Buscar

Do capital social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Do capital social 
Capital é o recurso financeiro que o empresário constitui a empresa individual
É um montante que cada sócio trás dos seus bens particulares, para aflamar o patrimônio da empresa, pode ser EM BENS OU DINHEIRO,E O CAPITAL SOCIAL INTEGRALIZADO E A INTEGRALIZAR
Integralizado: todos os sócios colocam seus bens particulares á disposição da empresa 
A integralizar: fato econômico onde um ou mais sócios ficam devendo para a empresa a integralização
Integralização do cap social : subscrição de ação e integralização de quotas
Em ações apenas em sociedades anônimas. E de quotas apenas nas sociedades LTDA
Será divido ou fragmentado pela unidade , no valor de moeda corrente nacional, distribuído pelos sócios de acordo com a sua participação.
Da responsabilidade do capital social
Poderá ser ilimitada ou solidária ( em conjunto), e limitada , será ILIMITADA OU SOLIDÁRIA , quando a responsabilidade dos sócios com relação as obrigações sociais (passivo circulante) atingir o montante de cap social , ou atingir o capital social integralizado e os bens particulares os sócios até o limite de bens declarados “de família” nos termos da lei 9009/91
E SOMENTE LIMITADA , quando atingir apenas o capital social , não atinge os bens dos sócios.
Requisitos da sociedade limitada
Ter a expressão limitada no nome empresarial
Ter no contrato social a seg. expressão: a responsabilidade de cada sócio limita-se a totalidade do capital social nos termos no art 945 do cod. Civil
OBS: na sociedade anônima a resp. limitada é obrigatória 
Responsabilidade na emp. Individual
Requisitos: expressão limitada no nome empresarial , cap social de no mínimo 100 vezes o vlr de salário mínimo.
OBRIGAÇÕES SOCIAIS SEMPRE CONSIDERADA SOLIDÁRIA E ILIMITADA
Obrigações trabalhistas e previdenciárias ; saldo remanescentes de cap social a integralizar até o montante que falta p/ comp. A integralização; atos decorrentes de fraudes praticados pelos sócios (fraude: realização de gastous ou assumir obrigações coom capacidade superior ao patrimônio.
DO AUMENTO E DA REDUÇÃO DO CAP. SOCIAL
SEMPRE AUMENTAM:
Novos investimentos dos sócios ; admissão de novos sócios com integralização de capital; pela incorporação de novas empresas ; pelo aproveitamento de res. de lucro ou lucro acumulado no exercício. 
SEMPRE DIMINUI
O acumulo de sucessivos prejuízos ; pela saída de sócios com liquidação de cota a parte ( pegar a parte que ele integralizou) ; pelo fenômeno de cisão a empresa ( divisão da empresa)
CLAUSULA DA ADM
Administrar é o exercício de praticar gestão em nome da soc. Adq. Direitos e obrigações , pode ser exercida por um , alguns ou todos os sócios.
Sócio administrador , tem cotas e no contrato social tem poder de administrador e o sócio cotista aquele que tem cotas mas não tem poderes de administrar.
Ao que administrar terá direito á um salario mensal chamado de PRO-LABORE , e participar dos resultados de lucros e perdas , de acordo com o % de sua particupação do cap. Social.
Ao cotista somente terá direito dos resultados de lucros e perdas.
O pro labore incide imposto de renda.
Antecipar lucro não é pro-labore , mas caracteriza-se uma expectativa de lucro , não incide imposto . Só poderá antecipar lucro a empresa que não dever o INSS , sob pena de multa de até 150% do montante do lucro antecipado.
NÃO PODE EXERCER ADMINISTRAÇÃO
Menores de 18 anos ( entre 16 e 18 pode desde que seja hemancipado) ; os doentes mentais interditados na forma de lei ; os funcionários públicos de qualquer natureza; os condenados em crimes financeiros pelo prazo de 5 anos a contar da data do termino do comprimento de pena “ sonegação fiscal , evasão de divisas , lavagem de dinheiro”
Clausula sobre caso de falecimento
Terá validade o que ficar acordado entre os sócios , desde que não contrarie o cod civil , no que se refere os direitos dos herdeiros ( no caso de falecimentos os herdeiros assumirão o seu lugar) onde anula qualquer clausula que tire o direito dos herdeiros
SOCIEDADE ANONIMA 
A personalidade juridica tem o inicio com o registro do estatuto social na junta comercial , por força do dispositivo do art 2° independente de sua atividade fim , será sempre mercantil
O capital social é dividido por ações
O nome empresarial deve acompanhar Companhia no inicio ou S.A no final.
De capital aberto ou fechado , será de cap aberto quando a companhia transacionar títulos de valores imobiliários no mercado de capitais , será de cap fechado quando a CIA não transacionar esses títulos
Mercado de valores mobiliários: bolsa de valores / mercado balcão ; títulos de valores mobiliários : ações e debentures
BOLSA DE VALORES
Trata-se de mercado de títulos de valores mobiliários , para se funcionamento depende de ato do ministério da fazenda e do banco central do brasil , em regiões do pais onde há circunstancias de mercado “ oferta e procura” , sua natureza jurídica é sociedade cooperativa , acesso restrito á funcionários e corretores , público apenas para visitação.
MERCADO BALCAO
É a ponte existente entre a bolsa de valores e o publico investidor , composto por banco d investimento , inst. Financeiras e corretoras.
Sobre a compra e venda de ações e debentures tem incidência de IR E IOF
AÇÕES: FRAGMENTOS OU FRAÇÕES DO CAP SOCIAL DE UMA S.A
CERTIFICADO DE AÇÕES: SÃO DOC Q REPRESENTAM DETERMINADA QUAT DE AÇÕES
TIPOS DE AÇÕES
Ordinária: direito a voto na assembleia geral, e receber dividendos
Preferenciais: não dão direito a voto , mas dão maior participação de dividendos e preferencia de receber dividendos antes da ordinária.
DIVIDENDOS: são os rendimentos pagos aos titulares de ações com base no l. liquido apurado
DAS AÇOES QUANTO A SUA TITULARIDADE
NOMINATIIVAS: CONSTA O NOME DO SEU TITULAR , sendo a transferência de propriedade por meio de assinatura do prop. No respectivo doc.
AO PORTADOR: não consta o nome do seu titular, a transf de prop. Ocorre por meio de transf. De certif.
DEBENTURES:
Titulo de credito emitido por S.A de cap. Aberto, resgatáveis a curto , médio e longo prazo, com finalidade de alavancar o fluxo de caixa da empresa , e havendo concordância o resgate pode ser feito em ações.
Para ser de cap aberto e operar no mercado financeiro deve ter autorização da CVM/ comprovação de pelo menos 5 anos de existência juridica/ comp. De indoniedade tributaria e comercial através de respectivas certidões dos órgãos públicos num período de 5 anos/ comprovação através de balanço com os respectivos inventários , que tenha cap. Social integralizado e consolidado de no mínimo r$10.000.000,00
DOS ORGÃOS QUE COMPOEM A S.A
Assembleia geral: composta por acionistas ordinários / sua função é exclusivamente deliberativa/é revestida de amplos poderes quando realizada assim como: constituir e destituir os conselhos da adm e fiscal , deliberar sobre qualquer interesse da companhia e ainda quando reunida em presença qualificada(+ da metade) , extinção da companhia e aumento de capital , com a subscrição de novas ações ordinárias e preferencias/ pode se realizar em caráter ordinário e extraordinário
Conselho de adm: pode ser composto ou fazer parte da diretoria pessoas não acionistas/sua função é executiva , realiza atos adm adquire direitos e obrigações e cumpre deliberações impostas pela assembleia/ é constituída e destituída pela assembleia/ Salvo previsão em contrato , seu organograma é o seguinte DIRETOR PRESIDENTE-DIRETOR VICE-PRESIDENTE- DIRETORES DA EMPRESA.
Conselho fiscal: é composto por acionistas/ sua resp. é fiscalizar atos e ações da diretoria/ pode funcionar de forma permanente ou não , porém se de CAP. ABERTO É OBRIGATORIO , e se não funcionando pode ser pedida a qualquer momento por qualquer acionista/ é revestido de poderes para afastar qualquer membro da diretoria e nomear outro até que a assembleia decida .
SOCIEDADE LIMITADA
A personalidade juridica inicia-se com o registro do contrato social na junta comercial ou no cartório/ capital social é dividido em quotas pode adotar razão social ou denominaçãosocial/para alteração do contrato é necessário votação de 100% do cap social.
DA ENTRADA E SAIDA DE SÓCIOS
Não acarreta na extinção da empresa , se sair ou se desligarem ficam responsáveis pelas dividas sociais até dois anos a contar da sua saída , esse prazo é medido a partir da decisão da junta comercial que autoriza a alteração do contrato social.

Outros materiais