Buscar

Direito Constitucional I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Constitucional I
Problema 1
Sobre o art. 1° - Fundamentos da Republica Federativa do Brasil;
A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel de Estados, Municípios e Distrito Federal, sendo um Estado Democrático de Direito. Sendo assim seus fundamentos estão expostos no art. 1° da CRFB/88. São eles:
 I- a soberania; 
II- a cidadania; 
III- a dignidade da pessoa humana; 
IV- os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; 
V- o pluralismo político.
Ainda diz em paragrafo único que todo poder emana do povo, que exerce por meios de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da nossa Constituição de 1988.
Da Soberania podemos dizer que: Ela é a autoridade maior sem ela não teremos um Estado de forma absoluta e não pode ser submissa a nenhum outro poder.
Da Cidadania: Temos como exemplo como o direito de votar e escolher nossos representantes políticos ou mesmo de concorrer algum cargo público, uma condição primordial para concorrer um cargo político é ser nacional deste Estado. No nosso país esse regulamento se encontra no art. 14 da CRFB/88.
A dignidade da pessoa humana o que podemos citar conforme alguns doutrinadores que todo ser humano já nasce com dignidade, mas podemos definir como direitos fundamentais do ser humano os quais sem eles não conseguem viver plenamente a vida em uma sociedade. Ainda temos a declaração universal dos direitos humanos que foi uma inspiração para mudanças nos Estados para uma vida mais justa e igualitária para o cidadão (Norberto Bobbio).
Sobre os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa todos nós sujeito de direito temos a liberdade de desenvolver qualquer atividade econômica e atividade social claro conforme a legislação vigente, além disso, nossa Constituição assegura a todos o art. 170 o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei. (citar o artigo 170 CRFB/88)
Art. 170 CRFB/88 A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
 I – soberania nacional;
II – propriedade privada;
III – função social da propriedade;
IV – livre concorrência;
V – defesa do consumidor;
VI – defesa do meio ambiente;
VII – redução das desigualdades regionais e sociais;
VIII – busca do pleno emprego;
IX - Tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.
Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.
O Pluralismo político isso que dizer que no nosso país somos livres para expressarmos nossas ideias políticas essa diversidade é garantida na nossa constituição, ou seja, temos a livre escolha de defendermos o comunismo, socialismo ou mesmo até os dois juntos se quisermos. Podemos considerar como uma blindagem da democracia, pelo fato de termos uma rotatividade de poder.

Continue navegando