Buscar

Caatinga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caatinga
Como tema prioritário é a caatinga, vamos começar pelo seu significado. ”ka” se refere a mata, e “tinga” significa branca, ou seja mata branca. A caatinga é um bioma único e exclusivo do Brasil, não pode ser encontrado em nenhuma outra região ou parte do mundo.
Nesta vegetação as plantas perdem folhas e seus troncos tornam-se esbranquiçados e secos. A área ocupada pela caatinga abrange cerca de 850.000 quilômetros quadrados, cerca de 10% do território brasileiro. Ocupada por alguns estados como por exemplo a Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco. Alagoas, Sergipe, Bahia e o norte de Minas Gerais. 
Esta área é conhecida pelas fortes e longas secas, que pode ser associada à uma imagem de um local bastante pobre e degradada. Atualmente as pesquisas tem revelado que existe uma alta taxa de riqueza neste bioma com alguns fenômenos característicos. No ponto de vista da região da caatinga ela é colocada como a ‘savana estépica”. Essa paisagem da caatinga é bastante interessante pois ela tem diversidades de solos e relevos.
O clima da caatinga é semiárido e caracterizado por temperaturas altas com médias anuais de 25°C e 30°C. As chuvas são bastante raras e irregulares. O solo da caatinga pode possuir variabilidade, com maior ou menor capacidade de reter as chuvas. Neste bioma existe dois solos dominantes, o solo argiloso e o solo arenoso. O solo argiloso retêm mais água e nutrientes, já o solo arenoso possui uma pouca capacidade de retenção.
Mesmo com todos os problemas do solo e do clima, é garantido que os solos são ricos em minerais trazendo fertilidade nesse ambiente. E não se pode deixar de ressaltar o nível de conhecimento sobre o bioma, sua biodiversidade, as espécies ameaçadas e imensamente exploradas, áreas que deveriam ser prioritárias do estado estão sendo invadidas e tirando os frutos que estão sendo perdidos por causa da seca que é grande ou da forte chuva quando vem.
	Então todos devemos cuidar e preservar este bioma que merece toda a atenção, pois ela faz parte de um item nacional que faz junção com outros que no fim se transforma em nosso Brasil.

Outros materiais