Buscar

EXERCÍCIOS 3PP GEO

Prévia do material em texto

*
*
CAPÍTULO 15
EXERCÍCIOS -3PP GEO
*
*
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I 
2) A regulamentação de 1850 torna a terra um bem de 
 domínio público, patrimônio da recém –criada nação.
Segundo a regulamentação, a terra somente poderia ser adquirida através de compra e mediante pagamento à vista. Esse critério exclui do acesso à terra os despossuídos e favoreceu plenamente os grandes proprietários, que tinham possibilidades de aquisição.
A interpretação dessa lei e sua elaboração nada mais foi que reafirmar a grande propriedade rural no Brasil, mantendo assim os privilégios dos que já gozavam da sua propriedade.
*
*
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
3) Enquanto a Lei de Terras, no Brasil de 1850, colocava obstáculos ao acesso à terra pelo trabalhador livre, criando uma estrutura fundiária altamente concentradora e nada atrativa do ponto de vista do trabalhador, o Homestead Act (Ato de Propriedade Rural) de 1862, nos EUA, determinava a adoção de terras a todos os que desejassem nela trabalhar e produzir riquezas.
*
*
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
5) No governo de João Goulart foi criada uma legislação trabalhista com o intuito de atender às necessidades do trabalhador rural: o Estatuto do Trabalhador Rural (ETR), de 1963. 
Em janeiro de 1964, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura ( Contag), entidade máxima do sindicalismo rural no Brasil.
Foi criando o Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural), com a finalidade de dar assistência previdenciária ao campo.
Muitos agricultores, não querendo arcar com os encargos sociais decorrentes do ETR, demitiram seus empregados e perceberam a vantagem que poderiam tirar com a institucionalização do trabalhador temporário. 
*
*
5)É nesse contexto que surge a denominação bóia-fria, para designar os trabalhadores temporários, principalmente os de São Paulo.
O patrão ficava, assim, desobrigado dos encargos sociais e cada vez mais distante das relações sociais do trabalho e entre o patrão e o empregado.
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
6) Criado logo após a derrocada do governo democrático, em 1964, o Estatuto da Terra procurou regular os direitos e obrigações relativos aos bens imóveis rurais.
Apesar de ser um instrumento legal que apontava para uma reforma agrária conservadora, ele só adquiriu força a partir de 1965, quando determinava o pagamento prévio em dinheiro das terras desapropriadas, o que acabou tornando difícil e até impraticável a efetiva distribuição de terras no país. 
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
Devido à falta de dinheiro para as indenizações das terras desapropriadas, elas passaram a ser pagas com títulos da dívida pública. 
Entretanto o Estatuto serviu de instrumento de controle das tensões sociais no campo, ou seja, foi utilizado pelos governos como apaziguador nos momentos em que os conflitos na luta pela terra apontavam para níveis de insustentabilidade. 
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
8) A revolução verde, entendida como a adoção de várias medidas técnicas com o objetivo de aumentar a produção e a produtividade da agricultura do mundo subdesenvolvido, faz parte da expansão do capitalismo em escala planetária.
Acelerou o processo de concentração de terras nas mãos de empresas rurais ou grandes proprietários. Como implicações socioambientais, podem-se citar: elevação do preço das terras e dos arrendamentos, concentração de renda e impactos no meio ambiente decorrentes do uso crescente de pesticidas, herbicidas e agrotóxicos e da compactação do solo devido ao uso de máquinas.
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
12) Grilagem é a posse da terra por meio de escrituras de propriedade falsas. Um bom exemplo de grilagem de terra é o caso da Fazenda Pirapozinho/Santo Anastácio no pontal do Rio Paranapanema, em São Paulo. Essa área foi grilada desde 1886 abrangendo uma impressionante dimensão de 560 mil hectares. A ilegalidade dos títulos de propriedade somente foi descoberta em 1958. Atualmente, a região é palco de conflitos fundiários.
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
A luta pela posse da terra e os projetos agropecuários da SUDAM
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
O complexo agroindustrial se configura no Brasil a partir da segunda metade deste século.
traduziu-se na passagem da agricultura tradicional para a agricultura moderna dirigida para mercados específicos, o que significou, entre outras coisas, incorporação de tecnologia sofisticada para o processo de produção agropecuário.
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
Por que a atividade agrícola brasileira está cada vez mais dependente dos capitais agroindustriais urbanos?
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
*
*
Distribuição de três produtos agrícolas brasileiros.
Açúcar;
Laranja; e 
Café. 
 
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
A presença da figura do atravessador, que reduz as possibilidades de ganho dos agricultores pobres.
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
Trace um parâmetro a respeito da situação da agricultura brasileira.
1. A maioria da população rural não é proprietária da terra em que trabalha.
2. Predominam no país as grandes propriedades, muitas delas improdutivas.
3. Os parceiros, arrendatários e pequenos proprietários não conseguem alta produtividade porque não têm capital para investir em adubos, sementes e máquinas.
4. A modernização da agricultura com crescente utilização de tratores, colhedeiras e outros equipamentos, tem diminuído as oportunidades de emprego para os trabalhadores sem terra.
5. O êxodo rural tem provocado um grande crescimento populacional urbano, diminuindo a qualidade de vida das populações urbanas.
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
Apresente uma discussão sobre a assertiva:
No Brasil, a expansão industrial gerou grandes complexos agroindustriais, sobre os quais afirma-se que:
 
I. O capital necessário para estes empreendimentos foi fornecido pelo Estado (através de empréstimos especiais), pelo grande capital industrial e pelo grande capital agrário.
II. Pequenos e médios proprietários vendem sua produção para grandes empresas, antes da colheita, as quais supervisionam a aplicação dos investimentos e a qualidade dos produtos. Essas empresas não precisam, portanto, investir em terras para obterem suas matérias-primas.
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
Por que agricultura brasileira provoca êxodo rural?
Com a modernização da agricultura, tem diminuído o número de volantes, principalmente nas áreas canavieiras.
 A modernização da agricultura tem ampliado o número de empregos rurais.
Os parceiros, arrendatários e pequenos produtores são os mais beneficiados pelo capital empregado na aquisição de máquinas, adubos e corretivos.
 A maioria da população rural não é proprietária da terra
 em que trabalha.
A modernização da agricultura brasileira tem provocado a melhor distribuição da terra agrícola.
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I
*
*
Mostrar no mapa a distribuição da soja no Brasil, avicultura ,suinocultura e fumo, no sul do Brasil.
CAPÍTULO 15 A QUESTÃO AGRÁRIA I

Continue navegando