Buscar

Administração 3 e 4 semestre Rio Doce

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
CIDADE
2016
CIDADE
2017
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO..........................................................................................................�
42 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................�
2.1 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL.................................................4
2.2 GESTÃO DE PESSOAS.......................................................................................9
2.3 DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO....................................................10
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................14
REFÊRENCIAS..........................................................................................................15
��
INTRODUÇÃO
	
Uma usina hidrelétrica é uma instalação que leva vantagem de as massas de água em movimento que fluem através dos rios para transformá-los em energia elétrica utilizando turbinas acopladas a alternadores. No entanto, o represamento de rios pode destruir ou afetar a fauna e a flora e outros recursos naturais. Usinas hidrelétricas também podem vir a causar diminuição dos níveis de oxigênio dissolvido na água, o que é prejudicial para habitats fluviais. Custos ambientais e sociais podem ser evitados ou reduzidos a um nível aceitável se medidas cuidadosamente avaliadas e corretivas sejam implementadas. Por tudo isto, é importante que, no momento da construção de uma barragem novo os potenciais impactos ambientais em frente à necessidade de criar um novo reservatório são muito bem analisadas.
DESENVILVIMENTO
2.1. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL	
MOVIMENTOS SOCIAIS
Os movimentos sociais são um tipo de ação do grupo. Eles podem ser definidos como "estruturas e estratégias que podem capacitar populações oprimidas para montar desafios eficazes e resistir às elites mais poderosas e privilegiadas em termos organizacionais". Eles são grandes muitas vezes informais, haja vista que são grupos de indivíduos ou organizações que incidem sobre específicas políticos ou questões sociais. Em outras palavras, eles realizam resistir, ou desfazer uma mudança social. Eles fornecem uma maneira de mudança social a partir do fundo dentro das nações.  
Movimentos sociais modernos ocidentais tornaram-se possível através da educação (a maior divulgação da literatura) e aumento da mobilidade do trabalho devido à industrialização e urbanização das sociedades do século 19. [2] às vezes é alegado que a liberdade de expressão, educação e relativa independência económica predominante na moderna cultura ocidental são responsáveis pelo número sem precedentes e alcance de vários movimentos sociais contemporâneos.  De qualquer maneira, os movimentos sociais têm sido e continuam a estar estreitamente relacionado com democráticas políticos. Ocasionalmente, os movimentos sociais têm sido envolvidos em democratizantes nações, mas mais frequentemente do que floresceram depois da democratização. Nos últimos 200 anos, tornaram-se parte de uma expressão popular e global da dissidência.  
MAB (MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS)
O MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) é um movimento nacional de caráter popular composto por famílias atingidas direta ou indiretamente por barragens. Um dos objetivos do movimento é organizar as pessoas na luta pelos seus direitos, entendendo a água e a energia como bens essenciais ao ser humano e, por isso, devem ser bens públicos.
O MAB surgiu na década de 1970, período em que o Estado Brasileiro investiu intensivamente no setor de geração de energia elétrica, com a construção de usinas hidrelétricas. Foi a construção de barragens que mobilizou milhares de famílias expulsas das suas casas a reagirem na busca de direitos, em especial por uma política de indenização apropriada. Hoje, o Movimento dos Atingidos por Barragens tem representação em 16 estados do Brasil, promove encontros regionais e nacionais que contam com a participação de milhares de pessoas. 
O MAB tornou-se um movimento popular que visa organizar a população atingida ou ameaçada por barragens para lutar contra a construção de grandes barragens e/ou pela garantia de seus direitos de indenização, colaborando com isso para a construção de um novo modelo energético. Articula os interesses dos atingidos frente as empresas, autoridades, Estado e outras entidades envolvidas nos projetos de construção de hidrelétricas. (MAB: Uma História de Lutas. Desafios e Conquistas. Caderno nº 7.).
Na visão de Almeida (1994:4)
A luta pela terra, a resistência que opõem os pequenos produtores à construção de barragens hidrelétricas que os ameaça de expropriação, as tentativas de implantação de novos assentamentos rurais em áreas conquistadas através da luta pela reforma agrária, as críticas e as reivindicações concernentes às políticas agrícolas do Estado, a experimentação mais ou menos sistemática e organizada de novas tecnologias que sejam mais adaptadas às necessidades e a situação da pequena agricultura, são algumas das orientações que guiam o movimento de contestação atual.
Fazendo frente à reestruturação do setor elétrico, o MAB vem buscando criar novas formas de territorialização e novas territorialidades para enfrentar esta ação do capital no setor elétrico, como evidenciar o alto valor de energia que passou a ser pago pelos trabalhadores, o benefício que as empresas eletro intensivas têm em pagar baixos preços de energia (mesmo que gerem poucos empregos e sua produção esteja voltada para o exterior), Estas novas ações levam a uma ação do Movimento para além da área impactada pela construção da obra de represamento do rio, para além das “barrancas dos rios” como é falado pelos seus integrantes. Porém as atividades locais continuam a serem consideradas importantes. 6 Empresas que consome energia intensivamente. Destacam-se empresas ligadas aos setores de celulose, química e minerais. Movimento passa a ter uma maior inserção em redes de movimentos sociais (Via Campesina é um exemplo), busca atuar junto a organizações de trabalhadores urbanos de baixa renda que tem direitos diferenciados no preço da energia e que não estão sendo respeitados pelas empresas distribuidoras de energia.
	Como estratégia o MAB articular alianças e apoios com movimentos, entidades sociais, sindicais e ambientais, universidades e organizações que se identificam com a causa.
USO DAS TECNOLOGIAS NO MEIO AMBIENTE
Embora a tecnologia é responsabilizado por grande parte da poluição que contribui para o aquecimento global, ela também pode fornecer a solução para o problema. Investigação de novos métodos de produção de energia e de eletricidade é abundante; especialistas esperam encontrar fontes mais limpas e renováveis ​​de energia para substituir a fonte finita de combustíveis fósseis e reduzir o aquecimento global e as mudanças climáticas. Novos métodos, tais como turbinas de vento, energia solar e energia hidroelétrica estão sob escrutínio e estão constantemente sujeitos a trilhas para melhorar a eficiência dos sistemas existentes.
Todos os dias, uma nova pesquisa está sendo conduzida para melhorar os sistemas envolvidos no mundo moderno. Novos sistemas de remoção de resíduos e melhorar a eficiência da distribuição de energia eléctrica, por exemplo, pode beneficiar muitas pessoas no futuro, cortando as emissões e melhorar a eficiência. Projetos como esses que envolvem que funcionam com combustíveis mais limpos também pode mudar significativamente a maneira como vivemos no futuro; produtos energeticamente eficientes, como lâmpadas também irá contribuir para tornar o ambiente mais limpo.
Uma das principais razões por trás da diferença significativa entre o mundo em desenvolvimento e o mundo desenvolvido é a falta
de tecnologia. O mundo desenvolvido é fortemente dependente da tecnologia que torna a vultuosamente mais fácil e produção muito mais eficiente. A tecnologia está faltando nos países em desenvolvimento e isso contribui para a pobreza generalizada e a falta de serviços básicos, como água corrente limpa e abastecimento de alimentos.
TECNOLOGIA VERDE
Tecnologia verde, uma tecnologia amiga do ambiente é desenvolvido e utilizado de uma forma a proteger o meio ambiente e a conservação dos recursos naturais. Uma parte do ramo de energia renovável do movimento tecnologia ambiental, a importância tecnologia verde não pode ser ignorado. Chegamos a um ponto, onde precisamos parar e refletir sobre a crescente importância da tecnologia verde e por isso vai ser importante para a humanidade.
Usando o conhecimento para o uso prático é conhecido como tecnologia. Tecnologia verde utiliza práticas não poluentes para produzir coisas e materiais que não são tóxicos. As práticas inovadoras utilizadas nesta tecnologia podem trazer mudanças positivas em nossa vida diária. A prática envolve satisfazer as necessidades da sociedade, sem causar o esgotamento dos recursos naturais disponíveis e preservá-lo para uso futuro. Assim, a tecnologia verde dá importância para sustentar, ao mesmo tempo permitindo a satisfação das necessidades atuais.
OS OBJETIVOS DA TECNOLOGIA
	As metas importantes da tecnologia verde incluem
Uso conservadora dos recursos naturais;
Criação de produtos que são reutilizáveis ​​ou recicláveis;
Trazer mudança no padrão de produção para reduzir o desperdício e a poluição;
Encontrar alternativas para as práticas que prejudiquem o ambiente e os seres humanos;
	Isso irá garantir menos poluição ao meio ambiente e melhores condições de vida para os seres humanos no futuro.
As principais áreas onde a tecnologia verde pode ser usada incluem a produção de energia, química verde, construção de edifícios ecológicos, tratamento de esgoto, etc., o uso de tecnologia verde nestas áreas pode reduzir a pressão sobre os recursos naturais, economia e meio ambiente. Isto irá desempenhar um papel importante na manutenção do equilíbrio ecológico. Reduzir a poluição pode impedir o aquecimento global e o efeito estufa. Haverá poucas ocorrências de calamidades naturais e o clima se tornará mais previsível. Tratamento de esgoto utilizando tecnologia verde faz com que os recursos hídricos menos poluídos. Ele irá permitir a utilização de água reciclada para diversos fins. A química verde garante produtos químicos que são seguros para o meio ambiente. Visando a minimização dos problemas de saúde.
PRODUÇÃO DE ENERGIA
Esta é uma área onde a tecnologia verde tem as principais aplicações. A tecnologia verde usa a criação de energia a partir de novas fontes, utilizando novos métodos, bem como trazendo eficiência energética. Ele também inclui o desenvolvimento de diferentes fontes alternativas de energia para reduzir o uso de combustíveis fósseis que são prejudiciais ao meio ambiente. Produção de energia verde a partir de fontes que são renováveis ​​pode reduzir a dependência dos recursos naturais como petróleo, carvão, etc. encontra também não poluente métodos para a produção de energia a partir de várias fontes alternativas, como o vento, a luz solar biomassa etc. tecnologia verde é utilizado para melhorar o eficiência energética dos edifícios usando design e local apropriado para a construção de edifícios.
O FUTURO DA TECNOLOGIA VERDE
Espera-se que nos próximos anos o uso de tecnologia verde vai se estender para mais áreas. As futuras atividades econômicas dependerão da criação de produtos que são mais seguros e mais benéfico para o meio ambiente. Os governos de vários países estão reconhecendo a necessidade do uso de tecnologia verde e promover o uso e compra de itens produzidos usando a tecnologia verde ou que é ambientalmente amigável. Haverá novas carreiras que se abrem que são centrados na tecnologia verde. Criar consciência entre as pessoas sobre o uso de energia verde e produtos ecológicos irá melhorar o alcance dessa tecnologia.
2.2. GESTÃO DE PESSOAS
	RESISTÊNCIA À MUDANÇA
	Sou capaz de me adaptar às mudanças quando elas ocorrem.
Mudanças não são nem boas e nem más.
Quando mudanças acontecem, procuro fazer somente o que é necessário.
Se a mudança implica em fazer algo que não gosto, realizo as tarefas lentamente.
	ESTRESSE
	O que normalmente em seu dia-a-dia você acredita que o (a) deixa mais contente, alegre ou otimista?
O que normalmente em seu dia-a-dia você acredita que o (a) deixa mais irritado (a), frustrado (a), ou angustiado?
Recentemente tem conseguido gostar de suas atividades diárias
Recentemente você tem se sentido ativo e alerta?
	LIDERANÇA
	Identifica ações a desenvolver com maior impacto estratégico
Antecipa os problemas e desenvolve planos com vista à sua resolução
Envolve os colaboradores no estabelecimento de planos e nas decisões que os afetam.
Identifica eficazmente os pontos fortes e necessidades de desenvolvimento dos colaboradores
	MOTIVAÇÃO
	Você está satisfeito com o seu cargo?
 Você se sente satisfeito em relação ao volume de trabalho que realiza?
A empresa é aberta a receber e reconhecer as críticas, opiniões e contribuições de seus funcionários?
Sua empresa reconhece os bons funcionários? 
2.3. DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO
A implementação efetiva da pré-condição do mecanismo de mercado é um sistema de direito de propriedade claro, se apenas privatizando o direito de propriedade individual, o governo poderia gerenciar e implementar os requisitos ambientais proteção e funcionamento de forma sustentável. O racionalismo econômico é um ramo do mecanismo de mercado para alcançar fins públicos. O mercado é uma ferramenta poderosa para mudar o comportamento individual e institucional.  O racionalismo econômico desempenha diferentes formas em diferentes sociedades, mas se concentra na conversão de recursos ambientais para propriedade privada. ”Os mercados são sistemas baseados na troca de mercadorias, nos quais bens, serviços e recursos financeiros os instrumentos são trocados um pelo outro”. Os mercados funcionam sem problemas na medida em que os participantes em transações possam ser confiantes de que eles de fato têm direito de vender ou comprar os bens em questão - em outras obras, eles têm direito de propriedade.
No ramo da atividade econômica (empresarial) a propriedade privada é amparada pela Constituição Federal, onde o dono ou sócios tem o direito exclusivo de usar, usufruir desde que respeite a função social da propriedade para o bem da coletividade.
Levando-se em conta que a empresa é uma atividade econômica organizada que gera empregos, recolhe imposto e ainda movimenta o mercado com a compra e venda de produtos e prestação de serviços, a mesma cumpre o seu papel social perante os princípios da Constituição Federal. Segundo Pinheiro (2008) “No prisma da ordem econômica, esse princípio reza que a propriedade deve cumprir sua função econômica, ou seja, deve ser usado para gerar riquezas, garantir o trabalho, sustentar o Estado através de tributos justos e promover o desenvolvimento econômico”.
O crescimento da economia é sempre o ponto focal da atenção de todos os países. Se o crescimento da economia pode restringir por meio do ambiente? Se o meio ambiente melhorou, impulsionar a economia em desenvolvimento? Se o ambiente é um fator ao considerar o crescimento econômico? O núcleo que responde estas questões é como considerar o relacionamento entre crescimento econômico e meio ambiente. De um modo geral, uma economia no certo tempo com maior produtividade pode ser decidida pelo recurso de economia de uso naquele momento. Portanto, o aumento da velocidade e do potencial da economia é decidida pela sua quantidade total de recursos econômicos e sua maneira de desenvolvimento.
Confrontado com a pressão a nível nacional e internacional, especialmente no que diz respeito
à proteção da floresta amazônica e seu povo (Zhouri 2004), o Brasil desenvolveu uma nova política ambiental durante os anos 1980 e 1990. Esta política consistia principalmente de dispositivos para avaliar o impacto ambiental, bem como a introdução de licenciamento para projetos potencialmente destrutivos. A orientação 'participativo' da nova política não só previu a combinação de especialistas e avaliação política da viabilidade de novos projetos, mas também forneceu espaço para a opinião da sociedade civil, especialmente grupos potencialmente afetadas pelos projetos, a ser dublado. Portanto, o licenciamento foi organizado legalmente, e envolveu governança e negociação progressiva através da avaliação de três licenças sucessivas que assegurem a conformidade com os requisitos técnicos e legais de projetos.	
Os contornos e instrumentos da nova política ambiental incorporou o conceito de 'desenvolvimento sustentável', que foi apresentado como um "convergente e otimista" mais proposta alternativa, (Viola & Leis 1995: 77) capaz de incluir os diferentes 'setores' da sociedade em a busca de soluções que visem a harmonização entre o desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Com uma capacidade catalisador surpreendente, o prestígio crescente do conceito de desenvolvimento sustentável foi acompanhada por um processo de despolitização dos debates e camuflagem de conflitos, abrindo espaço para o paradigma da 'modernização ecológica' e sua lógica operativa do'adequacy' em o âmbito do licenciamento ambiental (Zhouri et al 2005;.Zhouri 2011).
No entanto, os objetivos participativos de acomodar interesses e alcançar decisões consensuais tornaram-se cada vez mais frustrados devido à multiplicação das tensões entre ambientalistas, movimentos sociais, empresários, empresas, burocracia técnica, e outros, em que os significados de 'desenvolvimento' e 'sustentabilidade' permaneceu contestada. Enquanto isso, a política ambiental brasileira foi sendo consolidada, e novas formas de envolver o país na economia global estava sendo julgado, juntamente com o ajustamento econômico correspondente e liberalização. 
Embora seja o instrumento de normalização para a implementação de projetos potencialmente prejudiciais, licenciamento ambiental depende de uma matriz mais ampla de programas administrativos e projetos geridos pelo Estado, particularmente ações de planejamento econômico. A implementação de hidrelétricas, por exemplo, não depende apenas de licenciamento, mas também, e sobretudo, sobre as medidas de planejamento prévio desenvolvidas e implementadas pelo setor de energia (Sigaud 1989; Vianna 1989)5 . Entre as medidas mais importantes são a formulação de planos para expandir a capacidade de geração, a estimativa do potencial hidrelétrico, e estudos de inventário e viabilidade - fases em que são escolhidas as opções técnicas e políticas para projetos específicos.
O crescimento populacional, a industrialização e uso, portanto, insustentável dos recursos naturais, têm um impacto negativo sobre o planeta. Essas representações estão em problemas como o aquecimento global, a destruição da camada de ozônio, a degradação dos rios e mares e desertificação. Estes efeitos são conhecidos como a poluição ambiental e tem conotações locais, regionais e mesmo globais.
‘No mundo cimeiras ambientais foram realizadas, em que os governos nacionais têm debatido os problemas da terra. O principal objetivo destes foi princípios que devem reger as nações a buscar a sustentabilidade social e econômica sem esgotar os recursos naturais ou colocar em perigo a sobrevivência das gerações futuras
É possível concluir-se que a visão da propriedade como um direito absoluto favorece o desenvolvimento da sociedade e da economia.
A empresa que administra seus negócios, seus lucros, cumpre a legislação vigente, preza pela ética e colaborando com a comunidade está cumprindo sua função social.
A Livre concorrência estimula o mercado dos negócios e a livre iniciativa, aprimora o mercado de consumo e contribui para o crescimento da economia do país desde que não haja abuso do poder econômico.
3 CONCLUSÃO
As principais desvantagens da energia hidrelétrica é que elas têm um grande impacto no meio ambiente local e nos sistemas ecológicos. Além disso, algumas barragens sofreram desastres graves e fatais.
As barragens criam grandes reservatórios ou lagos em áreas onde eles não ocorreriam de outra forma. Isto causa a destruição do ambiente natural e o perigo das espécies residentes frequentemente famílias e comunidades inteiras são forçadas para realocar-se permanentemente.
A mudança no fluxo do rio pode causar inundações destrutivas e efeitos de peixes e outros comportamentos da vida marinha.
Um dos principais fatores determinantes das usinas hidrelétricas é o alto custo de investimento. Além desses altos custos de investimento, os esquemas hidrelétricos têm um longo período de gestação de cerca de 5 a 10 anos, tornando-os impraticáveis ​​para os investidores privados.
Principalmente por razões de escala e custo, os projetos hidrelétricos geralmente são empreendidos apenas por governos ou grandes empresas de energia - e não por particulares.	
Os ecossistemas são complexos e interligados, e qualquer mudança pode ser desastrosa. A perda de uma espécie de peixe pode afetar as populações de espécies a jusante que dependem dela para alimento. Isto pode ter uma batida no efeito a ainda mais espécies, destruindo o equilíbrio frágil dos habitats que cercam o rio.
REFERÊNCIAS
AAKER, David Austin. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo:
Futura, 1996.
AAKER, David A. Administração Estratégia de Mercado. 7ª Edição. Porto Alegre : Bookman, 2007.
BATEMAN, T. Snell, S. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo : Atlas, 1998.
CHURCHILL, Gilbert A. Marketing: criando valor para os clientes. 2ª Edição. São Paulo : Saraiva, 2000.
DAFT, Richard. Administração. São Paulo : Pioneira Thomson Learning, 2005.
DIAS, Sérgio R. (coord.). Gestão de Marketing. São Paulo : Saraiva, 2004.
MARCELO CORREIA ARREBOLA. Abordagens estratégicas competitivas genéricas: delineando estratégias de lucratividade. Disponível em: < http://old.angrad.org.br/_resources/_circuits/article/article_1113.pdf>. Acesso em 21 set. 2016
SEBRAE. Ferramenta: ANÁLISE SWOT (CLÁSSICO). Disponível em: <>.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
administração
ALUNO
Hidrelétrica do Riacho Doce
CIDADE
2017
ALUNO
Trabalho de Produção Textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental; Gestão de Pessoas; Direito Empresarial e do Trabalho; Seminário Interdisciplinar IV.
Orientador: Elias Barreiros; Indiara Beltrame Brancher; Janaina Carla Vargas S Testa; Emília Yoko Okayama; Natalia Branco Lopes; Aleksander Roncon; Nicole Cerci Mostagi; Ewerton Taveira Cangussu; Elizete Alice Zampronio; Eduardo Faria Nogueira.
Hidrelétrica do Riacho Doce

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais