Buscar

pratica geo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia atentamente o fragmento de texto: 
“O professor, como mediador, deve passar para as crianças, desde seus primeiros anos na escola, que o mapa é um instrumento que traz informações e que não é apenas uma ilustração”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIOS, Ricardo Bahia; MENDES, Julyend Silva. Alfabetização cartográfica: práticas pedagógicas nas séries iniciais. <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20%288%29.pdf>. Acesso em 10 ago. 2017. 
De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, analise as seguintes assertivas:
I. O ser humano tem a capacidade de traduzir as informações mais efêmeras que existem no espaço para meios permanentes.
PORQUE
II. O homem tem necessidade de fazer uma leitura do espaço, que vai desde as inscrições nas cavernas até as atuais ferramentas, como o Google Earth. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 0.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
“De acordo com estudos antropológicos, o ser humano vem desenvolvendo há mais de 40mil anos sua capacidade de traduzir as informações efêmeras que existem no espaço para meios permanentes. [...] Podemos afirmar que o esforço da humanidade para compreender e representar o espaço em que vive e, até mesmo, os espaços em que pretendia ou pretende viver é empreendido há milhares de anos (livro-base, p. 20 e 21).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Considere a seguinte afirmação: 
“O uso da cartografia é essencial”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIOLA, Cerli Freire; AGUIAR, Waldiney Gomes. Orientação e localização geográfica: conceitos e importância social. <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2376-8.pdf>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Sobre a orientação geográfica, discutida no livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as falsas:
( ) Podemos utilizar os astros para sabermos as direções geográficas, por exemplo: a partir de onde o Sol e a Lua aparecem e desaparecem, pode-se identificar o Leste e o Oeste.
( ) No Hemisfério Norte, por meio da estrela Ursa Polar e da constelação Ursa Menor, é possível a identificação do rumo Sul.
(  ) No Hemisfério Sul, a orientação pode ser realizada por meio da constelação Cruzeiro do Norte, que identifica o rumo Norte.
( ) A bússola ajudou a traçar rumos e redes de itinerários a partir de um ponto conhecido, como os portos.
( ) Levando em consideração o movimento de rotação da Terra, podemos afirmar que os astros “aparecem” no Leste e “desaparecem” no Oeste. 
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – V – V
	
	B
	F – F – F – V – V
	
	C
	V – F – V – F – V
	
	D
	V – V – V – V – F
	
	E
	V – F – F – V – V
“Levando em consideração o movimento de rotação da Terra, podemos afirmar que os astros ‘aparecem’ no Leste e ‘desaparecem’ no Oeste [afirmativa V, verdadeira] [...]. Dessa maneira, sabendo em que direção o sol e a Lua ‘aparecem’ e ‘desaparecem’, podemos deduzir o Leste, o Oeste e os demais pontos cardeais [afirmativa I, verdadeira]. Além desses astros, no Hemisfério Norte, por meio da estrela Ursa Polar e da constelação Ursa Menor, é possível a identificação do rumo Norte [afirmativa II, falsa]. No Hemisfério Sul, a orientação pode ser realizada por meio da constelação Cruzeiro do Sul, que identifica o rumo Sul [afirmativa III, falsa]. Com a bússola, foi possível traçar rumos, criando-se uma rede de itinerários a partir de um ponto conhecido, dando origem aos mapas portulanos, com a localização dos portos do Mar Mediterrâneo [afirmativa IV, verdadeira] [...]” (livro-base, p. 109).
Questão 3/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia o fragmento de texto: 
“Por meio das coordenadas geográficas (latitude e longitude), é possível localizar qualquer ponto da superfície terrestre. No entanto, é preciso dominar esses conceitos e torná-los aplicáveis na nossa prática de vida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIOLA, Cerli Freire; AGUIAR, Waldiney Gomes. Orientação e localização geográfica: conceitos e importância social. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2376-8.pdf>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Tendo em vista o fragmento e os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, assinale a alternativa correta sobre a longitude:
Nota: 20.0
	
	A
	Longitude terrestre é a medida angular entre o Meridiano de Greenwich e qualquer ponto da Terra, no sentido Leste ou Oeste, variando entre 0 (zero) a 180 graus.
Você acertou!
“Denomina-se longitude terrestre a medida angular entre o Meridiano de Greenwich e qualquer ponto na superfície terrestre, no sentido Leste ou Oeste, variando entre 0° a 180°” (livro-base, p. 133).                  
	
	B
	Longitude terrestre é a medida angular entre o Meridiano de Greenwich e qualquer ponto da Terra, no sentido Norte ou Sul, e pode ser calculado pela variação do fuso horário.                
	
	C
	Longitude terrestre é a medida entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, pela qual é possível fazer a localização de qualquer ponto terrestre.
	
	D
	Longitude terrestre é uma medida antiga, criada no século XV, que foi muito usada para as Grandes Navegações. Hoje em dia, ela caiu em desuso devido ao uso do GPS, muito mais moderno.
	
	E
	Longitude terrestre é a medida criada na Antiguidade e muito usada para as Grandes Navegações portuguesas e francesas. A longitude é usada apenas para calcular o fuso horário dos países.
Questão 4/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia o extrato de texto: 
“Como toda projeção resulta em deformações e incorreções, às vezes algumas características precisam ser distorcidas para representarmos corretamente as outras. As deformações podem acontecer em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SÓ GEOGRAFIA. Projeções cartográficas. <http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Cartografia/?pg=3>. Acesso em 10/08/2017.  
Tendo em vista o fragmento mencionado e os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a projeção cartográfica que é realizada com base em um ponto de vista nos antípodas:
Nota: 20.0
	
	A
	Mercator.
	
	B
	Estereográfica.
Você acertou!
“Conhecida desde a Antiguidade, a projeção estereográfica é muito utilizada para a representação de mapas-múndi. É realizada com base em um ponto de vista nos antípodas (pontos diametralmente opostos) ao ponto central, o que permite, teoricamente, representar todo um hemisfério [...]” (livro-base, p. 139).
	
	C
	Peters.
	
	D
	Cilíndrica.
	
	E
	Mista.
Questão 5/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Considere o mapa a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELLO, Laércio. O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica. Editora Intersaberes, 2016. p. 139. 
Tendo em vista o livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a projeção cartográfica indicada na figura mencionada:
Nota:
20.0
	
	A
	Mollweide.
	
	B
	Peters.
	
	C
	Mercator.
	
	D
	Goode.
Você acertou!
figura 5.10 do livro-base: “Essa projeção foi desenvolvida pelo geógrafo estadunidense John Paul Goode (1862-1932). Ela parte de um cilindro, mas mantém os contornos do globo em um mapa-múndi. Podemos identificar facilmente a deformação nas longitudes devido aos ‘cortes’ para se poder manter o desenho com menos distorções em cada continente” (livro-base, p. 140).
	
	E
	Mista.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando