Buscar

Projeto Cópia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Projeto “Brincadeiras de Infância com Cândido Portinari”
• Identificação 
Nome:
 Instituição: 
Turma: 2º Período da Educação Infantil
Faixa etária: 5 anos
Duração: 05 dias 
• Introdução
O projeto “Brincadeiras de Infância com Cândido Portinari” foi desenvolvido na xxxxx atendendo 140 estudantes matriculados, oferece ensino para 1º e 2º períodos da educação infantil, séries iniciais e finais do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino.
Falar um pouquinho da escola
Através do projeto, não só as crianças, como eu também, tivemos a oportunidade de ampliar o meu conhecimento sobre arte e cultura. Durante as atividades, tivemos a oportunidade de conhecer a vida de Cândido Portinari e planejar as ações desenvolvidas.
•Justificativa
O mundo está cheio de significados e descobertas! De diversas formas, cores, texturas e grandezas e com um leque de significações que envolvem senso estético, sensibilidade e criatividade desde a mais tenra idade. Isso é Arte!
A arte não é só coisa de adultos. É também de crianças!
A criança na Educação Infantil faz incrivelmente uso de seus sentidos para enriquecer suas vivências e experiências, de posse dos mais diversos tipos de materiais para manipulação. Desenvolvendo a percepção, a imaginação e ampliação do diálogo reflexivo com o meio. Ao fazer arte, a criança transforma o mundo em algo mais belo e prazeroso de viver por meio de suas criações, atribuições de sentidos, construções de relações, contextualizações, análises e comparações com aquilo que faz parte de seu cotidiano.
A criança passa a reconhecer-se como participante de suas aprendizagens e saberes tão necessárias à sua formação humana, a saber: cognitiva, sócio afetiva e motora. Vale ressaltar que esse fazer artístico está para além de cópias/reproduções, passatempos com conotação decorativa e perfeita. É o desenho, a brincadeira, a poesia, o encanto sob a forma de manchas, riscos e rabiscos. Brincam com o cotidiano, com a história, com os mitos e com os pensamentos. Reconstroem significados em torno do já visto e do supostamente sabido. É o faz de conta!
 Nesse sentido, se propõe o presente Projeto “Brincadeiras de Infância com Cândido Portinari” onde as crianças serão convidadas a conhecer Cândido Portinari, levando-as a perceber detalhes, descrever cores, formas, traços e texturas, com sensibilidade, imaginação e muita liberdade de expressão. Ele tinha belas obras de Arte! Então, que tal, vamos conhecer algumas?
 
• Objetivos
*Conhecer a biografia e obras apresentadas na história do livro crianças famosas (Portinari), da autora Nadine Trzmielina e o ilustrador Angelo Bonito. 
*Apreciar as obras de Cândido Portinari; 
*Ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem de modo que possam manipular diferentes materiais, explorando suas características e propriedades;
*Desenvolver a percepção visual; 
*Valorizar as próprias produções e a dos colegas; 
*Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da construção, da expressão corporal, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
• Metodologia e Procedimentos Didáticos
Após escolher trabalhar o artista Cândido Portinari, comecei a pesquisar vários textos, obras de arte e livros que contassem a sua história com uma linguagem que atendesse a faixa etária da turma.
Pesquisando, encontrei o livro da coleção Crianças famosas que narra de forma lúdica e prazerosa a vida deste nomeado artista, levando o leitor a mergulhar e entender como foi a sua trajetória desde a infância até a fase adulta.
1º dia:
Para iniciar o projeto convidei o grupo de crianças para sentar-se em círculo. Em seguida apresentei para as crianças um boneco, chamado Cândido Portinari, disse que ele é bem famoso e que tem muitas obras de arte, perguntei se alguém já o conhecia, se já havia ouvido falar dele. Algumas disseram que sim, que já havia visualizado algumas de suas obras de arte e até trabalhado com algumas delas.
Logo após a conversa, contei a história que narra a vida e as obras de Portinari. Em seguida, as crianças entusiasmadas começaram a conversar, abraçar e fazer várias perguntas ao boneco Cândido Portinari.
Nessa faixa etária, a criança vive intensamente o jogo simbólico e é através do faz de conta que ela realiza sonhos e fantasias. Brincando de faz de conta, ela externaliza o que vai de mais profundo dentro do seu ser.
Depois, solicitei que elas desenhassem a visita do boneco, ficando assim registrado, no mural do corredor da escola, o nosso projeto para que todos pudessem apreciar.
2º dia:
Para trabalhar a biografia de Portinari, realizei uma atividade em que os alunos ouviram a sua história, o lugar onde ele nasceu e o nome dos seus pais. Individualmente, solicitei que eles desenhassem o artista e sua família, com tinta e pincel os alunos fizeram o formato do retrato do Senhor Batista, de Dona Dominga e de Portinari. Naquele momento, além de explorar a parte biográfica, trabalhei o desenho, pois a criança ao desenhar, desenvolve a auto expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros.
Para finalizar a atividade produzimos um mural com os desenhos das crianças. O mural tinha o seguinte título: “Cândido Portinari e sua família”.
3º dia:
Dando sequência às atividades, planejei trabalhar com telas de Portinari que retratavam as brincadeiras que ele gostava de brincar na sua época, iniciei a atividade trabalhando com a tela “Soltando pipas” pintada pelo artista no ano de 1953. 
Conversando em círculo sobre o artista, mostrei a imagem da tela copiada em papel e solicitei que observassem e relatassem o que havia na figura. À medida que falavam, eu anotava no quadro, aproveitei e perguntei também se gostavam dessa brincadeira, se já haviam brincado com pipa. Em seguida inspirados na obra de Portinari " Soltando pipas", convidei as crianças para fazerem a releitura da obra utilizando cartolina branca, papel color set preto, pincel e tinta guache. Utilizando a releitura das crianças começamos a montar um mural no corredor da escola com o título: “Releituras de obras de arte de Cândido Portinari”.
4º dia: 
Continuando as atividades do projeto, apresentei para as crianças a tela “Palhacinhos na gangorra” pintada por Portinari no ano de 1957. Conversei com as crianças sobre a tela, que nos mostrava outra brincadeira bem legal que é a gangorra que precisa ser em dupla, onde cada um precisa fazer sua parte para a brincadeira funcionar. Falei para elas que essa brincadeira e bem legal, pois permite o movimento do corpo que faz muito bem para nossa saúde. Logo após orientei os estudantes que estaríamos produzindo a releitura dessa obra de arte, utilizando uma bandejinha de isopor, tinta guache, cola e massinha de modelar. Os palhacinhos e a gangorra seriam produzidos com massinha e colados sobre a bandeja. Essa obra de arte também vou para nosso mural: “Releituras de obras de arte de Cândido Portinari”.
5º dia:
A tela “Futebol” pintada por Cândido em 1935, também fez parte do projeto. Contei uma história sobre o futebol e mostrei a figura da tela que ele pintou. Explorei o contexto da época, perguntando como era o local em que Cândido jogava futebol com seus amigos. As crianças relataram várias diferenças do jogo representado na tela para o jogo de futebol que acontece na atualidade. Expliquei ao grupo de crianças que Portinari retratou nos seus quadros, tudo que ele vivenciou quando era criança. Entreguei uma folha A4 para cada criança e pedi que desenhasse a tela e a colorisse bem bonito. Pronto os desenhos também colocamos no mural da obras de Portinari. Para encerrar o projeto levei as crianças até o campo da comunidade para jogarem bola, as crianças adoram, a atividade foi muito prazerosa.
• Recursos
Livro da coleção Crianças famosas, folha A4, pincel, tinta guache, cópias de obras de arte de Portinari, cartolina
branca, papel color set preto, bandeja de isopor, cola, massinha de modelar, lápis de escrever, lápis de cor e bola de futebol.
• Cronograma
	TAREFAS
	13/06/17 
	14/06/17 
	19/06/17
	20/06/17
	21/06/17
	22/06/17
	26/06/17
	Pesquisa sobre a história e obras do artista Cândido Portinari
	
X
	
 X
	
	
	
	
	
	Início do projeto.
Contação da história que narra a vida e obras de Portinari.
Produção do desenho do boneco Cândido Portinari
	
	
	
 X
	
	
	
	
	Biografia de Cândido Portinari.
Desenho do artista e sua família.
	
	
	
	
 X
	
	
	
	Releitura da tela “Soltando pipas”
	
	
	
	
	 
 X
	
	
	Releitura da tela “Palhacinhos na gangorra”
	
	
	
	
	
	 
 X
	
	História sobre o futebol.
Apresentação da tela “Futebol”.
Exploração oral da tela.
Encerramento do projeto com jogo de futebol no campo da comunidade.
	
	
	
	
	
	
	 
 X
• Avaliação
A avaliação permeará todo o processo considerando-se a participação dos sujeitos envolvidos, seja em atividades coletivas e/ou individuais, a fim de se definir os passos seguintes do projeto bem como seus possíveis ajustes. Nesse sentido, a avaliação visa entender o processo de cada um, disseminando julgamentos estereotipados, tais como: feio ou bonito; certo ou errado, entre outros.
Também será instrumento avaliativo as colocações e impressões realizadas pelas crianças, durante e ao final do presente projeto, bem como os registros da professora, de maneira que as crianças possam explicitar suas conquistas e as etapas de seu processo criativo e a professora venha ressignificar sua prática a partir das informações dadas, repensando e estruturando os caminhos da aprendizagem com mais prazer e segurança.
• Referências Bibliográficas
ANDREIS, Sílvia. Brincando com Portinari. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2006.
AZEVEDO, Heloiza de Aquino. Candido Portinari: Filho do Brasil, orgulho de Brodowski. Campinas: Árvore do Saber, 2004.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem da arte, São Paulo, Perspectiva, 2001. - BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 
BIASUTTI, Maria Goretti Saiter. Olhares que se cruzam: experiência de ensino e aprendizagem da arte na educação infantil. Vitória: GSA, 2005.
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Volume 3.
FERREIRA, Aurora. Criar e brincar com Portinari. Rio de Janeiro: Nova Razão Cultural Editora, 2006.
TRZMIELINA, Nadine. Crianças Famosas: Portinari / Nadine Trzmielina e I Ilustrações I Angelo Bonito. São Paulo: Callis, 1997.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando