Buscar

simulado 2PP

Prévia do material em texto

Simulado para o 2º P. P. de Filosofia
1. Por que a Filosofia em sua origem tornou-se uma Ontologia?Os primeiros filósofos reformularam as perguntas que deram origem a filosofia(o que é isso? Porque?, etc..) para indagar “O que é o SER?”
ontologia= era como se denominava a filosofia que se baseava na procura do “ser” subjacentes a todos os seres. Acreditava-se que todo Kósmos tinha uma origem, então perguntavam-se qual seria a origem de todas as coisas. (Obs.: Ser = tà ontá). 
2. Cite características que distinguem Heráclito e Parmênides e um pensamento em comum, no que se refere ao conhecimento:a diferença entre eles está na ideia de que para Heráclito a realidade se baseia em um movimento constante, mobilismo, enquanto para parmênides a realidade é imutável. A semelhança entre eles é afirmar que perceber e pensar são diferentes
3. Para Demócrito, como podemos conhecer a átomo?somente o pensamento pode conhecer os átomos, que são invisíveis para nossa percepção sensorial.
	Por que os sofistas podem ser considerados céticos?
	Pois para eles a verdade é uma questão de persuasão
	Aponte os métodos referentes aos seguintes filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles.
	Sócrates: ironia maiêutica- os filósofos através de indagações conseguiam que seus interlocutores reconhecessem que não sabiam o que imaginavam saber.
	Platão: Dialética: procedimento parecio com o de sócrates, a diferença é que no diálogo ele apresenta teses contrárias sobre um mesmo assunto para descobrir qual a falsa qual é verdadeira.
	Aristóteles: para ele nosso conhecimento vai sendo formado por acúmulo de informações( como o empirismo, através das experiências, do tempo, vão sendo acumuladas informações) trazidas por todos os graus.
6. Explique a alegoria da caverna, apontando o que representa o conhecimento sensível e o que representa o conhecimento da ideia ou essência: o conhecimento sensível nos oferecem apenas as aparências das coisas ou suas imagens e correspondem à situação dos dos prisioneiros da caverna. Platão dizia que o raciocínio treina e exercita nosso pensamento, purifica-os das sensações e opiniões e o prepara para a intuição intelectual, que conhece a essência/ideia das coisas.
7. Por que Aristóteles não desvaloriza o conhecimento sensível?pois para aristóteles as informações trazidas pelas sensações se organizam e permitem a percepção. As percepções se organizam e permitem a imaginação, juntas, percepção e imaginação conduzem à memória, à línguagem e o raciocínio.
	Quais são as duas formas de verdade na Idade Média?
	Verdade de razão: o conhecimento que nossa razão pode alcançar por si mesma e; verdade de fé: o conhecimento que só alcançamos por meio de uma revelação divina(aceitamos sem compreender=mistérios).
9. Aponte as medidas tomadas pelos filósofos modernos para o desenvolvimento do conhecimento: os filósofos modernos tornaram a teoria do conhecimento em uma disciplina específica da filosofia; para eles a questão do conhecimento foi considerada anterior à questão da ontologia e pré-requisito para a filosofia e as ciências.
10. Por que os filósofos modernos atacaram o poder das autoridades sobre a razão? As autoridades determinaram que os filósofos só poderiam obter conhecimento se fosse aprovado por uma autoridade( exemplo: um livro só poderia ser estudado se um superior permitisse) assim o conhecimento estaria limitado por alguma autoridade, justificando o ataque dos filósofos.
11. Quais seriam as causas do erro que impedem nosso conhecimento, segundo Bacon?
12. Por que tanto racionalistas como Descartes quanto empiristas como Bacon defendiam a criação de um “método”?
13. Quais são as regras do método de Descartes? 
14. Explique o que é a dúvida metódica de Descartes:
15. Qual filósofo antigo tem idéias semelhantes, no que se refere ao conhecimento, às idéias de John Locke? Aponte uma diferença entre eles:
16. Apresente algumas diferenças entre empirismo e racionalismo:
17. Cite as dimensões da consciência estudadas em aula:
18. Qual a diferença entre empiristas e intelectualistas?
19. Por que a Gestalt e a Fenomenologia contrariaram empiristas e intelectualistas?
20. Por que a percepção está sujeita ao erro?
21. Que tipo de percepção seria a memória?
22. Por que a imaginação tem um sentido criador e reprodutor? 
23. O que seriam as atitudes infantis ou preconceitos da infância para Descartes?
24. Qual seria a origem de nossas idéias para Locke?
25. Quais características centrais o método deveria ter para orientar nosso conhecimento na concepção de Descartes?

Continue navegando