Buscar

Capítulo 13 Segurança do sistema e do usuário Palavras Chave

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 13 - Segurança do sistema e do usuário
/etc/group
O arquivo /etc/group é um arquivo delimitado por dois pontos com os seguintes campos: group_name:senha_placeholder:GID:user_list
Seção 13.3.1
/etc/passwd
Cada linha do arquivo /etc/passwd se relaciona com uma conta de usuário.
Seção 13.2.1
id
Para verificar sua identidade (veja a conta que está usando atualmente), você pode executar o comando id. O comando id informará a identidade atual, tanto pelo nome de usuário quanto pelo ID do usuário. Além de fornecer as informações da conta do usuário, a associação do grupo também é exibida.
Seção 13.2.4
su
O comando su permite que você execute um shell como um usuário diferente. Por padrão, se uma conta de usuário não for especificada, o comando su abrirá um novo shell como usuário root. Ao mudar para o usuário raiz é o que o comando su é usado com mais freqüência, ele também pode mudar para outros usuários também.
Seção 13.5
sudo
O comando sudo assume, por padrão, a conta de usuário root deve ser usada para executar comandos; para especificar uma conta de usuário diferente, use a opção -u.
Seção 13.6
W
O comando w fornece uma lista mais detalhada sobre os usuários atualmente no sistema do que o comando who. Ele também fornece um resumo do status do sistema.
Seção 13.8
who
O comando who exibe uma lista de usuários que atualmente estão logados no sistema, onde eles foram logados e quando eles fizeram o login.
Seção 13.7

Continue navegando