Buscar

Apresentação do Laboratório - Nomes e Utilidades de Materiais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA
ENGENHARIA AGRONÔMICA
QUÍMICA GERAL
PRÁTICA: DEPOIMENTO SOBRE ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM LABORATÓRIO
NOMES: BRUNA PEDRINA ALVES CAMARGO RIBEIRO
	 DOUGLAS
	 LEONARDO
PROFESSOR RESPONSÁVEL: DEVANEY R. DO CARMO
12/03/2018
Depoimento: Impressões sobre o Laboratório de Química
	Nós, alunos do Curso de Engenharia Agronômica, Leonardo, Douglas e Bruna, ingressantes do 1º semestre de 2018, durante a aula de Química Experimental no dia 05 de Março, tivemos nosso primeiro contato com um laboratório de Química.
	Aprendemos durante a apresentação e explicação do professor Devaney R. do Carmo, os nomes e utilidades de alguns dos muitos materiais utilizados em experimentos durante as aulas práticas. Conhecemos também a sala de armazenamento e conservação de produtos químicos e alguns aparelhos, além dos procedimentos de emergência. Também nos foi passado quais EPIs devem ser utilizados durante a permanência dentro do laboratório e as normas de conduta.
	Acreditamos que teremos uma boa experiência e aprendizagem durante o semestre nas aulas práticas ministradas neste laboratório.
Segue em anexo, os nomes e funções dos objetos passados em folha de atividade.
	
	
Lista de Itens e suas utilidades:
1. Almofariz e pistilo (gral)
	O almofariz é uma tigela que pode ser feita de porcelana, madeira, pedra, entre outros. Junto com o pistilo, um bastão de ponta arredondada, o almofariz é usado para maceração de sólidos.
2.
3.
4.
5. Balão de fundo redondo
	Utilizado em destilações químicas, o balão de fundo redondo é apropriado para sistemas de refluxo e evaporação a vácuo.
6. Balão volumétrico
	O balão volumétrico é utilizado para preparar soluções com volumes precisos, porém maiores que o volume de uma pipeta ou bureta.
7. Baqueta (bastão de vidro)
	O bastão de vidro é utilizado na agitação de misturas e também pode auxiliar o transporte de liquidos de um frasco para outro.
8.
9.
10.
11. Cápsula de porcelana
	Recipiente de porcelana utilizado em evaporações e secagens.
12.
13.
14. Béquer
	O béquer é um recipiente simples, graduado, com marcações pouco precisas, utilizado para dissoluções, aquecimento, misturas, reações de precipitação e reações entre soluções.
15. Densímetro
	O densímetro é utilizado para medir a densidade e inferir propriedades de um líquido a partir da massa específica.
16.
17. Erlenmeyer
	O frasco Erlenmeyer é um recipiente utilizado no armazenamento e misturas de produtos e soluções, titulações e cultivo de organismos e tecidos. Seu formato evita que o líquido armazeado respingue para fora.
18. Kitasato
	O Kitasato é utilizado geralmente em conjunto com um funil de Büchner para filtrações a vácuo, mas também pode ser utilizado para verificar umidade em gases.
19. Pisseta
	A pisseta é um recipiente destinado a armazenar líquidos que serão usados geralmente para lavagens e descontaminação, como por exemplo a água destilada. Também pode ser usado para adicionar líquido em outros recipientes.
20. Funil de Büchner
	O funil de Büchner é um funil de porcelana com orificios, utilizado para filtrações a vácuo em conjunto com um Kitasato.
21.
22. Funil
	O funil é utilizado para facilitar a transferência de líquidos entre recipientes, e pode ser utilizado com um fitro de papel, para filtrar misturas heterogêneas.
23.
24.
25. Mufa dupla
	A mufa dupla é utilizada para adaptar utensílios laboratoriais ao suporte universal.
26a. Pinça de madeira
	A pinça de madeira é um utensílio utilizado para segurar tubos de ensaio que estão em aquecimento, para evitar queimaduras.
26b.
27.
28.
29.
30. Proveta
	A proveta é um instrumento utilizado na medição de líquidos com uma precisão razoável. Pode-se encontrar provetas de diversos volumes diferentes.
31. Estante para tubo de ensaio
	A estante é utilizada para suportar os tubos de ensaio.
32. Suporte universal
	O suporte universal é uma estrutura destinada a suportar utensílios laboratoriais em geral. Pode ser utilizado em diversos processos, como por exemplo a destilação e a filtração.
33. Tela de amianto
	A tela de amianto é uma tela de arame de aço com cerâmica ou lã de rocha prensado no centro. É utilizada para apoiar vidrarias no tripé de ferro ou em anéis no suporte universal, ou para auxiliar a distribuição uniforme do calor em processos de aquecimento.
34.
35. Tripé de ferro
	O tripé de ferro é uma estrutura destinada a apoiar a tela de amianto ou outros objetos durante o aquecimento.
36. Tubo de ensaio
	O tubo de ensaio é um recipiente simples onde pode-se efetuar reações químicas de pequena escala e com poucos reagentes.
37.
38. Vidro de relógio
	O vidro de relógio se consiste em um recipiente circular e côncavo de vidro, utilizado na pesagem, análise e evaporações de pequenas quantidades de materiais.
39.
Fontes:
Wikipédia -
UNESP Faculdade de Ciências - http://www2.fc.unesp.br/lvq/prexp02.htm#
M Científica Equipamentos para Laboratório - http://www.mcientifica.com.br
InfoEscola - www.infoescola.com/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando