Buscar

O Marxismo F. C. Sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Disciplina Fundamentos das Ciências Sociais
Prof. Natalícia Batista
*
*
No século XIX, vários pensadores tinham grande preocupação em dar respostas significativas a sociedade e considera-se como marco importante os ideias de liberdade, igualdade e fraternidade vindo da Revolução Francesa. Esses ideais conduziram á esperança de que o progresso beneficiaria a todos.
No plano político-social surge um novo modelo de sociedade que foi se consolidando em diversos países da Europa , e mais tarde em diversas regiões do mundo.
*
*
Desigualdade e desumanização de exploração do trabalho entre este, falta de moradia- albergues noturno para os sem-teto nas cidades, falta de condições graves de saúde-mortalidade infantil, alcoolismo e doenças e infecções .
Não se sabe com certeza as razões que levaram Marx a abraçar a causa do proletariado. Os socialistas utópicos foram os primeiros a proporem e teorizarem meios que pudessem resolver a expressa diferença percebida na sociedade.
*
*
“ A historia de todas as sociedades que existiam até os nossos dias tem sido aa historia das lutas de classe.”
*
*
Marx nasceu numa família de classe rica. Seus pais eram judeus que tiveram que se converter ao cristianismo. Dedicou-se aos estudos pelo direito, filosofia, e historia. 
Amigo inseparável de Friedrich Engels, lançaram o célebre Manifesto comunista.
*
*
Principais obras:
 Manuscritos econômico-filosóficos A Guerra Civil na França; Crítica da Filosofia do Direito de Hegel; A Sagrada Família (A Ideologia Alemã (Miséria da Filosofia (Manifesto do Partido Comunista (ENTRE OUTROS.
*
*
De acordo com Marx, o motor da história é a eterna luta de classes, entre aqueles que detêm os modos de produção e aqueles que possuem apenas a força de trabalho para vender.
 De acordo com Marx, com o Capitalismo há o desvirtuamento do trabalho humano com o proletário.
*
*
Critica a filosofia de Hegel e Feuerbach. Para Marx, não existe o individuo formado fora das relações sociais – essência humana- a forma que o individui0 se comporta, agem e sentem e pensam vincula `a forma como se dão as relações sociais, que são determinada pela produção da vida material.
Ao produzir todas as coisas, o processo de produção da vida material condiciona a vida social, politica e espiritual.
*
*
*
*
Permanece a classe como modo de exploração humana. E a propriedade privada, devido a produção excedente;
A consolidação do Estado moderno ou burguês (Estado-nação), como aparelho coercitivo;
Cria-se a alienação na produção, que é o estranhamento [o produtor deixa de se reconhecer no que produz] do trabalhador diante da mercadoria que ele produziu – a esse processo Marx chama fetichismo da mercadoria; 
 Intensifica-se a mais-valia.
*
*
Reconhece o trabalho como atividade fundamental do ser humano e analisa os fatores q1ue o tornam uma atividade massacrante e alienada no capitalismo.
Principal textos na obra O Capital, logica do modo de produção capitalista, em que a força de trabalho é transformada em mercadoria que reproduz o capital.
*
*
Ou seja:
“Quanto mais aumenta o capital produtivo, tanto mais se estendem a divisão do trabalho e o emprego da máquina, quanto mais a divisão do trabalho e o emprego aumentam, mais a concorrência entre os operários cresce e mais se contrai seu salário.”
“A parte do capital, o lucro, sobe na mesma medida em que a parte do trabalho, o salário, baixa, e vice-versa.”
*
*
 Por burguesia entende-se a classe de capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social, que empregam o trabalho assalariado. 
Por proletários compreende-se a classe dos trabalhadores assalariados modernos que, privados de meios de produção próprios, se vêem obrigados a vender sua força de trabalho para poder existir.
*
*
Um caráter revolucionário para intervir por meio de ações concretas e práticas, para essas transformações ocorram, o que aconteceu do feudalismo para o capitalismo. O capitalismo também criou uma classe revolucionária que deve se organizar para um momento oportuno. 
Nesse momento, passando de despossuídos a detentores do poder, o proletariado trataria de arrancar pouco a pouco o capital das mãos dos burgueses, centralizando os instrumentos de produção nas mãos do Estado.
 
*
*
Vivemos num pais com imensa desigualdade econômica entre as classes sociais. Marx afirmou que a luta de classe é o motor da história . Será que existe uma luta de classes no Brasil, haveria entre nos uma classe revolucionária .......
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais