Buscar

Aula 02 Fórum

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 02
por Joao Henrique de Almeida Scaff 4 weeks ago
Leia o texto: "Bem de família do fiador em contrato de aluguel é penhorável" (link: http://www.conjur.com.br/2014-nov-19/bem-familia-fiador-contrato-aluguel-penhoravel).
Agora imagine a seguinte situação:
Claudio aluga seu apartamento para Roberto (locatário). Bruno, amigo de Roberto, aceita ser fiador no contrato de locação. Contudo, após 08 meses, Roberto torna-se inadimplente e Claudio ajuíza uma execução em face de Roberto e de Bruno.
Na execução o juiz determina a penhora da residência de Bruno, seu único imóvel (bem de família).
Responda: a penhora é legal? Fundamente.
​A lei 8009/90 permite a penhora da residência, mesmo que Bruno tenha apenas aquele único imóvel.. Porém acredito que a Carta Magna protege pode usar o recurso da exceção que consta no Art. 5° inciso XXIV, acredito que Bruno pode usar este recurso e contar também com inúmeros casos que o STJ protegeu o imóvel da pessoa mesmo tendo sido penhorado. 
Art. 5° - XXIV – CF “  a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; “

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais