Buscar

Plano de Segurança (V.0.0)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

��PSI
Programa de Segurança Industrial���NOME DA EMPRESA: ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA�CNPJ: 02.251.467/0001-30���SUBCONTRATADA:�CNPJ:���ELABORADO POR: Miguel Victor�Técnico de Segurança do Trabalho���ELABORADO EM: 22/03/2018�VENCIMENTO: 22/03/2019��
PSI
Programa de Segurança Industrial 
Telefone para contato: (13) 3362 8282
e-mail: zenika@zenika.com.br
Serviços de Instalações Industriais, Consultoria de Segurança do Trabalho, Comércio de Equipamentos de Segurança e locação de Equipamentos
MARÇO / 2018
�
PROGRAMA de segurança INDUSTRIAL - PSI
ÍNDICE:
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA;
OBJETIVO; 
POLÍTICA DE SEGURANÇA;
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE SEGURANÇA INDUSTRIAL NA EMPRESA;
4.1- SESMT.
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES;
PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA;
6.1 - ANÁLISE DE RISCOS.
INSPEÇÕES DE SEGURANÇA;
PROCEDIMENTOS PARA PRIMEIROS SOCORROS E EXISTÊNCIA DE PESSOAS TREINADAS;
8.1- PROCEDIMENTOS PARA PRIMEIROS SOCORROS.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL; 
9.1-EPI’S APROPRIADOS ÀS FUNÇÕES PREVISTAS EM CONTRATO;
9.2- C.A DOS EPI’S apropriados às funções previstas em contrato
9.3- HIGIENE E ARMAZENAGEM DE EPI’S;
9.4- TREINAMENTO PARA USO;
9.5- FORNECIMENTO;
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC);
MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS;
11.1 -EQUIPAMENTOS, INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE;
 OCORRÊNCIA ANORMAL E ACIDENTE DE TRABALHO;
 TRANSPORTE DE PESSOAL;
 ALIMENTAÇÃO;
 CONDIÇÕES SANITÁRIAS;
 REFEITÓRIOS;
 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS;
 ENCERRAMENTO;
ANEXO: PADRÕES BÁSICOS DE SEGURANÇA.
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
Razão Social: ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
Nome Fantasia: ZENIKA
C.N.P.J.: 02.251.467/0001-30
Endereço: R. DR. FERNANDO COSTA – N° 241 
Bairro/Município: VILA COUTO – CUBATÃO – SÃO PAULO
Telefone: (13) 3362 – 8282 		
CNAE: 62.03-1
GRAU DE RISCO: 2 (A contratada assumirá o grau de risco 3 e/ou 4 para execução de suas atividades em clientes).
Número de trabalhadores na obra: 13
Local do serviço: Diversos clientes do Polo Industrial da Baixada Santista e de todo o Brasil.
Responsável pelo cumprimento do programa: José Fernando Sá Filho 
Responsável pela empresa: Vagner Mendes da Silva 
Responsável pela elaboração: Miguel Victor dos Santos Neto
OBJETIVO
Este plano tem o objetivo de estabelecer um Programa de Segurança para execução dos serviços de Apoio Técnico à Gestão, Grupo de Materiais e Planejamento das diversas atividades e controle atividades de Manutenção, dos clientes da ZENIKA.
De forma geral, o Plano de Segurança Industrial visa assegurar os seguintes resultados:
Fornecimento de Serviços Responsáveis:
Técnicos que atendam as normas, as especificações e as exigências dos clientes.
Utilização de procedimentos e registros que possibilitam a alimentação de banco de dados e a retroalimentação de informações.
Divulgação, entre todos os empregados, dos conceitos prevencionistas e da importância do comportamento com a segurança.
Redução sistemática e contínua dos números de acidentados e doenças ocupacionais.
 
POLÍTICA DE SEGURANÇA
O Plano de Segurança objetiva minimizar os riscos de acidentes (ou qualquer ocorrência) que venha a afetar a saúde do trabalhador, provocar danos às instalações, ao meio ambiente, à seus clientes ou a terceiros. Pretende, com isso, valorizar o trabalhador e o meio ambiente, melhorando, por conseqüência, a qualidade de vida.
A ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA. entende que a Política de Segurança só obterá resultados se contar com irrestrito apoio gerencial e o engajamento de todos. 
Assim posicionada, assume o compromisso de cumprir as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, aprovadas pela Portaria N.º 3214, de 08/06/78, as normas de Controle Ambiental (Federal, Estadual, e Municipal), bem como as normas e regulamentos (pertinentes às áreas de Segurança, Proteção ao Meio Ambiente e Saúde Ocupacional) vigentes em seus clientes.
É compromisso da ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA. que todos os serviços sejam executados com segurança, preservando-se a integridade física do Homem, das instalações e do Meio Ambiente, de modo a ser mantida a continuidade operacional das instalações.
A busca incessante da consciência de Segurança de todos empregados deve ser conseguida através de Treinamento, Participação e Comportamento.
Todo acidente pode ser evitado, sendo responsabilidade de todos os empregados a eliminação de suas causas e o estímulo da visão prevencionista.
A Supervisão, em todos os níveis, é o elemento chave nas prevenções de acidentes, pois tem a responsabilidade de cumprir as normas de Segurança através da prática de liderança e Participação.
Desta forma, nomeamos O Sr. José Fernando Sá Filho, como coordenador e responsável pelo cumprimento de segurança, cuja atribuição é programar as ações contempladas neste Programa comprometendo-se em viabilizar e assegurar sua aplicação.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE SEGURANÇA INDUSTRIAL NA EMPRESA
4.1- SESMT - SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO.
O dimensionamento do SESMT vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento constantes dos quadros I e II observados as exceções previstas nesta NR. 
O dimensionamento desses profissionais será conforme a tabela abaixo:
	SESMT
	Número de empregados no estabelecimento
	Grau
de
Risco
	Nº de Empregados 
No estabelecimento
	50
a
100
	101
a
250
	251
a
500
	501
a
1.000
	1.001
a
2000
	2.001
a
3.500
	3.501
a
5.000
	Acima de 5000
Para cada grupo
De 4000 ou fração
acima 2000**
	4
	Técnico Seg. Trabalho
	1
	2
	3
	4
	5
	8
	10
	3
	
	Eng. Seg. Trabalho
	
	1*
	1*
	1
	1
	2
	3
	1
	
	Tec. Enf. Trabalho
	
	
	
	1
	1
	2
	1
	1
	
	Enfermeiro do Trabalho
	
	
	
	
	
	
	1
	
	
	Médico do Trabalho
	
	1*
	1*
	1
	1
	2
	3
	1
	* - Tempo parcial (mínimo de três horas)
** - O dimensionamento total deverá ser feito levando-se em consideração o dimensionamento da faixa de 3501 a 5000 mais o dimensionamento do(s) grupo(s) de 4000 ou fração de 2000.
	Nota:  Em função do potencial de risco inerente aos serviços contratados e independentemente do número de empregados, a PETROBRAS poderá exigir a participação de mais profissionais de Segurança e/ou Meio-Ambiente e/ou Saúde requeridos, na equipe da CONTRATADA. Esta exigência deverá ser explicitada na elaboração da Especificação Técnica ou Memorial Descritivo em função da definição do escopo contratual e quadrante de risco do contrato. 
Quando prestando serviços em seus clientes a ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA quando for preciso, manterá Técnicos de Segurança no Trabalho com, no mínimo, seis meses de experiência; manterá e apresentará à fiscalização, antes do inicio dos serviços, os currículos e comprovantes dos profissionais especializados em segurança, para a devida avaliação, sendo que a eventual substituição desses profissionais durante a vigência do contrato, implicará na necessidade de apresentar previamente os currículos e comprovantes relativos aos novos profissionais, que serão avaliados pelo SMS/SI.
	
Caso a ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA. esteja prestando serviços em clientes através de mais de um instrumento contratual, deverá ser considerada a soma de todos os empregados, inclusive de suas subcontratadas, para definir a quantidade de pessoal especializado em Segurança. Independente do quadro acima, mesmo que o somatório de empregados for inferior a 50, o CLIENTE poderá exigir a participação de Técnico de Segurança na equipe da ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA., em função do potencial dos Riscos inerentes aos serviços a serem executados. Tal exigência constará do Anexo 1 do Contrato. 
Quadro de pROFISSIONAIS especializadoS
Engenheiro de segurança DO TRABALHO..........................................( 0 )
MÉDICO DO TRABALHO..................................................................................( 0 )
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO..................................................( 1 )
ENFERMEIRO DO TRABALHO........................................................................( 0 )
AUX. DE ENFERMAGEM DO TRABALHO.......................................................( 0 )
A ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA. é responsável pelo cumprimento da NR, devendo assegurar como um dos meios para concretizar tal responsabilidade, o exercício profissional dos componentes dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho. O impedimento do referido exercício profissional mesmo que parcial, e o desvirtuamento ou desvio de funções constituem, em conjunto ou separadamente, infrações classificadas no grau 4, se devidamente comprovadas, para fins da aplicação das penalidades previstas na NR 28 (Fiscalização e Penalidades).
O quadro acima esta dimensionado de acordo com o estabelecido no anexo contratual.
Esta organizado para promover e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre Segurança e Medicina do trabalho.
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA
	
A CIPA será constituída com atribuições e funcionamento conforme estabelecido na NR-05, da Portaria 3214/78, do Ministério do Trabalho.
O item 5.6.4 da NR-5: “Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I desta NR, a empresa deverá designar um responsável pelo cumprimento das atribuições desta NR, devendo o empregador promover seu treinamento para tal fim, conforme o disposto no item 5.32”.
O item 5.34.: “O empregador deverá promover, para todos os membros da CIPA, titulares e suplentes, inclusive para o secretário e seu substituto, em horário de expediente normal da empresa, curso sobre prevenção de acidentes do trabalho, com carga horária mínima de 20 (vinte) horas, obedecendo ao currículo anexo”.
Através do Quadro I da NR-05 não estamos obrigados a constituir e manter uma CIPA para esta frente de obra. Designamos então o Sr. José Fernando Sá Filho para cumprir as atribuições da CIPA. 
Salientamos que o mesmo possui o curso exigido de “Prevenção de Acidentes - CIPA” de acordo com a NR-05 (Portaria 3.214/78).
Para fins de dimensionamento da CIPA a CONTRATADA deve utilizar a Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE para Fabricação de produtos do refino de petróleo (19.21-7/Grupo C-1a) de acordo com o item 5.46 da referida NR, ou a Classificação CNAE referente a sua atividade econômica, se esta for mais exigente
QUADRO I - DIMENSIONAMENTO DA CIPA
	* G
R
U
P
O
S
	Número de empregados no estabelecimento
Nº de Membros da CIPA
	0
a
19
	20
a
29
	30
a
50
	51
a
80
	81
a
100
	101
a
120
	121
a
140
	141
a
300
	301
a
500
	501
a
1000
	1001
a
2500
	2501
a
5000
	5001
a
10.000
	Acima de 10.000 para cada grupo de 2.500 acrescentar
	C-1a
	Efetivos
	-
	1
	1
	3
	3
	4
	4
	4
	4
	6
	9
	12
	15
	2
	
	Suplentes
	-
	1
	1
	3
	3
	3
	3
	3
	4
	5
	8
	9
	12
	2
PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA
	O planejamento visa conferir o caráter técnico e científico ao tema Segurança Industrial, tornando-o um componente natural das atividades exercidas pela ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA..
	O planejamento das ações voltadas para a integridade do homem, das instalações e do meio ambiente e a essência da Coordenação de Segurança.
	
	As ações previstas são:
Normas / Procedimentos/ Reuniões/ Treinamentos/ Planejamento e Segurança em paradas;
Análise de Risco da função e da tarefa;
Especificação e Controle de Materiais de Segurança;
Sinalização;
Equipamento de Proteção Coletiva (EPC);
D.D.S./ D.S.S.
Treinamento e Reciclagem do Pessoal em Segurança, Medicina e Meio Ambiente;
Integração e Treinamento dos Novos Empregados.
	Após realização dos exames médicos pré-admissionais (com conseqüente aprovação) e preenchimento de toda a documentação necessária à admissão (conforme CLT e condições gerais do contrato), o recém-admitido deverá receber treinamentos de integração, conforme segue:
 A) Ministrado pelo Cliente:
 Deverá ter o seguinte conteúdo:
Segurança Patrimonial;
Informações sobre a empresa contratante
Procedimentos de Meio Ambiente;
Serviço prestados referente à Medicina do Trabalho;
Orientações gerais sobre instruções de segurança industrial para contratadas;
Regulamentos Básicos de segurança;
Permissões para trabalhos.
 B) Ministrado pela ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA.
	Deverão ser abordados tópicos específicos à nossa Empresa no tocante aos riscos inerentes de cada função e aos serviços a executar, tais como:
Normas de comportamento durante a jornada de trabalho;
Ergonomia;
Utilização correta de equipamentos de proteção individual/coletiva;
SAP / R3;
Normas Técnicas utilizadas;
Outros que se fizerem necessários durante o transcorrer do contrato;
Primeiros Socorros;
Reciclagem e Meio Ambiente;
5 s.
- AR - ANÁLISE DE RISCOS
É uma ferramenta utilizada para desenvolver procedimentos seguros de trabalhos consistindo basicamente de quatro etapas:
Selecionar o trabalho ou tarefa com potencial de risco ou dano potencial;
Decompor o trabalho ou tarefa em seus componentes ou atividades, observando e documentando cada passo do trabalho ou tarefa;
Identificar os riscos potenciais;
Desenvolver seu processo para eliminar ou controlar o risco.
Todos os envolvidos no trabalho deverão estar cientes da AR, onde devem cumprir todas as normas de segurança contidas neste documento.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
	D E S C R I Ç Ã O
	Jan/18
	Fev/18
	Mar/18
	Abr/18
	Mai/18
	Jun/18
	Jul/18
	Ago/18
	Set/18
	Out/18
	Nov/18
	Dez/18
	Treinamento pARA DESIGNADO CIPA
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	TREINAMENTO ESPAÇO CONFINADO
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	TREINAMENTO SOBRE EPI
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	INSPEÇÃO DE SEGURANÇA
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	TREINAMENTO DE TRABALHO EM ALTURA
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	TREINAMENTO DE NR-12 SEGURANÇA EM MÁQUINAS
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	TREINAMENTO SOBRE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	TREINAMENTO SOBRE CONSERVAÇÃO AUDITIVA
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	TREINAMENTO SOBRE PRINCÍPIOS DE ERGONOMIA
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	PREVENÇÃO DE ACIDENTES E INCIDENTES
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	TREINAMENTO DE 5S
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	* INTEGRAÇÃO
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
* SEMPRE QUE HOUVER NECESSIDADE.
INSPEÇÕES DE SEGURANÇA
	Será realizada pela nossa empresa inspeções de segurança tanto nos locais de trabalho como em nosso canteiro objetivando eliminação de atos e condições inseguras bem como corrigir os possíveis desvios do padrão de nosso plano de segurança e cumprimento as normas de Segurança e Medicina do Trabalho, constantes em nosso plano de segurança.
PROGRAMA DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA
Local da inspeção, data e hora;
Participantes;
Roteiro para verificação;
Relacionar anormalidades, providências a serem tomados e os responsáveis pela resolução do problema;
Itens a avaliar:
Ordem e limpeza;
EPI’s e uniformes;
Atos inseguros;
Condições inseguras;
Ferramentas inseguras;
Informações das atividades pelos executantes;
Autorização para realização dos serviços;
Planejamento das atividades;
Análise de risco;
Outros.
PROCEDIMENTOS PARA PRIMEIROS SOCORROS E EXISTÊNCIA DE PESSOAS TREINADAS .
- PROCEDIMENTOS PARA PRIMEIROS SOCORROS - GERAL 
 	Todas as pessoas devem
estar preparadas para prestar os primeiros socorros, em situações de emergência.
	O objetivo do primeiro socorro é manter a vítima com vida, evitando o agravamento das lesões e facilitando a sua recuperação até a chegada do médico.
	Não tente salvar uma pessoa arriscando a própria vida;
	Em caso de acidente, não entre desprotegido em áreas que contenham gases e fogo, e não toque em vítima de choque elétrico, até que tenha sido desligado o circuito.
	O Sr. Miguel Victor dos Santos Neto, é a pessoal treinada em Primeiros Socorros.
 
 CUIDADOS ESPECIAIS COM O ACIDENTADO
Retirar a vítima do local de perigo para um local seguro ( Resgate ) supondo as seguintes situações:
Fumaça 
Usar máscara contra fumaça;
Usar lenço molhado;
Rastejar para evitar fumaça;
Amarrar corda na cintura.
Gás
Usar máscara contra gás;
Amarrar corda na cintura.
Eletricidade
Desligar a chave;
Usar luva de borracha seca em perfeitas condições;
Usar madeira seca, cabo de vassoura, cinto de couro, garrafa de vidro.
Colocar a vitima em posição correta.
OBS- Toda vítima inconsciente sempre deve ser colocada de barriga para baixo (de bruços). As demais devem ser colocadas de barriga para cima .
Verificar periodicamente a respiração e o pulso:
Respiração: 16/min.
Pulso: 60 a 90/min.
Examinar a boca e a faringe (garganta) da vítima inconsciente.
Retirar as roupas molhadas e aquecer a vítima.
Desapertar as roupas, deixando o tórax livre.
Não dar líquidos para a vítima beber, nos casos graves.
Providenciar urgente socorro médico.
Manter o moral da vítima elevado (Tal atitude é muito importante no estado de choque)
Identificar a vítima e comunicar o acidente.
COMO SALVAR UMA VIDA 
Evitando a hemorragia.
Mantendo a respiração.
Impedindo o agravamento da lesão.
Prevenindo o estado de choque.
Protegendo as áreas queimadas.
Mantendo os ossos fraturados o mais próximo possível de sua posição normal.
Transportando cuidadosamente.
Inspirando confiança e evitando pânico.
É possível definir os aspectos dos Primeiros Socorros neste procedimento. Portanto, somente serão enfocadas aquelas condições que provavelmente poderão ser encontradas.
HEMORRAGIAS
Para diminuir a Hemorragia, aplicar pressão direta no ferimento.
FRATURAS
Não tente remover um acidentado com fraturas, a menos que tenha sido imobilizado.
QUEIMADURAS
Não tira a roupa queimada e não arrebente as bolhas, a fim de evitar a perda de líquidos do corpo ou infecção.
CHOQUE ELÉTRICO
Desligue a corrente elétrica. Enquanto esta providência é executada, tente afastar a vítima da corrente elétrica, usando um pedaço de madeira seca ou outro material seco isolante. Não use as mãos diretamente.
LESÕES NOS OLHOS
Encaminhe imediatamente para tratamento médico as vítimas de luminosidade de solda, corpos estranhos, contatos com substâncias químicas, etc, não esfregue os olhos: lave-os com água em abundância.
9. - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI
	Conforme estabelecido na NR-06, da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e na lei 6514, de 22/12/77, considera-se Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.
	A ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA. é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, no sentido de resguardar a sua segurança assim como os demais.
A Norma Regulamentadora NR-06, do Ministério do Trabalho, e o artigo n.º 166 da CLT citam:
	Obriga-se o empregador, quanto ao EPI, a:
	Adquirir o tipo adequado à atividade do empregado;
	Fornecer ao empregado somente EPI aprovado pelo MTB;
	Treinar o trabalhador sobre seu uso adequado;
	Tornar obrigatório o seu uso;
	Substituí-lo imediatamente, quando danificado ou extraviado;
	Responsabilizar-se pela sua higienização e manutenção periódica;
	Comunicar ao MTB qualquer irregularidade observada no EPI adquirido.
Obriga-se o empregado, quanto ao EPI, a:
	Usá-lo apenas para a finalidade a que se destina;
	Responsabilizar-se por sua guarda e conservação;
	Comunicar ao empregador qualquer alteração que torne impróprio para uso.
Observação:
	Será considerado ato faltoso a recusa injustificada do empregado no uso dos EPI’s (alínea “b”, parágrafo único, artigo 158 da CLT).
9.1 - EPI’S APROPRIADOS ÀS FUNÇÕES PREVISTAS EM CONTRATO
	LEGENDA
	
 CARGO
 EPI
	Financeiro
	Vendedores
	Mecanico Montador
	Téc, Instrumentação
	Téc. Eletromecanica
	Sup. Projetos
	Téc Segurança
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Capacete de Segurança com Jugular
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Luva Nitrilica
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Luva de Vaqueta
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Óculos contra impacto com prot. lateral
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Óculos ampla Visão
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Potetor Auricular tipo Abafador
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Bota de Segurança
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Cinto Tipo Paraquedista
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Máscara de Fuga
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Avental para Proteção de Tronco
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Respirador Purificador
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Filtro do Purificador
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
9.2 - C.A. DOS EPI’S apropriados às funções previstas em contrato 
- Avental para Proteção de Tronco: CA 6304
- Capacete co, Jugular (azul) Classe B: CA 498
- Protetor Auricular Tipo Abafador: CVA 13447
- Bota de Segurança: CA 26511
- Cinto Tipo Paraquedista: CA 11653
- Duplo Talabarte: CA 12563
- Luva Nitrílica: CA 14957
- Luva de Vaqueta: CA 26742
- Máscara de Fuga: CA 5821
- Óculos Ampla Visão: CA 14883
- Óculos de Segurança: CA 10346
- Respirador Purificador: CA 4115
- Filtro do Purificador: CA
OBS: deve ser anexado ao Plano cópia (xerox) dos C.A.’s dos E.P.I.’s.
9.3 - HIGIENE E ARMAZENAGEM DE EPI’s
	Todos os EPI’s serão higienizados com água e sabão neutro e após secagem, serão re-higienizados com álcool doméstico e embalados em sacos plásticos;
	A armazenagem será feita em armários ou prateleiras limpas, forradas e higienizadas, sendo que os materiais serão separados de acordo com o tipo de cada um.
9.4 - TREINAMENTO PARA USO
	Os funcionários serão orientados e conscientizados pelo Técnico de Segurança da Empresa ou por pessoa habilitada, sobre como, quando e porque usá-los, enfatizando seu uso antes de iniciar os trabalhos e no decorrer dos mesmos;
	Os funcionários também serão orientados sobre como mantê-los limpos ao término ou interrupção do trabalho, não os deixando pelo chão, guardados em caixas de ferramentas ou sem a embalagem plástica adequada.
9.5- fornecimento
	Os EPI’s serão fornecidos gratuitamente aos funcionários. Para este fim, haverá uma pessoa responsável pela
distribuição, controle, inspeção das condições de uso e substituição dos mesmos;
Qualquer irregularidade no estado de conservação dos EPI’s em uso ou em recebimento, implicará na sua substituição.
10 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC)
	Serão tomadas medidas visando à proteção coletiva sempre que se fizer necessária, no decorrer das atividades a serem executadas, tais como:
	Placas e cartazes de aviso;
	Demarcação e sinalização de áreas;
	Isolamentos de áreas com correntes ou fitas;
	Biombos de proteção contra projeção de fagulhas ou respingos;
	Outros que venham a eliminar condições inseguras a evitar riscos de acidentes.
 
11 - MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS
	A utilização de máquinas, equipamentos e ferramentas por parte da ZENIKA COM. EQUIPAMENTO LTDA. No cliente está condicionada ao cumprimento da NR-12 Máquinas e Equipamentos e demais normas brasileiras e da Petrobrás aplicáveis.
11.1 - EQUIPAMENTOS, INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE.
	Os equipamentos, máquinas, ferramentas, etc, elétricos ou eletrônicos, utilizados pela ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA., nas áreas industriais dos contratantes, devem estar de acordo com as classificações estabelecidas na NR-10 - Instalação e Serviços em Eletricidade, demais Normas Brasileiras e de seus clientes aplicáveis. Somente poderão trabalhar em instalações elétricas os empregados da ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA. que atenderem aos requisitos estabelecidos na NR-10.
12- OCORRÊNCIA ANORMAL E ACIDENTE DO TRABALHO
CONCEITO:
	Todo fato gerador ou que possa vir a gerar perda de qualquer natureza para o empregado ou para a empresa independente de sua extensão ou gravidade, como por exemplo podemos citar: vazamentos, contaminação do Meio Ambiente, princípios de incêndio, risco de fogo ou explosão, quedas de ferramentas ou outro evento que ofereça risco ou que cause lesão ou prejuízo material.
	Conforme Decreto 357 de 07/12/1991 seção II artigo 139 considera-se como acidente do trabalho todo aquele que ocorra pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho e ou aqueles mencionados no artigo 141.
DA COMUNICAÇÃO DO ACIDENTE - ARTIGO 142
	A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho à previdência social até o primeiro dia útil seguinte a da ocorrência e em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentadas nas reincidências.
Da comunicação a que se refere este artigo receberão cópia fiel o acidentado ou seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda a sua categoria;
Na falta de cumprimento do disposto no CAPUT, caberá ao setor de benefícios comunicar a ocorrência ao setor de fiscalização do INSS para execução de multa devida;
Na falta de comunicação por parte da empresa, podem formalizá-la o próprio acidentado, seus dependentes, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública, não prevalecendo nestes casos o prazo previsto neste artigo;
A comunicação a que se refere o artigo anterior não exime a empresa de responsabilidade pela falta de cumprimento do disposto neste artigo;
Os Sindicatos e Entidades representativas de classe poderão acompanhar a cobrança, pela previdência social, nas multas previstas neste artigo.
PROCEDIMENTO EM CASO DE ACIDENTES OU OCORRÊNCIAS ANORMAIS 
	Após a ocorrência, comunicaremos a fiscalização e ao SMS/SI os acidentes com ou sem afastamento, bem como as ocorrências anormais, envolvendo nosso pessoal. Estas serão registradas em relatório padrão (fornecido pelo SMS) e entrego ao órgão fiscalizador para análise e posterior encaminhamento ao SMS. Toda ocorrência será analisada as medidas preventivas tomadas e amplamente divulgadas (CIPA/SESMT) para evitar novas incidências.
	Os funcionários serão treinados e instruídos para que procedam da seguinte forma: 
Nenhum funcionário deverá adentrar desprotegido em áreas que contenham gases, fogo e serão instruídos para que não toquem em vítimas de choque elétrico, até que se tenha sido desligado o circuito elétrico;
Não tentar salvar uma pessoa arriscando sua própria vida, deverá chamar equipe especializada do SMS. 
Se for caso de emergência, após avaliação médica, o acidentado será encaminhado a HOSPITAL LUIZ CAMARGO DA FONSECA E SILVA - AV. HENRY BORDEN S/N - VILA SANTA ROSA - CEP: 11515-000 - FONE: (13) 3362.5400
A ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA. será responsável pelo transporte da vitima e seu acompanhamento;
Em caso de exames complementares, o funcionário será encaminhado ao setor médico da Pró-Saúde – Associação Benef. Asssit. Soc. E Hosp. – Pronto Socorro – Av;Henry Borden, s/n – Vila Santa Rosa – fone 13 – 3362-5400 . O atendimento e encaminhamento ou remoção do acidente ou vítima de mal súbito, deverá ser conforme Plano de Atendimento a Saúde (SMS/SO); Plano de Saúde – SANTA CASA DE SANTOS
PROCEDIMENTO EM CASO DE ACIDENTE FATAL:
1-Caso ocorra durante a vigência do instrumento contratual Acidente Fatal com Empregado de Contratada esta deverá:
A) Comunicar de forma imediata a Fiscalização, para as providências legais.
B) Providenciar para que, com máxima urgência que os familiares sejam notificados do ocorrido e devido apoio social.
C) Instruir, formalmente, uma Comissão de Investigação, em até 48 horas após o acidente,para o prazo Máximo de 15 dias,identificar as causas e recomendar medidas que façam necessários para evitar a repetição de Acidente semelhante.
D) O relatório a ser apresentado pela Comissão deverá conter, no mínimo as seguintes informações relativas ao acidente.
E) Descrição
F) Local preciso
G) Dados relativos as pessoas acidentadas
H) Causas Básicas e imediatas
I) Providências a serem tomadas visando prevenir sua repetição.
J) A contratada deverá garantir à Comissão, autoridade e autonomia suficiente para conduzir as investigações sem quaisquer restrições.
K) Da comissão deverá participar um representante da RPBC, indicado pela autoridade responsável pelo órgão operacional.
L) Concluídos os trabalhos da Comissão, caberá ainda a Contratada,a solicitação da fiscalização,a divulgação dos resultados do relatório de modo a repassar a experiência no acidente a outras Empresas Contratadas. 
Observações:
	Os relatórios de acidentes deverão ser entregues junto com a cópia do CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho).
O atendimento e encaminhamento ou remoção do acidentado ou vítima de mal súbito, deverá ser conforme plano de atendimento à saúde (SMS / Saúde).
	Será enviado ao SMS/Contratadas e fiscalização até o dia 05 do mês subsequente o resumo estatístico mensal (REM) em formulário próprio, mesmo que não haja acidentes no período.
	No término do Contrato será enviado ao SMS/Contratadas a estatística geral.
13 - TRANSPORTE DE PESSOAL
	A ZENIKA. cumprirá o disposto no Código Nacional de Trânsito, Portarias DENATRAN, legislação de transporte de Cargas Perigosas e os regulamentos de trânsito específicos do cliente. Cumprirá também, as determinações da NR-11.
A ZENIKA. disponibilizará transporte interno e externo para seus colaboradores, a serviço do cliente. 
OBS:
Os limites de velocidade serão obedecidos, sendo que dentro da área do cliente que geralmente será de 30 Km/h.
Todos os veículos e equipamentos passarão mensalmente por uma inspeção, objetivando assim prevenir acidentes mantendo a Segurança e a integridade física do funcionário.
14 - ALIMENTAÇÃO
Café da manhã: Conforme acordo Sindical;
Almoço: Conforme Plano PAT (Caso a alimentação seja fornecida por firma contratada a mesma deverá estar cadastrada no PAT e a cópia deste cadastro deverá ser fixada no Refeitório).
O almoço é fornecido pelo cliente ou pela ZENIKA.
Ao exercer duas horas da jornada de trabalho normal, será
fornecido lanche, após essa jornada será fornecido jantar.
15- CONDIÇÕES SANITÁRIAS
A NR-24 será observada, pois trata das condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.
A área destinada à instalação sanitária será mantida diariamente em estado higiênico.
A ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA. utiliza as propriedades de seus clientes. 
OBS:
Caso venhamos contratar terceiros para prestação de serviços os contratados receberão o mesmo tratamento em que se refere às condições de higiene e conforto dados aos nossos empregados.
16 - REFEITÓRIOS
	A área destinada ao refeitório atende aos padrões exigidos pela NR-24, possuindo iluminação e ventilação apropriadas à sua dimensão, bebedouro, mesas forradas com toalhas plásticas, lavatório coletivo nas proximidades e outros. A ZENIKA COM. EQUIPAMENTOS LTDA. utilizará as dependências das contratantes. 
	Haverá, no refeitório, em local devidamente sinalizado, extintores para combate a incêndio.
17- PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
É proibido fumar na área industrial e no interior dos veículos em circulação em qualquer área. Somente é permitido fumar nos locais identificados por placas com os dizeres “É PERMITIDO FUMAR NESTE LOCAL”.
O uso de água de hidrantes, para outro fim que não para controle de emergência, só é possível mediante autorização por escrito denominada “PERMISSÃO PARA USO DE HIDRANTES” que deverá ser solicitado ao SMS/SEGURANÇA, pelo empregado credenciado a requisitar permissão para trabalho.
Em caso de necessidade de cobertura de equipamentos na área industrial, esta será feita com lona de trevira, para equipamentos fora de operação e ou sem fontes de calor, e com lona de algodão molhada, para serviços de corte e solda, e com telhas de material incombustível, para equipamentos elétricos e ou como fonte de calor.
É proibido retirar e ou utilizar as mangueiras de incêndio e acessórios contidos nos abrigos de mangueiras, a não ser para controle de emergência.
Não é permitido o estacionamento de veículos ou equipamentos a menos de cinco metros de hidrantes. Não é permitida a obstrução de acesso a extintores, hidrantes e canhões monitores fixos.
Em caso de emergência acionar o SMS.
OS SINAIS DE ALARME UTILIZADOS GERALMENTE SÃO OS SEGUINTES:
8 TOQUES: EVASÃO / ABANDONO DA ÁREA
4 TOQUES: INICIO DA EMERGÊNCIA
1 TOQUE CONTÍNUO: FINAL DA EMERGÊNCIA
	É obrigatório a existência de extintores de incêndio adequados ao canteiro, ou seja, uma unidade com dez litros de água pressurizada e uma com doze quilogramas de pó químico seco para cada 250 metros quadrados de área do canteiro.
	O uso de rádios transceptores na área industrial deve ser precedido de autorização por escrito do TI, sendo que a classificação deverá ser do tipo “NON INCENDIVE”.
INTERDIÇÃO DE RUAS:
	Sempre que a execução de um serviço tornar necessária a interdição de rua, ainda que parcial, para estacionamento de máquinas e ou equipamentos de campo, bem como para segurança durante a execução do mesmo, o Supervisor credenciado a requisitar PT deverá solicitar ao SMS / Segurança a Permissão para interdição antes do início dos serviços, informando detalhadamente:
Área rua ou trecho de rua a ser interditado;
Trabalho a ser executado;
Hora que terá início o bloqueio;
Tempo previsto que deverá vigorar a interdição.
	De posse da liberação (duas vias), o requisitante entregará uma cópia na coordenadoria de turno e a outra no SOP – Suporte Operacional para que o mesmo efetue a interdição.
Ao término dos serviços comunicar ao SOP - Suporte Operacional para retirada do material.
EVACUAÇÃO DE ÁREA
	Em caso de emergências, incêndios ou vazamento de gases ou produtos, os empregados devem abandonar a área envolvida, ordenadamente seguindo orientação dos monitores, e se reunirão nas oficinas da manutenção ou escritórios dos canteiros de obras, ou local indicado pelo SMS / SMS ou placas orientativas para abandono de área (rotas de fuga) e pontos de encontro de acordo com a direção do vento.
Monitores de área
São colaboradores que tem como função coordenar e orientar a evacuação da área envolvida em uma emergência de forma segura.
 Rotas de Fuga
	Vias de menor risco, pelos quais as pessoas, passíveis de serem atingidas pelos efeitos ou conseqüência de uma emergência, DEVEM SEGUIR DE FORMA ORDENADA ATÉ O PONTO DE ENCONTRO.
18. – ENCERRAMENTO
O presente programa é por mim rubricado em todas as páginas e esta assinada ao final. 
Cubatão, 22 de Março de 2018
Responsável pela elaboração do programa:
________________________________
 Miguel Victor dos Santos Neto
Técnico de Segurança no Trabalho
MTB - SP/0079007
Responsável pelo cumprimento do programa:
 
__________________________
José Fernando de Sá Filho
Supervisor de Projetos
Responsável da empresa
__________________________
 Vagner Mendes da Silva
 Diretor Comercial
PADRÕES DE SMS
Regras bÁSicas para prevenção de acidentes.
As causas mais comuns de acidentes são as falhas ao analisar os riscos do trabalho a executar e a falta de atenção. O empregado que pensa na segurança e a pratica conscientemente no seu trabalho evita acidentes. No interesse do serviço e da segurança de todos os empregados, as seguintes regras de devem ser observadas:
Os empregados devem conhecer bem seu trabalho, como também os possíveis riscos e encontrar a maneira correta para evitá-los, consultando o seu supervisor ou encarregado, sempre que necessário.
Os novos empregados devem receber dos supervisores e encarregados e de seus companheiros com mais experiência, orientações e assessoramento especial.
Todos os empregados devem conhecer as instruções especificas de segurança para o desempenho de suas atividades, assim como as instruções gerais e procedimentos em caso de emergência.
Todos os acidentes, não importando a gravidade, devem ser prontamente relatados pelo acidentado ou por qualquer pessoa que deles tiver conhecimento. 
Qualquer lesão sofrida por um empregado na sua jornada de trabalho, deve ser avaliada pelo setor médico, de imediato, para que este possa ministrar ou providenciar o atendimento médico necessário.
Brincadeiras e correrias, por apresentarem riscos de acidentes, são proibidos.
Todos os empregados devem apresentar-se para o trabalho com a vestimenta apropriada ao bom desempenho de suas funções.
Todos os empregados são obrigados a participar dos treinamentos de segurança, quando forem convocados.
Obedecer as sinalizações de segurança, sua principal finalidade é orientar o empregado contra possíveis riscos e perigos presentes.
Caso o empregado notar alguma condição insegura na sua área de trabalho deve corrigi-la. Se não for possível, deve passar para ao seu supervisor ou encarregado, a fim de que o mesmo tome providencias para sua correção.
Ar comprimido e vapor são perigosos e não devem ser utilizados para limpeza de roupas ou para brincadeiras.
ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DO ENGENHEIRO RESIDENTE
Tem responsabilidade pela implantação, desenvolvimento e administração efetiva na área de segurança do trabalho sob sua administração.
Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança do trabalho.
Manter toda a supervisão consciente de sua responsabilidade quanto a prevenção de acidentes.
Apreciar, discutir e aprovar medidas e instruções de segurança que queiram sua aprovação final.
Recorrer ao setor / órgão de segurança do trabalho, sempre que necessário para esclarecimento ou assessoramento que é a principal função deste em relação ao eng.º residente ou preposto.
Autorizar a execução ou encaminhar as recomendações que visam a melhorar as condições de trabalho nos aspectos relacionados a segurança e higiene do trabalho.
DOS SUPERVISORES, ENCARREGADOS, LIDER, ASSIST. TÉCNICOS 
Instruir seus subordinados com relação as
medidas de segurança do trabalho a serem obedecidos.
 Orientar quanto as características do trabalho a ser executado e precauções.
Zelar pela conservação das ferramentas e equipamentos.
Não permitir a utilização de ferramentas ou equipamentos defeituosos.
Providenciar a manutenção da limpeza e ordem nos locais de trabalho.
Usar e cobrar a utilização dos EPI’s fornecidos pela empresa e requisitados na Permissão para trabalho.
Tomar providencias para a correção de condições inseguras em sua área que sejam detectadas por sua própria observação, pelo T.S. , pelos membros da CIPA ou por outros funcionários, solicitando a assistência do órgão de segurança quando necessário.
Promover o desempenho do trabalho seguro entre os subordinados por meio da correção de atividades e hábitos contrários as normas de segurança.
DOS DEMAIS EMPREGADOS
Observar e cumprir as normas de segurança do trabalho.
Usar os EPI’s fornecidos pela empresa e conserva-los adequadamente.
Notificar quando não sentir-se em condições físicas para executar o serviço que lhe tenha sido designado.
Respeitar as sinalizações e avisos de advertência ao perigo 
Não circular por áreas interditadas.
Só realizar serviço quando estiver seguro de como fazê-lo, em caso de duvidas peça esclarecimento e orientação ao seu superior.
PALESTRAS A REALIZAR
Tem como objetivo principal dar conhecimento das obrigações e direitos que devem existir entre o empregador e o empregado quantos aos preceitos de segurança e higiene do trabalho estabelecidos pela legislação vigente.
Os funcionários deverão ser alertados sobre os riscos e conseqüências que poderão ocorrer:
De não uso dos EPI’s ou de usá-los inadequadamente.
De não observância dos avisos e cartazes de segurança.
De não respeitar os princípios básicos de segurança do trabalho.
Neste treinamento preliminar os funcionários receberão:
Manual de segurança, onde tem a finalidade de mostrar ao funcionário a importância da segurança nas obras. Ele contem um resumo de todos os procedimentos e prevenções necessários ao sucesso do seu trabalho com produtividade, qualidade e principalmente com segurança.
De reintegração a funcionários acidentados:
O funcionário logo que retornar ao trabalho após o afastamento passará por uma reciclagem e posteriormente liberado para o trabalho.
CANTEIRO DE OBRAS
IMPLANTAÇÃO / LAY – OUT
Compreende a instalação de escritório para a administração, almoxarifado, vestiários, sanitários, refeitório, água, rede de esgoto, energia elétrica. No seu dimensionamento deverá ser levado em conta a legislação vigente.
O LAY-OUT
É importante na disposição relativa dos diversos setores que compõem o canteiro de obras, seus locais de trabalho e meios de suprimentos, objetivando sempre:
Reduzir, tanto quanto possível as distâncias entre os locais de estocagem e de preparo ou utilização de material.
Obtêm-se com um bom arranjo físico a seguinte vantagem:
Maior produtividade
Maior segurança 
Melhor qualidade de trabalho dos funcionários.
PADRÕES BÁSICOS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE 
01) Serviços de hidrojateamento
01	Solicitar a Permissão para Trabalho – PT, e não iniciar nenhum serviço sem autorização por escrito.
02	Não usar hidrante sem permissão da equipe de SMS.
03	Manter a área de trabalho sempre limpa e desobstruída.
04	Ligar e testar a bomba, antes de pressurizá-la.
05	Inspecionar todos os acessórios, antes de usá-los, tais como: mangueiras, válvulas, bicos, etc...
06	Nunca direcionar o jato d’água para baixo ou para os lados.
07	Só iniciar o hidrojateamento, se você estiver numa posição segura e firme.
08	Colocar a peça ou equipamento, que vai ser hidrojateado na melhor posição possível, de modo a não oferecer condição de risco de acidente.
09	Utilizar sempre bota de PVC cano longo, visor panorâmico, capa e luvas de PVC e protetor auricular, e a depender do produto deve solicitar apoio á equipe do SMS analisar se precisa usar outro tipo de EPI complementar
10 Manter o local e a trajetória da mangueira de hidrojato, isolado e sinalizado com placas ou correntes de sinalização, impedindo a passagem de pessoas não autorizadas.
11 Nunca travar o gatilho da pistola aplicadora do hidrojateamento, por questões de segurança.
12 Se existir a possibilidade de risco de contaminação via pele ou via respiratória por substâncias tais como: Benzeno, utilizar EPI'S conforme padrões definidos pela equipe de SMS. 
13 Recolher todas as sobras de materiais, ferramentas e resíduos gerados do processo de manutenção para seus locais devidos.
14 Dar baixa na Permissão de Trabalho, após a conclusão da execução do serviço.
02.) Isolamento térmico
01	Solicitar a Permissão para Trabalho – PT, e não iniciar nenhum serviço sem autorização por escrito.
02	Ler e fazer cumprir, as recomendações mencionadas na Permissão para Trabalho – PT.
03	Usar sempre os EPI’s básicos definidos na Permissão para Trabalho – PT, além de máscara contra pó, óculos de segurança ou amplavisão e luvas de vaqueta. Portar sempre Protetor auricular, e utilizar o mesmo quando necessário.
04 Usar sempre macacão de mangas compridas ou roupa de brim com camisa de mangas compridas, na execução dos serviços.
05 Usar o cinto de segurança (pára-quedista ou antiquada) em trabalhos acima de 2 metros de altura, que apresentar risco de queda.
06 Manter sempre limpo e desimpedido o local de trabalho.
07 Usar sempre ferramentas adequadas ao tipo serviço à ser executado, e nuca improvisar dispositivos ou ferramentas.
08 Prestar atenção, com relação as pontas de arames e cintas, que podem estar expostas.
09 Prestar atenção, com relação as bordas das chapas de proteção do isolamento térmico.
10 Solar sempre a área, onde haja necessidade manter a guarda e/ou isolamento dos materiais.
11 Trabalhar sempre com o corpo em posição adequada e favorável a direção do vento.
12 Não utilizar ar comprimido para tirar a poeira do corpo.
13 Usar somente lona de trevira para proteção contra intempéries (chuvas e ventos).
14 Não comer, não beber, nem fumar com as mãos sujas.
15 Utilizar EPI’s adequados, caso haja riscos de contato via pele ou via respiratória com substancias toxicológica, tais como Benzeno, e solicitar orientações da equipe de SMS, quanto a sua utilização.
16 Lavar as mãos durante os períodos de descanso e/ou intervalos, caso venha à comer, beber, usar vaso sanitário ou fumar.
17 Se for constatado que algum material de isolamento térmico, esteja contaminado com tais substâncias tóxicas, adotar as seguintes providências.
paralisar o serviço, 
remover o material contaminado imediatamente, principalmente se estiver no solo com risco de contaminação do meio ambiente por: exalação dos vapores ou por contaminação da água pluvial, ou do solo no caso de lugar aonde não tenhamos o piso impermeabilizado. 
Colocar o material imediatamente acondicionados em recipientes adequados, tais como: tambores.
Tampar os recipientes (tambores), e os mesmos devem ser impermeabilizados.
Colocar identificação da unidade operacional de onde foi removido, nome do produto contaminante Ex.: "PERIGO - PRESENÇA DE BENZENO – RISCO À SAÚDE".
Comunicar seu supervisor imediato, para que o mesmo providencie o preenchimento do Certificado para Recolhimento e Disposição de Resíduos, para o local adequado. 
No formulário de Certificado para Recolhimento e Disposição de Resíduos, já deve estar identificado os locais de destinação desses resíduos, de acordo com tipo e classificação do resíduo.
18 Recolher todas as sobras de materiais, ferramentas e resíduos gerados do processo de manutenção para seus locais devidos.
19 Dar baixa na Permissão de Trabalho, após a conclusão da execução do serviço.
03.) Serviços de oficina de caldeiraria
01	Utilizar os EPI's de uso obrigatório, na execução dos serviços da oficina de caldeiraria (equipamentos estáticos):
Bota com biqueira de aço, roupa de brim, protetor auricular e óculos de proteção: Para qualquer trabalho e trânsito pela oficina.
Luvas de vaqueta.
Para qualquer trabalho, exceto os de operação de máquinas rotativas, tais como: furadeira, biseladora e rosqueadeira ou para aqueles em que é necessário maior sensibilidade, tais como: medição, ajustagem fina, etc...
Óculos contra impacto, com proteção lateral:
Porte obrigatório.
Uso obrigatório na usinagem de peças, nas pré-fabricações em que ocorram ponteamento por solda.
Protetor auricular:
Uso obrigatório na execução de qualquer serviço e trânsito pela oficina.
Consultar sempre os "Padrões Mínimos de Segurança", referentes ao serviço que irá executar ou mesmo máquina.
02 Não operar as máquinas da oficina sem autorização do supervisor da oficina ou pessoa responsável pela mesma.
03 Não operar as máquinas da oficina sem antes consultar e atender os "Padrões Mínimos de Segurança" da mesma.
04 Não operar as máquinas da oficina sem o executante estar devidamente qualificado e habilitado para tal. 
05 Não ultrapassar as faixas de demarcação de segurança do equipamento ou transitar próximo de máquinas abrasivas quando em operação.
06	Evitar desempenar peças à frio com marreta no interior da oficina.
07	Usar biombos móveis, para proteger-se de irradiações de solda e para as pessoa que estão em transito pela oficina.
08	Usar a ponte rolante dentro das faixas de segurança pintadas no piso, e manter a carga o mais próximo possível do solo, e dentro dos limites estipulados para a mesma.
09	Nunca correr no interior da oficina.
10 Não transitar de bicicletas (é proibido), no interior da oficina.
11 Manter as áreas de circulação da oficina livres de peças, materiais e da botoeira da ponte rolante. 
12 Lavar as mãos durante os períodos de descanso e/ou intervalos, caso venha à comer, beber, usar vaso sanitário ou fumar.
13 Recolher todas as sobras de materiais, ferramentas e resíduos gerados do processo de manutenção para seus locais devidos.
14 Utilizar EPI’s adequados, caso haja riscos de contato via pele ou via respiratória com substancias toxicológica, tais como Benzeno, e solicitar orientações da equipe de SMS, quanto a sua utilização.
15 Comunicar ao seu supervisor imediato ou fiscal, qualquer não conformidade com respeito a operação e estado de conservação das máquinas e equipamentos. 
16 Seguir sempre os "Padrões Mínimos de Segurança" e "Padrões Básicos".
17 Não executar nenhuma modificação de instalações de projeto de peças ou de equipamentos sem autorização por escrito.
18 Não utilizar plugs ou tomadas antes de consultar seu supervisor.
19 Respeitar e cumprir a sinalização de segurança existente na instalações da oficina e de outros locais.
20 Atuar de forma sempre pró-ativa, no que diz respeito a segurança das pessoas, saúde, qualidade e meio ambiente.
21 Os equipamentos rotativos (Exemplo: lixadeira elétrica; disco de corte; furadeira elétrica) devem ser desligados imediatamente após sua utilização, devendo também serem desenergizados em caso da não utilização por períodos prolongados
04.) Serviços de corte e solda com eletrodos
01 Solicitar a Permissão para Trabalho – PT, e não iniciar nenhum serviço sem autorização por escrito.
02 Além dos EPI's recomendados pela Permissão, são de uso obrigatório: 
Luvas adequadas, mangas e avental de raspa em qualquer serviço de solda e corte com eletrodos;
Perneiras de raspa: soldas com eletrodos inoxidáveis e cortes ou soldas em locais confinados;
Máscara de soldador com lente filtrante N.o 10: em qualquer serviço de solda;
Máscara de soldador com lente filtrante no 12: para cortes com eletrodo ou carvão 
Óculos contra impacto com proteção lateral: na remoção de escória ou rebarbas de corte, uso permanente sob a máscara.
03	Siga as instruções dos "Padrões Mínimos de Segurança" para "Execução de Serviços de Oficina" ou "Serviço no Campo" e "Permissão para Trabalho", conforme o caso.
04	Ao utilizar eletrodos, tenha os seguintes cuidados:
Não usar eletrodos com o revestimento danificado.
Não manter juntos, eletrodos de especificações diferentes.
Certificar-se que o eletrodo que vai usar é o da especificação recomendada pelo supervisor, e no caso de dúvida, consulte-o.
 Não permitir o contato do eletrodo com água ou vapor.
 Manter os eletrodos "básicos" em estufas portáteis aquecidos (cochichos).
 Verificar se a amperagem da máquina de solda é a recomendada.
05	Não executar testes de soldabilidade na chapa de equipamentos e tubulações, usar sempre chapas de testes, no caso de dúvidas consultar o supervisor ou fiscal.
06	Onde existir vegetação seca, molhe-a antes de iniciar os trabalhos de soldagem, evitando possíveis princípios de incêndios.
07	Antes de executar serviços no campo, verificar se as canaletas de redes oleosas estão devidamente cobertas com lona e areia.
08	Comunicar seu supervisor imediato para colocação ou retirada de tomadas de 440 Volts.
09	Aterrar as peças com o grampo apropriado, e não improvisar tubos, barras ou outros acessórios para esse fim.
10 Posicionar o “grampo terra” junto ao local da solda.
11 Executar trabalhos de corte e solda, sempre que possível acompanhado de uma outra pessoa, quando a mesma se realizar na unidades operacionais, onde o risco é maior.
12 Acionar somente a máquina de solda no campo, após ter em mãos a respectiva Permissão para Trabalho – PT.
13 Executar as soldas estritamente no local autorizado, definidos na Permissão de Trabalho.
14 Interromper o serviço de soldagem, ao menor sinal da presença anormal de inflamáveis (GLP, gasolina, querosene, etc.), e comunicar imediatamente seu supervisor ou a operação.
15 Recolher em lata adequada as pontas incandescentes dos eletrodos, quando estiver executando a soldagem em local elevado ou confinado. 
16 Esperar o sinal do executante da montagem para efetuar os pontos de soldagem, quando o mesmo for de ponteamento.
17 Isolar com biombos a área da oficina, quando forem executados os trabalhos nesses locais.
18 Não permitir que borras incandescentes do corte à carvão sejam projetadas contra pessoas ou cilindros de acetileno, se for necessário, use biombos.
19 Evitar que haja irradiações dos serviços de soldagem, afim de não prejudicar as outras pessoas que estão próximas a execução dos serviços. 
20 Executar serviços de soldagem em recipientes que tenham armazenado produtos inflamáveis ou óxicos, somente deverão ser executados, após autorização do seu supervisor imediato, do operador após emitida Permissão para Trabalho e da autorização da equipe de SMS.
21 Evite posicionar a máquina de solda em locais de trânsito de pessoas, caso seja necessário, solicitar ao seu supervisor imediato, o isolamento do local.
22 Interromper o serviço de soldagem , caso seja detectada alguma não conformidade e/ou defeito na solda (trincas, poros, etc.), consultar imediatamente seu supervisor ou fiscal.
23 Utilizar sempre ferramentas apropriadas para remoção de escória ou rebarbas de corte.
24 Evitar que os cabos de solda fiquem encostados em tubulações ou equipamentos, em caso de dúvidas, consultar seu supervisor ou fiscal.
25 Recolher todos os materiais e resíduos oriundos da execução dos serviços de soldagem, para local apropriado, ao fim do expediente ou intervalos para refeições. Recolher os cabos e deixar a máquina de solda desligada. Guardar em estufa aquecida, os eletrodos que não foram utilizados, para manter as suas características técnicas em boa qualidade. 
26 Evitar executar soldas em locais com umidade relativa do ar muito elevada, em caso de dúvidas, consultar seu supervisor.
27 Consultar os "Padrões Mínimos de Segurança" para "Uso de Ferramentas Abrasivas". Quando da preparação de chanfro e de superfície para solda. 
28 Dar baixa na Permissão para Trabalho – PT, quando o serviço estiver concluído.
05.) Solda, corte e aquecimento
com maçarico oxiacetilênico
01 Solicitar a Permissão para Trabalho – PT, e não iniciar nenhum serviço sem autorização por escrito.
02 Utilizar além dos EPI's básicos, os recomendados na Permissão para Trabalho, sendo os mesmos de uso obrigatório:
 Luvas, mangas, avental e perneira (todos de raspa), óculos de segurança para maçariqueiro, lentes filtrantes 6 ou 8, para qualquer serviço de corte, solda ou aquecimento com maçarico.
 Blusão de raspa - para corte em locais confinados.
03 Seguir as instruções dos "Padrões Mínimos de Segurança" para "Execução de Serviços de Oficina" ou "Serviços no Campo" e "Permissão para Trabalho", conforme for o caso.
04	Ter os seguintes cuidados no manuseio dos cilindros de oxigênio e acetileno:
 Não transportar os cilindros sem a tampa de proteção.
 Manter o mesmo, sempre na posição vertical.
 Não deixar os cilindros próximos a fonte de calor (caldeiras, fornos, etc.).
 Não manusear cilindros de oxigênio com as mãos sujas de graxa ou óleo.
 Certificar-se antes de abrir o cilindro, que a válvula de redução está fechada.
 Não abrir a válvula de acetileno, mais do que uma volta e meia. Isto não irá prejudicar o fluxo de acetileno e irá permitir o fechamento rápido, caso haja algum caso de emergência.
05 Verificar previamente se existe vegetação seca, molhe-a antes de iniciar os trabalhos.
06 Verificara se as canaletas da rede oleosa estão cobertas com lona e areia, antes de iniciar os serviços de soldagem. Não jogar areia ou outros detritos na canaleta, em caso de dúvidas consultar o supervisor ou a operação.
07 Não permitir que fagulhas sejam projetadas contra pessoas ou cilindros de acetino. Se necessário, utilizar biombos de proteção.
08 Interromper o trabalho de soldagem, ao menor sinal da presença anormal de inflamáveis (GLP, gasolina, querosene, etc.), comunicar seu supervisor ou à operação.
09 Acender o maçarico com o isqueiro de fricção apropriado, e não carregar fósforos ou isqueiro à gás.
10 Eliminar todo vestígio de óleo ou graxa da mangueira antes de conectá-la ao cilindro de oxigênio.
11 Inspecionar as mangueiras e reguladores, antes de utilizar os maçaricos. Em caso de vazamento, comunicar seu supervisor. Não utilizar mangueiras sem retentor de chamas (corta-chama).
12 Fechar imediatamente a válvula de oxigênio do maçarico e em seguida a do cilindro, quando existir no caso de retorno (engolimento) de chama pelo maçarico.
13 Verificar se os furos do bico estão limpos, antes de acender o maçarico, e se for necessário, utilizar agulhas especiais.
14 Não se posicionar defronte à direção das conexões de fixação dos maçaricos, quando for ajustar os reguladores de oxigênio, acetileno ou argônio.
15 Executar serviços de soldagem, em recipientes que tenham armazenado produtos inflamáveis (tubulações ou equipamentos), se tiver autorização do seu supervisor, operação ou da equipe do SMS.
16 Fechar as válvulas dos cilindros ( desapertar da borboleta), despressurizar e enrolar as mangueiras, após o uso do maçarico.
17 Ter cuidado especial, no manuseio e guarda dos reguladores de pressão.
18 Evitar instalar os cilindros em locais de passagem de pessoas, se for necessário, isolar o local com correntes ou fitas de isolamento apropriada.
19 Nunca emendar as mangueiras de acetileno com tubos de cobre (este metal em contato com o acetileno, forma uma combinação explosiva).
20 Recolher todas as sobras de materiais, ferramentas e resíduos gerados do processo de manutenção para seus locais devidos.
21 Dar baixa na Permissão de Trabalho, após a conclusão da execução dos serviços.
06.)	Serviços com Prensas
01	Operar a prensa, somente se o executante estiver habilitado e autorizado para tal.
02	Conservar a área de trabalho livre e desimpedida.
03	Conhecer e saber utilizar corretamente os dispositivos de segurança da prensa.
04	Verificar se possui iluminação adequada para a execução do serviço.
05	Verificar se a máquina está em prefeitas condições de uso e em bom estado de conservação.
06	Não improvisar qualquer tipo de dispositivos complementares para a execução do serviço. 
07	Erguer ou baixar a mesa, com auxílio de uma outra pessoa. 
08	Colocar o lençol de borracha na base da máquina para amortecer queda da peça.
09	Observar rigorosamente o limite máximo permitido de capacidade da prensa.
10 Acionar a máquina sempre que possível com o gradil de proteção fechado.
11 Usar EPI’S básicos para utilização da prensa.
12 Usar sempre ferramentas adequadas ao tipo serviço, a ser executado.
13 Recolher todas as sobras de materiais, ferramentas e resíduos gerados do processo de manutenção para seus locais devidos.
14 Acondicionar os resíduos gerados em locais adequados (Coleta Seletiva), para que depois seja preenchido o Certificado para recolhimento e disposição de resíduos, para o local adequado.
15 No formulário de Certificado para Recolhimento e Disposição de Resíduos, já deve estar identificado os locais de destinação desses resíduos, de acordo com tipo e classificação do resíduo.
16 Se notar qualquer não conformidade, avisar imediatamente seu supervisor imediato ou fiscal.
07.) Serviços de pintura
01 Solicitar a Permissão para Trabalho – PT, e não iniciar nenhum serviço sem autorização por escrito.
02 Ler e fazer cumprir, as recomendações mencionadas na Permissão para Trabalho – PT.
03 Usar os EPI’s básicos recomendados na Permissão para Trabalho – PT.
04 Usar sempre macacão de mangas compridas ou roupa de brim com camisa de mangas compridas, na execução dos serviços.
05 Utilizar óculos de segurança e protetor auricular nos trabalhos de preparação de superfícies com agulheiro pneumático.
06 Solicitar inspeção prévia do órgão de Inspeção de Equipamentos para trabalhos com agulheiro em equipamento da classe A.
07 Antes de iniciar qualquer trabalho de pintura, ler atentamente as especificações da tinta que você irá manipular.
08 Atentar para os casos em que hajam riscos de contaminação por substancias tais como: benzeno, tanto na composição da tinta, quanto a exposição na área a tais substancias.
09	Ler atentamente as instruções de cuidados a serem tomados descritos pelo fabricante nas latas de tintas e solventes.
10 Usar o cinto de segurança (pára-quedista ou antiquada) em trabalhos acima de 2 metros de altura, que apresentar risco de queda.
11 Manter sempre limpo e desimpedido o local de trabalho.
12 Usar ventilação e/ou exaustão, quando for pintar em ambientes fechados.
13 Não utilizar-se de fogo, quando estiver trabalhando com tintas.
14 Verificar se não há no local equipamentos que geram faíscas ou calor.
15 Evitar manter nos locais próximos da pintura, detritos, tais como: pano, papel, serragem, etc...
16 Armazenar a tinta e outros materiais utilizados (pincéis, lixas novas, pistola, rolo, outros recipientes) em locais ventilados e iluminados. 
17 Não lavar as mãos com solventes de tintas.
18 Usar máscara com filtro adequado, quando manusear tintas e solventes.
19 Usar máscara de ar mandado, quando for pintar com pistola em ambientes confinados.
20 Não fumar, beber, e nem comer com as mãos sujas.
21 Trabalhar sempre a favor do vento, para que não seja inalada a tintas e seus compostos.
22 Recolher todas as sobras de materiais, ferramentas e resíduos gerados do processo de manutenção para seus locais devidos.
23 Comunicar seu supervisor imediato, para que o mesmo providencie o preenchimento do Certificado para Recolhimento e Disposição de Resíduos, para o local adequado. 
24 No formulário de Certificado para Recolhimento e Disposição de Resíduos, já deve estar identificado os locais de destinação desses resíduos, de acordo com tipo e classificação do resíduo.
25 Dar baixa na Permissão de Trabalho, após a conclusão da execução do serviço.
08.) Montagem de andaimes
01 Solicitar a Permissão para Trabalho – PT, e não iniciar nenhum serviço sem autorização
por escrito.
02 Ler e cumprir as Recomendações de Segurança escritas na Permissão para Trabalho.
03 Consultar sempre seu Supervisor imediato ou fiscal, em caso de dúvida.
04 Utilizar e/ou portar no mínimo os EPI’s básicos: bota, luva de vaqueta, macacão, capacete, óculos de segurança, protetor auricular e cinto de segurança do tipo alpinista ou pára-quedista são indispensáveis.
05 Não montar andaimes com tubos sujos e/ou impregnados com óleo ou graxa, ou outro produto qualquer que possa deixar a superfície dos mesmos escorregadias.
06 Não obstruir os acessos as escadas, passarelas e hidrantes.
07 Trabalhar de forma adequada e com segurança, de forma a nunca deixar cair material do andaime.
08 Nunca utilizar braçadeira defeituosa para fixação dos tubos.
09 Nunca utilizar tábuas quebradas ou rachadas.
10 Nunca deixar tábuas soltas na montagem dos andaimes.
11 Inspecionar o andaime quanto à segurança do mesmo como um todo.
12 Recolher toda sobra de material e de resíduos gerados na execução da montagem dos andaimes em local adequado.
13 Chamar o supervisor para vistoriar e etiquetar o andaime.
14 Fazer cumprir sempre as orientações constantes da Norma Brasileira ABNT -NBR-6494/85 - Segurança nos Andaimes e Normas da Companhia ou Internas da Organização.
15 Usar o porta-chave para transporte da chave catraca, e cordame para evitar a queda da chave catraca.
16 As plataformas dos andaimes devem ser dotadas de guarda-corpo a 0,50 e 1,20 m.
17 Descontaminar as braçadeiras, tubos e descarte de materiais contaminados com vapor, devendo estar usando máscara, sempre que houver riscos de contaminação via respiratória ou via pele de substâncias, tal como: Benzeno.
17.1 As tábuas de madeira podem ser utilizadas desde que devidamente identificadas com o nome da área (Unidade), e que fiquem confinadas na mesma área tanto para a utilização, como para armazenamento em local acordado com a operação e SMS.
17.2 No caso de contaminação comprovada essas tábuas devem ser separadas e identificadas imediatamente com os dizeres "Material Contaminado com (nome do produto correspondente), afaste-se é Proibido seu uso". Em cada caso deve ser estudada imediatamente uma solução em conjunto com o equipe de SMS, Operação e Manutenção. 
18 Recolher todas as sobras de materiais, ferramentas e resíduos gerados do processo de manutenção para seus locais devidos.
19 Dar baixa na Permissão para Trabalho, após a conclusão do serviço.
9.) Limpeza de tanques
01	Solicitar a Permissão para Trabalho – PT, e não iniciar nenhum serviço sem autorização por escrito.
02	Ler e fazer cumprir, as recomendações mencionadas na Permissão para Trabalho – PT.
03	Seguir as recomendações contidas nos "Padrões Mínimos de Segurança" de "Serviços no Campo" e "Permissão para Trabalho".
04	Usar luvas e botas de PVC na execução da limpeza de tanques.
05	Inspecionar, cuidar, zelar e utilizar adequadamente os EPI's, que foram fornecidos.
06	Verificar se o tanque está com boa exaustão antes de entrar no mesmo.
07	Manter o interior do tanque iluminado durante os trabalhos (200 LUX). Luminárias ou lanternas devem ser à prova de explosão e resistentes ao impacto.
08 Não abrir e nem fechar nenhuma válvula de bloqueio, sem a presença e autorização do operador.
09Não dar nenhuma pancada, nas partes metálicas do tanque, sendo que a mesma possa a vir a gerar faísca.
10 Não deixar a boca do tanque (visita), bloqueada e/ou impedida de acesso, devido a acúmulos de objetos.
11 Manter sempre arrumado o local de trabalho.
12 Não deixar cair objetos dentro das canaletas ou drenos.
13 Mantenha um executante sempre atento, na boca de visita.
14 Evitar a formação de montes de resíduos, no interior do tanque.
15 Não usar solventes ou qualquer substância inflamável sem conhecimento da operação ou da equipe de SMS.
16 Não deixar mangueiras dispostas (emboladas) dentro do tanque, de forma a ter uma condição de risco de acidente.
17 Observar os seguintes cuidados básicos na limpeza dos tanques, utilizando jato d'água:
Solicitar a permissão para uso de hidrantes, junto a equipe do SMS.
Verificar que o terminal da mangueira (bico ou esguicho) está bem conectado.
Abrir lentamente a válvula de bloqueio do hidrante.
Fechar imediatamente as válvulas de bloqueio do hidrante, caso seja soado o alarme de emergência/incêndio.
18 Não portar isqueiros, fósforos ou qualquer outro dispositivo que possa causar centelhamento e/ou faísca.
19 Interromper a execução do serviço, em caso de qualquer anormalidade (princípio de incêndio emanação excessiva de gases, etc... e avise a operação.
20 Remover todo o resíduo gerado na limpeza do tanque, principalmente se estiver no solo com risco de contaminação do meio ambiente por: exalação dos vapores ou por contaminação da água pluvial, ou do solo no caso de lugar aonde não tenhamos o piso impermeabilizado. 
21 Colocar o material imediatamente acondicionados em recipientes adequados, tais como: tamores.
22 Tampar os recipientes (tambores), e os mesmos devem ser impermeabilizados.
23 Colocar identificação da unidade operacional de onde foi removido, nome do produto contaminante Ex.: "PERIGO - PRESENÇA DE BENZENO – RISCO À SAÚDE".
24 Comunicar seu supervisor imediato, para que o mesmo providencie o preenchimento do Cetificado para Recolhimento e Disposição de Resíduos, para o local adequado. 
25 No formulário de Certificado para Recolhimento e Disposição de Resíduos, já deve estar identificado os locais de destinação desses resíduos, de acordo com tipo e classificação do resíduo.
26 Recolher todas as sobras de materiais, ferramentas e resíduos gerados do processo de manutenção para seus locais devidos.
27 Dar baixa na Permissão de Trabalho, após a conclusão da execução do serviço.
10.) Movimentação de cargas
01 Solicitar a Permissão para Trabalho – PT, e não iniciar nenhum serviço sem autorização por escrito, quando for realizar serviços nas unidades operacionais.
02	Ler e fazer cumprir, as recomendações mencionadas na Permissão para Trabalho – PT.
03	Usar os EPI’s básicos mencionados na permissão de Trabalho - PT, além de óculos de segurança escuros, quando o trabalho a ser realizado possuir em seu local que possua muita claridade (ex. dias ensolarados).
04	Manter a máquina sempre limpa.
05 Dirigir sempre em velocidade reduzida, e dentro dos limites permitidos na empresa.
06 Respeitar as interdições das ruas ou áreas de acesso.
07 Não adentrar nas unidades de processo sem Permissão para Trabalho - PT.
08 Portar sempre o Certificado de Inspeção de Veículos, emitido e validado pelo órgão responsável pelo transporte da empresa.
09 É proibido o transporte de pessoas em qualquer máquina de movimentação de carga.
10 Em máquinas propulsionadas (guindastes), é obrigatório o uso de dois operadores de máquinas para a locomoção da mesma.
11 Máquinas de movimentação de carga (guindastes), que possuem lança telescópica, deve somente trafegar, se a mesma estiver recolhida e abaixada.
12 Toda máquina de movimentação de carga deve possuir sinal sonoro, para identificar sua movimentação.
13 Deve ser utilizado capacete, óculos de segurança e luvas de vaqueta, quando existir a necessidade de troca de lança e /ou cabo. 
14 Não estacionar ou manobrar junto das caixas e coletores de drenagens, nem obstruir equipamentos de combate a incêndio, hidrantes e acessos as unidades operacionais.
15 Verificar as condições do terreno e de patole antes de iniciar qualquer serviço, onde a máquina vai estacionar. 
16 Não iniciar nenhum serviço, se a área não estiver devidamente isolada.
17 Nunca ultrapassar a capacidade de carga da máquina.
18 Verificar sempre como está a amarração da carga, que vai ser içada e/ou transportada.
19 Não permitir que ninguém permaneça sob carga suspensa.
20 Atentar para as distâncias mínimas para movimentação de carga próximas as redes aéreas:
Tensão (Kv)
	Distâncias (m)
	até 6,6
	2,50
	6,6 a 11
	2,70
	11 a 50
	3,00
	50 a 66
	3,20
	66 a 100
	4,60
	100 a 138
	5,20
21 Patolar a máquina no leito carroçável de ruas e avenidas, quando for necessário, e solicitar a equipe de SMS, "PERMISSÃO PARA INTERDIÇÃO".
22 Não deve içar cargas, sem o prévio contato com a equipe do SMS, nos dias que a velocidade do vento ultrapassar 20 km/h.
23 Evitar levantamento de carga no período noturno, se houver necessidade, providenciar iluminação artificial compatível com o serviço e ambiente de trabalho.
24 Recolher todas as sobras de materiais, ferramentas e resíduos gerados do processo de manutenção para seus locais devidos.
25 Dar baixa na Permissão de Trabalho, após a conclusão da execução do serviço.
11.) Regras básicas para prevenção de incêndios
01 Práticas do Fumo - É proibido fumar em toda área industrial da Refinaria, exceto em locais previamente determinados, onde existirem placas de segurança com a legenda “ATENÇÃO”- É permitido fumar neste local”. 
02 Líquidos para Limpeza - Não é permitido usar nafta ou gasolina para limpar equipamentos, peças, pisos, pele, roupa, etc. Deve ser usado um líquido de limpeza de alto ponto de fulgor, devidamente aprovado, como exemplo o querosene.
03 Materiais saturados de óleo - Mantenha as áreas de trabalho livres de materiais inflamáveis ou embebidos de óleo, tais como: estopas, trapos, roupas, papéis, lixos, etc;
04Os equipamentos de Segurança e Combate a Incêndio devem estar sempre com seus acessos desobstruídos.
12.) Equipamento de Proteção Individual (EPI)
01 De conformidade com a redação atual do parágrafo único, alínea (a) d artigo 158 do capítulo V do título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a recusa injustificada do empregado ao uso dos EPI.s fornecidos pela Empresa constitui ato faltoso.
02 A Empresa, por sua vez, é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.
13.)Ordem e Limpeza
01 Todos os empregados devem conservar sua área de trabalho limpa e arrumada. Existem recipientes apropriados para coleta de material descartado:
AZUL - 	Papel 
VERMELHO - Plástico
AMARELO - 	Metal
VERDE -	Vidro
MARRON - 	Lixo Orgânico
14.) Transporte de empregados e materiais diversos da RPBC
01 Conhecer o Trabalho e seus Riscos: A melhor maneira de se evitar acidentes de trabalho é conhecer os riscos envolvidos na sua execução e adotar as medidas adequadas para preveni-los. Em dúvida de como agir, procure seu Superior Hierárquico.
02 Conhecer a Área e seus Riscos: Os motoristas deverão participar do Curso de Integração da RPBC e conhecer as suas ruas e áreas. 
03 Usar Uniforme e EPI: Usar uniforme cedido pela empresa (calça, camisa e sapato) e o EPI mais importante para o motorista, que é o cinto de segurança. 
04 Fiscalização do Serviço de Transporte:
Registrar as reclamações dos usuários, apurando e tomando as ações corretivas necessárias a cada caso;
Registrar e analisar os acidentes e quase acidentes, visando as ações corretivas e preventivas;
Fiscalizar as condições gerais dos veículos que efetuam transporte;
Fiscalizar a capacitação dos motoristas apresentados pela contratada para execução do transporte.
05 Fornecedora de Transporte
Divulgar e treinar os motoristas no conteúdo do novo Código de Trânsito Brasileiro, prática de direção defensiva no trânsito, segurança e cordialidade com os passageiros; e noções de primeiros socorros;
Manutenciar periodicamente os veículos, comprovando trimestralmente através de planilha de manutenção;
Higienizar diariamente os veículos e conforme a necessidade em situações especiais (Ex. dias de chuva);
Controlar os níveis de ruídos interno e externo nos veículos, bem como o nível de fumaça emitida pelos veículos movidos a óleo diesel, atendendo a Legislação vigente;
Contratar profissionais capacitados para execução de transporte.
06 Motorista
Consulte ou leve os padrões mínimos sempre que houver dúvida de como executar serviços na RPBC;
Nunca entre nas unidades de processo e áreas de armazenamento de produtos, sem comunicação e autorização do Operador responsável; 
Respeite a sinalização de trânsito e não ultrapasse o limite de velocidade máxima da RPBC, que é 30 km/h;
Fume somente nos locais onde houver placa “É PERMITIDO FUMAR NESTE LOCAL”;
Somente dirija veículo na RPBC, quando autorizado pela IS/T;
Execute somente os serviços determinados pelo seu Superior Hierárquico;
Comunique ao seu Superior Hierárquico todos os acidentes e ocorrências anormais que tomar conhecimento;
Respeite e cumpra as orientações constantes da sinalização de segurança da área onde estiver trafegando;
Em caso de emergências, interrompa o trabalho e dirija-se sem correr, para local seguro ou local indicado pela IS, SMS ou Operador da área da emergência;
Não estacione junto a hidrantes;
Não transporte pessoas com excesso de lotação;
Não transporte pessoas ou entre na RPBC, se o veículo estiver com problemas mecânicos;
Porte sempre a Carteira Nacional de Habilitação e os documentos do veículo;
Tenha atenção para o trânsito de pessoas e bicicletas;
Não ligue o veículo caso perceba emanações de gases. Chame imediatamente o SMS pelo ramal 8800;
Evite a passagem ou o posicionamento do cano de descarga dos veículos sobre bueiros e valas;
Conheça as normas de interdições de áreas e respeite as convenções utilizadas; 
Não estacione veículos motorizados de modo a obstruir as vias de acesso;
Quando for necessário estacionar veículo na área industrial da RPBC, pare o motor, aplique o freio de mão, deixando a chave de ignição no contato;
Em caso de acidente de trânsito, mantenha os veículos na mesma posição e comunique o setor de Infra-estrututura, informando o local do acidente e se houver vítima chame a ambulância pelo telefone 8800. Sinalize o local quando possível, evitando um novo acidente;
Em caso de abalroamento de pipe racks, postes, equipamentos , etc., desligue o veículo de imediato, aplique o freio de mão e informe imediatamente a IS ou COTUR;
Os veículos dotados de sirene (carros dos bombeiros, ambulâncias e carros da Vigilância) têm preferência no trânsito quando estiverem com o alarme em funcionamento ou faróis acesos;
Esteja atento quanto ao alarme de emergência da RPBC, tão logo seja acionado, os veículos deverão ser estacionados no lado direito da rua, deixando livre o restante da pista;
Parar o veículo em local seguro, afastado de curvas e pontos de congestionamento, deixando os passageiros junto ao meio-fio, tanto na subida, quanto na descida;
Nos ônibus, em horário noturno ou com pouca iluminação, acender as luzes do corredor;
Os ônibus só devem dar partida quando os passageiros estiverem sentados;
Trafegar respeitando os limites de velocidade;
Passar vagarosamente por redutores de velocidade (lombadas, tartarugas e etc.);
Não permitir que passageiros permaneçam em pé, durante o percurso;
Não permitir o uso de fumo dentro do veículo;
15.) Serviços de lubrificação
01 Solicitar a Permissão para Trabalho – PT, e não iniciar nenhum serviço sem autorização por escrito.
02 Ler e fazer cumprir, as recomendações mencionadas na Permissão para Trabalho – PT.
03 Usar sempre os EPI’s básicos definidos na Permissão para Trabalho – PT. 
04 Obedecer as recomendações de procedimentos constantes dos "Padrões Mínimos de Segurança" para "Serviços no Campo" e "Permissão para Trabalho".
05	Usar sempre luvas de PVC no manuseio de tambores cheios ou vazios.
06	Descarregar os tambores sempre com o auxílio de ponte rolante ou empilhadeira.
07	Ter a certeza de que os grampos de fixação estão bem encaixados no

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais