaço real e a sua representação no mapa. Orientação: refere-se a indicação das direções cardeais. Legenda: indica o significado dos símbolos existentes no mapa. Coordenadas geográficas: Indica a localização geográfica da área mapeada (livro-base, p. 201-208
A Geografia, como ciência da sociedade e da natureza, constitui um ramo do conhecimento necessário à formação inicial e continuada dos professores que tem ou terão sob sua responsabilidade classes das séries iniciais de alfabetização, assim como dos professores das séries mais adiantadas que trabalham com ela como disciplina escolar” Considerando os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a Geografia Escolar, responda à questão: Explique, de forma sucinta, qual é o objeto de estudo da Geografia Escolar e como ele deve ser trabalhado nas aulas dessa disciplina
O objeto de estudo da Geografia Escolar é o espaço geográfico, tanto físico quanto social. Assim sendo, os aspectos da natureza e da sociedade devem sertrabalhados de modo conjunto nas aulas de Geografia (livro-base, p. 27,28
Pressupõe-se que a aprendizagem do solo seria mais atrativa aos alunos se houvesse mais experimentos que lhes permitissem absorver com mais clareza o conteúdo teórico do livro didático ou o exposto pelo professor em sala de aula Considerando os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre o perfil de solo, responda, de forma sucinta, à seguinte questão: Qual a importância da construção de perfil de solo nas aulas de Geografia?
Segundo o livro-base, em “algumas séries da educação básica, a temática solos configura-se como um conteúdo programático. Nessa perspectiva, é trabalhado o processo de formação, os horizontes, os tipos de solo e a degradação desse recurso, através da erosão, da salinização, da desertificação ou ainda pela arenização. No entanto, embora, em muitos casos a ilustração presente nos materiais didáticos de apoio, tais como os livros didáticos, seja bastante rica, entendemos que o tema possa não ser muito bem compreendido pelos alunos, principalmente quando tratamos dos horizontes e tipos existentes, pois essas características são pouco visualizadas em seus cotidianos, em especial nas áreas urbanas mais densificadas. Raramente um aluno de uma grande cidade tem acesso a cortes no terreno em que seja possível visualizar os horizontes, suas cores e características. Podemos considerar também que o solo, independente do lugar, por estar debaixo de nossas construções, jardins, ruas etc., é pouco visualizado, dificultando a relação dos conteúdos trabalhados na escola com o observado no cotidiano. É nesse sentido que propomos a construção de perfis de solos para a utilização em sala de aula. Esse tipo de material didático permite aos alunos verificarem as características do solo, bem como, na existência de perfis de vários tipos de solos, constatarem as diferenças entre os diversos grupos” (livro-base, p. 173-174)
Cada conceito das categorias da Geografia tem seu lugar específico e fazer a distinção entre elas evoca um respeito de pesquisador com os longos anos de estudos e pesquisas e abstrações que a história do pensamento geográfico teve e tem ao delimitar o escopo de cada categoria geográfica” De acordo com os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia no que se refere às categorias da Geografia, relacione cada uma das categorias listadas a seguir aos seus respectivos períodos:1. Região/Paisagem 2. Espaço 3. Lugar 4. Espaço Geográfico ( ) Geografia Crítica ( ) Geografia Tradicional ( ) Geografia Humanística ( ) Geografia Quantitativa Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta
	D 4 – 1 – 3 – 2
O desafio do professor é mostrar ao aluno o filme buscando leituras ambiciosas que façam que os alunos interessem em serem mais que um expectador, mas agente cheio de criticidade, propondo relações entre o conteúdo e a linguagem fílmica” De acordo com os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre filmes cinematográficos como recurso didático, cite ao menos três das etapas que devem ser contempladas em um planejamento de atividade ao se utilizar o filme cinematográfico no ensino de Geografia
Caracterizado como um recurso didático, o filme (e também os demais tipos de vídeos) não pode ser utilizado aleatoriamente. Segundo Barbosa (2013), seu uso sempre deve ser inserido no contexto em que se pretende trabalhar (temas, conceitos, periodizações e configurações espaciais). Dessa forma, é importante que tenhamos preocupação com o planejamento da atividade, envolvendo esse recurso: objetivos claros e definidos quanto ao seu uso, que tipo de trabalho de reflexão será realizado, tempo a ser utilizado, Atividades correlatas, encaminhamentos, avaliação do processo de ensino- aprendizagem etc. (livro-base, p. 94,95)
A Geografia é a disciplina que pode transcender os métodos tradicionais ensino escolar e sensibilizar os alunos à sua própria realidade, adicionando aos fatos abordados a compreensão de sua própria realidade. Dessa forma, [...] a formação do leitor é essencial no processo educacional, porque ler amplia o significado da nossa existência e nos contextualiza no mundo. Tanto a leitura do mundo, compreendida no sentido perceptivo e analítico do espaço do ser humano, quanto a leitura textual propriamente dita de materiais como jornais, livros, revistas, advém de vivências e experiências de quem o escreve e impacta também de diferentes formas em seu receptor, que as lê, analisa e interpreta de acordo com a sua realidade, gerando pontos de vista distintos” De acordo com os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a utilização do jornal como recurso didático nas aulas de Geografia, analise as afirmativas a seguir:I. É essencial que o jornal impresso seja utilizado em sala de aula somente a partir do Ensino Fundamental II, pois é nesse momento que os alunos apresentam condições de desenvolver uma leitura mais aprofundada dos temas relativos à Geografia nele apresentados. II. Sua utilização na sala de aula é favorecida devido ao fato de que todas as escolas brasileiras possuem assinatura diária de vários jornais. III. Uma característica importante dos jornais é a presença de diversos gêneros textuais como mapas, gráficos, tabelas, o que torna mais rica a atividade em salade aula. IV. Nos jornais, estão presentes muitos assuntos referentes à disciplina de Geografia o que o torna um importante recurso didático para essa disciplina. São corretas apenas as afirmativas
B III e IV
QUANDO TRABALHAMOS COM FILMES, NAS AULAS DE GEOGRAFIA, É PRECISO QUE O PROFESSOR TOME.... PÁG. 142 DESCRVA COMO A PAISAGEM É PERCEBIDA? PÁG. 53 
DESCREVA O QUE É MAPA? PÁG.119 NA ESCOLA, SOBRETUDO, NO ENSINO FUNDAMENTAL, A GEOGRAFIA TEM UM OBJETIVO GERAL. DESCREVA... PÁG. 23

Outros materiais