Buscar

RESUMODE IMN 4º TP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESUMO IMN 4º T.P.
-CERIMONIAL DA MARINHA:
-Introdução : É dever de todo militar da MB fazer cumprir o cerimonial e exercer fiscalização quanto ao modo de cumprimento. O Cerimonial é feito entre 8:00 da manhã e o pôr-do-sol (Arriou).
-Dispensa do Cerimonial : O Cerimonial pode ser dispensado ou modificado nos seguintes casos: 1)Quando o Ministro Da Defesa, Comandante Da Marinha ou Chefe De Estado-Maior Da Armada (CEMA) determinarem. 2)Quando o militar que for receber as honras dispensá-las devido ás conveniências do serviço. 3)Quando , no estrangeiro, o Comandante de Força ou de navio determinar alteração de acordo com costumes locais, desde que não haja prejuízo ao serviço.
-Cadeia De Comando : Sucessão de Comandos vinculados a um comando superior.
-Não São Prestadas Honras : 1) Faina geral de serviço. 2)Faina que comprometa a segurança. 3) Durante o Cerimonial A Bandeira.
-Não São Prestados Toques, Continência De Guarda e Salvas : 1) Entre o período do arriar e hastear a Bandeira Nacional. 2) Período de luto oficial. 3) Caso haja um oficial que lhe caibam honras superiores. OBS : Caso não sejam prestadas as honras , deve –se justificar!
-Normas De Cortesia E Respeito : Quando um militar chega ou sai de uma OM, ele deve se apresentar ao Comandante dela.
-Apresentação após a posse : Na 1ª oportunidade, assim que receber o Comando, o oficial titular de OM se apresenta a quem estiver diretamente subordinado.
Auxílio A Manobra : Um navio que estiver atracado perto do local onde um outro navio vai atracar deve fornecer pessoal para ajudar na manobra.
-Permissão Para Largar : Militar que estiver saindo após receber as honras, pede permissão para largar a quem lhe prestou as honras dizendo : “Com Licença.” e o outro responde : “Está Quem Manda.”
-Embarque Ou Desembarque : Mais antigo embarca por último e salta primeiro. OBS : Quando mais antigo permite que mais moderno salte 1º ele diz : “Salta Quem Pode.”
-Dispensa De Continência Individual : 1) Em faina ou serviço que não possa ser parado. 2) Em Posto De Combate. 3) TFM. 4) Sentado à mesa no rancho. 5) Dirigindo ou remando.
-Continência Não É Executada: 1) Serviço de sentinela , portando arma que impossibilite movimento com a mão direita. 2) Fazendo parte de tropa armada. 3) Em posto de Continência ou Parada. 4) Em Formatura, com a exceção de estar sendo prestada honra a bandeira nacional, em honra ao hino nacional, caso seja tocado e quando determinado por quem comandar.
-Posição Firme : Quando as condições de mar não possibilitarem a posição de sentido, deve-se ficar em uma posição “firme”, que indique respeito.
-Caminhando Em Corredores Ou Escadas : Mais antigo anda na frente, caso esteja sendo feita uma visita, o anfitrião que fica a frente.
-Honras De Portaló : Recepção ou despedida de oficiais com continência de guarda, “boys” e toques de corneta e apito. OBS 1 : Oficial Subalterno E Intermediário – 2 boys e a guarda fica em sentido com fuzil do lado. Oficial Superior : 4 boys e guarda em Ombro Arma. Contra-Almirante – 6 boys e guarda em Apresentar Armas. Vice-Almirante, Almirante-De-Esquadra, Almirante, Ministro Da Defesa e Presidente : 8 boys e guarda em Apresentar Armas. 
OBS : Entre 8:00 da manhã e o Silêncio quem faz os cerimoniais é o oficial de serviço.
-Ausência De Quem De Direito : Quando um oficial não pode receber outro, o oficial de serviço faz as honras e pede desculpas.
-Toques De Apito : Cabe ao Mestre tocar o apito, nos demais casos ao Contramestre de serviço.
-Honras De Passagem : Honras que não as de salva, feitas com apito, prestadas quando navios se cruzam. O Navio com comandante mais moderno faz as honras e o outro responde. OBS : Distância de reconhecimento : Embarcações Miúdas: 2 Amarras (400 jardas) e Navios : 3 Amarras ( 600 jardas).
-Cerimonial A Bandeira : Feito às 8h da manhã (hastear da bandeira) e no pôr-do-sol (arriar da bandeira). Procedimentos : 1) 5 minutos antes é tocado sinal para bandeira e o “galhardete prep” é hasteado. 2) 2 minutos antes é tocado o 1º sinal. 3) 1 minuto antes é tocado o 2º sinal e sentido. 3) 8h ou no pôr-do-sol é falado : “ Arriou!” e então o oficial de serviço fala :”Iça!” ou “Arria!”, depois abre-se um toque e a bandeira é içada ou arriada. 4)Após isso, o oficial pede ao pronto às praças que arriaram ou içaram a bandeira e depois pede permissão ao oficial mais antigo para encerrar o cerimonial, caso esteja sendo feito durante o pôr-do-sol , ele dá Boa Noite.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando