Buscar

Biblioteca 1190936

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Contabilidade Básica
Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande
Profº Marcelo Lucena
Contabilidade Básica
1 . Introdução:
O homem atual tornou-se vítima da sua própria evolução em relação aos números: horário para todo tipo de atividade, salários, contas a pagar, telefones, impostos, produção, transportes, informática, mercado financeiro, balanços, câmbio etc. A partir de um ponto de vista lógico, perguntamo-nos: alguém conseguiria viver sem números no mundo? Com o passar do tempo, a sociedade se desenvolveu e surgiram novos tipos de relações econômicas e também a propriedade privada, o que exigiu a criação de novas formas de controle empresarial. 
Contabilidade Básica
Introdução:
As primeiras notícias que se tem em relação a sistemas de controle remontam à Antiga Mesopotâmia, onde os registros eram grafados em pequenos tijolos. A Contabilidade mais próxima da que se conhece hoje surgiu na Idade Média, mais precisamente no século XV, por volta de 1494, quando o Frei Franciscano Luca Pacioli, a pedido do Papa, foi encarregado de organizar uma enciclopédia que continha o conhecimento humano relativo à época, inclusive um sistema que era usado pelos mercadores de Veneza e que consistia na escrituração de livro caixa, de livro de inventário e no uso da Partida Dobrada. 
Contabilidade Básica
Introdução:
Coube a ele a divulgação dos primeiros princípios contábeis – princípios básicos do Método das Partidas Dobradas.
Por esse método, cada crédito corresponde a um débito de igual valor. 
Grandes nomes, como o de Vicenzo Mazi (Teoria Patrimonialista – que reflete o pensamento mais moderno sobre a classificação das contas), Fábio Besta e Gino Zappa (Teoria Materialista), Francesco Marci e Giuseppe Cerboni (Teoria Personalista), estão ligados à origem e evolução da Contabilidade, cabendo a Luca Pacioli o mérito de preconizador.
Contabilidade Básica
Definição:
A Contabilidade tem por objeto o patrimônio e por finalidade registrar os fatos e produzir informações, propiciando possibilidades de planejamento e controle dele (Livro Proprietário). 
A Contabilidade pode ser apresentada como uma “Ciência que tem como função administrativa apurar o resultado, controlar o patrimônio e gerar informação para a tomada de decisão” (MARION, 2009). 
Contabilidade Básica
A partir dessa definição, propõe-se a questão: 
Se a Contabilidade tem por objeto o patrimônio e sua finalidade, o registro dos fatos e a produção de informações visando ao controle, ao desempenharem suas atividades os pastores não estavam, de forma primitiva, controlando seu patrimônio?
Contabilidade Básica
A partir dessa definição, propõe-se a questão: 
Não foi inevitável a contagem e o controle de objetos?
Pode-se expor com precisão que tal circunstância, apesar de primitiva, consiste nos primeiros passos da Contabilidade?
Contabilidade Básica
A partir dessa definição, propõe-se a questão: 
Da mesma forma que a matemática utilizou os números, a Contabilidade também o fez. 
Assim, pode-se afirmar que a Contabilidade surgiu paralela à matemática, ou seja, de uma necessidade do homem de contar e controlar o produto de seu trabalho.
Contabilidade Básica
A Contabilidade tem por objeto o patrimônio e por finalidade registrar os fatos e produzir informações, propiciando possibilidades de planejamento e controle dele.
Ou seja:
Tomar decisões.
Contabilidade Básica
1 .2 Definição de Contabilidade :
No Brasil, de 17 a 27 de agosto de 1924, foi realizado o lº CBC – Congresso Brasileiro de Contabilidade, na cidade do Rio de Janeiro. Naquela oportunidade, a Contabilidade foi definida da seguinte forma:
Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.
Contabilidade Básica
Nesse mesmo sentido, Osni Moura Ribeiro, no seu livro Contabilidade básica, Editora Saraiva, definiu a Contabilidade do seguinte modo:
A Contabilidade é uma ciência que permite, por meio de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da sociedade.
Contabilidade Básica
Por outro lado, Hilário Franco, no seu livro Contabilidade geral, assim a definiu:
É a ciência (ou técnica, segundo alguns) que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. A Contabilidade permite o controle da movimentação do patrimônio das sociedades. O patrimônio de uma sociedade é movimentado em função dos acontecimentos diários, tais como compras, vendas, pagamentos, recebimentos etc.
Contabilidade Básica
Registrando esses acontecimentos, a Contabilidade terá condições de fornecer informações sobre a situação do patrimônio, sempre que solicitada. Observa-se que os autores até aqui citados deram contribuições significativas, pontuando os diferentes estágios da evolução do conceito da Contabilidade. Entretanto, o estágio atual dos cenários econômico, político e sociológico nos quais a Contabilidade tem de atuar, exigiu que os seus profissionais pudessem prover os diferentes tipos de usuários com informações seguras e eficazes que servissem de base para o processo decisório.
Contabilidade Básica
Com essa visão foi que o Ibracon, em seu pronunciamento aprovado pela CVM, através da Deliberação CVM nº 29/86, definiu Contabilidade da seguinte maneira:
A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
Contabilidade Básica
1.2.1 Objeto do estudo :
O objeto do estudo da Contabilidade é o patrimônio da entidade contábil. O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma pessoa física ou jurídica. É o elemento sobre o qual se exercitará a função contábil.
Sobre esse conjunto de valores é que a Contabilidade atuará acompanhando sua evolução, suas variações e os efeitos da ação administrativa.
Contabilidade Básica
1.2.2 Funções da Contabilidade:
As principais funções da Contabilidade são: captar, registrar, acumular, resumir e interpretar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a sociedade exerce no contexto econômico.
Captar
Registrar
Acumular
Resumir
Interpretar
Contabilidade Básica
•  Captar informações de todas as transações realizadas pela empresa; 
•  Registrar todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário; 
•  Acumular, por meio de sistema de controle adequado, informações para atender aos usuários da Contabilidade; 
Contabilidade Básica
•  Resumir, com base nos registros realizados, periodicamente, por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da sociedade; 
•  Interpretar os demonstrativos com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela sociedade e executar os planos econômicos, prevendo os pagamentos a serem realizados e as quantias a serem recebidas de terceiros, alertando para eventuais problemas.
Contabilidade Básica
A Contabilidade enquanto Ciência que tem como função administrativa de apurar o resultado, controlar o patrimônio e gerar informação para a tomada de decisão (MARION, 2009).
Controle Patrimonial
Apuração do Resultado
Tomada de Decisão
Contabilidade
Contabilidade Básica
Finalidade da Contabilidade
• Dentre as finalidades da contabilidade pode-se citar o controle patrimonial a partir dos registros dos fatos com intuito de gerar as informações. 
• Com publicação das demonstrações financeiras será fornecida uma posição patrimonial e financeira das entidades.
A Contabilidade é importante?
SIM, É UMA FERRAMENTA DE APOIO FUNDAMENTAL PARA O GESTOR TOMAR SUAS DECISÕES.
Contabilidade Básica
A finalidade básica da Contabilidade
é o acompanhamento das atividades realizadas pela sociedade, no sentido indispensável de controlar o comportamento de seu patrimônio, avaliando e comparando os resultados obtidos entre períodos analisados. A Contabilidade faz o registro metódico (métodos) e ordenado dos negócios realizados e a verificação sistemática dos resultados obtidos. Ela deve identificar, classificar e anotar as operações da entidade e de todos os fatos que, de alguma forma, afetam sua situação econômica, financeira e patrimonial. 
Contabilidade Básica
Com esse acúmulo de dados, convenientemente classificados, a Contabilidade procura apresentar de forma ordenada o histórico das atividades da sociedade, a interpretação dos resultados e produzir, através de relatórios, as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.
Contabilidade Básica
As finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se à orientação da administração das sociedades no exercício de suas funções e tomada de decisões. Portanto, a Contabilidade permite o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade socioeconômica.
Contabilidade Básica
Controle: a administração, através das informações contábeis fornecidas via relatórios, pode se certificar, na medida do possível, de que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados.
Planejamento: a informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões, ao inter-relacionamento da Contabilidade e aos planos orçamentários, é de grande utilidade no processo de decisão sobre que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.
Contabilidade Básica
Todo e qualquer levantamento de informações administrativas e gerenciais deve ter como alicerce a Contabilidade.
Relatórios baseados em informações, as quais não são provenientes dos livros contábeis, são especulativos, pois não refletem a realidade da sociedade, não têm consistência, não têm amparo na escrituração, não podem ser usados como prova contábil, são inexatos.
Somente os dados retirados dos livros contábeis merecem boa-fé, tanto para fins comerciais, tributários e civis quanto para decisões judiciais.
Contabilidade Básica
1.3 Campo de atuação da Contabilidade
O campo de atuação da Contabilidade é muito amplo visto que a complexidade das atividades industriais, agrícolas, comerciais, bancárias ou de prestação de serviços no mundo de hoje fez com que inúmeros registros e controles fossem criados. 
A Contabilidade capta, registra e interpreta fatos que afetam as situações patrimoniais, financeiras ou econômicas de qualquer entidade.
Contabilidade Básica
Assim, a pessoa física, a sociedade, a entidade de fins não lucrativos, as pessoas de direito público como os órgãos pertencentes à administração direta, não controlarão seus patrimônios. Não atingirão seus fins e não serão passíveis de uma boa administração se não utilizarem a Contabilidade para tal.
Contabilidade Básica
Usuários da Contabilidade
Diversos são os usuários das informações geradas pela contabilidade desde os com interesses diretos como acionistas, investidores, funcionários, fornecedores, bancos, clientes como com interesses indiretos como governo, comunidade, sindicato e outros. 
É possível ser classificado em dois grupos: 
Usuários internos; influenciam e são influenciados de forma direta como administradores, sócios e acionistas controladores;
Usuários externos: influenciam e são influenciados de forma indireta como acionistas ou sócios não controladores, governo, banco, fornecedores e outros;
Contabilidade Básica
1.4 Usuários da Contabilidade
Os usuários são as pessoas que se utilizam das informações contábeis com algum interesse. Os interesses desses usuários são os mais variados. 
Dentre eles podemos destacar:
Contabilidade Básica
•  Proprietários (sócios): 
Têm interesse no futuro e no sucesso da empresa, tendem a ser cautelosos nas finanças. Procuram ver como a empresa está em comparação aos anos anteriores e a concorrência para garantir que o dinheiro que eles aplicaram está seguro. 
Contabilidade Básica
•  Investidores (acionistas): 
São agentes que investem seus recursos em ações da empresa. A análise das demonstrações contábeis pelos investidores costuma ser detalhada, pois eles procuram informações sobre a empresa que permita comparações com outras companhias, de modo que dê pra escolher em qual investir.
Contabilidade Básica
•  Instituições financeiras ou credores:
Fazem empréstimos a serem pagos em até 12 meses (curto prazo) ou acima de 12 meses (longo prazo) e procuram indícios de que a empresa será capaz de pagar os juros das dívidas e os bens da empresa, caso a dívida não seja paga e o negócio sofra uma crise.
Contabilidade Básica
•  Concorrentes:
Estão interessados na atuação financeira da empresa e nas estatísticas empresariais dos rivais. Procuram aumento de vendas, da parcela de mercado, de lucros líquidos e da eficiência total da empresa e informações sobre a estrutura de custos.
Contabilidade Básica
•  Gerentes/Empregados:
São pessoas que trabalham para a empresa e dependem dela para receber os seus salários e procuram garantir que a empresa continue a operar com competitividade e números que reflitam o seu esforço e competência durante o ano.
Contabilidade Básica
•  Clientes/Fornecedores:
São aqueles que precisam saber se estão lidando com empresas financeiramente sólidas, respeitadas e apresentam condições de continuidade em seus negócios, ou seja, se serão capazes de fornecer seus produtos e pagar suas contas.
Contabilidade Básica
•  Governo:
Examina os relatórios financeiros para ver se são aceitáveis e precisos; verificam o montante de impostos devidos, os quais procuram relatórios bem preparados seguindo a legislação e solidez nas contas, quando comparadas às de empresas similares.
Contabilidade Básica
Conceito de Contabilidade
Para Ferreira (2013) a Contabilidade se utiliza de técnicas a partir da teoria e princípios para que sejam postos em prática, pois compreende o registro das operações da empresa em livros mantidos para essa finalidade. O motivo do registro está no fato de que a contabilidade tem como função controlar o patrimônio de uma pessoa física ou jurídica além de gerar as informações para o público com interesse.
Contabilidade Básica
Informações Contábeis
Para o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) que trata do tema, o objetivo do relatório contábil tem como propósito geral fornecer informações contábil-financeira acerca da entidade que reporta essa informação e que sejam de alguma forma úteis aos stakeholders (partes interessadas). 
Contabilidade Básica
Informações Contábeis
De acordo com CPC Estrutura Conceitual as demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista as finalidades específicas de cada usuário. 
Sabe-se então que uma função importantíssima da Contabilidade é fornecer informação útil para a tomada de decisões econômicas e de forma específica se destacam duas funções: 
FUNÇÃO ECONÔMICA
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA
Contabilidade Básica
Informações Contábeis
FUNÇÃO ECONÔMICA: Apurar o resultado econômico do período, o qual pode se apresentar na forma de lucro ou prejuízo. 
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: Controlar o patrimônio da entidade, tanto sobre o aspecto estático (posição em dado momento como a apresentada no balanço patrimonial) como dinâmico (representa o movimento ou as mudanças qualitativas e quantitativas dos elementos). 
Contabilidade Básica
E para Iudícibus, Martins e Carvalho (2005):
É confortante poder expressar as dimensões atuais da Contabilidade como uma forma eficaz de avaliação de desempenho econômico e financeiro (e social) de entidades e gestores; como insumo essencial para a tomada de decisões econômico-financeiras; como instrumento de accountability (prestação de contas) eficiente de qualquer gestor de recursos perante a sociedade. Isso é um fato.
Acredita-se que a Contabilidade possa evoluir muito mais, mas a dimensão e a direção dessa evolução dependem de muitos fatores institucionais, econômicos e sociais.
Contabilidade Básica
Contabilidade como Ciência Social
Importante salientar que a Contabilidade como ciências social deve ser estudada em áreas específicas com o intuito de aprimorar as técnicas nos aspectos de determinadas atividades a partir de suas finalidades. 
Existem áreas específicas na Contabilidade, mas todas se relacionam entre si como:
 Contabilidade Geral;
 De Custos;
 Gerencial;
 Pública;
 Auditoria e outras.
Contabilidade Básica
Entidade para a Contabilidade
É relevante entender a palavra Entidade, que para a contabilidade tem sentido amplo, pois muitos entendem apenas as organizações filantrópicas. 
Para a contabilidade que é uma ciência social a entidade é o conjunto de todos as pessoas físicas ou jurídicas que possam se beneficiar de suas informações. São elas: empresas de grande, médio e pequeno porte, organizações do terceiro setor, organizações religiosas, cooperativas, pessoa física e outras.
Contabilidade Básica
A Contabilidade como ferramenta estratégica
A abordagem da contabilidade como ferramenta estratégica é fundamental pois seja para os usuários internos, na contabilidade gerencial, auxilia de diversas formas como ao formar o preço dos produtos ou para o usuário externo, na contabilidade financeira, ao analisar a situação de um cliente, fornecedor ou concorrente.
Contabilidade Básica
A Contabilidade com ferramenta estratégica
Uma disciplina que busca utilizar a contabilidade de forma estratégica é a contabilidade gerencial, pois tem como intuito gerar informações para tomadas de decisões futuras, como auxiliar na formação do preço a partir dos custos da entidade. Ou mesmo acompanhar a alavancagem do negócio seja a operacional ou financeira, entre outros objetivos.
Contabilidade Básica
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
A informação é vital para um mercado mais eficiente e para a redução do custo do capital para a economia como um todo, mas o custo está sempre presente na geração da informação. Assim, não é possível a geração de toda a informação considerada relevante para o usuário, o que leva à necessidade da análise da relação entre esse custo e o benefício da informação por parte dos órgãos normatizadores sobre a natureza e os montantes de recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação pode auxiliar usuários a identificarem a fraqueza e o vigor financeiro da entidade que reporta a informação, inclusive para auxiliar a avaliar sua liquidez e solvência, suas necessidades em termos de financiamento adicional e o quão provavelmente bem sucedido será seu intento em angariar esse financiamento. 
Contabilidade Básica
LIQUIDEZ
Liquidez, em contabilidade, corresponde à velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa. Por exemplo: ouro é um ativo relativamente líquido, pois pode ser rapidamente vendido; uma instalação fabril não o é. Na realidade, a liquidez possui duas dimensões: facilidade de conversão versus perda de valor. Qualquer ativo pode ser convertido em caixa rapidamente, desde que se reduza suficientemente o preço.
Contabilidade Básica
SOLVÊNCIA
Solvência, em finanças e contabilidade, é o estado do devedor que possui seu ativo maior do que o passivo, ou a sua capacidade de cumprir os compromissos com os recursos que constituem seu patrimônio ou seu ativo. Portanto, do ponto de vista econômico, uma empresa é solvente quando está em condições de fazer frente a suas obrigações correntes e ainda apresentar uma situação patrimonial e uma expectativa de lucros que garantam sua sobrevivência no futuro.
Contabilidade Básica
O pronunciamento contábil em seu CPC 00 R1 evidencia a utilidade da informação para a tomada de decisão:
A utilidade da informação mencionada pela lei 6.404/76 e ratificada pela lei 11.638/07 e 11.941/09 deve observar as características qualitativas da mesma. 
São apenas duas as características qualitativas fundamentais das demonstrações contábeis que obrigatoriamente devem sempre ser observadas: 
 relevância;
 representação fidedigna.
Contabilidade Básica
De acordo como o CPC 00 R1: 
A Relevância diz respeito à influência de uma informação contábil na tomada de decisões. As informações são relevantes quando fazem a diferença nas decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados ou corrigindo as suas avaliações anteriores (valor confirmatório), ou ajudando-os nos processos para predizer resultados futuros (valor preditivo). A Relevância depende da natureza e também da materialidade (tamanho) do item em discussão. 
Contabilidade Básica
De acordo como o CPC 00 R1: 
A Representação Fidedigna diz respeito a três atributos: a informação precisa ser completa, precisa ser neutra e precisa ser livre de erro. Para ser completa, precisa conter o necessário para que o usuário compreenda o fenômeno sendo retratado. Para ser neutra, precisa estar desprovida de viés na seleção ou na apresentação, não podendo ser distorcida para mais ou para menos. Ser livre de erro não significa total exatidão, mas sim que o processo para obtenção da informação tenha sido selecionado e aplicado livre de erros. No caso de estimativa, ela é considerada como tendo representação fidedigna se, além disso, o montante for claramente descrito como sendo estimativa e se a natureza e as limitações do processo forem devidamente revelados. 
Contabilidade Básica
A Informação Contábil
Existem outras características que são fundamentais, são características qualitativas de melhoria da qualidade das demonstrações contábeis: 
 comparabilidade,
 verificabilidade,
 tempestividade,
 compreensibilidade,
Menos críticas, mas ainda assim altamente desejáveis.
Contabilidade Básica
De acordo como o CPC 00: 
A Comparabilidade é a característica que permite a identificação e compreensão de similaridades e diferenças entre os itens. É diferente da consistência que significa aplicação dos mesmos métodos para os mesmos itens. Comparabilidade é o objetivo, enquanto que a consistência é um auxílio na obtenção desse objetivo. Comparabilidade implica também em fazer com que coisas diferentes não pareçam iguais ou coisas iguais não pareçam diferentes.
Contabilidade Básica
De acordo como o CPC 00: 
A Verificabilidade implica em diferentes observadores poderem chegar a um consenso sobre o retrato de uma realidade econômica, podendo, em certas circunstâncias, representar uma faixa de possíveis montantes com suas respectivas probabilidades. Pode ser direta ou indireta e, às vezes, se restringir à análise das premissas subjacentes a uma estimativa sobre o futuro.
Contabilidade Básica
De acordo como o CPC 00: 
Tempestividade significa estar a informação disponível a tempo de influenciar o usuário em sua decisão.
Compreensibilidade significa que a classificação, a caracterização e a apresentação da informação são feitas com clareza e concisão, tornando-a compreensível. Mas não é admissível a exclusão de informação complexa e não facilmente compreensível se isso tornar o relatório incompleto e distorcido. Os relatórios contábil-financeiros são elaborados na presunção de que o usuário tem conhecimento razoável de negócios e que age diligentemente, mas isso não exclui a necessidade de ajuda de consultor para fenômenos complexos.
Contabilidade Básica
As Características qualitativas tornam as informações além de mais úteis mais confiáveis, pois buscam informar aos acionistas não controladores sobre a posição econômicos e financeiras das entidades das quais fazem parte.
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando