Buscar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
ENGENHARIA CIVIL
PROFESSORA: TEREZINHA BOGÉA
ALUNA: ARLENE MARIA ALVES
Síntese do texto “Conhecer e pensar”
	
	
	SÃO LUÍS-MA, 2018
Síntese do texto “Conhecer e pensar”
O texto “Conhecer e pensar” do escritor João Alvaro Ruiz aborda uma ligação entre esses dois conceitos, a partir de que são necessários para a sobrevivência do Homem. O autor supõe que o conhecimento exige de três elementos, a saber: o sujeito que conhece; o objeto que é conhecido; e a imagem que é o ponto de intersecção entre sujeito e objeto.
Conhecer e pensar estabelecem a capacidade do Homem de entender o meio em que vive, apropriar-se do que acontece ao seu redor. Consiste em investigar e dominar o conhecimento da natureza humana. Os animais também têm a capacidade de conhecer, porém difere do Homem, visto que os seres irracionais coordenam apenas o conhecimento sensorial, que parte da análise física do objeto sendo considerado o de menor dificuldade. 
O conhecimento baseia-se em uma relação entre sujeito e objeto, onde a função do sujeito é captar o objeto, a do objeto de ser captado pelo sujeito. Esta captação apresenta-se como algo que invade o meio do objeto e recolhe suas características, assim no sujeito manifesta-se uma identificação do objeto, ou seja, uma “imagem”.
Finalmente, pode-se afirmar que a finalidade deste texto é expor a necessidade do conhecer e pensar do Homem, para poder subjugar o universo, dando-lhe sentido. Além disso, o texto relaciona elementos influenciadores na obtenção do conhecimento, uma vez que este apresenta-se como uma transferência de informações do objeto para o sujeito.

Continue navegando