Buscar

historia do brasil 1

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A Legislação promulgada em 1932 oferecia soluções para o problema da sobrevivência financeira das emissoras, ao mesmo tempo que garantia ao Estado uma hora diária da programação em todo o território nacional para a transmissão do programa oficial do governo. O Programa Nacional, previsto por Lei em 1932, somente alcançou plenamente os objetivos esperados em 1939 com a criação da Hora do Brasil”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENHARO, Alcir. Sacralização da política. Campinas: Papirus, 1986, p. 42. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o programa Hora do Brasil servir aos interesses políticos do presidente da República, é correto afirmar que, entre outras maneiras, isso ocorria por meio de:
	
	A
	Propagandas das realizações políticas do presidente Getúlio Vargas.
	
	B
	Propagandas de remédios.
	
	C
	Debates políticos entre diversos partidos.
	
	D
	Jingles políticos veiculados a cada hora no período da manhã e da noite.
	
	E
	Sorteios da loteria federal.
	
	
	
Questão 2/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“Afinal, nem mesmo os propósitos e promessa iniciais foram cumpridos. Enquanto a Academia não era uma realidade, os artistas seriam alocados diretamente a serviço do Estado, fariam retratos da realeza e parte da burguesia, e não teriam pruridos em mostrar seu engajamento no novo Estado. Apesar de não previsto, ou planejado como tal, o modelo ao menos teoricamente se encaixaria de forma perfeita aos planos do governo de D. João VI, o qual, junto com o Conde da Barca, acabaria por ver com bons olhos a oportunidade de desenhar uma memória real, selecionando um convencionalismo temático e uma certa contenção acadêmica. Aí estava uma arte fiel aos desígnios da Corte, mais ligada a um projeto palaciano do que atenta a qualquer traço relativamente popular. Por outro lado, essa arte neoclássica, com seu apelo a Antiguidade e a mitologia, traria a tradição e a continuidade que a monarquia tanto ansiava; sobretudo nessa situação inusitada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. João. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 213. 
Tendo em vista a dada citação e de acordo com os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a criação da Escola de Arte fundada em 1816 no Brasil, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Tinha como função estabelecer o modelo da arte indígena.
	
	B
	Ignorava o neoclassicismo francês como modelo a ser imitado.
	
	C
	Buscou contratar professores portugueses para ensinar a pintura barroca.
	
	D
	Tinha como objetivo a formação de profissionais que pintassem como os franceses.
	
	E
	Seus fundadores idealizavam a arte africana como modelo único a ser imitado.
Questão 3/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A combinação entre abolição e imigração acabou por redesenhar o perfil social e racial da população brasileira, bem como instaurar novas e complexas relações entre as elites e os diversos grupos étnicos e sociais que compunham as classes trabalhadoras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 19.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o sistema de parceria criado pelo Estado brasileiro para estabelecer as relações de trabalho entre imigrantes e fazendeiros, assinale a alternativa correta:
	A	
Os imigrantes não se adaptaram ao trabalho nas lavouras de café, porque não possuíam conhecimento agrícola suficiente.
	B	
Havia a impossibilidade de convivência entre imigrantes e escravos negros na mesma senzala.
	C	Os colonos imigrantes não se adaptaram à língua e ao clima do Brasil.
	D	
Não era de interesse do governo incentivar a vinda de imigrantes, devido ao alto custo da viagem.
	E	
Os imigrantes enfrentavam um regime duro de trabalho, com más condições de higiene, moradia e até maus-tratos, gerado também devido às condições contratuais firmadas com os fazendeiros.
Questão 4/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A Fundação da Real Biblioteca foi um dos principais acontecimentos do chamado Período Joanino, época em que a família real portuguesa estabeleceu-se no Brasil [...]. No período republicano, a Real Biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Nacional e ganhou também uma nova sede, situada na avenida Rio Branco, número 219, no centro do Rio de Janeiro, na Praça Cinelândia. Essa nova sede foi inaugurada no dia 29 de outubro de 1910 (cem anos após a instituição da Real Biblioteca [...]), durante o governo de Nilo Peçanha”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, Cláudio. Fundação da Real Biblioteca. <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/fundacao-real-biblioteca.htm>. Acesso em 22 fev. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a criação de bibliotecas no Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta:
	A	
Na época, não existiu o incentivo por parte de D. João para a criação de bibliotecas no século XIX.
	B	
Na época, uma pequena elite financiou a compra do acervo de livros e a abertura da Biblioteca Nacional. 
	C	
Nessa época, foram construídas a Biblioteca Nacional, depois a Biblioteca Pública de Porto Alegre e a Biblioteca de Pernambuco, mas nunca chegaram a funcionar. 
	D	
A chegada da corte ao Brasil em 1808 não trouxe contribuições para a abertura de bibliotecas.
	E	
Ao longo do século XIX, ocorreu a abertura de bibliotecas públicas em algumas das principais cidades do país, especialmente na então sede do Império, o Rio de Janeiro.
Questão 5/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A imigração em massa de europeus – italianos, alemães, espanhóis – prepararia o ‘estoque genético’ para o branqueamento [da população brasileira]. Em grande parte, a imigração não era vista somente como substituição da mão de obra escrava, mas do próprio negro afrodescendente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 53
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura, a partir da proibição do tráfico negreiro em 1850, é correto afirmar que a política adotada pelo Estado brasileiro passou a ser a de:
	A	Implementar núcleos de colonos imigrantes japoneses na região do nordeste brasileiro.
	B	
Incentivar a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre dos imigrantes europeus.
	C	Incentivar o trabalho assalariado dos escravos.
	D	
Decretar a Lei Saraiva-Cotegipe, que incentivou a vinda de imigrantes alemães para o Brasil.
	E	
Favorecer a entrada dos imigrantes italianos com a intenção única de contribuir para a mestiçagem da população brasileira
Considere a seguinte citação:   
“A Academia Brasileira de Letras (ABL), fundada em 1897, acabou congregando os escritores e intelectuais mais prestigiados do período. A ABL era a torre de marfim a partir da qual o letrado deveria olhar o mundo, e, no seu abrigo, representá-lo literariamente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia aofim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 48. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a produção literária no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
I. A literatura era uma atividade quase exclusiva das elites tradicionais brasileiras.
II. Os textos escritos no Brasil não sofriam a influência do estilo e gênero literário europeu.
III. As condições para o desenvolvimento de um mercado de obras literárias eram precárias, em razão da baixa remuneração destinada aos escritores.
IV. A Academia Brasileira de Letras era dedicada a enaltecer escritores consagrados e a atrair homens poderosos para o seu meio. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I e II
	
	D
	II e III
	
	E
	I, III e IV
Considere a seguinte citação: 
“O governo do Estado Novo foi centralizador, ou seja, concentrou no governo federal a tomada de decisões antes partilhada com os estados, e autoritário, ou seja, entregou ao Poder Executivo atribuições anteriormente divididas com o Legislativo. Sua ideologia recuperou práticas políticas autoritárias que pertenciam à tradição brasileira, mas também incorporou outras mais modernas, que faziam da propaganda e da educação instrumentos de adaptação do homem à nova realidade social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FGV. CPDOC. Estado Novo e Fascismo. <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/PoliticaAdministracao/EstadoNovoFascismo>. Acesso em 15 jun. 2016.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o período do Estado Novo (1937-1945), é correto afirmar que a importante instituição criada por Getúlio Vargas para a manutenção desse regime governamental foi:
	
	A
	DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda
	
	B
	Eletropaulo
	
	C
	Telesp
	
	D
	Plano SALTE
	
	E
	Sindicato
Considere a seguinte definição: 
“Os imigrantes, portugueses, espanhóis, italianos, alemães, austríacos, entre outros povos, são atraídos pelas propagandas divulgadas em seus países, que acenam com uma vida melhor para quem quiser se aventurar nos trópicos. É da Itália, porém, que vem a maioria dos imigrantes. Fogem da falta de empregos e da fome generalizada. A maioria dos imigrantes vem para as lavouras de café de São Paulo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTAL São Francisco. Imigração no Brasil. <http://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-do-brasil/imigracao-no-brasil>. Acesso em 22 fev. 2018.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imigração em massa (1881-1930) de europeus para o Brasil, assinale a alternativa correta:
	A	
Muitos dos imigrantes europeus vieram ao Brasil para prosperar economicamente em terras estrangeiras.
	B	
Todos os imigrantes europeus saíram de seus países especificamente por motivações políticas, uma vez que foram perseguidos por regimes políticos autoritários.
	C	
Os imigrantes, na sua grande maioria, eram empresários ricos e imigraram unicamente para fazer negócios no Brasil.
	D	
A maioria dos homens imigraram em busca de casamento com mulheres brasileiras ricas.
	E	
Os imigrantes, na sua grande maioria, eram fazendeiros ricos que pretendiam comprar terras em São Paulo para cultivar café.
Considere a seguinte citação:  
“A imigração em massa da Europa para a América ocorreu no período de 1870 a 1930. No qual, os italianos formaram o grupo mais numeroso, com 35,5% do total, vindo a seguir os portugueses (29%) e os espanhóis (14,6%)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. p. 276. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imigração estrangeira ao Brasil, sobretudo a partir da segunda década do século XX, é correto afirmar que, naquele momento, houve também o ingresso do imigrante de origem:
	
	A
	Grega
	
	B
	Eslovena
	
	C
	Japonesa
	
	D
	Romena
	
	E
	Australiana
Considere a seguinte citação: 
“A família patriarcal foi o principal elemento sociológico de unidade brasileira. Quando diz família patriarcal, refere-se ao ‘complexo’ ou ‘sistema patriarcal’ de família, de economia, de organização social, na forma patriarcal de habitação – a casa-grande completada simbolicamente pela senzala, o sobrado em oposição extremada ao mocambo, à palhoça ou ao rancho – e na forma patriarcal de devoção religiosa, de assistência social e de ação política”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREYRE, Gilberto. Sobrados e mocambos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1951. p. 64.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: sociedade E cultura, é correto afirmar que uma situação em que ainda se pode notar a permanência das relações de caráter patriarcal no Brasil ocorre:
	A	quando a mulher decide o rompimento de uma relação matrimonial.
	B	na existência de relações de trabalho assalariado.
	C	na inexistência do trabalho escravo em fazendas.
	D	
na ausência de compra de votos por políticos por meio de oferecimento de vantagens pessoais ou financeiras ao eleitorado.
	E	
por meio do mando do coronel nas pequenas cidades e na leal submissão do eleitorado aos políticos caridosos.

Continue navegando