Buscar

Questinário hannah Arendt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI 
Curso: Direito – 1 Período - Disciplina: Ciência Política –
Professor: Roberto Wöhlke
Aluno(a) Gabriel Angelo Mella Data: / / 
QUESTÕES PARA O DEBATE – 
Texto 2 – ARENDT, Hannah. A condição Humana. 10 ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 2007. (cap II – As Esferas Pública e Privada). (Pág. 31-89)
Apresente os argumentos para cada uma das questões conforme o texto, indicando em cada resposta a devida fonte. (Autor, anos, pág). Utilize sempre os recursos de citação direta, indireta ou paráfrase. (Fidelidade ao Texto proposto).
O que significa Zoon Politikon? Explique.
Hannah Arendt critica a tradução do conceito de Aristóteles, de zoon politikon, com o animal social. Para Hannah zoon politikon consiste na ideia de que o homem é a-político. A política que surge entre os homens e se estabelece como relação. Assim, as atividades humanas são condicionadas pelo fato de que os homens vivem juntos. ( cap.2 pag. 32 )
Explique o que significa “Polis” (Cidade -Estado) para Arendt?
As origens da acção remontam à polis grega, espaço de acção política, através da pluralidade de opiniões.
(Biblioteca da Universidade da Beira Interior, Portugal. http://www.bocc.ubi.pt)
Qual é o papel do Cidadão Grego na Polis? 
Segundo a autora, a capacidade de organização política – que se opõe à mera associação natural entre humanos – teve sua expressão máxima na constituição da cidade-estado, em que cada cidadão, além de sua vida privada, pertencia à vida política em que fazia uso da ação e do discurso. (cap.2 pag.32)
As expressões Polis e Família, possuem distinções? Quais ? Explique. 
A distinção entre uma esfera de vida privada e um a esfera de vida pública, segundo Arendt, corresponde à existência das esferas da família e da política como entidades diferentes e separadas.
O que distinguia a esfera familiar era que nela os homens viviam juntos por serem a isso compelidos por suas necessidades e carências. Já a esfera da Polis, ao contrário, era a esfera da liberdade, e se havia uma relação entre essas duas esferas era que a vitória sobre as necessidades da vida em família constituía a condição natural para a liberdade na polis. (cap. pag. 37 e 39)
Explique o sentido da expressão Idion. 
Hannah separou a existência dos homens em dois campos: a vida privada, e a vida pública, entre o que lhe é próprio (idion) o que lhe é comum (koinon). Idion está relacionado diretamente com a vida privada do homem, ou seja, fatos que são separados da vida pública. (cap.2 pag. 33)
Qual a diferença entre o Social e o Político para Autora? 
Explique a expressão “Esfera Pública”? 
É a esfera do comum (koinon) na vida política da polis. Baseia-se no uso da palavra e da persuasão através da Política . Para Aristóteles, a esfera pública era o domínio da vida política, que se exercia através da acção (praxis) e do discurso (lexis). Os cidadãos exerciam a sua vida política participando nos assuntos da polis. Vencer as necessidades da vida privada constituía a condição para aceder à vida pública. Só o homem que tivesse resolvido todos os assuntos da família teria disponibilidade para participar num lugar de liberdade e igualdade sem qualquer coacção. Todos são iguais (não há desigualdade de comandar e de ser comandado) e todos são livres em expressar as suas opiniões. (cap. 2 pag. 34,37,38,40,41,59)
Explique a expressão “Esfera Privada”?
É a esfera da casa (oikos), da família e daquilo que é próprio (idion) ao homem. Baseia-se em relações de parentesco como a phratria (irmandade) e a phyle (amizade). Trata-se de um reino de violência em que só o chefe da família exercia o poder despótico sobre os seus subordinados (a sua mulher, filhos e escravos). Os homens viviam juntos subordinados por necessidades e carências biológicas. (cap. 2 pag. 34,37,38,40,41,68)
Explique por que as expressões “Esfera Pública” e “Esfera Privada” são tão diferentes na Modernidade?

Continue navegando