Buscar

FORMAÇÃO PROFISSIONAL TRABALHO EM EQUIPE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

� PAGE \* MERGEFORMAT �5�
FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
TRABALHO EM EQUIPE
Acadêmicos: Andréa de Lima
 Dionéia Luz
 Jucele da Silva Ritter
 Léia Vedovelli
Professor-Tutor Externo: Simone de Carli
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (EMD26) – Seminário Interdisciplinar II
02/06/2017
RESUMO
Trabalho em equipe pode ser definido como um conjunto de indivíduos, sociedades, esforços coletivos com finalidades para a resolução de conflitos, possibilitando uma troca de conhecimentos e com isso a agilidade no cumprimento de metas e objetivos, otimizando o tempo de cada componente do grupo e assim um melhor desenvolvimento da tarefa. O trabalho em equipe visa desenvolver o ser humano, proporcionando  qualidade e coragem para desafios.
Uma vez que integra as habilidades dos diversos componentes do grupo, o trabalho em equipe traz resultados muito mais eficientes do que as atividades realizadas individualmente. Por conta disso, estimular a união deve ser uma estratégia de toda instituição que deseja aprimorar a efetividade do trabalho e aumentar a satisfação dos colaboradores.
O trabalho em equipe também oferece a oportunidade de socialização com os colegas, uma vez que o grupo convive diariamente e sempre é possível aprender e crescer em com essa relação.
Palavras-chave: Equipe, Colegas, Trabalho
1 INTRODUÇÃO
Nenhuma pessoa é igual a outra, temos gostos, pensamentos, atitudes, defeitos e qualidades bem diferentes. Por isso a nossa dificuldade quando temos de nos relacionar com outras pessoas para realizar alguma tarefa. Um bom exemplo, é o trabalho em grupo. Desentendimentos e discussões, que as vezes até geram inimizades, fazem parte do itinerário que o grupo percorre até a conclusão do trabalho ou tarefa. Infelizmente, as vezes acaba gerando conflitos, falta de colaboração e respeito entre os participantes do grupo. Ninguém pode se esquecer de que é um componente do grupo, no qual todos devem ter um objetivo em comum: o êxito da conclusão da tarefa. Assim, cada um deve mostrar seus dons e utilizá-los da melhor maneira possível para o sucesso do grupo, ter empatia se colocando no lugar do outro e quem tem mais facilidade deve incentivar os outros, para que todos colaborem, desde as ideias e sugestões iniciais, na fase do planejamento, até a elaboração final do trabalho. Este deve ser compartilhado por todos os elementos do grupo, em todas as suas fases. Acordos, desacordos devem ser sempre apresentados com muito respeito para todo o grupo resolver. O grupo unido deve buscar um consenso, um caminho para resolver suas dificuldades. O trabalho em grupo nos ensina a dividir tarefas, a levar em conta a opinião dos outros e a respeitar os prazos determinados. O trabalho em equipe é muito importante e nos ajuda a crescer, evoluir e principalmente amadurecer. Não podemos esquecer de que fazer parte de uma equipe é um desafio diário e ao mesmo tempo um privilégio que nos gratifica, como seres humanos e agentes transformadores de uma educação mais justa e igualitária.
Todo esse aprendizado vamos ver no decorrer do trabalho, com sugestões e orientações feitas por psicólogos organizacionais e coachs, vamos falar das sete características das equipes eficazes e como chegar até lá.
2 DESENVOLVIMENTO
O trabalho em equipe começa dentro do local de trabalho, onde divide-se o espaço com profissionais de diversos ramos e qualificações. Para que se forme uma equipe adequada é necessário haja a comunicação entre seus membros permitindo a compreensão mutua, a comunicação pode ser verbal ou escrita – em ambos os casos cheia de clareza e simplicidade, de modo a facilitar os seus objetivos. 
A capacidade de trabalhar em equipe é sempre citada como virtude obrigatória para o sucesso de qualquer profissional, mas quem está habituado a participar de projetos em grupo sabe o quanto demasiada é essa citação e como é difícil conciliar diversas visões e estilos em torno de um objetivo comum nos ambientes empresariais da vida real. "Equipes que realmente funcionam são raridade nas corporações brasileiras", analisa o consultor Idalberto Chiavenato, autor de mais de trinta livros sobre administração e recursos humanos. Boa parte dos problemas vem da hierarquia tradicionalmente aplicada às equipes, baseada na existência do líder único, o todo-poderoso que distribui tarefas, toma decisões e cobra resultados. Com um protagonista tão óbvio, os demais componentes do grupo dificilmente conseguem escapar do papel de meros coadjuvantes, já que a criatividade e a iniciativa, qualidades tão desejáveis na teoria, são podadas por este. A lista de equívocos cometidos no meio do caminho é grande, vai da incapacidade de manter a motivação individual até a imposição de objetivos fora da realidade.
Mas existe alguns conceitos, que se aplicado inteligentemente a uma equipe de trabalho, consegue –se ter um bom resultado e mudanças internas:
Uma equipe para ser verdadeiramente uma equipe, em primeiro lugar seus participantes devem ‘’se apaixonar’’ uns pelos outros. É a fraternidade que fará um reconhecer as inabilidades do outro e, em vez de apontá-las e criticá-las, irá ampará-lo e auxiliá-lo no que for possível. É a humildade que fará reconhecer que um trabalho não é mais importante do que outro. É a confiança e responsabilidade que dará a equipe a tranquilidade para que todos possam desenvolver seu trabalho sem se preocupar com tarefas que não são de sua atribuição, mas que completam o seu. É a lealdade que dará aos participantes a despreocupação de se proteger de seus próprios companheiros. É o respeito que fomentará a união e um relacionamento saudável, evitando provocações e mágoas. É o amor que manterá a equipe unida, satisfeita e, disposta a encarar novos desafios.
Uma equipe trabalha unida em prol de metas num regime de cooperação. Uma equipe de trabalho entende que sua participação na vida das pessoas é limitada e, que nem sempre as condições de vida das pessoas de que cuida são as desejadas, por isso mesmo, torna sua pequena participação muito importante e merecedora de todo esforço e dedicação. Para que isso aconteça é preciso que a equipe esteja harmonizada. Fácil de escrever, não tão fácil de praticar, aqui deve ser o primeiro passo no desenvolvimento da paciência, tolerância, respeito e confiança no companheiro de equipe. Vigiar pensamentos e atitudes, respeitar condutas e idéias, expor posicionamentos contrários e criticar comportamentos do companheiro na hora certa e amorosamente, assim como, dormir bem, acordar com alegria e disposição para o trabalho, são nossas metas e necessidades.
A desarmonia de um será sentida por todos, que terão que se esforçar mais para manter a harmonia geral. Devemos estar atentos às necessidades dos companheiros para oferecer ajuda sem que peçam, com muita calma e que ninguém fique sabendo. O que você faz com desprendimento fortalece sua alma e da equipe. A propaganda de seus atos dilui sua virtude e alimenta a vaidade.
Uma equipe de sucesso é harmônica nas alegrias e nas dificuldades, encara as dificuldades como oportunidades de aprendizado, alimenta e alinha forças sempre em prol da equipe, o sucesso de um é de todos, a fraqueza de um merece o amparo e carinho de todos.
Sabemos que trabalhar em equipe é uma tarefa árdua, principalmente para os mais maduros, que pertencem à geração que foi orientada para ser individualista.
As empresas de hoje e de amanhã buscam profissionais que saibam somar e não somente "brilhar" sozinhos. Como, então, alguém normal, que foi educado para ser herói, pode reconfigurar suas atitudes para trabalhar com as pessoas, e não apesar das pessoas?
Todo trabalho em equipe é realizado em reuniões, reuniões e reuniões. Não existe trabalho em equipe que
seja realizado individualmente, desista. Mas conhecemos equipes que só sentam juntas para dividir o que fazer, há algo errado com elas.
Durante cada reunião os integrantes devem participar ativamente e, sobretudo, deve observar o grupo atentamente para ajudar a gerar sinergia. Como fazer isto? Abaixo mais algumas sugestões:
1- Existem momentos em que percebe-se que a discussão vai empacar por falta de idéias. Prepare-se para suspender a discussão antecipadamente e sugerir que se abra mais o leque de opções. Pense em algumas antes para contribuir efetivamente.
2 - Às vezes a equipe fica pulando de posição - um discute as alternativas, outro o problema, outro a implantação. Nestes casos, tenha preparada em uma folha de papel uma estrutura do tipo: problema a ser discutido, causas prováveis, alternativas de solução, premissas para a escolha, forma de implantação, cronograma, participantes. Anote durante a reunião, junto a cada item acima, o que cada participante falar. Dessa forma você saberá exatamente onde deve contribuir mais.
3 - Em certos momentos o grupo caminha emocionalmente para uma única solução. Neste caso haja como advogado do diabo e questione, faça as pessoas argumentarem. Mas evite os desgastes. Se o grupo começar a patinar e você perceber que a coisa não vai, diga às pessoas que vai juntar todo o material produzido, e que na próxima reunião vocês darão continuidade. Assim, o grupo não se 
Então é preciso que aconteça um relacionamento entre os integrantes da equipe, mas também é muito importante que os gerentes ou administradores mesmo que não sejam o líder direto da equipe, tenham um perfil de líder ou busquem desenvolve-lo, e busquem se relacionar com todos os integrantes da organização. Pois como podemos perceber nas palavras de Bernardinho em seu livro (2006, p. 15) “as instituições não funcionam sozinhas, não se gerem por toque de mágica, nem os cargos tem vida própria”.
Quando se trata do relacionamento também se tem em vista , o espaço e respeitar o próximo, relacionar-se não quer dizer intrometer-se na vida do outro, muitas pessoas acham que podem pensar pelo seu colega de trabalho, ou amigo e acabam sendo inconvenientes. Então é preciso que se tenha um bom relacionamento no trabalho, em casa ou em qualquer ambiente que você tenha que conviver com outras pessoas, mas respeitando o limite do próximo.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
É na equipe que se supera o desconforto das interações e da condução de equipe. É o grupo que vai enfrentar o desafio de ajudar a regulação de suas competências e descobrir como isto se faz.
Vê-se, pois, que a competência de trabalhar em equipe passa longe de uma habilidade, ela é muito mais do que isto. Ela é uma compreensão do que fazemos funcionar nas situações de rotina e nas situações inesperadas do grupo e da releitura de nossa experiência apoiada num certo conhecimento oriundo das ciências sociais.
 As empresas são as grandes responsáveis pelo desenvolvimento das equipes. Pecam quando administram treinamentos de aprendizagem individuais. As pessoas precisam aprender juntas o que vão fazer juntas. Quando aprendem em conjunto, colocam em prática a capacidade de se comunicarem. Para se comunicarem precisam de determinados pontos de referência em comum.
A competência é um negócio (no sentido da troca) e uma cultura que se instala a partir das situações vividas pelos envolvidos nas situações reais e simuladas. (Vergnaud, G. As competências Profissionais).
REFERÊNCIAS
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, ArtMed, 2000.
 Vergnaud, G. As competências Profissionais).
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/sucesso-com-o-trabalho-em-equipe/
 https://www.significados.com.br/trabalho-em-equipe/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais