Buscar

2.8 Estrutura e funcionalidade dos generos textuais entrevista

Prévia do material em texto

*
*
CONTEÚDO: Entrevista
OBJETIVO: Reconhecer a estrutura e a funcionalidade dos gêneros textuais – entrevista.
*
*
Gênero entrevista
	O gênero textual entrevista é visto como “uma constelação de eventos possíveis que se realizam como gêneros (ou subgêneros) diversos. Assim, teríamos, por exemplo, entrevista jornalística, entrevista médica, entrevista científica, entrevista de emprego, etc.” (Hoffnagel, 2003: 180)
*
*
Focando a entrevista jornalística, percebe-se um gênero caracterizado pela alternância “pergunta” – “resposta”, quer reproduz uma conversa entre entrevistador e entrevistado e que tem finalidade:
a)Dar a conhecer a opinião de uma figura pública sobre um tema da atualidade. 
		Esta opinião pode ser importante por duas razões: 
porque o tema é relevante e universal (interessa a quase todos nesse momento); 
porque o entrevistado tem relevância especial (pela conduta, pela sua história ou por razões circunstanciais.) no tema em questão.
*
*
b)Dar a conhecer a importância de uma personalidade, instituição
As entrevistas podem ser de dois tipos:
Oral (radiofônica, televisiva...) ou escrita.
Para todas as entrevistas é fundamental a orientação de um roteiro que oriente o trabalho do entrevistado.
*
*
Característica do registro linguístico
Uso de registro formal;
Utilização de uma linguagem simples e clara, mas que se deve adaptar à formação científica e cultural do entrevistado, por vezes com recurso a gíria técno-profissional (todo vocabulário que não seja corrente ao leitor deve ser explicado ao leitor/ouvinte;
Utilização da terceira pessoa do singular (nas perguntas identificando o entrevistado pelo nome ou cargo) e da primeira pessoa do singular ou plural nas respostas.
*
*
Estrutura da entrevista
Introdução/abertura – apresentação breve do entrevistado ou das circunstância que levaram à entrevista. Podem também ser dadas informações complementares sobre o contexto da entrevista (local, data, condicionantes...)
Corpo da entrevista – conjunto de perguntas e respostas. Uma entrevista é mais do que um questionário ou inquérito (em que as perguntas são pré-determinadas e imutáveis) Numa entrevista as perguntas devem sempre levar em consideração as respostas já dadas e adaptar-se ao ritmo da conversa, suscitando esclarecimentos ou evitando questões já respondidas.
Fecho ou conclusão – breve opinião do entrevistador sobre as questões abordadas, destaque de um ideia forte resultante da entrevista ou um apontamento sobre a importância do tema/ entrevistado.
*
*
Guia de entrevista
Qualquer entrevista deve ser cuidadosamente preparada através da elaboração de um roteiro, respeitando os seguintes procedimentos:
 Definição do tema – indicação clara da temática a abordar na entrevista e sua relação com o público (o que é que o público quer saber sobre este tema e que importância tem esse tema para o público?)
Escolha do entrevistado – o que dever ser uma pessoa que reconhecidamente tenha relevância para o tema, ou seja o cargo que desempenha, seja pelos seus conhecimentos específicos.
*
*
No caso de a entrevista se motivada pela relevância do entrevistado ( e não pela pertinência do tema ( os dois pontos anteriores devem inverter-se na sequência de procedimentos, reformulando-se da seguinte forma:
Escolha do entrevistado – deve ser uma pessoa que por uma razão ou outra seja do interesse público e que seja reconhecida socialmente.
Definição do tema – indicação clara da temática a elaborar na entrevista e sua relação com o entrevistado ( o que é que o entrevistado pode dizer com interesse significativo para o público?)
Recolha de informação - documentação tão completa quanto possível sobre o tema ou sobre o entrevistado de forma a permitir a formulação de perguntas pertinentes e que permitam ao entrevistador acompanhar as respostas do entrevistado.
Elaboração das pertuntas – considerando os seguintes aspectos: as perguntas podem ser “abertas” (permitindo respostas mais ou menos longas e discursivas) ou fechadas (obrigando a respostas curtas do gênero sim/não); as perguntas devem seguir uma ordem lógica; devem ser claras, breves e significativas; registro adaptado ao entrevistado; número de perguntas a serem feitas...

Continue navegando