Buscar

Sistema Reprodutor Equino Feminino

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Testículo: são glândulas sexuais masculinas, que se localizam dentro de uma bolsa escrotal, tendo como funções básicas a produção do hormônio masculino (testosterona) e produção dos espermatozoides.
Epidídimo: são estruturas situadas sobre os testículos, possuindo formato de vírgula ou C, dividido em cabeça, corpo e cauda, tendo como função básica a maturação dos espermatozoides, e um breve armazenamento.
Ducto Deferente: é um tubo muscular que conduz o esperma do epidídimo para a uretra, comunicando com as vesículas, e passando por a próstata. 
Glândulas bulbouretrais (glândulas de Coowper): são duas glândulas situadas abaixo pa próstata, que secretam por ocasião da ereção peniana, uma substância viscosa com a função de "limpar" a uretra e neutralizar o pH para a passagem do líquido seminífero.
Vesícula Seminal: são duas glândulas que produzem um líquido gelatinoso, que protege os espermatozoides, alimenta-os, e facilita sua locomoção até o óvulo.
Próstata: é uma glândula única, que circunda dorsalmente a uretra pélvica, perto das vesículas seminais, produz uma secreção que também protege, alimenta e facilita a locomoção dos espermatozoides.
Pênis: órgão comprido e erétil, cuja função reprodutiva é conduzir e depositar o sêmen dentro da vagina, através da uretra, seu corpo é divido em glande, corpo e ramos.
Ovário: são gônadas sexuais femininas, que se localizam na ponta da tuba uterina, e produzem o hormônio feminino (progesterona), é o local onde se armazena os óvulos, até a maturação do mesmo.
Tuba Uterina ou Oviduto: é um ducto que faz a união entre o ovário e o útero, revestido por células ciliadas que impulsionam o óvulo até o útero, e também é onde ocorre fecundação do gameta feminino com o masculino.
Útero: órgão oco, com formato de uma pera, revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas (endométrio), órgão onde ocorre a implantação do embrião e desenvolvimento da gestação.
Vagina: é um conduto, de paredes elásticas que liga o útero aos genitais externos, é o local onde o esperma é depositado.
Vulva: a vulva limita a entrada da vagina, sendo dois lábios verticais (um de cada lado ).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando