Buscar

AV2 5° SEM CIENCIA CONTABIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Para que possam ser atingidos os objetivos propostos pelo método ABC, são seguidas algumas fases, elas encontram-se de forma resumida abaixo, dessa forma, coloque-as na ordem e assinale a alternativa correta:
I. Identificação e seleção dos direcionadores de custos: representa a base pela qual serão atribuídos os custos das atividades aos produtos.
II. Atribuição dos custos das atividades aos produtos: nesta fase os custos das atividades são atribuídos aos produtos.
III. Identificação das atividades relevantes: A identificação dessas atividades nos departamentos é o pressuposto básico do método ABC.
IV. Atribuição de custos à atividade: representa todos os gastos necessários para que essa atividade seja executada.
Alternativas:
a) I, II, III e IV.
b) III, IV, I e II.
c) IV, II, III e I.
d) II, III, I e IV.
e) III, I, IV e II.
2) Acerca dos conteúdos trabalhados na Web Aula 2, sobre ABM e ABC, verifique as sentenças abaixo e assinale a alternativa que apresente todas as corretas.
I. O ABM representa um modelo que se utiliza das informações obtidas pelo método ABC para a tomada de decisões estratégicas de cunho gerencial.
II. Algumas correntes defendem que os custos fixos não devam ser atribuídos aos produtos, pois, não haveria nem mesmo as mudanças de critérios e as formas de alocação.
III. O ABC se apresenta como uma alternativa às questões de rateio dos custos fixos, uma vez que elimina os chamados critérios de rateios utilizados principalmente pelo método absorção.
IV. Os custos fixos são alocados às atividades por meio dos direcionadores de custos e são posteriormente transferidos aos produtos.
V. Como qualquer outro método ou modelo, permitem a análise de apenas do todo e, dessa forma, representam boas opções, como forma de melhoramento da gestão dos custos e dos resultados das empresas.
Alternativas:
a) Apenas I e II.
b) Apenas IV e V.
c) Apenas II e III.
d) Apenas I, III e IV.
e) Apenas II, IV e V.
3) O conceito do ABC (Activity-Based-Costing), ou custeio baseado em atividades, foi criado, principalmente, em virtude da inquietação dos estudiosos dos sistemas de custos, diante do crescimento dos custos indiretos ocasionados pelo avanço tecnológico e crescimento das indústrias. Para Martins (2003, p. 87), ele "é um método que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos". Relacionado a esse método de custeio, assinale as alternativas abaixo que representam suas características:
I. Apoia-se no planejamento, execução e mensuração do custo das atividades para obter vantagens competitivas.
II. Em sua primeira fase, seu principal foco é a aplicação do conceito de atividade e departamento como forma de reconhecimento dos custos totais dos produtos, sendo esses, os diretos e os indiretos.
III. Ele é considerado com alto grau de complexidade no sentido de implantação nas empresas principalmente devido ao fato de que os sistemas de informações necessitam estar preparados para a acumulação dos dados de tal forma que permita a identificação das atividades e seu respectivo custo.
IV. O rateio dos custos fixos, que não é contemplado pelo ABC, aos produtos compromete a eficácia da informação.
Assinale a alternativa que contenha somente as sentenças corretas:
Alternativas:
a) Apenas I e IV.
b) Apenas I, II e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas II e IV.
e) Apenas IV.
4) De acordo com Martins (2003, p. 289) algumas informações estratégicas são permitidas pela visão de gestão das atividades, abaixo há algumas informações estratégicas, selecione quais são elas e assinale a alternativa correta:
I. Alterações do mix de produtos.
II. Alterações no processo de formação de preços.
III. Manutenção dos processos e redesenho de produtos.
IV. Manutenção de atividades que não agregam valor.
V. Eliminação de desperdícios e elaboração de orçamentos com base em atividades.
Alternativas:
a) Apenas I, III e IV.
b) Apenas II, III e V.
c) Apenas IV e V.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I, II e V.
5) O método de custeio ABC tem em núcleo estrutural o objetivo de evidenciação das atividades, o que também podemos ver em outros sistemas, como é o caso do GECON. Acerca desses dois métodos de custeio, verifique as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente uma diferença entre o método de custeio ABM e o GECON.
Alternativas:
a) No modelo ABM o reconhecimento da receita ocorre quando a empresa executa uma atividade, enquanto que no modelo GECON, isso ocorre quando ocorre um acréscimo no valor do bem.
b) Ambos os modelos têm enfoque para os níveis estratégico e operacional, entretanto o modelo do sistema ABM dá mais importância para o nível operacional.
c) Com relação ao preço de transferência, no modelo ABM ele é utilizado para obter o valor dos produtos/serviços transferidos para outra atividade, enquanto que no modelo GECON, ele é utilizado para obter o valor dos produtos/serviços transferidos para outra unidade da empresa.
d) Com relação aos objetos de acumulação de custos, o modelo GECON é através dos clientes, fornecedores e canais de distribuição; enquanto que no modelo ABM é através de atividades e produtos e serviços.
e) Método de custeio do modelo ABM é o Direto, enquanto que no modelo GECON é o custeio por Absorção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando