Buscar

Aula 1 - Introdução a Física

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 1 - Física, ciências da natureza
Cite alguns benefícios que o desenvolvimento da eletricidade trouxe ao homem moderno;
Reflita sobre o atual uso da eletricidade e tente imaginar como seria a vida sem ela.
Em sua opinião, qual o objeto de estudo da Física? Que importância ela tem para a sociedade?
Ciências da Natureza
 As Ciências da Natureza são um campo do conhecimento que busca compreender os fenômenos da natureza, prever como eles vão acontecer e também descobrir meios de controlar alguns deles, com o objetivo de evitar desastres e melhorar a qualidade de vida das pessoas, por exemplo.
As três importantes áreas das ciências naturais são:
Biologia: (bio vem do grego e significa “vida”), é a ciência que estuda a vida e seus processos.
Química: (do latim chimia, que significa “mistura”), é a ciência que estuda a matéria, sua composição, suas transformações e aplicações. Responsável pela descoberta e melhoramento de combustíveis, medicamentos, cosméticos, alimentos e insumos agrícolas.
Física: ( do grego physis, que significa “natureza”). É a ciência que estuda a matéria e a energia que compõem o universo, o movimentos dos corpos, a interação entre os corpos e as consequências dessas alterações.
Os fenômenos estudados pela Física abrangem todas as escalas de tamanho conhecido: das partículas que compõem o átomo aos corpos celestes e ao universo como um todo. Muitas comodidades da vida moderna existem graças as aplicações dos conhecimentos produzidos pela Física, por exemplo: carro, celular, internet, energia elétrica, solar, micro-ondas, secador, tomografias, computadores, avião e etc.
O método cientifico
O conhecimento cientifico é construído com bases em um conjunto de métodos e procedimentos predefinidos, que podem ser exatamente o mesmo para todas as ciências. São eles:
Elaboração de um problema: o cientista identifica um tema, uma situação ou um evento que merece ser estudado;
Observação de um fato ou um experimento: o cientista se propõem a observar o fenômeno ou faz experimentos para a coleta de dados para análises;
Estudos dos dados e interpretação: o cientista analisa os dados coletados na etapa anterior, usando expressões matemáticas pra criar o modelos e formulando hipóteses sobre o problema em questão;
Replicação de experimentos: o cientista refaz suas observações e experimentos igualmente os anteriores que comprovem a sus hipótese.
 Física tem história 
 A Física se desenvolve em função da necessidade do homem de conhecer o mundo natural e controlar e reproduzir as forças da natureza em seu benefício.
É na Grécia Antiga que são feitos os primeiros estudos "científicos" sobre os fenômenos da natureza. Surgem os "filósofos naturais" interessados em racionalizar o mundo sem recorrer à intervenção divina.
Física Aristotélica
É com Aristóteles que a Física e as demais ciências ganham o maior impulso na Antiguidade. Suas principais contribuições para a Física são as ideias sobre o movimento, queda de corpos pesados (chamados "graves", daí a origem da palavra "gravidade”) e o geocentrismo. A lógica aristotélica irá dominar os estudos da Física até o final da Idade Média.
REVOLUÇÃO COPERNICANA
Em 1510 Nicolau Copérnico rompe com mais de dez séculos de domínio do geocentrismo. No livro Comentariolus diz pela primeira vez que a Terra não é o centro do Universo e sim um entre outros tantos planetas que giram em torno do Sol. Enfrenta a oposição da Igreja Católica, que adotara o sistema aristotélico como dogma e faz da Física um campo de estudo específico.
    Para muitos historiadores, a revolução copernicana se consolida apenas um século depois com as descobertas telescópicas e a mecânica de Galileu Galilei (1564-1642) e as leis de movimentos dos planetas dos planetas de Joannes Kepler ( 1571- 1630).
Bons estudos!
Aula 2 – Medidas
Você mede as coisas através da definição de uma unidade padrão e, em seguida, afirmando a medição em termos de múltiplos de que unidade. A unidade fundamental de medida é uma unidade definida que não pode ser descrito como uma função de outras unidades. O Sistema Internacional de Unidades (SI) define sete unidades fundamentais de medida. Eles podem ser aplicados para as várias áreas da ciência física de estudo. No entanto, existem algumas questões sobre as definições.
Por exemplo, para medir distâncias usamos como padrão o metro (m). Às vezes usamos também o quilômetro (km) ou outras unidades.
Unidades de medida são definidas como padrão e não variam, A fim de medir algo, você precisa definir uma unidade de medida. “Unitário” refere-se a um. Desta forma, todas as medições são múltiplos dessa unidade. Por exemplo, a unidade de massa é o quilograma. Assim, 
a medição da massa é em múltiplos-ou-fracções de 1 kg.
Originalmente, a unidade de Inglês pé era o comprimento do pé do rei. Assim, a uma distância de 25 pés era 25 vezes que a unidade de medição do pé. Infelizmente, cada rei tinha um pé de tamanho diferente, de modo que provocou alguma confusão. Finalmente, eles concordaram com um comprimento padrão de um pé que não iria variar.
 Unidades no SI (mais usadas):
	Medida 
	Unidade
	Símbolo 
	Tempo 
	Segundo
	s
	Comprimento ou distancia 
	Metros
	m
	Massa
	Quilogramas
	Kg
	Corrente elétrica
	Ampére
	A
	Temperatura
	Kelvin
	K
	Intensidade luminosa
	Candela
	cd
	Quantidade de substancia 
	Mol
	mol
Grandezas escalares:
Quando dizemos que a massa de um automóvel é 1100 Kg, a informação fica completa, ou seja, não é necessário acrescentar nenhum dado para que um interlocutor compreenda quanto mede a massa do automóvel. Além da massa e da temperatura, são exemplos de grandezas escalares o tempo, o comprimento e a área.
Grandezas vetoriais:
Se uma pessoa diz “eu vou deslocar 3 metros”, a informação fica incompleta, pois, apesar de indicar a medida do deslocamento, essa informação não nos permite concluir para onde a pessoa vai se deslocar. Só poderíamos determinar a posição da pessoa após o deslocamento de 3 metros se soubéssemos a direção (vertical, horizontal, norte, sul, etc.) desse deslocamento.
Para representar grandezas vetoriais, utilizamos o conceito vetor.
O Vetor é um ente matemático representado por um segmento de reta orientado cujo comprimento é proporcional à medida da grandeza que o vetor representa.
 No segmento orientado AB, o ponto A é a origem e o ponto B é a extremidade. A reta r, que contém o segmento orientado, indica a direção, e a seta, o sentido do sentido do segmento. O módulo do segmento orientado AB é a medida do seu comprimento. Indicamos o módulo do vetor d da seguinte forma: |d| ou d.
Resumo:
	Grandezas escalares:
	Grandezas vetoriais:
	Modulo 
	Módulo
	Unidade
	Unidade
	
	Direção
	
	Sentido
Soma vetorial:
Vetores na direção vertical:
F1 + F2
Vetores na horizontal:
F1 - F2
Método do paralelogramo:
A2 = a 2 + b2
Exercícios
Em um dia de verão com temperatura média de 30 ºC, uma pessoa de 75 kg e 1,80 m de altura está caminhando na pista de um parque em uma velocidade de 1,3 m/s, tendo se deslocado 60 m da linha largada.
Quais são as grandezas escalares e quais são as vetoriais apresentado n enunciado?
O que é preciso para caracterizar as grandezas vetoriais?
2 – Cite, no mínimo, três exemplos de grandezas escalares e três grandezas vetoriais.
Aula 3 – Notação cientifica
Forma de expressar uma grandeza física, é uma maneira de escrever um número como uma multiplicação de dois outros números, na qual o primeiro fator é um número real maior ou igual a 1 e menor que 10, e o segundo fator é uma potência de base 10, por exemplo:
14,20 = 1,420 x 101
0,0023 = 2,3 x 10-3
6.400.000 (Raio da terra) = 6,4 x 106
 
N = X. 10y
Onde 1 < X > 10.
 
Ordem de grandeza
Em algumas situações o valor exato de uma medida é irrelevante. Quando isso acontece é comum dar a potência de 10 mais próxima do valor exato. Esse resultado é chamado ordem de grandezas. 
Para determinarmos uma ordem
de grandeza primeiro precisamos escrever em notação científica e em seguida comparamos o x com 5,5. Se x> 5,5, a ordem de grandeza de um número é 10n+1, se for menor que 5,5 então 10n.
 
Exemplos:
O raio do sol é 696 000 000 m - sua notação cientifica = 6,96 x 108 m. Como 6,96 > 5,55 concluímos que a ordem de grandeza do raio do sol é 10 9 m.
A distância da Terra à Lua é de aproximadamente 384 000 000 - sua notação cientifica 3, 84 x 10 8.
Como 3,84 < 5,5, concluímos que a ordem de grandeza da distância da Terra à Lua é 108
Conversão de medidas
m = 10-3 mili
c = 10-2 centi
d = 10-1 deci
k = 103 quilo
Exemplo: 
7,2 cm = 7,2x 10-2 m
 Exercícios
1 - converta as seguintes medidas para metro:
a – 3,4 km
b – 181 cm
c – 19 km
2 – Escreva os valores destacados abaixo em notação cientifica:
A – 27,32
B – 194 000 000
C – 0, 000000042
D – 253
E – 37589
F – 150 000 000
3 – Determine a ordem de grandeza da duração de um dia medido em segundo. 
4 - Relacione as unidades de medidas para cada item citado:
A – Feijão
B- Arroz
C – óleo
D – Leite
Rascunho
Bom estudo!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando