Buscar

ALGORTIMOS COMPUTACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Processos e instruções
Um processador é uma espécie de microchip especializado. A sua função é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados, dependendo da aplicação. Basicamente, um processador é uma poderosa máquina de calcular: Ela recebe um determinado volume de dados, orientados em padrão binário 0 e 1 e tem a função de responder a esse volume, processando a informação com base em instruções armazenadas em sua memória interna.	
É a parte mais importante do computador, o "cérebro" da máquina. É o processador que controla as outras partes do micro e faz com que ele consiga executar funções como operações matemáticas, elaboração de textos e armazenamento de dados. Quanto mais sofisticado for o processador, mais funções ele consegue realizar e com maior velocidade
	
	
	
	
Para executar tarefas o processador trabalha em conjunta com outras partes do computador:
Dispositivos de saída: (monitor) mostra a execução da operação que está sendo realizada
Fonte de alimentação: Por onde entra a energia elétrica necessária ao funcionamento do computador
Memória: Armazena dados, programas e sequencias de instruções
	
Memorias centrais 
Memória é um termo usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações? Não haveriam nenhum computados digital capaz de armazenar dados ou programas
A memória do computador pode ser dividida em duas categorias:
Principal: de acesso mais rápido, porém, com uma capacidade muito menor. Armazena informações temporariamente durante um processamento realizado pelo CPU.
Secundaria: De acesso mais lento, mas de capacidade superior a principal. Armazena grande conjunto de dados que a memória principal não suporta.
Memorias não voláteis: são aquelas que guardam todas as informações mesmo quando não estiverem a receber alimentação. Como exemplos, temos: ROM,FeRAM, FLASH, bem como dispositivos de armazenamento. As memorias em massa podem armazenar grande quantidade de informações e tem sido seu tamanho reduzido a cada dia.
Dispositivos de armazenamento
	Para que os dados não se percam, precisam ser gravadas num dispositivo de armazenamento chamado memoria auxiliar; esta, armazena as informações que estão na memoria principal (RAM). Existem vários tipos de memória auxiliar, como: o disquete, disco rígido, discos opticos (CD ROM e DVD ROM), entre outros.
Discos flexíveis:
-Os disquetes: são encontrados em dois tipos:
Face simples: onde haverá gravação em apenas um lado do disco.
Face dupla: onde haverá gravação em ambos os lados.
Um dispositivo que apenas armazena informações é chamado de mídia de armazenamento.
Armazenamento eletrônico de dados é o armazenamento que requer energia elétrica para armazenar e recuperar dados.
Podem ser classificados como: 
Memoria principal e secundaria
Memoria volátil ou não volátil 
Dispositivos magnético, óptico ou eletrônico
Dispositivos removível ou não removível
Dispositivos de entrada e saída
 São também chamados de periféricos. Eles permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e/ou saída de dados. O que todos os dispositivos de entrada tem em comum é que eles decodificam a informação que entra em dados que passam a ser processados pelo sistema digital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informações que pode ser atendida pelo usuário.
 Há dispositivos que funcionam tanto para entrada como para saída de dados, como o modem e o driver de disquete. Atualmente outro dispositivos hibrido é a rede de computador
 Os principais dispositivos de armazenamento de entrada de informações: teclado, mouse driver de CD/DVD, pen driver, scaneer, microfone, joystick, câmera, mesa gráfica, caneta ótica.
 Os principais dispositivos tanto de entrada como de saída, são: modem, driver, gravador e disco rígido. Os principais dispositivos de saída, são: monitor de vídeo, driver CD-ROM, caixa de som, impressora, sensores (movimento, temperatura), e óculos de realidade virtual.
Software e Hardware
Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. A ciência que estuda o hardware é conhecida como arquitetura de computadores. 
 Diferentemente do hardware, o software é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas. Os softwares podem ainda ser classificados em:
- Softwares de Sistemas: permite que o usuário interaja com o computador e suas partes. Ex: firmware, drivers, etc. 
- Softwares Aplicativos: permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica. Ex: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc. 
SOFTWARE DE JOGOS
Geralmente são softwares relacionados a entretenimento para proporcionar lazer e diversão. Dispõem de muitos recursos interativos e existem de todos os tipos, desde estratégias até simulações reais de muitas coisas como corridas (Need for Speed) ate mesmo de vida como o Second Life.
SOFTWARES ABERTOS
São aqueles que permitem que o usuário produza com liberdade e criatividade, se classificam nessa categoria aqueles softwares de apresentações, bancos de dados,e vários outros.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Este tem como finalidade desenvolvimento de outros programas e sistemas de uso genérico. Utilizando este tipo de software um programador pode desenvolver sistemas como: Sistemas Contábeis, Administração de Empresas, Controle de Estoque/Venda/Compra etc.

Outros materiais