Buscar

Módulo 3 - Direito Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Módulo 3
1. O intenso desmatamento que vem ocorrendo atualmente no espaço mundial traz, como consequência,
a) o assoreamento dos rios e lagos, resultante da diminuição de sedimentos, que provoca desequilíbrios no sistema aquático.
b) a diminuição das chuvas e a elevação das temperaturas, provocando o agravamento do processo de desertificação.
c) a redução do processo erosivo e o empobrecimento do solo, por meio da diminuição da velocidade do escoamento superficial.
d) o rebaixamento do lençol freático, provocado pela menor infiltração da água das chuvas e pela intensificação da evapotranspiração.
e) NDA
Resposta: B - O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade.
2. "Se cada uma das seis bilhões de pessoas da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado." ("Isto É", n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:
a) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.
b) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.
c) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.
d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
e) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.
Resposta: D - O consumo consciente é primordial para o desenvolvimento sustentável. O desperdício, característica do consumo inconsequente, faz com que se aumente a produção, aumentando a utilização dos recursos naturais, num ciclo vicioso que vai culminar numa degradação ambiental. Com base no texto mencionado na questão, temos que o padrão norte-americano, norteado pelo exagero, não é sustentável.
3. A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992 no Rio de Janeiro, propôs as seguintes medidas, exceto:
a) a implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável para o século XXI para não comprometer as necessidades das gerações futuras.
b) uma série de medidas que visam diminuir a emissão de poluentes pelas fábricas, com o objetivo de impedir a destruição da camada de ozônio.
c) um enérgico controle de natalidade para os países subdesenvolvidos par eliminar a pobreza no próximo século.
d) uma convenção para frear a destruição da flora e da fauna para preservar a biodiversidade especialmente nas florestas tropicais
e) resoluções visando alterar o modelo consumista de desenvolvimento vigente no mundo para minimizar os impactos ambientais no planeta.
Resposta: C - Pois o controle de natalidade foi muito discutido em 1972 em Estocolmo, mas não em 1992 no Rio de Janeiro.
4. Poluição não pode ser definida como sendo a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:
a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;
c) afetem desfavoravelmente a biota;
d) afetem as condições estéticas do ser humano;
e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;
Resposta: D - Conforme definição legal de poluição prevista no inciso III, do art. 3°, da Lei n° 6.938/81.
5. Assinale a alternativa correta:
a) Poluição em sentido estrito é a alteração da qualidade ambiental que não é capaz de alterar a ordem ambiental vigente.
b) é a alteração da qualidade ambiental que é capaz de alterar a ordem ambiental vigente
c) A poluição em sentido estrito é sempre punível na esfera cível.
d) A poluição em sentido estrito enseja indenização por danos materiais e morais.
e) Qualquer atividade poluidora será punível como crime ambiental.
Resposta: A - Pois suas repercussões sobre a normalidade do ambiente são desprezíveis e, por isto, não são capazes de transtorná-las. E embora haja uma alteração da qualidade ambiental qualificada por uma ação humana, essa alteração não é intolerável, conforme o paradigma se esteja adotando, de modo que “a poluição, em sentido estrito, é, portanto, um acontecimento irrelevante”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando