Buscar

Avaliação Plantas Vasculares sem Sementes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Vegetais Inferiores
Módulo de Algas - Profa MTM de Széchy
Avaliação 2
Tema: Plantas vasculares sem sementes – atuais ou extintas
Deve ser feito em dupla. 
Deve ser entregue impreterivelmente até o dia 05 de outubro de 2012, até as 17:00 horas, na sala A0 99 (Laboratório Integrado de Ficologia)
Terá peso 1
Deverá ser constituído de 2 partes
Parte I – Prática (6,0 pontos)
Escolher locais para coleta de plantas, que não pertençam a unidades de conservação. Pode ser o mesmo local ou dois locais diferentes .
Escolher duas plantas vasculares sem sementes diferentes para estudo. Estas plantas devem estar férteis.
Fotografar as plantas antes de serem coletadas, de modo a mostrar o ambiente onde cresciam. Faça mais de uma foto, uma delas incluindo o próprio coletor junto da planta.
Tomar cuidado para pegar as planta inteiras (raiz, caule e folhas). Basta 1 indivíduo de cada tipo escolhido.
Colocar as plantas entre folhas de jornal para secar. Cuidado para não quebrar a planta ao transportá-la.
Em casa, usar lupa de mão para observar as plantas com mais detalhes, de modo a obter o máximo de informações possíveis para a descrição. 
Proceder à herborização, onde a planta deve ser aberta sobre folha de cartolina branca, de modo a mostrar todos os seus órgãos (Como o observado em aula prática)
A exsicata assim montada deverá ter ficha de identificação , contendo: local de coleta ( o mais detalhado possível), data de coleta, nomes e sobrenomes dos coletores, identificação taxonômica.
As exsicatas deverão vir acompanhadas de texto impresso em A4, contendo: Nome da dupla e assinaturas, Materiais examinados (local de coleta, fotografia do ambiente, identificação em nível de filo, no mínimo, descrição da morfologia externa da planta, incluindo a parte vegetativa e a parte reprodutiva). A descrição deve incluir termos usados nas aulas e esquemas explicativos.
Atenção: Só descrever o que for observado. Pode usar bibliografia para aproveitar conceitos e termos. Neste caso, fazer a referência a esta bibliografia.
Exemplo hipotético de descrição: Pode e deve ser adaptado, melhorado.
Plantas eretas, com até .... cm de comprimento, formada por raiz, caule e folhas (Figura 1). Raiz assim..... Caule assado........ (Figura 2). Folhas distribuídas ..... , do tipo.. , tamanho..., forma..., com nervuras......(Figura 3). Estruturas de reprodução....... (Figura 4). Esporângios do tipo ....., distribuídos ...... ( Figura 5). 
Exemplo hipotético de citação de referência bibliográfica:
Széchy, M.T.M. & Churchill, W. 2012. Como estudar pteridófitas: um guia para os alunos. Editora Guanabara, Rio de Janeiro, p. 23-35.
 
Parte II – Pesquisa bibliográfica (4,0 pontos)
Fazer pesquisa pela internet de artigos que tratem de qualquer assunto sobre plantas vasculares sem sementes (taxonomia, evolução, citologia, bioquímica, genética, ecologia, aproveitamento econômico). Pode ser de uma espécie ou de várias espécies.
Selecionar um artigo, considerando os seguintes aspectos;
- artigo publicado em periódico científico de abrangência internacional, ou seja , aqueles que tem pdfs disponibilizados online e em inglês.
- artigo preferencialmente atualizado (2000 em diante)
- artigo que nenhuma outra dupla tenha escolhido antes (Fica sob a responsabilidade da turma de controlar isto através de uma lista)
Atenção: Um artigo científico é uma publicação que se caracteriza pelos seguintes itens: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências bibliográficas. Não serve livro, nem capitulo de livro, nem revisão.
Imprimir o artigo
Assinar o artigo (ambos da dupla) nas margens da folha
Marcar no próprio texto do artigo, onde está: 
- o objetivo do estudo
- as justificativas do estudo
- o principal resultado do estudo
- a classificação taxonômica da (s) planta (s) vascular (es) objeto(s) do estudo 
6) Na parte de trás da primeira folha impressa, redigir à mão a referência completa do artigo, que deve conter, nesta ordem:
Autores. Ano de publicação. Título do artigo. Nome completo do periódico ou revista científica volume: número das páginas.
Exemplo hipotético de como fazer referência a artigo científico : 
Széchy, M.T.M., Silva, C.E., Pereira, N. & Gomes, C.L. 2011. How ferns can be exploited in the agriculture? Journal of Economic Botany 23: 235-274.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando