Buscar

Trabalho de Economia, Políticas econômicas. Prof Semi

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 – Defina Políticas Econômicas e evidencie seu principal objetivo.
Entende-se por Políticas Econômicas, as ações tomadas pelo governo, que utilizando instrumentos econômicos, busca atingir determinados objetivos Macroeconômicos: crescimento econômico; estabilidade inflacionária; condições de financiamento sustentáveis; redistribuição de renda. 
As políticas econômicas têm como objetivo cobrir e estabilizar a economia como um todo e por isso, sua análise está no campo da macroeconomia. Entender os objetivos e instrumentos de políticas torna-se fundamental.
2 - Os governos federal, estaduais e municipais têm importante papel na economia de uma nação. As principais funções do setor público, em relação à economia, são destacadas em quatro áreas de grande abrangência. Explicite e explique cada uma destas áreas.
Regulador: O Estado deve regular a atividade econômica mediante leis e disposições administrativas. Com isso, torna-se possível o controle de alguns preços, monopólios e ações danosas ao direito do consumidor.
 
•Provedor de Bens e Serviços: O governo, também, deve prover ou facilitar o acesso a bens e serviços essenciais, principalmente aqueles que não são de interesse do setor privado, tais como educação, saúde, defesa, segurança, transporte e justiça.
 
•Redistributiva: As políticas econômicas devem atingir e vir a beneficiar os mais necessitados da sociedade. Com isso, modificar a distribuição de renda e riqueza entre pessoas e/ou regiões. A igualdade social deve ser uma prioridade a ser buscada pelos órgãos públicos.
 
•Estabilizador: Os formuladores de políticas econômicas devem estar preocupados em estabilizar/controlar os grandes agregados macroeconômicos, tais como, taxa de inflação, taxa de desemprego e nível de produção, com o intuito de beneficiar a população.
3 – Conceitue Política monetária e evidencie sua função no contexto econômico de uma nação.
Consiste em controlar a oferta de moeda na economia, ou seja, a quantidade de dinheiro na economia, com isso se forma a taxa de juros, interpretada como “preço do dinheiro”. Com o controle monetário é possível determinar a taxa de juros de referência no mercado, o que faz o banco central (BACEN) elevar o preço do dinheiro.
Ao controlar os meios de pagamento, a política monetária está visando estabilizar o nível de preços geral da economia. o que leva a ser necessário a utilização de quatro instrumentos: 1) Operação de mercado aberto, caracterizado pela compra e venda de títulos públicos do BACEN no mercado. 2) Depósito compulsório, são reservas dos bancos privados feitas no BACEN com caráter obrigatório, para diminuir a liquidez do sistema financeiro. 3) Redesconto bancário, mecanismo utilizado para evitar a liquidez das instituições bancárias privadas, por meio de um empréstimo feito pelo BACEN. 4) Controle de seleção de crédito, é o controle direto sobre o crédito, pode gerar distorção no funcionamento do mercado de crédito. 
 
4 - No contexto da Política Fiscal, A Constituição Federal de 1988 atribui ao Poder Executivo a responsabilidade pelo sistema de Planejamento e Orçamento, e a iniciativa dos seguintes projetos de lei: Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei de Orçamento Anual (LOA). Explique a função dos projetos em destaque.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, o Plano Plurianual (PPA) deve conter as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital entre outras decorrentes dos programas de duração continuada ao longo de quatro anos.
A Lei de diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro subsequente, apresenta alterações  na legislação e impõe a política de aplicação das agências financeiras de fomento.
A lei de orçamento anual (LOA) controla programas e ações do governo federal em exercício, nenhuma despesa pública pode ser executada sem estar disposta no orçamento, deputados e senadores discutem a proposta apresentada pelo poder executivo, realizando alterações por meio de emendas quando julgar necessárias.
5- Demonstre os objetivos da lei da responsabilidade fiscal
Seu principal objetivo é o equilíbrio fiscal, que se quer alcançar pela imposição de restrições para o crescimento da despesa e pela fixação de limites para gastos com pessoal e endividamento. Onde consta: Instituir uma gestão fiscal responsável, com ênfase no controle do gasto continuado e no endividamento; Prevenir desvios e estabelecer mecanismos de correção e, dessa forma, punir administradores pelos desvios graves e por eventual não adoção de medidas corretivas; Modificar profundamente o regime fiscal brasileiro, dando um “choque” de transparência no setor público, com maior divulgação das contas públicas e, ao mesmo tempo, tornando-as mais inteligíveis.
6 – Explique as funções da Política Cambial para um país. E, explique também, em que consiste os Regimes de Câmbio Flutuante e Câmbio fixo. 
É a tentativa das autoridades monetárias em controlar as entradas e saídas de moeda estrangeira com o intuito de adequar a taxa de câmbio ao momento econômico da economia nacional. Desta forma existem os chamados instrumentos de política cambial onde o BACEN adota medidas em conjunto a Política Monetária e Política Fiscal quando ocorre uma excessiva valorização ou desvalorização do Real perante o Dólar. Estas medidas objetivam evitar uma grande volatilidade na taxa de câmbio uma vez que estas alterações repentinas prejudicam a empresas e governo devido as importações e exportações além das dívidas em dólar. No câmbio fixo, o Banco Central se compromete a comprar e vender a moeda estrangeira por um preço fixo, em geral o dólar. Esse preço de referência pode sofrer alterações ou pode permanecer inalterado, isso vai depender da decisão do Banco Central. No regime flutuante (flexível) a taxa de câmbio oscila exclusivamente em função do mercado. A liberação da taxa cambial faz com que o valor das moedas estrangeiras flutue de acordo com o interesse que despertem, segundo a interação da oferta e da procura internacional. O Brasil possuía um regime de câmbio fixo até 1999, naquela época US$ 1,00 valia R$ 1,00. Atualmente, o Brasil se encontra em regime de câmbio flutuante, isto é, o preço do dólar varia diariamente de acordo com as oscilações do mercado. Câmbio Fixo: Um sistema de câmbio em que o Banco Central de um país estabelece um valor fixo para a paridade entre a moeda local e o lastro (geralmente o dólar). Câmbio Flutuante: Taxa de câmbio que flutua livremente segundo maior ou menor procura das moedas estrangeira e local no mercado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando