Buscar

4º RELATORIO 9pronto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE DE SERGIPE
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO 
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
THIAGO DE CASTRO CERQUEIRA 
marina menezes wenceslau
CONDUTIVIDADE EM MEIOS LÍQUIDOS 
Aracaju, SE 
2017
THIAGO DE CASTRO CERQUEIRA
marina menezes wenceslau
CONDUTIVIDADE EM MEIOS LÍQUIDOS 
Relatório de aula prática da disciplina FISICA III, turma 3001, Curso de Engenharia Civil, Faculdade Estácio de Sá. 
Professor: Cochiran Pereira.
Aracaju, SE 
2017
SUMÁRIO 
1. Introdução	04
2. Objetivos .................................................................................................................04
3. Material ....................................................................................................................05
4. Procedimento experimental ..................................................................................05
5. Resultados...............................................................................................................06 
6. Discussão 	06
7. Conclusão 	07
8. Referências Bibliográficas	08
INTRODUÇÃO 
A manifestação da eletricidade ligada á matéria, tem a ver com a propriedade de conduzir corrente elétrica de determinado material: a condutividade elétrica que, por sua vez, difere de um material para outro. Alguns materiais são bons condutores elétricos, outros não. Esse experimento visa o entendimento da condutividade elétrica, utilizando alguns materiais para teste. A condutividade elétrica será observada pelo acendimento ou não da lâmpada. Mas para isso é importante que se saiba o que é corrente elétrica. A corrente elétrica pode ser entendida como o movimento ordenado de partículas eletricamente carregadas que circulam por um condutor, quando entre as extremidades desse condutor há uma diferença de potencial, ou seja, tensão. Em outras palavras, a tensão elétrica pode ser entendida como uma "força" responsável pela movimentação de elétrons. Os elétrons e a corrente elétrica não são visíveis a olho nu, mas podemos comprovar sua existência conectando, por exemplo, uma lâmpada a um terminal de geração de corrente elétrica. Entre os terminais do filamento da lâmpada caso exista uma diferença de potencial, com circulação de uma corrente elétrica, a lâmpada irá brilhar. 
Nos líquidos, as soluções que conduzem energia elétrica são as iônicas ou também chamadas de eletrolíticas, que são boas condutoras por apresentarem íons livres, tanto dissolvidos no soluto, como também puras. Já as soluções moleculares não apresentam íons na sua constituição, por isso não há fluxo de cargas elétricas e assim chamadas de dielétricas ou isolantes. A existência de íons carga negativa (ânion) e positiva (cátions), em meio ao processo possibilita que os mesmos tenham liberdade para se movimentar e serem atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico
A condutividade elétrica é simplesmente o inverso da resistividade. Ou seja, quanto maior a resistividade, menor será a condutividade.
OBJETIVOS 
Verificar a condutividade de diversos líquidos e a capacidade de alguns em formar uma solução iônica.
MATERIAL 
- Fonte de alimentação,
- Medidor de condutividade com quatro leds,
- Cabos,
- Béquer, 
- Diversos líquidos.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Com o aparato já montado previamente, ligue a fonte de alimentação e certifique-se que ela está em 12 V. Encoste os eletrodos (feche o circuito) e verifique se os quatro leds acendem com a intensidade máxima. 
1ª Parte: coloque no béquer uma determinada quantidade de água destilada, introduza os eletrodos, que estão ligados em série com os leds e verifique se há condução total, parcial ou nula, conforme o número de leds acesos. Anote a condução na Tabela. 
2ª Parte: coloque no béquer determinada quantidade de água potável, introduza os eletrodos e verifique se há condução total, parcial ou nula. Anote a condução na Tabela. 
3ª Parte: coloque no béquer determinada quantidade de água mineral, introduza os eletrodos e verifique se há condução total, parcial ou nula. Anote a condução na Tabela.
4ª Parte: coloque no béquer determinada quantidade de água de piscina, introduza os eletrodos e verifique se há condução total, parcial ou nula. Anote a condução na Tabela. 
5ª Parte: coloque agora no béquer determinada quantidade de água do mar, introduza os eletrodos e verifique se há condução total, parcial ou nula. Anote a condução na Tabela. 
6ª Parte: coloque no béquer determinada quantidade de água destilada, introduza os eletrodos e acrescente lentamente cloreto de sódio (sal de cozinha) e verifique se há condução total, parcial ou nula no início, durante e ao final do processo. Anote todos os dados na Tabela. 
7ª Parte: agora mediremos se há condução total, parcial ou nula no único metal líquido à temperatura ambiente: o mercúrio (Hg). Introduza os eletrodos e anote a condução na Tabela. 
 Resultados
	INTENSIDADE LUMINOSA PARA O TESTE DE CONDUTIVIDADE EM LÍQUIDOS
	 
	ÁGUA DESTILADA 
	ÁGUA POTÁVEL
	ÁGUA MINERAL
	ÁGUA DE PISCINA
	ÁGUA DO MAR
	SOLUÇÃO DE ÁGUA DESTILADA E CLORETO DE SÓDIO (NACL)
	MERCÚRIO
	
	
	
	
	
	
	INÍCIO 
	DURANTE 
	FINAL
	
	CONDUÇÃO
	 Nula
	 Parcial
	 Parcial
	 Parcial
	 Total
	 Nula
	 Parcial
	 Total
	 Total
Discussão
Com base nas experiências apresentadas é possível dizer que se trata de soluções iônicas, que são soluções capazes de conduzir energia elétrica; isso se deve a existências de íons livres no meio. Esses íons são átomos com excesso ou escassez de elétrons; para que estes tenham mais carga positivas que as negativas ele deve ser um cátion, ou seja, perdem-se elétrons na última camada e para ser um ânion deve-se ter uma carga negativa maior do que positiva, com isso, se ganha elétrons na camada de valência. Um exemplo de solução iônica é o NaCl, onde o Na+ é cátion e o Cl- é o ânion, e através de dissociação iônica, transferência de elétrons, eles se eletrizam. A dissociação iônica é o que faz um átomo se transformar em íon, assim virando um eletrólito e conduzindo energia. Substâncias não eletrolíticas não liberam íons em solução, portanto não conduzem energia, é o que acontece com a água destilada. Podemos dizer que a condutividade em meios líquidos é menor do que em sólidos, pelo fato de que os sólidos proporcionam menos desperdícios na passagem de energia.
A condutividade é o inverso da resistividade, com isso podemos constatar que na construção de um para-raios; que é um mecanismo de proteção de raios através de uma haste de metal e um isolante na terra, o material condutor deve-se apresentar uma baixa resistividade, por conta disso é usado o metal que permite à passagem de energia elétrica. Já para o material do isolante deve-se apresentar baixa condutividade, por não possuírem elétrons livres impedindo a passagem de corrente, como é o caso da porcelana.
A condutividade elétrica parte do mesmo princípio que o da condução térmica, isso se deve por conta dos elétrons de condução, isso quer dizer que eles transferem tanto um como outro; um exemplo é uma barra metal, que é uma boa condutora tanto térmica como elétrica, por ela ser capaz de deixar que os elétrons fluam livremente por toda sua extensão.
O mercúrio é um dos seis elementos que em temperatura ambiente se mantem liquido, porém é o único metal entre os elementos. Por ser um metal, tem boa condutividade elétrica, também possui uma alta tensão superficial e essas são suas características mais interessantemente especiais. Por apresentar uma densidade de 13,456 g / cm 3 é pesado e quando aquecido transforma-se em vapores tóxicos mais densos que o ar. É um material muito perigoso e deve ser manuseado com muito cuidado. Chamado também de prata liquida, o mercúrio tem uma grande gama de utilizações como instrumentos de medidas (termômetros e barômetros), lâmpadas fluorescentes, indústria de explosivos e como catalisador em reações
químicas. Usado antigamente na odontologia para obturação, porém atualmente substituído por bismuto, que possui propriedades semelhantes só que com menos toxicidade. Contudo, sua aplicação mais intensa é na indústria de instrumentos de laboratório onde possui diversas finalidades, entre elas: medir o peso específico de alto, medir sua fluidez e condutividade elétrica.
CONCLUSÃO 
Depois de concluído o experimento, podemos verificar que a condutividade elétrica é a capacidade que um material tem em transportar cargas elétricas, sendo assim o oposto da resistividade. Soluções que possuem compostos iônicos são capazes de conduzir energia e são chamadas de iônicas ou eletrolíticas e as que não transportam cargas elétricas são chamadas de soluções moleculares ou não eletrolíticas. Para constatar se uma solução é ou não condutora devemos observar o tipo do soluto e do solvente, da posição dos eletrodos e da concentração, como é o caso da solução de água destilada e cloreto de sódio (NaCl) que dependendo da quantidade de solvente dissolvido apresentou diferentes conduções.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
HALLIDAY, David, RESNIK Robert, KRANE, Denneth S. Física 3, volume 2, 5 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 384 p.
Pesquisa online: Condutividade elétrica. Disponível em:<http://www.infoescola.com/fisica/condutividade-eletrica/>. Acesso em 11/09/2017. 
Pesquisa online: Condutividade elétrica em compostos iônicos. Disponível em:<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/condutividade-eletrica-dos-compostos-ionicos.htm>. Acesso em 11/09/2017. 
Pesquisa online: Condutividade elétrica de líquidos e soluções. Disponível em:<http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/15484/Condutividade%20eletrica%20de%20liquidos%20e%20solucoes.pdf?sequence=1>. Acesso em 11/09/2017. 
Pesquisa online: Relatório sobre condutividade elétrica. Disponível em:<http://gpquae.iqm.unicamp.br/experimentos/E1.pdf>. Acesso em 11/09/2017. 
Pesquisa online: Condutividade elétrica das soluções. Disponível em:<http://alunosonline.uol.com.br/quimica/condutividade-eletrica-das-solucoes.html>. Acesso em 11/09/2017. 
Pesquisa online: Mercúrio. Disponível em:<http://www.portalsaofrancisco.com.br/quimica/mercurio>. Acesso em 13/09/2017. 
Pesquisa online: A química do mercúrio. Disponível em:<https://www.estudopratico.com.br/a-quimica-do-mercurio/>. Acesso em 13/09/2017. 
Pesquisa online: Condução térmica. Disponível em:<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/conducao-termica-1.htm>. Acesso em 11/09/2017. 
Pesquisa online: Soluções iônicas e moleculares. Disponível em:<http://manualdaquimica.uol.com.br/fisico-quimica/solucoes-ionicas-moleculares.htm>. Acesso em 11/09/2017. 
Pesquisa online: Íons. Disponível em:<http://www.infoescola.com/quimica/ion/>. Acesso em 11/09/2017. 
Pesquisa online: Bons e maus condutores. Disponível em:<http://www.notapositiva.com/old/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/bonsmauscondutelectr.htm>. Acesso em 13/09/2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando