Buscar

998659 O uso de tablet para o auxílio ao aprendizado a crianças com deficiências auditivas 0 700756

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
O uso de tablet para o auxílio ao aprendizado a crianças com deficiências auditivas 
 junine dos Santos Viana RU: 999234
 luzinete de Lima Santos RU: 327702
 Lucinete Martins Macário RU: 998659
 Pólo –Paragominas -PA
 Data (10/09/17)
 
 BLOG MAGIC WEB DESIGN WLTPS;//WWW.MAGICWEBDESIGN.COM.BR
 	
 Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública de educação fundamental, as crianças com deficiência auditivas também tem seus direitos, umas delas é freqüentar a escola regular com acompanhamento de um instrutor de libras. 
 	 Como para uma pessoa surda, o que se destaca é aquilo que ela pode ver o letramento dela é de extrema importância, pois a través dele que se potencializa sua comunicação,bem como sua inter-relação no meio social,por exemplo, identificar placa nas ruas, para onde vai determinados ônibus ou buscar uma mercadoria pelo nome no mercado ou em uma loja. 
Pensando em uma forma de facilitar o aprendizado das crianças surdas durante o processo de alfabetização e dar a elas, de certa forma, mais liberdade, este trabalho tem como principal objetivo, desenvolver uma aplicação móvel para Tablet que auxilie o letramento da criança surda. Tal aplicação poderá ser usada em sala de aula para auxiliar a criança no processo de aprendizagem, possibilitando que a mesma tenha certa autonomia neste processo, inclusive fora da sala de aula. Este aplicativo será uma adaptação da metodologia utilizada pelo CEMESPI, onde a criança surda visualizará uma figura e deverá preencher as lacunas com a palavra que represente a figura, podendo solicitar a ajuda, que será o sinal em Libras, quando correta a resposta à criança terá acesso a um pequeno vídeo demonstrativo, que justifique para a criança qual ligação entre a figura e o sinal. O professor terá acesso específico que permita cadastrar novas palavras com sua imagem, sinal e vídeo correspondentes, ampliando cada vez mais a base de dados do aplicativo. Ou seja, o professor poderá aumentar o vocabulário do aplicativo de acordo com o desenvolvimento do aluno, visto que o uso da tecnologia na educação já é uma realidade e tendo em mente os conceitos de inovação, acessibilidade e usabilidade, encontra-se no tablet a solução ideal. Espera-se que este aplicativo auxilie o letramento da criança surda e, por ser o tablet uma ferramenta recente, que ele desperte o interesse da criança, tornando o aprendizado ainda mais prazeroso, possibilitando inclusive que o aprendizado continue fora da escola.
 De acordo com dados do Censo do IBGE em 2010, 45,6 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência e, portanto, algumas limitações, necessidades especiais etc. E a tecnologia pode ser uma grande aliada na superação dos limites e desafios cotidianos.
E o uso das tecnologias para a acessibilidade e inclusão só tende a crescer no Brasil e no mundo. Mas, para isso, é preciso que as escolas, universidades, governos, empresas e sociedade se unam para incentivar, apoiar, financiar projetos desse tipo. Alunos do ensino médio e universitário em diversos lugares do Brasil desenvolvem projetos incríveis, Seja com o incentivo e o conhecimento nas instituições de ensino, pelo financiamento de governos, empresas e pessoas, seja por espaços de pesquisa cedidos, mais divulgação pelas mídias, etc. O caminho a ser seguido já está delineado; basta irmos em frente! Para que a inclusão ocorra é preciso preparação e qualificação para que tenhamos uma educação de qualidade. Cada dia mais e mais crianças são inseridas em nossas escolas precisando de atendimento diferenciado, com adaptações que atendam as suas características particulares, principalmente alunos portadores de TGD que possuem comportamentos diferenciados e apresentam peculiaridades na sua socialização.
Sabe-se que atualmente a rede pública não tem condições de oferecer em sua totalidade, o suporte necessário para uma criança especial. Assim, espera-se com o desenvolvimento desta aplicação, proporcionar mais uma ferramenta de apoio no aprendizado, neste caso, letramento da criança com deficiência auditiva. Para tal, entende-se como importante a adoção por partes dos municípios e estados do tablet como instrumento auxiliar de aprendizagem.
Espaçamento 1,15

Continue navegando