Buscar

Capítulo 2 Aplicativos e licenças de código aberto Palavras Chave

Prévia do material em texto

Capítulo 2 - Aplicativos e licenças de código aberto
Apache HTTPD
O Apache é o servidor web dominante em uso hoje. O Apache era originalmente um projeto autônomo, mas o grupo já formou a Fundação Apache Software e mantém mais de uma centena de projetos de software de código aberto.
Seção 2.2.1
BSD
Algumas das licenças de código aberto são a família de licenças BSD, que são muito mais simples que a GPL. Eles apenas afirmam que você pode redistribuir a fonte e os binários, desde que você mantenha anúncios de direitos autorais e não implique que o criador original adote sua versão.
Seção 2.3.1
C
O próprio Linux foi escrito em uma linguagem compilada, o principal benefício de C. C, é que o próprio idioma se aproxima do código da máquina gerada, de modo que um programador qualificado possa escrever um código pequeno e eficiente.
Seção 2.2.4
Creative Commons
A organização Creative Commons (CC) criou as licenças Creative Commons que tentam abordar as intenções por trás das licenças FOSS para entidades não-software
Seção 2.3.3
FLOSS
Livre / Livre / Software de código aberto
Seção 2.3.2
FOSS
Ao invés de absolver os pontos mais finos do Open Source vs. Software Livre, a comunidade começou a se referir a tudo isso como software livre e de código aberto (FOSS).
Seção 2.3.2
Firefox
Um dos principais navegadores web de código aberto que é rápido, rico em recursos e possui excelente suporte para desenvolvedores web.
Seção 2.2.2
Software grátis
O Software livre não se refere ao preço, mas à liberdade de compartilhar, estudar e modificar o código-fonte subjacente.
Seção 2.3.1
GIMP
Aplicação que manipula a manipulação de imagem 2D.
Seção 2.2.2
GPL
Um conjunto de licenças desenvolvidas pela FSF, como o GPLv2 e GPLv3, e as versões de licenças Lesser GPL 2 e 3 (LGPLv2 e LGPLv3).
Seção 2.3.1
Java
Em vez de compilar para o código da máquina, o Java primeiro imagina uma CPU hipotética chamada Java Virtual Machine (JVM) e compila todo o código para isso
Seção 2.2.4
MySQL
Um banco de dados armazena informações e também permite fácil recuperação e consulta. Os bancos de dados mais populares aqui são MySQL e PostgreSQL.
Seção 2.2.1
NFS
O protocolo de compartilhamento de arquivos nativo para UNIX é chamado de sistema de arquivos de rede (NFS).
Seção 2.2.1
Software livre
O software que está em conformidade com uma licença Open Source é, portanto, Open Source Software.
Seção 2.3.1
Modelos de negócios de código aberto
A maneira mais simples de ganhar dinheiro é vender suporte ou garantia em torno do software. Você pode ganhar dinheiro instalando o software para pessoas, ajudando as pessoas quando tiverem problemas ou corrigindo erros por dinheiro. Você é efetivamente um consultor.
Seção 2.3.4
OpenOffice, LibreOffice
O OpenOffice (às vezes chamado OpenOffice.org) e o LibreOffice oferecem uma suíte de escritório completa, incluindo uma ferramenta de desenho que procura compatibilidade com o Microsoft Office em termos de recursos e formatos de arquivos.
Seção 2.2.2
PHP
O PHP é um idioma originalmente criado para criar páginas web dinâmicas. As principais vantagens do PHP são que é fácil de aprender e disponível em quase todos os sistemas. Devido a isso, muitos projetos populares são criados em PHP. Exemplos notáveis ​​incluem WordPress (blogging), cactos (para monitoramento) e até partes do Facebook.
Seção 2.2.4
Perl
O Perl foi originalmente desenvolvido para executar manipulação de texto. Ao longo dos anos, ganhou favor aos administradores de sistemas e continua a ser melhorado e utilizado em tudo, desde a automação até a construção de aplicações web.
Seção 2.2.4
Python
Python é outra linguagem de script que é de uso comum. Isso torna as tarefas complexas mais fáceis e tem uma estrutura chamada Django que facilita a criação de aplicativos da web.
Seção 2.2.4
Samba
O Samba permite que uma máquina Linux pareça uma máquina Windows para que possa compartilhar arquivos e participar de um domínio do Windows.
Seção 2.2.1
Thunderbird
Thunderbird é um cliente de e-mail de desktop completo. O Thunderbird se conecta a um servidor POP ou IMAP, exibe e-mails localmente e envia e-mails através de um servidor SMTP externo.
Seção 2.2.2
dpkg, apt-get, rpm, yum
Um gerenciador de pacotes cuida de controlar quais arquivos pertencem a qual pacote e até mesmo baixar atualizações de um servidor remoto chamado de repositório. Nos sistemas Debian, as ferramentas incluem dpkg, apt-get e apt-cache. Nos sistemas derivados da Red Hat, você usa rpm e yum.
Seção 2.2.3
nginx
Outro servidor web é o nginx, que é baseado na Rússia. Ele se concentra no desempenho, fazendo uso de kernels UNIX mais modernos e apenas faz um subconjunto do que o Apache pode fazer.
Seção 2.2.1
Shell
No nível básico, você interage com um sistema Linux através de um shell, não importa se você estiver se conectando remotamente ao sistema ou a partir de um teclado conectado. O trabalho do shell é aceitar comandos, como manipulações de arquivos e aplicativos iniciais, e passar para o kernel do Linux para execução.
Seção 2.2.3

Continue navegando