Buscar

Dinâmica Bexiga com Sonhos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dinâmica Bexiga com Sonhos
Tema: Sonhos
Objetivo: Mostrar que devemos ajudar as pessoas a conquistar seus sonhos e não destruí-los.
Desenvolvimento: 
Cada participante recebe e uma bexiga e um pequeno papel. O orientador fala para cada um pensar em um sonho que possui e escrevê-lo num papelzinho e colocá-lo dentro da bexiga, que deve ser inflado. Após um pequeno tempo o orientador dá um palito de dente para cada e comunica que cada um deve proteger seu sonho. A partir desse momento, não diga mais nada, espere algo acontecer. Em nenhum momento você deve falar para estourar as bexigas dos outros, e essa deve ser a "moral" da brincadeira. Geralmente alguém estoura uma bexiga e daí em diante todos ficam disputando quem estoura mais bexigas. Para terminar, espere até que a maioria dos balões tenha sido estourados ou até que a maioria tenha cansado.
Compartilhar:
Faça perguntas do tipo: Porque vocês estouraram os balões um dos outros? 
Comece a explicação.Foi dito que era apenas para proteger sua bexiga (seu sonho) e não foi dito para estourar a bexiga (o sonho) dos outros. Algumas vezes, mesmo sem perceber, acabamos destruindo os sonhos das outras pessoas por descuido, por falta de apoio ou inveja. Devemos acreditar e ajudar uns aos outros a conquistar seus sonhos e não destruí-los.Em seguida fica aberto para comentários dos participantes. Eventualmente (e raramente) um grupo pode se comportar da forma "correta" e ninguém estourar bexigas, daí o orientador deve parabenizar a turma e explicar da mesma forma o conceito da dinâmica.
Dinâmica quebra gelo troca de sapatos
Quando todos estiverem bem acomodados, peça pra tirarem o calçado e coloquem ao lado. Explique a todos que terão de trocar seus calçados, não importando-se com seu tamanho. Isto deverá acontecer rapidamente e todos deverão trocar juntos. Após todos estiverem calçados com sapatos diferentes, pergunte se usariam este calçado e porque não usariam. Diga que como os sapatos, somos diferentes, e as vezes temos atritos, decisões e opiniões diversas. Desta maneira se faz necessário respeitar e aceitar os caminhos percorridos pelos outros.
A flor e os Espinhos 
Objetivos
Trabalhar o interior de cada participante, o auto-desenvolvimento, trabalhar a auto-estima, relacionamento interpessoal e o foco em pessoas.
Duração 
30 minutos 
Material 
Cartolina verde e rosa. 
Desenrolar
Antes de iniciar a dinâmica o facilitador irá comentar com o grupo que existem inúmeras situações que nos ferem ao longo da nossa vida.O facilitador entregara, a cada participante, uma rosa, pedindo que cada um registre no caule as lembranças mais amargas de sua experiências de vida. Deve -se deixar que o grupo processe calmamente esse momento. 
Em seguida o facilitador ira comentar também sobre as experiências positivas, das esperanças cultivadas, e que se constituem na força que nos faz levantar e prosseguir sempre. Nesse momento o facilitador pedirá que os participantes registrem na flor as lembranças felizes ou sentimentos positivos. 
Feito os registros pelos participantes, o facilitador ira comentar que, as alegrias e esperanças são a flor: que os dissabores são os espinhos do caule verde. Que toda flor possui espinhos mas os espinhos são a base para a flor. 
Ao final o facilitador poderá sugerir que cada um vire para o outro colega e diga algo motivador ou compartilhe a sua reflexão. E se alguém quiser, poderá trocar sua flor com outro colega, buscando nestes uma forma de amenizar os espinhos, reforçando assim as flores.

Outros materiais