Buscar

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 2015.2

Prévia do material em texto

ACESSO MEDICINA – LISTA ECOLOGIA
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS / ÁGUA – MOISÉS E BIRA
QUESTÕES 01 E 02
O esquema ao lado evidencia a influência das florestas para o ciclo hidrológico, mostrando as prováveis consequências do desmatamento sobre o ciclo e as repercussões sobre o clima.
01. A contribuição da floresta para o ciclo hidrológico está diretamente associada à:
01) atividade de gutação, eliminação de água líquida por poros nas folhas, que ocorre sob intensa insolação.
02) perda de água na forma gasosa decorrente do processo de evapotranspiração.
03) liberação de água durante a etapa fotoquímica da fotossíntese chamada de fotólise.
04) manutenção de uma reserva hídrica, imobilizada no parênquima foliar.
05) circulação da água através das partes do vegetal pelo processo de difusão simples, sem interferência de tecidos condutores.
02. Entre as implicações do desmatamento, além da mudança climática, inclui-se:
01) o aumento nas taxas de CO2 atmosférico, como reflexo de uma menor atividade fotossintética.
02) o crescimento da taxa de natalidade de algumas espécies para compensar a menor densidade populacional.
03) o surgimento de novos habitats , pela maior disponibilidade de espaço.
04) a redução da atividade respiratória pelas plantas remanescentes.
05) o incremento das reservas de carboidratos como estratégia de sobrevivência.
03. A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.
Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando: 
01) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.
02) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
03) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
04) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
05) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.
04. O esquema abaixo evidencia as principais vias de circulação da água entre os meios biótico e abiótico, inclusive com algumas interferências humanas. Analise-o.
A partir da análise do esquema, conhecendo-se os fenômenos biológicos relacionados à circulação de água no ambiente, bem como as principais formas de interferência humana no ciclo hidrológico, pode-se afirmar que a alternativa que indica uma forte interferência negativa da humanidade sobre o uso da água é:
01) a poluição das águas dos rios e mares com esgotos domésticos, como sendo uma das principais causas da diminuição da disponibilidade de água potável, devido ao caráter não biodegradável dos poluentes.
02) o desmatamento, para a utilização do solo tanto na agricultura quanto na pecuária resultam, a médio e longo prazo, numa grande redução da evapotranspiração, já que ocorreu a “sustituição” de vegetação de de grande porte por gramíneas e lavoura, ambas de menor porte e, consequentemente, com menor superfície foliar que a mata original.
03) como o maior volume circulante de água é proveniente dos oceanos, a principal ação antrópica que está inviabilizando o ciclo , reside na poluição dos mesmos por lixo dos navios, petróleo e derivados além da poluição atmosférica que chega aos oceanos com a aguá das chuvas.
04) parte da água que escorre das montanhas, passando pelos rios até chegar aos oceanos absorve resíduos de fertilizantes e agrotóxicos da agricultura, que são degradados ao longo do trajeto pelos decompositores, mas resulta em forte impacto de eutrofização.
05) a poluição dos mananciais aquíferos pelo homem está provocando diversas alterações no ciclo das águas, principalmente alterações climáticas como a desertificação e o efeito estufa.
05. A água doce é um recurso renovável, potencialmente inesgotável. Quando ela é utilizada, ela retorna naturalmente ao ambiente natural, sob a forma líquida ou evaporada... E ela, então, retornará em chuva ou neve. Porque essa inquietação por sua disponibilidade para nutrir e dessedentar bilhões de pessoas? 
Assinale a alternativa que contenha a explicação correta sobre o tema abordado.
01) A remoção da cobertura natural, em muitas áreas terrestres, repercute com grande redução da evapotranspiração além de modificações em propriedades do solo, que comprometem o seu potencial de infiltração pelas águas pluviais, alterando significativamente o ciclo hidrológico.
02) O desenvolvimento do ciclo hidrológico envolve constante dissipação de água para o espaço cósmico onde vai se acumulando com o tempo e constituindo-se perda desse recurso pelo Planeta.
03) A reciclagem da água, sob princípios físicos das mudanças de estado, é suficiente para disponibilizar às populações humanas água com as qualidades de ser potável.
04) A expectativa para o século XXI de uma intensificação do regime de chuvas com precipitações mais fortes delineia uma condição climática favorável à manutenção do ciclo hidrológico com distribuição equitativa em todas as regiões terrestres.
05) A renovação rápida das águas subterrâneas caracteriza sua ilimitada disponibilidade, podendo ser o recurso de uso mais recomendado para enfrentar a crise hídrica, em perspectiva, no Planeta.
069. O uso racional da água é necessário para o correto aproveitamento desse recurso cada vez mais escasso. Em função da enorme escassez existente em diversas regiões e da necessidade de sobrevivência humana, é comum a utilização da água, sem qualquer tratamento adequado e muito longe do ideal, para diversos fins domésticos.
Tendo em vista tanto a economia de água tratada, clorada e fluoretada pelas companhias de abastecimento, como, principalmente, a saúde humana, a água da chuva pode ser utilizada diretamente e sem riscos para:
01) a rega de plantas, a descarga de dejetos e o consumo.
02) o consumo, a lavagem de quintais e a escovação dentária.
03) o banho, a lavagem de roupas e a descarga de dejetos.
04) a lavagem de quintais, a escovação dentária e o banho.
05) a lavagem de roupas, a descarga de dejetos e a rega de plantas.

Continue navegando