Buscar

JANICA entregar pra professora

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ACREANO EUCLIDES DA CUNHA
Disciplina: Assistência Social, Defesa dos Direitos Humanos e Conselhos Tutelares. 
Nomes: Elania Maria Silva Xavier, Janica Ferreira de Oliveira e Maria Élida Costa Souza
Professor (a): Mirlene Thaumaturgo. 
HISTÓRICO DO FATO:
O vídeo apresentado aborda um fato de maus tratos e tortura praticado contra uma criança de quatro anos de idade sendo que o agressor é sua avó materna. Quando submetida aos procedimentos legais, a agressora relata que os pais da criança estavam separados e que sua filha tinha deixado a neta sob sua responsabilidade. E pelo fato de “está sem disposição e estressada” tinha agredido a criança. 
Porém, percebe-se vários tipos de negligência nesse caso tanto por parte dos pais da criança como da avó que estava responsável pela criança. O Art. 227 da Constituição Federal de 1988 deixa claro que “é dever da família, da sociedade e do Estado tem que assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 
E o ECA, Lei 8.089/1990 em seu art. 5º diz que Art. 5º: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. “
Nesse sentido, todos os direitos daquela criança foram negados ou violados. A vítima foi submetida à tortura quando foi amarrada e amordaçada junto à uma cadeira, um descaso total. Quanto o crime de tortura e maus tratos a Declaração Universal dos Direitos Humanos faz menção em seu art. 5º, e o órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da Criança e do Adolescente é o Conselho Tutelar. 
A Declaração Universal do Direitos Humanos é o principal documento que serve de referência ao exercício da cidadania, foi criada em 1948 e fundamenta-se no respeito aos direitos e às liberdades individuais e coletivas. Quanto ao fato ocorrido declara em seu art. 5º diz que:
Art. V: “Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948). 
Conselho Tutelar 
O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por é zelar pelos direitos da Criança e do Adolescente que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados. Além de atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças. De acordo com o ECA, Lei 8.069/1990 em seu Art. 136, sobre as atribuições do Conselho Tutelar entre outras. 
“IV - encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente.” E “ V - encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência; “
Portanto, o Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional. Cabe ao Conselho Tutelar aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente. 
Cabe ressaltar que para diminuir esse elevado índice de violência contra crianças e adolescentes é importante denunciar. Diga não à violência contra crianças e adolescentes! Disque 100, disque 181 ou 156.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando