Buscar

Caso Concreto - Semana 1 - Estácio (Direito)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estácio de Sergipe 
Caso Concreto – Semana 1 
Trabalho realizado pela aluna Celiany Moura, da turma 3003, orientada pelo professor Fernando Monteiro da disciplina de Direito Constitucional I.
Aracaju, 08 de fevereiro de 2018
Caso Concreto 
O sentido sociológico da Constituição como uma folha de papel, cuja verdadeira característica está na organização dos fatores reais do poder em uma dada sociedade, contrasta com a visão da força normativa da Constituição, segundo a qual a Constituição não se pode submeter à vontade dos poderes constituídos e ao império dos fatos e das circunstâncias. A Constituição espraia sua força normativa por sobre o ordenamento jurídico, e todos os atos estatais que com ela contrastem expõem-se à censura jurídica do Poder Judiciário. Julgue de maneira fundamentada a questão. (CESPE)
R: A proposição está correta, tendo como base a definição de Ferdinand Lassalle acerca do sentido sociológico da constituição. Segundo o autor, é necessário que exista uma distinção entre a verdadeira e efetiva “Constituição”, daquela que identifica e explicita a dinâmica de poder estabelecida em uma sociedade, em relação à Constituição escrita, que, como qualquer documento, equivale a uma mera “folha de papel”. Sendo assim, a identificação da “Constituição” real e efetiva de um Estado e de uma sociedade transborda os limites da ciência jurídica, sendo, na realidade, um problema dos sociólogos e dos cientistas políticos, que seriam mais aptos a identificar, na dinâmica social, os verdadeiros centros de poder e de decisão presentes nessa sociedade e os interesses aos quais esse poder serve. Portanto, o que denominou de “fatores reais de poder” seriam o conjunto de forças que atuariam para a manutenção das instituições de um país em um dado momento histórico. Nesses termos, a Constituição escrita (folha de papel) seria adequada se, e somente se, correspondesse aos fatores reais de um determinado país, pois, se isto não acontecer, sucumbiria diante da Constituição real que efetivamente regularia a sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais