Buscar

relatorio de fisica mru

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relatório Experimental: MRU e MRUV
Professor: Antônio Carlos Marangoni
Aluno: Bruno Carrijo Dermínio
Lourenço Idek Lopes Rezende Gomes
Micas Azarias Gotine
Victor Cardoso Souza Pereira
Curso: Tópicos de Física
Turma: Diurno – 1/D
Objetivo:
A finalidade deste relatório é demonstrar para o aluno, na “prática”, dois fenômenos físicos: o movimento retilíneo uniforme e o movimento retilíneo uniformemente variado com bases em três suposições.
Material utilizado:
Para a realização deste relatório, utilizou-se uma calculadora científica para realizar as contas com maior exatidão, o software Microsoft Excel 2010 para a construção dos gráficos e o software moving-man_pt_BR executando Java™ Platform SE binary para simular a movimentação de um homem de um determinado ponto a outro (variação do espaço) com uma determinada velocidade e aceleração. Os valores das três variáveis, que serão introduzidas ao programa moving-man_pt_BR, foram obtidas através da aproximação das soluções dos três exercícios propostos pelo professor.
Introdução:
No estudo sobre física, mais específico na área sobre cinemática, existem dois tipos de movimentos principais: o movimento retilíneo uniforme (MRU) e o movimento retilíneo uniformemente variável (MRUV).
O movimento retilíneo uniforme é o mais simples existente, pois possui apenas três variáveis (variação da posição, representada por Δx, variação do tempo, representada por Δt, e velocidade). A aceleração, neste primeiro caso, é constante e a velocidade é dividida em dois tipos: velocidade média (representada por Vm) ou velocidade escalar média (representada por Vem). Já o movimento retilíneo uniformemente variado apresenta uma quarta variável: a aceleração (representada pela letra a), que pode ser média ou instantânea. Durante este movimento (MRUV), a velocidade varia constantemente no mesmo intervalo de tempo, ou seja, a cada segundo a velocidade aumenta ou diminui. Ambos os movimentos estão sempre em linha reta.
Método:
Um dos métodos utilizados para a realização deste relatório foram três equações. A primeira com intuito de encontrar a variação do tempo, a segunda com intuito de encontrar a distância e o instante (variação do tempo) de encontro e a terceira com intuito de encontrar a velocidade média nos intervalos de tempo de 0 a 10 segundos, as velocidades instantâneas 	nos instantes 0,5 segundos e 10 segundos e o instante que o carro retorna ao repouso. Em seguida, plotamos o gráfico de distância por tempo no 1º, 2º e 3º (alternativa “a”) enunciado, velocidade por tempo e distância por velocidade nas alternativas “b” e “c”, do 3º enunciado, respectivamente. Por fim, utilizamos o software moving-man_pt_BR para simular a movimentação aproximada de um homem nas três situações anteriores, partindo do ponto -8m até mais ou menos 8m.
Equações: 
1º enunciado: “Velocidade média (70km/h)”
 
2º enunciado: “Encontro de dois carros em t = 2,4s”
3º enunciado: “”
a) “Velocidade média (-1,2m/s)”
 
b) “Velocidade instantânea em 0,5s e 10,0s”
p/ t = 0,5 p/ t = 10,0 
c) “Instante em que o carro se localiza na origem (x = 0m)”
 
Gráficos: 
1º enunciado: “Velocidade média (70km/h)” 
2º enunciado: “Encontro de dois carros em t = 2,4s”
3º enunciado: “”
a) “Velocidade média (-1,2m/s)”
b) “Velocidade instantânea em 0,5s e 10,0s”
c) “Instante em que o carro se localiza na origem (x = 0m)”
OBS: Para encontrar a velocidade no enunciado 3.c, utilizou-se o seguinte cálculo: 
Moving-man:
1º enunciado: Aproximamos a Vm de 19m/s (70km/h) para 10m/s.
2º enunciado: Utilizamos o carro que vinha em sentido oposto ao eixo x (Vm = -5m/s)
3º enunciado:
a) 
b) Velocidade no instante t=10,0s
c) Velocidade aproximada de -0,54m/s para -1,00m/s
Conclusão: 
Após toda a análise deste trabalho sobre movimento retilíneo uniforme (MRU) e o movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), concluímos que estes movimentos são utilizados para definir a distância, o tempo e a velocidade. Todos os objetivos propostos foram desenvolvidos e realizados através das equações e das análises dos gráficos.
Este trabalho foi muito importante para o nosso conhecimento, pois nos aprofundamos mais e consequentemente compreendmosr melhor o assunto.
Bibliografia:
GASPAR, Alberto. Física, volume único- São Paulo: Ática, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais