Buscar

Colesterol

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COLESTEROL
Professor Randal Lopes Barreira
Aluna: Antonia de Maria G.M
 
O que é o Colesterol ?
O colesterol é um tipo de gordura presente naturalmente no nosso organismo, serve para produção de bile, membranas celulares, hormônios e no metabolismo de vitaminas, como a vitamina D. A maior parte do colesterol é produzida no fígado (70%), e o restante (30%) é proveniente da alimentação, e exerce importantes funções no organismo, é transportado no sangue pelas chamadas lipoproteínas. O colesterol pode acumular no fígado, provocando uma situação conhecida como esteatose hepática e, se não controlada, pode evoluir para cirrose hepática.
Tipos de colesterol, o bom (HDL), ruim (LDL) e o Triglicérides. 
O HDL – é uma lipoproteína recolhe o colesterol das artérias e órgãos e leva ao fígado, onde este colesterol é reutilizado ou eliminado através da bile e fezes. Por isso, quanto mais alta sua taxa, melhor. Valores elevados de HDL são considerados protetores de infarto.
O LDL – é uma lipoproteína ele se deposita nas artérias e junto com as plaquetas diminui o diâmetro das artérias e o fluxo de sangue para os órgãos. Assim o tecido na recebe nutriente e oxigênio e morre. Se ocorrer no coração, chamamos de infarto; se no cérebro, derrame.
O Triglicérides - são gorduras produzidas no fígado a partir de alimentos ricos em carboidratos, bebidas alcóolicas e gorduras. Assim como o LDL, níveis elevados de TG levam a infarto, derrame e outras complicações. Valores muito altos de triglicérides podem provocar pancreatite, que por sua vez pode levar a um tipo de diabetes por destruição das células pancreáticas ou a morte.
 Consequências do colesterol alto
A principal consequência do colesterol alto é o aumento considerável do risco de doenças cardiovasculares, como:
Aterosclerose;
Infarto;
Insuficiência cardíaca;
Pressão alta.
No entanto, o colesterol alto não apresenta sintomas, sendo diagnosticado apenas através do exame de sangue.
 O que é a aterosclerose ?
 É uma doença progressiva que se caracteriza pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias. O precursor dessa doença é o aumento das concentrações de LDL no plasma sanguíneo. Inicialmente, observa-se o acúmulo dessa lipoproteína na parede das artérias, desencadeando uma inflamação e a formação de placas chamadas de ateromas. Grandes lesões podem bloquear o fluxo sanguíneo em virtude da diminuição do diâmetro do vaso, desencadeando a formação de trombos e coágulos, o que pode levar a um infarto ou derrame.
 Quais são as causas da aterosclerose?
 Começa quando monócitos (um tipo de leucócito mononuclear) migram da corrente sangüínea e depositam-se nas paredes arteriais e passam a acumular gorduras, principalmente colesterol, formando as placas ateroscleróticas ou ateromas. As artérias afetadas pela aterosclerose perdem elasticidade e, à medida que essas placas de gordura crescem, as artérias estreitam-se. Eventualmente essas placas podem se romper, havendo o contato das substâncias do interior da placa com o sangue, o que produz a imediata coagulação do sangue e, como conseqüência, a obstrução total e súbita do vaso, o que leva ao infarto do miocárdio.
 Quais são os sintomas da aterosclerose?
 Não produz qualquer tipo de sintoma até que um estreitamento acentuado ou obstrução de uma ou mais artérias ocorra. À medida que a aterosclerose estreita a artéria, o órgão afetado pode deixar de receber sangue suficiente para oxigenar os seus tecidos. O sintoma depende do órgão afetado pela obstrução da artéria. Assim, se as artérias acometidas são as que levam sangue para o cérebro, a pessoa poderá sofrer um acidente vascular cerebral (derrame); ou se são aquelas que levam sangue para as pernas, ela sentirá dor ao caminhar (claudicação intermitente), podendo chegar até à gangrena; no caso de obstrução nas artérias coronárias (vasos que levam sangue ao coração), o sintoma será dor no peito, o que caracteriza a "angina" ou o "infarto" do coração. Esses sintomas desenvolvem-se gradualmente, à medida que a artéria é obstruída.
 Tratamento para a Aterosclerose
 O tratamento para a aterosclerose terá o objetivo de combater a placa de ateroma, estando ela já formada ou em formação. A retirada pode ser feita, por exemplo, por cirurgia, cateterismo e angioplastia. Pode ser adotado um tratamento medicamentoso associado a mudança no estilo de vida. A retirada da placa de ateroma formada normalmente não livra o paciente da doença, já que se essa placa foi capaz de se consolidar, ele apresenta risco para formação de outras (que Podem estar até em formação constante). Assim sendo, deve-se analisar a necessidade de medicamentos e ocorrer uma mudança no estilo de vida.
 Referência Bibliográfica
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/03/em-excesso-colesterol-pode-causar-infarto-ou-derrame-dizem-medicos.html
https://saude.abril.com.br/bem-estar/o-que-e-colesterol/
https://www.significados.com.br/bom-colesterol-e-mau-colesterol/ 
https://www.tuasaude.com/colesterol-bom-e-ruim/ 
https://guiadocorpo.com/hdl/ 
http://www.saberatualizado.com.br/2016/03/o-hdl-realmente-protege-o-coracao.html
https://saude.abril.com.br/bem-estar/riscos-do-colesterol-alto/
http://hipertensaoesaude.blogspot.com.br/search/label/Aterosclerose

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais