Buscar

Anexo 3n Const. I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. O poder constituinte atribuído aos Estados membros para se auto-organizarem é denominado: 
A. originário derivado. 
B. originário. 
C. revolucionário. 
D. decorrente. 
E. originário federativo. 
2. Quanto à expressão “catálogo materialmente aberto": 
I. em relação aos direitos fundamentais, refere-se ao rol taxativo das espécies de direitos fundamentais. 
II. em relação aos direitos fundamentais, refere-se ao rol exemplificativo das espécies de direitos fundamentais. 
III. encontra-se consubstanciado na norma do §2o do artigo 5o da Constituição Federal de 1988, referindo-se aos “direitos e garantias expressos nesta Constituição”. 
IV. pressupõe que os direitos e garantias constitucionais expressos não excluem outros decorrentes do regime político (democrático) e dos princípios adotados pela Constituição, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. 
Quais são as corretas? 
A. I, II, III e IV. 
B. I e IV. 
C. II e III. 
D. II, III e IV. 
E. I, III e IV. 
3. É admitido nos Estados Unidos da América o denominado hate speech, isto é, admite-se a plena e absoluta liberdade de expressão, ainda que verse sobre a manifestação de ódio, desprezo e intolerância. No Estado Brasileiro, houve um autor que escreveu obra literária antissemita, discriminando os judeus e pregando o ódio racial. O Ministério Público, diante dos fatos, ajuizou ação por crime de racismo e alegou que o autor da obra utilizou abusivamente a liberdade de expressão, vindo a situação a ser apreciada perante o Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Habeas Corpus nº 82.424/RS. Na situação acima discriminada, observando-se a ótica constitucionalista e o entendimento perfilhado pelo Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta: 
A. A liberdade de expressão não constitui direito absoluto, pois, no caso, evidencia-se como prática discriminatória deliberada e dirigida especificamente aos judeus, configurando ato ilícito de prática de racismo, com as consequências gravosas que o acompanham. Portanto, o direito à livre expressão não pode abrigar, em sua abrangência, manifestações de conteúdo imoral que implicam ilicitude penal. 
B. O “hate speech” configura uma das variáveis da liberdade de consciência e manifestação da expressão, não podendo sofrer qualquer tipo de censura, já que o Estado não poderá interferir na liberdade de consciência e opinião das pessoas. 
C. Os direitos fundamentais à liberdade de consciência e à liberdade de expressão constituem direitos fundamentais de 1ª dimensão, não podendo o Estado interferir na veiculação de quaisquer informações, ainda que de conteúdo duvidoso, envolvendo intolerância, discriminação e ódio. 
D. O direito à liberdade de expressão, no Estado Brasileiro, apresenta-se absoluta, cabendo, conforme a situação de abusividade, o direito à indenização pelo dano material, moral e à imagem. 
E. A censura prévia a divulgação de quaisquer obras literárias, artísticas ou científicas sempre foi admitida no Estado Brasileiro, mesmo após a Constituição Cidadã de 1988, pois o controle das informações, especialmente as de caráter antissemita, deverão sempre passar pelo crivo prévio do Estado. 
4. A respeito direito fundamental à liberdade de associação assinale a alternativa correta: 
A. Além do direito de associar-se e permanecer associado, inclui também o direito de não associar-se. 
B. Compreende exclusivamente as liberdades positivas, ou seja, aquelas relacionadas com o direito à filiação e à criação de associação e não diz respeito ao direito de deixar de associar-se.
C. Compreende exclusivamente as liberdades negativas, ou seja, aquelas que impedem o Estado de interferir em toda e qualquer associação, sem exceções. 
D. Compreende as liberdades positivas e negativas relacionadas com a criação de associação para fins de representação de interesses exclusivamente profissionais. 
E. É aquele segundo o qual todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. 
5. Acerca do tratamento da nacionalidade brasileira na Constituição Federal de 1988 (CF), assinale a opção correta. 
A. É permitida a extradição de brasileiros naturalizados, respeitadas as condições previstas na CF. 
B. Filhos de brasileiros nascidos no estrangeiro podem optar pela naturalização, desde que o façam antes da maioridade civil. 
C. A naturalização é concedida exclusivamente a portugueses tutelados pelo Estatuto da Igualdade, caso haja reciprocidade em favor dos brasileiros. 
D. Brasileiros natos e naturalizados são equiparados para todos os efeitos, dado o princípio da isonomia, conforme o qual todos são iguais perante a lei. 
E. São considerados brasileiros natos apenas os nascidos em solo nacional. 
6. Sobre a inviolabilidade das comunicações e dados (CF, art.5º, XII), é correto afirmar:
A. O Supremo Tribunal Federal declarou em 2016 a inconstitucionalidade do art. 6º da Lei Complementar 105/2001.
B. Sigilo telefônico é termo sinônimo de sigilo dos registros telefônicos, ambos podendo ser quebrados sem autorização judicial prévia, pois são matérias de reserva de jurisdição. 
C. A quebra do sigilo de correspondência é matéria de reserva de jurisdição. 
D. Tendo em vista que as comissões parlamentares de inquérito possuem poderes de autoridade judicial, conforme o art. 58, §3º da Constituição Federal, é correto afirmar que uma CPI pode quebrar o sigilo de correspondência sem autorização judicial prévia. 
E. A norma do art. 5º, XII é norma de eficácia limitada pois sua aplicabilidade depende de norma infraconstitucional, no caso, da lei 9.296/96 que regulamenta as hipóteses de sigilo das comunicações e dados.
7. Elabore um texto dissertativo em 10 (dez) linhas a respeito dos seguintes remédios constitucionais: habeas corpus, mandado de segurança e habeas data. 
8. O Estado do Tocantins publicou edital no Diário Oficial do Estado de concurso público para o preenchimento de vagas para o cargo de policial. Uma das provas é a realização de testes físicos e um dos testes exige que os candidatos façam a seguinte atividade: Flexões abdominais: consiste em o candidato executar exercícios abdominais, por flexão de braços, deitado em decúbito ventral, em um maior número de repetições dentro de suas possibilidade, no período de um minuto, obedecendo à tabela de pontuação abaixo: ... Em função da redação incoerente do texto desse teste, o Estado publicou uma errata do edital no mesmo órgão oficial de imprensa, duas semanas antes de iniciarem as provas, com a seguinte redação: Flexões abdominais: consiste em o candidato executar exercícios abdominais, por flexão de tronco, em decúbito dorsal em um maior número de repetições tocando os cotovelos nos joelhos ou coxas, no período de um minuto. Como os candidatos já haviam se inscrito na prova no momento da percepção do equívoco da referida redação, muitos deles se consideraram surpreendidos, no dia da realização desse teste físico, pois não tomaram conhecimento da errata do edital. Alguns desses, que não conseguiram passar na prova de esforço físico, ingressaram com mandado de segurança com a alegação de que esse teste deve ser desconsiderado como critério de aprovação, pois foi incluído após as inscrições, apenas duas semanas antes do começo das provas e porque não foi publicado num jornal de grande circulação para que todos tivessem a chance de tomar conhecimento da modificação. Assim, alegam que houve ofensa ao princípio da razoabilidade. A quem assiste razão no caso? Dê os fundamentos jurídicos cabíveis (fundamentos normativos, jurisprudenciais e doutrinários) 
9. Evilásio sempre trabalhou sem vínculo formal, realizando tarefas eventuais para pessoas naturais e pessoas jurídicas. Com o passar dos anos, os males do trabalho desgastante diminuíram sua capacidade de suportar longas jornadas, impedindoa assunção de tarefas que efetuava corriqueiramente. Com base nas normas constitucionais, diante da necessidade premente de sobrevivência, deve o Estado ampará-lo, conferindo-lhe remuneração, diante da proteção, como direito social à previdência. Julgue e fundamente. 
RESPOSTA:Seria direito social a ASSISTENCIA AOS DESAMPARADOS.
10. O sentido sociológico da Constituição como uma folha de papel, cuja verdadeira característica está na organização dos fatores reais do poder em uma dada sociedade, contrasta com a visão da força normativa da Constituição, segundo a qual a Constituição não se pode submeter à vontade dos poderes constituídos e ao império dos fatos e das circunstâncias. A Constituição espraia sua força normativa por sobre o ordenamento jurídico, e todos os atos estatais que com ela contrastem expõem-se à censura jurídica do Poder Judiciário. Julgue de maneira fundamentada a questão. 
Resposta: Verdadeiro
R: Correto. A primeira parte fala de Lassale, que defende o sentido sociológico ao afirmar que uma Constituição só seria legítima a partir do momento em que se submetesse aos fatores reais de poder, sendo esta a Constituição real e efetiva. A segunda parte fala de Konrad Hesse dizendo que a Constituição deve impor-se sobre estes fatores não tomando uma postura exclusivamente passiva, onde as normas jurídicas e a realidade sejam consideradas em um condicionamento recíproco. Por fim, fala-se de Kelsen e o sentido jurídico no qual a Constituição seria o equivalente a norma positiva suprema, ou seja, um conjunto de normas que regula a criação de outras normas.

Outros materiais